A arte de receber presentes no Japão

Saber receber é tão importante quanto saber dar presentes no Japão.

Já escrevi aqui no Gyabbo! sobre as complicadas regras de se presentear com dinheiro. Acontece que também há algumas regras para se receber, não apenas dinheiro, mas qualquer outro tipo de presente. É claro que nem todo japonês segue tais regras à risca, mas trata-se de um costume ainda bastante arraigado e que é bom conhecer.

Dar e receber presentes sempre com as duas mãos!

Dar e receber presentes sempre com as duas mãos!

Quer seja um pacote de biscoitos ou uma jóia, o presente de um japonês com certeza estará embrulhado com capricho, e a pessoa vai dizer que é “uma coisinha de nada”, talvez até peça desculpas a você por estar lhe dando um presente tão insignificante. Não é que a pessoa realmente ache o presente insignificante, ela só quer deixar claro que o seu relacionamento é mais importante.

Você deve recusar o presente umas duas vezes, dizendo que “não precisava”. Quando finalmente aceitar, tenha o cuidado de receber o pacote com as duas mãos, e não o abra logo de cara. Primeiro, aprecie a embalagem, afinal, a pessoa que comprou ou o funcionário da loja provavelmente gastou tempo e energia trabalhando nela. Depois, se a situação permitir – o correto é não abrir presentes em público, mas há exceções – você deve desembrulhar o pacote com cuidado. Nada de rasgar! Lembre-se que é preciso demonstrar respeito pelo trabalho que a pessoa teve com a embalagem.

Mesmo um pacote de biscoitos estará embrlhado com capricho.

Mesmo um pacote de biscoitos estará embrlhado com capricho.

Por fim, dependendo da ocasião, você deverá retribuir o presente, se possível com algo de valor correspondente, e também embalado com capricho.

Complicado? Se pensarmos bem, todo esse ritual tem uma base bem simples: o desejo de demonstrar afeto, respeito, gratidão, com atos, não com palavras. Não se trata do presente em si, mas do trabalho de procurar, da atenção ao escolher, do carinho ao embalar.

É a esse trabalho, atenção e carinho que devemos dar valor e agradecer.

Feliz Natal, meus amigos.

 

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Saber receber é tão importante quanto saber dar presentes no […]

5 thoughts on “A arte de receber presentes no Japão”

  1. Vendo assim parece bem complexo mesmo rs mas parte disso é o básico da educação que qualquer um deve ter. Eu por exemplo desde criança quando recebia presente, as pessoas diziam pra arrancar o papel de presente e rasgar logo, mas eu sempre tirava devagar pra não estragar, é uma coisa de educação que cada um recebe mesmo!

    1. Concordo, Karina. Entretanto eu já vi, não me lembro se foi em alguma novela ou reportagem de tv aqui do Brasil, pessoas dizendo que presente tem que abrir estraçalhando o papel para dar sorte. Curioso, não? ^^

  2. kk eu ia sofrer então, pois odeio receber presentes XD (fico muito encabulado). Imagina ainda se eu tivesse que seguir todo um ritual para abri-lo.

  3. Eu adoro como a cultura japonesa tem esse cuidado com as coisas manuais, desde coisas como ‘obentos’ até as embalagens de presente, tudo é feito com muito cuidado, não? :)
    Eu não sabia de todo esse ritual, mas faço muito disso porque fico sem jeito quando recebo presentes! Não convivo com amigos japoneses, então estou me perguntando se isso é mania adquirida por causa de animes, hahah.
    Abraços e obrigada pelo post!
    – Chell @ Not Loli!.

Deixe sua opinião