Variante – Editora Nova Sampa – Vol. 1

E por esse primeiro volume parece que a aposta do Nova Sampa em Variante foi realmente um acerto.

Variante conta a história de Aiko, uma garota de 15 anos que ressuscita alguns dias após ter sido assassinada em um incidente onde toda sua família veio a morrer. Quando ela retoma os sentidos percebe que está em um hospital, seu braço esquerdo está totalmente diferente e isso tem alguma coisa a ver com aquilo que aconteceu com a sua família.

Olhando por cima, Variante não parece ser um manga acima da média. A começar pelo traço que mesmo não sendo ruim e nem atrapalhando a obra parece meio genérico e sem nenhuma personalidade. O roteiro também passa pelo mesmo problema, a premissa do manga parece original, mas o desenvolvimento da obra não segue esse caminho e acaba sendo previsível e tomando a saída mais fácil na maior parte do tempo, utilizando como motivo de desenvolvimento da obra o personagem que obtém um poder extraordinário tendo que lidar com o medo das pessoas em sua volta, a vontade de alguns em utilizá-lo como uma arma e alguém que por um motivo banal deseja que o personagem principal sobreviva.

CAM02064

Porém mesmo o manga tendo esses problemas ele consegue acertar em cheio em um fator importante: a execução.

A arte pode não ter nenhum diferencial, mas consegue chocar e causar nojo nos momentos em que isso é preciso, sem utilizar-se de cenas violência em demasia, o que poderia acabar com o peso das mesmas. Ao invés disso elas só acontecem quando o nível de atenção já chegou ao máximo ou como estopim de um evento importante. Um bom exemplo disso são as aparições das “quimeras”.

De mesma forma, o roteiro, mesmo não sendo inovador em seu desenvolvimento, consegue passar o terror psicológico pela qual a personagem está passando. Aumenta o suspense pouco a pouco em um clima de terror não tão visual fazendo cada vez mais a personagem principal se sentir aterrorizada para só então utilizar-se de uma cena de violência.

CAM02066

Diante desse primeiro volume Variante não se mostra como algo indispensável para todos os leitores, mas está muito longe de ser um desperdício de tempo ou dinheiro. Além de ser uma ótima pedida para quem gosta de histórias mais sombrias, algo que já vem sendo trabalhado há algum tempo pela editora JBC. Se esse for o seu caso pare tudo que está fazendo e corra já para a banca e garanta o seu, já que na que eu frequento só tinha dois exemplares sobrando.

Informações técnicas:

Editora: Nova Sampa

Autor: Igura Sugimoto

Revista: Monthly Dragon Age (shonen)

Preço: R$ 12,90

Completo em 4 volumes

Indicado para maiores de 16 anos

Vai ler? Já leu? O que achou? Comente aí!

E por esse primeiro volume parece que a aposta do […]

Deixe sua opinião