Monster – Editora Panini – Vol. 16

Hoje teremos o review do volume #16 de Monster, onde foi demonstrado um pouco do poder do “monstro” e o ideal do protagonista desmoronou diante dos seus próprios argumentos.

Aviso, este post contém spoilers do volume #16 de Monster.

O volume tem início mostrando o turco que cuidou de Tenma tentando matar Peter, mas não conseguindo. Pouco depois somos apresentados ao grupo de extrema direita ao qual Johan pertence e ao grande poder que exerce sobre eles. Tenma e Nina descobrem, cada um de uma forma diferente, o paradeiro de Johan e partem atrás dele com Nina chegando primeiro e dizendo que vai lhe contar o que realmente aconteceu.

CAM02116

No começo há um diálogo no qual Tenma tenta mostrar para o turco que matar Peter é algo errado, porém ele responde demonstrando que tem os mesmos ou até motivos mais fortes para matar Peter do que o Tenma tem para matar o “monstro”. Isso contradiz tudo que aconteceu até esse momento, pois sempre que o protagonista encontrava alguém em uma situação difícil ele o aconselhava e mostrava o que aquela pessoa deveria fazer. Nesse caso além de não conseguir orientar a pessoa ele acaba se contradizendo porque, segundo os seus próprios argumentos, matar Johan também seria errado. Resta saber se isso terá algum peso mais à frente na história.

Um pouco mais a diante é mostrado o incrível poder de manipulação do “monstro”, de que forma ele conseguiu fazer alguns psicopatas assassinarem determinadas pessoas, além de tudo seguir conforme o seu “plano”, o que é muito intrigante. Esse plano aparentemente não tem como objetivo principal a dominação do mundo, se não todo o tempo despendido em interagir com Tenma seria uma perda de tempo. Além disso, desde criança Johan já dizia que tinha um plano, quem sabe possa ser uma simples vingança por tudo que ocorreu na vida de sua família, mas será que alguém que não sente compaixão pode sentir desejo de vingança?

CAM02115

Mesmo depois de tantos volumes e de estar chegando perto do final, Monster não perde nem um pouco de qualidade em comparação com os volumes anteriores. Naoki Urasawa segue fazendo um manga frenético e apresentando tantas informações que seria impossível comentar todas em um único post, além de conseguir passar um clima muito forte de suspense.

Nos resta só esperar os próximos e derradeiros volumes.

Hoje teremos o review do volume #16 de Monster, onde […]

Deixe sua opinião