God Save the Queen – NewPOP Editora – Vol. Único

Quem será que matou o príncipe? Será mesmo a vontade de “Deus”? Saiba mais sobre God Save the Queen,  um mangá de suspense, drama e muito mais aqui no Gyabbo!

Publicado originalmente no Japão em 2001 na revista Comic Birz, God Save the Queen é um manga de volume único baseado no romance de Mori Hiroshi e desenhado por Suzuki Yuka. No Brasil ele foi trazido pela NewPOP Editora em 2010.

O mango conta a história de Michiru Saeba que, acompanhado de seu robô Roidy, se perde durante uma de suas viagens e acaba encontrando uma estranha cidade autossuficiente regida por uma jovem rainha que segue fielmente os desígnios de Deus. Entretanto, o príncipe é estrangulado e todos os habitantes da cidade aceitam sua morte como algo natural, menos nosso protagonista que passa a investigar o caso mais a fundo. Por conta disso, seu passado vem à tona e alguns segredos são descobertos fazendo com que seu desejo de vingança mescle-se às suas dúvidas.

god3

Muitos motivos fazem de God Save the Queen um manga interessante; a mistura do suspense com a ficção científica; a narrativa bem equilibrada; e principalmente por não deixar o leitor cheio de informações logo de cara. A cada página, o autor nos proporciona apenas o necessário para entender a situação daquele momento, deixando algumas outras pistas sutis.  Somente no final da história, juntando todas elas, conseguimos tirar as nossas dúvidas, como um quebra cabeça, tornando tudo mais emocionante.

Mas apesar dessa artimanha ter funcionado para a história, o mesmo já não acontece com os personagens. Uma coisa é você criar uma pessoa enigmática, onde sua vida é cheia de mistérios, e por isso não sabemos quase nada sobre ela. Outra coisa é uma pessoa completamente inconsistente, que muda de ideia a cada cena. As próprias atitudes da rainha que dá título ao quadrinho na maioria das vezes não batiam com seu comportamento e as atitudes de Michiru eram contraditórias demais, tornando tudo muito superficial.

god2

Desenhado por Suzuki Yuka, o mangá possui um traço diferente, bonito e rebuscado, com expressões bem desenvolvidas e apresentando bastante fluidez. A arte é delicada, principalmente porque seus contornos se mesclam parecendo uma única linha em cada página, encaixando-se perfeitamente com a história.

Com papel off-set e capa cartonada, o volume físico publicado no Brasil pela NewPOP está com a qualidade gráfica padrão da editora, certamente um bom custo-benefício.

god1

Apesar de seus defeitos, God Save the Queen mostrou-se bem desenvolvido, dando-nos um um final surpreendente. Indico para todos que gostem de um bom drama com muitas reviravoltas!

Sobre Karolina

Formada em Comunicação Visual e estudante de Design, Karolina Facaia é gerente de conteúdo do Portal Genkidama, consagrado veículo do segmento otaku no Brasil. Desde 2015 faz parte da comissão, escrevendo resenhas e cobrindo eventos do meio.
Twitter: @KarolFacaia

Quem será que matou o príncipe? Será mesmo a vontade […]

3 thoughts on “God Save the Queen – NewPOP Editora – Vol. Único”

  1. eu o comprei e fui lendo com expectativa, mas lá para o meio foi ficando confuso e só no final achei que entendi um pouco da história, é um mangá um tanto depressivo e surpreendente

Deixe sua opinião