Shikamaru Nara e a Vontade do Fogo em Naruto

Naruto foi o personagem que mais cresceu durante os 700 capítulos da obra… Não, não foi. O nome do personagem que mais amadureceu nessa lenda chama-se Shikamaru Nara, a personificação da Vontade do Fogo.

Aviso desde já que esse texto contém spoilers do último arco de Naruto e quem ainda não leu tudo, faça isso primeiro.

A lenda de Naruto chegou ao fim em 2014 deixando milhões de fãs aos prantos e milhões de haters felizes. Agora que temos a conclusão dessa história podemos fazer algumas análises que às vezes nos passam despercebidas. Naruto claramente foi um mangá que passou diversas mensagens como amizade, trabalho em equipe, amadurecimento e perseguir seus sonhos. No entanto, quero falar um pouco sobre a questão do amadurecimento que é apresentada por Masashi Kishimoto ao longo dos 700 capítulos que compõe a obra.

Claramente, como o mangá se chama “Naruto”, a ideia que a maioria das pessoas tem em relação a esse tema é que o protagonista homônimo foi o personagem que teve um maior amadurecimento em todos os sentidos, mas desde o começo um outro personagem vem ganhando espaço e comendo pelas beiradas aprendendo coisas sobre a vida, sendo um líder, ensinando e dando lições de moral em todos, herdando legados e representando a personificação da própria Vila de Konoha – ouso dizer até que é a própria personificação da obra em si. O nome deste rapaz é Shikamaru Nara.

Desde o começo ele tem olhado de fora a saga de Naruto na sua busca por aceitação. O principal motivo de ele sempre estar olhando tudo de fora é porque ele sempre achou tudo muito problemático para se envolver. Um preguiçoso de mão cheia, Shikamaru conheceu Naruto na academia ninja e sempre foram amigos. A amizade dos dois sempre foi algo certo. Talvez por isso que essa amizade nunca esteve em pauta no mangá, nunca estremeceu ou algo do tipo. Shikamaru sempre esteve lá para o jovem garoto raposa e isso era tão certo quanto o calor do fogo. Apesar de ser preguiçoso e de reclamar das coisas, Shikamaru sempre esteva lá.

Shikamaru 2

Desde o começo, Shikamaru fez parte do segundo escalão de personagens, mas por diversas vezes foi inserido no núcleo principal. Os formandos da academia ninja foram divididos em times de três e colocados com algum professor Jounin (ninja de alta categoria). Naruto, Sasuke e Sakura, que eram os protagonistas, foram colocados com Kakashi, que por sua vez foi aluno do quarto hokage, nada mais justo, não é? Já o grupo de Shikamaru, juntamente com Chouji Akimichi e Ino Yamanaka, foram postos para aprender com Asuma Sarutobi, ninguém mais, ninguém menos que o filho do terceiro hokage. O time já ganhou status de luxo desde o princípio e descobrimos logo também a fama de juntar os três clãs em um time só: Naras, Akimichis e Yamanakas desde sempre estiveram juntos, fazendo uso da estratégia impecável denominada “Ino-shika-chou”.

Esse time tinha algo de especial com toda a certeza!

Apesar dos três integrantes do time tentarem tomar a liderança, ela sempre esteve claramente com Shikamaru, o estrategista prodígio entre os novatos. Apesar de ser preguiçoso e reclamar de tudo, ele sempre esteve à frente, criando táticas infalíveis para todo e qualquer tipo de missão. E então chegamos a primeira grande fase de evolução do personagem na história: O Exame Chuunin. Todos os novatos são colocados em um torneio onde devem lutar um contra o outro. Vemos algumas lutas muito boas e várias disputas de quem bate mais forte ou qual técnica é mais avançada, mas a luta do Shikamaru foi diferente. A batalha dele foi contra Temari, irmã de Gaara e filha do quarto kazekage da Vila da Areia e, enquanto ela utilizava técnicas de vento com seu leque gigante, o nosso herói preguiçoso declarou que ele sabia que era mais fraco e que ele não queria estar pra começo de conversa, mas já que estava, ele faria o melhor dele. Com uma estratégia que surpreendeu todo mundo, usando técnicas de sombras que são uma característica do seu clã, Shikamaru deu uma aula de como vencer com estilo.

