Gekkan Shoujo Nozaki-kun e a quebra de expectativas

gekkan shojo nozaki kun

Um delicado romance entre uma garota tímida e sonhadora e um rapaz quieto e sério… só que não!

Gekkan Shoujo Nozaki-kun ( 月刊少女野崎くん) foi um anime que realmente me surpreendeu. Primeiro porque apesar do título, não se trata de um shoujo, mas de um shonen. Segundo, porque o design de personagens – muito bonito por sinal – me levou a esperar por um típico romance escolar com uma boa dose de comédia para disfarçar os clichês.

Eu não poderia estar mais enganada.

Nozaki-kun é uma adaptação para anime de um yonkoma manga (tirinhas de quatro quadros) de Izumi Tsubaki publicado pela Square Enix na revista Gangan Online desde 2011. A história trata das desventuras de Chiyo Sakura, menina romântica perdidamente apaixonada pelo colega de escola Umetaro Nozaki, que além de estudante é mangaka especializado em shoujos.

nozaki e sakura

O ponto forte de Nozaki-kun é a quebra de expectativas: aquele que imaginamos ser o herói se revela uma heroína, aquele momento em que achamos que acontecerá algo sério termina em piada. E mesmo quando descobrimos o truque, ele é tão bem feito que sempre caímos nele, invariavelmente. Isso também vale para o humor, que é outro ponto fortíssimo da série. Para se ter uma idéia, eu assisti o anime duas vezes e me acabei de rir do mesmo jeito.

Uma qualidade importante em animes e mangas é a riqueza de seus personagens, e isso Nozaki-kun tem em profusão. Embora não tenham grande profundidade psicológica – afinal, trata-se de um yonkoma, uma tirinha humorística – eles são bem construídos e conseguem despertar a simpatia no público. Além dos protagonistas há um elenco de coadjuvantes muito interessante que garante boas risadas: o tsundere Mikoshiba, a garota-príncipe Kashima, a terrível Seo, o senpai estressado Hori e o kouhai chorão Wakamatsu. Todos eles, até mesmo os que aparecem menos como os editores Maeno e Miyamae e Yukari, a mangaka vizinha de Nozaki conquistam, em alguma medida, o nosso carinho, talvez por que apesar de serem aparentemente clichês, há em cada um deles um elemento destoante, inesperadamente humano.

mikorin

O casal de protagonistas, por exemplo, tem tudo para irritar quem não gosta do clichê “menininha fofa-aimeudeusquekawaii apaixonada pelo rapaz bonitão-quieto-misterioso”. Entretanto, logo percebemos que a coisa não é bem assim. Embora esteja perdidamente apaixonada mesmo, a Sakura não deixa de sentir vergonha alheia pelas bobagens do Nozaki. E o Nozaki, apesar de bonitão, não tem nada de quieto nem de misterioso.

Outro exemplo bom é a Kashima, que de início parece a típica garota-príncipe mas logo revela um lado bem menos glamouroso e muito mais engraçado. Impossível não gostar do contraste entre a atitude elegante e teatral e as situações desastrosas em que ela se mete.

sakura e nozaki

O romantismo da Sakura sendo esmagado por uma prosaica lei de trânsito: andar de garupa na bike não pode!

kashima e hori

“A” príncipe e “o donzelo”?

Alguns fãs torcem pelos casais e ficam pedindo que aconteça algo de verdade entre eles. Pessoalmente, creio que toda a graça de Nozaki-kun é justamente não acontecer nada de verdade. Isso mantém a leveza da história e dos personagens. Afinal, que graça teria a série se a Sakura não tomasse na cabeça cada vez que imagina uma cena romântica com o Nozaki? Ou se a Kashima parasse de entender tudo errado e o Hori-chan não precisasse mais se estressar por causa dela?

Para finalizar, deixo abaixo esta cena memorável, que levou à melhor piada de toda a série. Quem viu o anime sabe qual é. Se você não entendeu não perca mais tempo e vá assistir Gekkan Shoujo Nozaki-Kun!

tomodaaaa

Tomodaaaaa!!!

Você pode assistir Gekkan Shoujo Nozaki-Kun de forma oficial e em português pelo Crunchyroll PT.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Um delicado romance entre uma garota tímida e sonhadora e […]

22 thoughts on “Gekkan Shoujo Nozaki-kun e a quebra de expectativas”

        1. Danshi até então era disparado minha comédia favorita… ele e Gekkan realmente estão bem equilibrados, ambos valem MUITO a pena. :D

    1. Nossa, eu me engasguei de tanto rir nessa cena XD Foi um dos poucos animes que eu realmente não conseguia controlar o riso de jeito nenhum ^__^

  1. TOMODAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Cara, a sacada dessa cena foi genial! GE-NI-AL!! Pegar um “NPC” de suporte e simpatizar com ele ao ponto de fazer um mangá Yaoi no final. Eu jamais conseguiria imaginar uma sacada de comédia assim em toda a minha vida. O autor desse mangá(?) ta de parabéns mesmo.

      1. Na minha ilustríssima humilde opinião, Oresama consegue ser melhor que Nozaki-kun. Tem tantas piadinhas infames quanto Nokaki, e é muito engraçado como a autora está sempre satirizando o shoujo… Mas ainda, dá pra sentir um pouco mais de “seriedade”. O único problema é identificar o que é, e o que não é zoação… A mesma impressão que eu tenho lendo Arakawa Under de Bridge ._.

  2. Nozaki-kun e Barakamon: melhores animes de comédia Ever!!! Tomodaaaaaaaaaaaaa e a Umeko ~Pyon~ foram os melhores kkkkkkk O episódio da chuva é show de bola também =)

  3. Colocar essa cena no fim do post foi maldade. Estou rindo feito retardada agora. XD

    Sério esse anime me conquistou do fundo da alma! Esperava mais uma comédia pra quebrar a tensão do resto da temporada, no fim acabou no meu top 3 animes de comédia favoritos, porque é simplesmente muito bom.

  4. Assisti Nozaki-kun graças a propaganda do Leonardo Kitsune.
    Como é bom ser surpreendido com quebra de expectativa, e a dubladora da Chiyo Sakura é muito boa.

Deixe sua opinião