Gugure! Kokkuri-san e o folclore japonês

gugure kokkurisan

Kokkuri-san, Kokkuri-san, por favor responda: o que são raposas, tengus e tanukis?

Gugure! Kokkuri-san é um yonkoma manga (tirinhas humorísticas de quatro quadros) de autoria de Midori Endo publicado na revista Gangan Joker desde 2011 e que foi adaptado para anime agora em 2014. O manga conta como Kohina Ichimatsu, uma garotinha solitária e viciada em macarrão instantâneo brinca de invocar o Kokkuri-san e acaba sendo assombrada não apenas pelo dito cujo, mas também por outros seres sobrenaturais como o tengu e o tanuki.

Sendo baseado em um yonkoma, Gugure! Kokkuri-san é uma série episódica e seus pontos fortes são o humor e o carisma da pequena Kohina e a curiosidade que o folclore japonês costuma despertar em nós, apreciadores de mangas e animes. Kohina possui um ótimo equilíbrio entre o seu lado pentelho e seu lado fofo: bastam umas poucas e rápidas cenas dramáticas para conseguirmos perceber suas carências e imaginar os motivos para seu comportamento incomum sem que a história descambe para o melodrama. Já no que diz respeito ao folclore japonês, a principal curiosidade com certeza é o jogo do Kokkuri-san e os espíritos relacionados a ele.

kohina ichimatsu

Kohina Ichimatsu, a viciada em macarrão instantâneo.

O Kokkuri-san é um jogo divinatório, semelhante à Tábua Ouija e à brincadeira do copo, que surgiu durante o período Meiji (1868 a 1912). Antigamente usava-se um tripé, um pote e um pedaço de pano para jogar. Nos tempos atuais, basta um papel, uma moeda e uma caneta. O nome “Kokkuri” remete à onomatopeia do movimento que fazemos balançando a cabeça quando concordamos ou damos uma resposta afirmativa a uma pergunta. Os kanjis que formam o nome Kokkuri referem-se a raposa (ko 狐) , o tengu  (gu 狗) e o tanuki  (ri 狸) .

A raposa é um personagem comum em mangas e animes. Animal universalmente conhecido por sua esperteza, no Japão alcançou status de divindade. O seu talento mais conhecido é o do disfarce: dizem que as raposas conseguem assumir a forma humana tão perfeitamente que chegam a casar e ter filhos com pessoas. Nas diversas lendas em que aparece, a raposa frequentemente usa seu talento de mentir e enganar para pregar peças nos seres humanos e se divertir, mas, assim como o Kokkuri-san do anime, este ser sobrenatural também é capaz de simpatizar e procurar ajudá-las. Um pouco parecida com o nosso saci-pererê, a raposa não costuma ser cruel nem fazer grandes maldades sem ter motivo, mas definitivamente não se deve nunca confiar totalmente nela. Existe até uma expressão, “kitsune ni tsumamareta” – literalmente “levar um beliscão de uma raposa” – para descrever aquela sensação que a gente tem quando descobre que foi trapaceado.

kitsune

O animal raposa, assim como o ser mitológico, é famoso por sua habilidade em enganar os inimigos.

Aqueles que conhecem um pouco sobre o jogo do Kokkuri talvez tenham estranhado que o Inugami (o cachorro) tenha aparecido antes do tengu na história de Gugure! Kokkuri-san. Acontece que, embora o visual mais popular do tengu seja o de um ser que mistura traços humanos com os de uma ave de rapina, o kanji que forma o seu nome significa literalmente, “cão celestial”. Talvez o Inugami seja uma alusão a esse fato, talvez ele se transforme no tengu mais adiante, ou então pode ser mesmo um personagem separado que apenas entrou na história para propiciar mais humor. De qualquer forma, até o momento em que escrevo este post o tengu ainda não apareceu no anime e, como não estou lendo o manga para evitar spoilers, não sei que tipo de personagem ele será. Já o tengu das lendas mais antigas do Japão era considerado um demônio selvagem e arauto de guerras. Com o tempo sua imagem foi mudando até se tornar a de um guardião protetor das florestas e montanhas, mas a fama de perigoso e violento persistiu. Mesmo atualmente, o tengu é considerado um espírito do qual os humanos devem manter respeitosa distância.

O tanuki é um animal originário do Leste da Ásia. Frequentemente confundido com o texugo e o guaxinim, ele na verdade pertence à família dos cães. O tanuki das lendas é, assim como a raposa, um mestre em disfarces que se diverte pregando peças nos humanos, só que não tem tanto sucesso por causa de sua ingenuidade e amor pelo saquê. Muito parecido com o personagem de Gugure! Kokkuri-san, o tanuki lendário é um sem-vergonha inconveniente mas ao mesmo tempo sua alegria e o jeito bonachão acabam fazendo com que gostemos dele. Acredita-se que estatuetas de tanuki, assim como os famosos manekineko, atraiam clientes e prosperidade para bares e restaurantes.

tanuki

O tanuki animal e o personagem do anime.

Com um humor que mistura referências da cultura nerd/otaku e de antigas lendas do folclore japonês, Gugure! Kokkuri-san é diversão certa tanto para quem procura apenas um anime leve e despretensioso quanto para aqueles que querem descobrir um pouco mais sobre a cultura japonesa.

Nos links abaixo há mais detalhes e curiosidades para quem quiser se informar. Infelizmente, quase não encontrei páginas com bom conteúdo em português. Desculpem, amigos.

Você pode assistir Gugure! Kokkuri-san de forma oficial e em português no Crunchyroll PT.

FONTES:

Como jogar o Kokkuri: http://www.wattpad.com/40153620-scary-games-you-don’t-want-to-play-kokkuri-san (inglês)

Sobre a Tábua Ouija: http://www.museumoftalkingboards.com/history.html (inglês)

Uma visão cética sobre jogos divinatórios como a Ouija e o Kokkuri: http://www.projetoockham.org/historia_copo_5.html (português)

Sobre tanukis: http://www.mnn.com/earth-matters/animals/stories/what-the-heck-is-a-tanuki-8-things-you-didnt-know-about-raccoon-dogs (inglês)

Bibliografia de contos e lendas sobre raposas: http://academia.issendai.com/japanese-fox-stories.shtml (inglês)

Sobre tengus: http://www.onmarkproductions.com/html/tengu.shtml (inglês)

Gugure! Kokkuri-san no Crunchyroll: http://www.crunchyroll.com.br/gugure-kokkuri-san

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Kokkuri-san, Kokkuri-san, por favor responda: o que são raposas, tengus […]

One thought on “Gugure! Kokkuri-san e o folclore japonês”

  1. O tengu apareceu nos ep. 10 e 12 final. Atuou apenas na forma chibi e a forma séria só aparece no final da abertura a partir do ep 11. E ele “gosta” de garotinhos…

Deixe sua opinião