Shikamaru 3

Mais tarde veio a consagração e para surpresa de todos novamente, mesmo com tantas batalhas impressionantes e vários candidatos novatos super fortes e talentosos, Shikamaru foi o único aprovado no teste pois ele encarnou o verdadeiro espírito ninja. Um ninja tem que ser discreto, usar estratégias e pegar o adversário de surpresa. Um bom ninja tem que reconhecer suas limitações e fazer o necessário para cumprir sua missão. Daí vem a minha declaração no começo desse texto sobre o Shikamaru ser  a própria encarnação do mangá “Naruto” já que ele é um ninja nato.

Após o Exame Chuunin, temos o segundo grande ponto que vai fazer nosso querido Shikamaru evoluir mais um pouco. Sasuke é sequestrado pela Vila do Som comandada por Orochimaru e Naruto decide ir atrás dele para resgatá-lo. Para isso, junta uma força-tarefa composta por outros novatos: Chouji, Neji, Kiba e, liderando todos, Shikamaru. Foi sua primeira missão e uma muito importante. Mais uma vez ele foi testado, consagrando-se um ótimo líder apesar da missão não ter ido tão bem quanto ele esperava. Mas o ponto que realmente mostrou o crescimento de Shikamaru foi após quando eles perdem Sasuke de vista e voltam para a vila com ar de derrotados. Todos falharam, mas Shikamaru toma a culpa toda para si, já que ele comandava a operação. É preciso ser muito corajoso para responsabilizar-se por uma falha diante de seus superiores, mesmo quando não foi apenas você que falhou. O rapaz cresce mais um pouco aqui quando decide nunca mais falhar em uma estratégia.

Shikamaru 4

Nesse momento temos o timeskip que adianta a história em dois anos e quando Naruto volta de seu longo treinamento com Jiraya, ele encontra um Shikamaru com o famoso colete Chuunin. Apesar de ser problemático ser Chuunin, ele decide tentar o desafio e ser examinador dos próximos exames, assim como ajudar na academia ninja. Então somos apresentados a uma organização chamada Akatsuki que é composta por vários ninjas renegados muito poderosos que tem como objetivo capturar grandes bestas de chakra chamadas bijuus. Nossos heróis vão atrás dos vilões para por fim a essa plano e então chegamos ao terceiro grande ponto da evolução de Shikamaru, o mais importante.

Shikamaru vai atrás da dupla Hidan e Kakuzu juntamente com três ninjas mais experientes; Kotetsu, Aoba e seu professor Asuma Sarutobi. Mas acontece que os dois renegados que eles perseguem são conhecidos como imortais e o time se dá muito mal, terminando na morte de Asuma. O professor de Shikamaru, que o ensinou toda a essência de como ser um ninja, agora não estava mais com ele. O que ele deveria fazer? Simples, vingar a morte de seu mestre! Não, pois Shikamaru já estava adulto o suficiente para saber que vingança não era o caminho certo a seguir e que isso o envenenaria. O nosso ex-preguiçoso decide voltar à vila para buscar seu antigo time “Ino-Shika-Chou” para ajudar a derrotar Hidan, mas não por vingança, e sim por ser a coisa certa a se fazer.

Shikamaru 5

Após uma perseguição alucinante, e uma estratégia de tirar o fôlego, por incrível que pareça, Shikamaru descobre um jeito de derrotar o imortal Hidan, aprisionando seu corpo a dezenas de metros abaixo da terra. Nesse momento ele acende um cigarro, que Asuma tanto gostava de fumar, dá uma tragada apenas para homenagear seu professor e amigo, e joga a bituca no buraco cheio de explosivos causando uma derrota humilhante ao adversário. Então Shikamaru lembra das tardes jogando shogi (Xadrez japonês) com seu professor, onde eles comentava sobre a “Vontade do Fogo” e como os novatos herdariam essa filosofia. A vontade do fogo era algo que todos os bons ninjas da vila tinham dentro de si, era a vontade de proteger sua comunidade acima de tudo, de passar seus ensinamentos ao próximo, de querer o bem acima de tudo, de cuidar para que seus amigos sigam o caminho correto dentro da vila e fazer tudo o que puder para colocar essas coisas em prática sempre. Shikamaru ouviu aquelas palavras e no dia não havia entendido muito bem, mas naquele momento absorveu todo o significado e encarnou a verdadeira vontade do fogo.

