Shokugeki no Souma – Primeiras Impressões

Venha fazer uma viagem pelo saboroso mundo da culinário em Shokugeki no Souma.

Shokugeki no Souma é um anime shounen, ecchi, ainda sem previsão de episódios, produzido pelo estúdio J. C. Staff e com direção de Yoshitomo Yonetani, baseado no manga de Yuto Tsukuda e Shun Saeki pela editora Shueisha, em andamento contando com 12 volumes no Japão.

Souma é um colegial de 15 anos que trabalha com o pai, no restaurante desse e sonha em ser o próximo dono do comércio. Para isso, porém, ele encara uma disputa quase diária com o patriarca para provar quem é o melhor cozinheiro, somando uma impressionante marca de quase quinhentas derrotas, tudo uma diferença mínima de talento, deve-se ressaltar. O anime já começa com uma competição entre eles, demonstrando uma rápida apresentação do preparo dos pratos.

Shokugeki no Souma_04_2

A reação de quem come sem dúvida é bastante exagerada e um ponto relativamente negativo da história, já que não agrada a todos os públicos ver personagens tendo orgasmos de prazer a cada garfada de comida. Obviamente dá para entender o que o autor quer passar com isso, demonstrando o grande deleite de quem prova um prato excepcionalmente delicioso. Em geral não é algo que atrapalhe o enredo. Para quem gosta de ecchi, vai gostar do anime, mas pra quem não é tão fã do gênero, não chega a causar aversão, pois tem cenas apelativas para a situação, mas não é o tempo todo, pelo menos não por enquanto.

O mais estranho são as competições de alimentos completamente opostos para obter pratos horríveis, porque, por mais estranho que pareça, dois cozinheiros exímios também procuram se superar em coisas intragáveis. Isso soou meio fora do contexto, mas não deixa de ser divertido. Sem dúvida a exibição do preparo dos pratos principais é de deixar água na boca e o mais interessante é que, em comidas mais elaboradas, mostram os ingredientes e a forma de preparar, dando realmente vontade de fazer e experimentar.

Shokugeki no Souma_06

Além da administração do restaurante, Souma e seu pai, Akihira Jouichirou, também tem que lidar com a empresária Yaeko querendo fechar o lugar para construir um condomínio de luxo no terreno. Um caso que acaba sendo solucionado no mesmo episódio, envolvendo uma incrível apresentação dos dotes culinários de Souma, onde até eu fiquei salivando. Pouco se sabe sobre o pai de Souma, apenas que é um excelente cozinheiro e que os dois moram sozinhos, aparentemente mantendo uma boa relação, levando as competições culinárias bastante na esportiva.

 O Souma é um personagem que ainda está meio cru. Ele só tem um único objetivo de vida e não mostrou muito do caráter dele. A princípio é apenas mais um protagonista entusiasta, que veio pra ser bonzão, mas espero me surpreender com o que tem pra vir. Ele anda com uma faixa no braço que sempre tira para colocar no cabelo quando vai cozinhar, acrescentando certo estilo. Até o momento nem tudo foi fácil, sendo que ele sempre teve que se esforçar para chegar ao nível do pai, mas os desafios serão ainda maiores com o decorrer do tempo, então acredito que a história fique interessante mais pra frente.

 Shokugeki no Souma_02

O character design está bacana, conseguindo transpor bem o traço original do manga. A abertura não chama muito atenção, principalmente pela escolha da música que não parece combinar muito com o anime em si, faltando um ritmo mais animado. O fechamento ao estilo lolicon, misturando ingredientes de comida aleatórios, é uma produção de mau gosto.

Para finalizar o episódio, Jouichirou decide dar para o filho a chocante notícia de que fechará o restaurante por alguns anos, indo trabalhar com um amigo em outro país e manda Souma para uma escola de culinária. A princípio o garoto menospreza a escolha de seu pai, pois sempre sonhou em evoluir seus conhecimentos culinários no restaurante. Ao chegar lá, nosso protagonista se depara com outra surpresa: Foi matriculado na melhor escola de culinária do Japão, com uma taxa de formatura de menos de 10%.

Shokugeki no Souma_16

Quais serão os desafios que Souma terá que encontrar em uma escola super renomada, onde só os melhores passam? Será que os conhecimentos que ele já possui bastam para conseguir se formar em um lugar tão exigente? A prévia do próximo episódio dá uma palinha do que nosso protagonista terá que enfrentar. Agora é que o desafio começa de verdade! É um anime que com certeza vou acompanhar, já que o tema principal deve ser bastante abrangente e apetitoso.

Se quiser conhecer um pouco sobre o manga de Shokugeki no Souma, venha conferir no post de Fabio Dalphorno aqui mesmo no Gyabbo!: http://www.genkidama.com.br/gyabbo/2014/10/21/shokugeki-no-souma/

Sobre Karina Herbsthofer

Artesã, fotógrafa, escritora, otaku, comilona, amante de gatos e dança. Viciada em cheirar livros! Mora no estado de São Paulo. Escreve no blog do Gyabbo! desde 2014.

Venha fazer uma viagem pelo saboroso mundo da culinário em […]

5 thoughts on “Shokugeki no Souma – Primeiras Impressões”

  1. Boa análise! Realmente Shokugeki no Souma peca um pouco por ter um ecchi exagerado, mas tirando isso, tudo é muito bem feito (inclusive deixar quem assiste com água na boca). Como acompanho o mangá posso dizer que o desenvolvimento de Souma é incrível, e as batalhas culinárias não deixam nada a desejar.

    Só um adendo, o mangá encontra-se atualmente com 12 volumes!

    1. Opa, valeu pelo toque Sakuragi, já foi corrigido!

      Quanto ao anime, eu acho muito bacana como a reprodução dos pratos é realista. Sinceramente eu não sei cozinhar nada rs mas eu gosto de apreciar algo bem feito. Eu cresci muito mal acostumada nesse sentido, porque minha mãe é uma cozinheira de mão cheia, do tipo que faz feijão com arroz uma vez por mês, então todo dia tem pratos diferentes e isso que é o gostoso de comer, não apenas pra se alimentar, mas sim pra apreciar uma comida saborosa.

      Por isso eu acho a proposta de Shokugeki no Souma muito interessante. ^^

  2. Discordo só quando fala que a abertura é ruim ou não chama atenção. O que acontece com todo mundo é que de cara já querem avaliar, mas quando assistem pela 2ª vez já passam a ver de outro modo. Se na 1ª vez que viu achou normal, na 2ª ou 3ª já vai achar bom.Na minha opnião a abertura é TOP 3 dessa temporada.

    1. Você tem toda razão Kyouma, eu acho muito importante quando se está avaliando o primeiro episódio de um anime, você assistir mais de uma vez pra obter um olhar mais apurado sobre o contexto geral.

      Eu fiz isso inclusive, mas eu esperava mais da abertura, algo mais impactante e viral se tratando do tópico em questão. A música em si é muito boa, mas achei que o tema merecia algo mais empolgante. Quanto ao encerramento tem tudo pra ser fofinho e contagiante, porém ficou fora de contexto.

      De qualquer forma nada é imutável, e pode ser que eu ainda me adapte e até goste, quem sabe?!

Deixe sua opinião