Vinland Saga – Editora Panini – Vol. 6

Venha discutir o que é o amor com o sexto volume de Vinland Saga da editora Panini.

Aviso, este post contém spoilers do volume 6 de Vinland Saga.

Nesse volume vemos a sequência da luta entre Thorkell e Thorfin, com o último vencendo. Há uma discussão entre o príncipe e o padre sobre o que é o amor, o que acaba sendo o estopim para a revolta do príncipe contra o rei. Após isso ele consegue recrutar o bando de Thorkell para a luta contra o seu pai.

A discussão sobre o amor entre o padre e o príncipe é no mínimo interessante. A ideia geralmente disseminada é que esse é um sentimento que tem diversas formas, como o amor paternal, erótico e sacrificial. No entanto, o padre apresenta uma nova forma, que também seria a única, o amor universal. Ele defende que se uma pessoa não ama todos, ela não pode amar ninguém, seria na verdade só seria um tipo de descriminação por causa de alguma qualidade da pessoa preferida, já que no fundo todas as pessoas são iguais.

Vinland-Saga-6-Panini-b

A princípio essa parece uma ideia inovadora que surgiu da cabeça do padre entre uma bebedeira e outra. Porém, em teoria, mais de metade da população brasileira segue algo pelo menos parecido com ela, já que “o segundo maior mandamento é: amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22: 39). Esse fato e todas as discussões sobre a mitologia dos vikings mostram que além da pesquisa geográfica, o autor também fez uma pesquisa sobre as crenças que nós vemos ser debatidas no manga.

Essa discussão acabou levando a uma grande mudança na vontade e até na personalidade do príncipe. Anteriormente o que se via eram as “não ações” de alguém fraco que é descriminado pelo seu pai e que poderia ser utilizado como moeda de troca. Agora vemos outra pessoa, alguém confiante, que quer obter o que deseja a qualquer custo a fim de conseguir fazer as mudanças que lhe são apraz, além de conseguir instigar os outros com as suas palavras para que eles o sigam em seus objetivos.

Vinland-Saga-6-Panini

A partir de agora poderemos ter um clima diferente na série, já que pela primeira vez o líder do grupo não é o mais destemido ou o melhor guerreiro, mas alguém que é um líder. Isso poderá influenciar o modo como os guerreiros agirão perante as suas ordens – positiva ou negativamente.

Analisando por cima, parece que nesse volume de Vinland Saga não aconteceu muita coisa, mas o pouco que aconteceu foi muito importante para o desenvolvimento da história. Passamos de uma luta por uma moeda de troca para um golpe político, o que pode aumentar a ação e deixar a trama mais complexa.

Vejo vocês no volume sete!

Venha discutir o que é o amor com o sexto […]

One thought on “Vinland Saga – Editora Panini – Vol. 6”

Deixe sua opinião