Isso nos leva ao quarto e penúltimo ponto importante que apresenta a clara evolução de Shikamaru, quando ele descobre que Kurenai, uma das professoras dos ninjas novatos, está grávida e terá um filho do falecido Asuma. Ao mesmo tempo em que fica surpreso, Shikamaru decide que será o professor dessa criança e que vai passar para ela a vontade do fogo que seu pai tanto ensinava para ele. E quando seu amigo Naruto chega todo desanimado por ter descoberto sobre a morte de Jiraya, seu grande professor e amigo, Shikamaru dá um sermão no loirinho sobre ele também encarnar essa vontade. Naruto acaba tomando uma bela lição de moral do nosso ex-preguiçoso e nessa hora vemos o quão importante é a amizade entre os dois, assim como vemos que Shikamaru é um homem feito e bem maduro em todos os sentidos.

Shikamaru 6

O quinto e último ponto acontece durante a quarta guerra ninja, último arco do mangá. Para tentar derrotar Obito e Madara, todas as vilas se unem em uma só e um ninja em especial tem a função de criar toda a estratégia de batalha: Shikaku Nara, o pai de Shikamaru. Porém, após uma série de reviravoltas, Shikaku vê-se obrigado a sacrificar-se no campo de batalha para poder permitir uma brecha na defesa do adversário. Nesse momento ele contacta todos os aliados dizendo que faria isso e manda uma mensagem especial para seu filho, passando a bola de principal estrategista da guerra para ele, que derrama algumas lágrimas, mas entende que era necessário realizar aquele plano para o bem de todos. Nesse momento vemos que Shikamaru realmente é alguém admirável e que apesar de sofrer tantas perdas ao longo da vida, conseguiu incorporar a vontade do fogo no seu sangue e fazê-la fluir pelas suas veias com uma paixão sem tamanho.

É por isso que para mim, Shikamaru Nara é o personagem que mais cresceu e amadureceu ao longo de Naruto. Para todos aqueles que acham o contrário, talvez não tenham prestado muita atenção nele, afinal, ele passou despercebido durante todos os 700 capítulos como um ninja realmente deve fazer, protegendo todos os próximos como a personificação da vontade do fogo.

Shikamaru 7

Naruto foi o personagem que mais cresceu durante os 700 […]

6 thoughts on “Shikamaru Nara e a Vontade do Fogo em Naruto”

  1. Só senti falta do discurso dele de querer ser conselheiro do Naruto no futuro.. Achei aquela parte demais…
    Texto perfeito

  2. Sem comentários a tua explica exatamente algo que eu já vinha matutando na cabeça sobre o Shikamaru. Mas, apenas uma correção: Em relação ao filho da Kurenai com o Asuma, é o próprio Asuma que pede que o Shikamaru treine ele, contando no leito de morte dele, tanto sobre a gravidez, quanto fazendo o pedido. Por isso, quando ele dá o sermão ao Naruto, ele comenta que será o mestre daquela criança.

  3. Falando em personagens secundários, lembrei-me de Rock Lee. Ele era uma GRANDE promessa do mangá, não só pelo carisma, mas pela questão de que ele não tinha condições de ser um ninja. Pena que Kishimoto não soube trabalhar com ele depois, o mesmo vale pra Sakura, que começou como uma das protagonistas, e daí foi pro lixo.

  4. sempre gostei do shikamaru! seu texto praticamente resumiu a serie rsrs realmente ele tem o dom para ser mais que um conselheiro!

  5. eu concordo com vc, mas no mal sentido. Shikamaru FOI O UNICO personagem que cresceu, depois da morte do Jiraiya Naruto so mudou de objetivo ele continuou igual ao que era

Deixe sua opinião