Sahashi Toshihiko

Esteja preparado para uma mistura de Jazz e música clássica nas trilhas sonoras (OSTs) de um dos compositores mais experientes do Japão.

Sahashi Toshihiko já não é um nome tão desconhecido, pois muitas das melhores OSTs carregam este nome. Seus trabalhos em animes já somam mais de quarenta álbuns. Nascido em Tóquio no ano de 1959 e formado na Tokio National University of Fine Arts and Music em 1986, Toshihiko faz uso de muitas ferramentas para compor as mais diversificadas trilhas.

O que há de especial nas suas músicas? 

As composições de Toshihiko variam de acordo com a obra, com músicas que possuem características bem distintas, indo desde a renascentista, passando pelo Jazz até a música contemporânea.

hunter-x-hunter-logo

Podemos começar pela primeira animação de Hunter X Hunter de 1999; embora ela não seja tão boa quanto a versão de 2011, possui uma OST bem interessante com algumas faixas de música renascentista (1450 – 1600) que era baseada nas linhas melódicas das vozes que cantam (essas vozes se referem ao som de cada instrumento e não somente à voz humana), trechos onde temos “conversas” entre os diversos instrumentos, sendo um bom exemplo o tema do personagem Kurapika.

Neste caso existe uma conversa entre o violão e a flauta: o violão apresenta o tema e a flauta toca como se em resposta a ele. Porém, sua grande marca é o Jazz, com a maioria das faixas estando neste estilo, usando bastante o saxofone e sintetizadores em frases, chegando a dar a impressão de improviso nas seções (AABA, AABB) usadas.

gunslinger-girl

Em  2003 Toshihiko surpreendeu muita gente quando fez a trilha sonara de Gunslinger Girl, mesclando-a com a música do período romântico (1810 – 1910), algo que não era tão comum na época. Interessante citar que está OST recebeu ainda algumas músicas de Beethoven que também pertencem ao período romântico, dando um ótimo resultado em uma combinação perfeita para dramaticidade do anime.

mobile-suit-gundam-seed-

Para finalizar vamos falar de um dos grandes! A música de Sahashi Toshihiko também faz parte da grande franquia de Gundam. Toda série Mobile Suit Gundam Seed teve as OSTs feitas por ele. Ela é bem diferente das demais, existe de tudo um pouco. Aqui ele não se conteve, não ficou restrito a nenhum estilo, resolveu misturá-los, conseguindo um resultado sensacional onde as lindas melodias que lembram a música Barroca (1600 – 1750) com o ritmo acelerado da música contemporânea, proporcionando uma trilha sonora agitada que combinou muito com a adrenalina de Gundam. O sucesso foi tanto que essa mesma trilha sonora foi regravada pela orquestra sinfônica de Londres em comemoração aos 30 anos da franquia.

Anna ni Issho Datta no ni – Sinfônica de Londres.

Sahashi Toshihiko também é compositor das OSTs de Reborn!, Full metal  Panic, Fatal Fury, Saint Seiya: Omega e de muitos outros. Ouça! e depois diga nos comentários qual é a sua preferida ou qual você mais gostaria de ver aqui no Gyabbo!

Glossário:

  • AABB, AABA se referem a partes da música, por exemplo, o A pode ser a estrofe enquanto o B é a ponte (Parte que serve de ligação para que possa se repetir o A).
  • Sintetizadores são instrumentos musicais eletrônicos.
  • Improviso é criação da música no momento em que ela está sendo tocada.

Fontes: MyAnimeList | Livro “Uma breve história da música”

Site Oficial Sahashi Toshihiko

Esteja preparado para uma mistura de Jazz e música clássica […]

2 thoughts on “Sahashi Toshihiko”

Deixe sua opinião