Anomal – Astral Comics – Vol. Único

Anomal, o misterioso lançamento da Astral Comics.

Anomal é uma coletânea de sete histórias curtas envolvendo elementos da mitologia japonesa que foram publicadas no selo de mangas underground Gen.

Baseado somente na sua proposta inicial, Anomal pode acabar confundindo o leitor, pois mesmo as suas histórias tendo base na mitologia japonesa (mais precisamente nos yokais/demônios) nenhuma das histórias que estão no manga são de terror. Dentre as sete histórias, duas podem ser consideradas dramas e as outras cinco são de comédia.

CAM01483

Porém o problema do manga não está em ele não ser um terror, mas sim na execução das histórias. O número pequeno de páginas por capítulos contribuiu para os personagens e o enredo não serem bem construídos e desenvolvidos, fazendo parecer que várias informações foram simplesmente jogadas no papel. Além disso, alguns capítulos são prejudicadas pelo fato do leitor não conseguir criar um vínculo com os personagem e outros até mesmo parecem não ter um final.

Também há um capítulo que é inteiramente dedicado ao fan service, algo que muitas pessoas podem gostar, mas que deixam uma narrativa pobre, voltada apenas para o apelo sexual.

CAM

A arte também não ajuda, em várias imagens as sombras não tem lógica fazendo o desenho parecer estranho. Mãos e partes do corpo mais complexas  em alguns casos são bem mal desenhadas.

A qualidade física do manga está infinitamente melhor do que a de Omega Complex (primeiro manga da Astral Comics), sendo no tamanho padrão de 13.5×20.5cm, capa cartonada firme e papel off-set ao preço de R$14.90, um tanto quanto caro para esse produto que apresenta um um papel de maior qualidade tecnicamente, mas que é muito fino, deixando uma forte transparência entre as páginas.

CAM01481

Anomal não é um título acima dos padrões de qualidade e pode ser até considerado abaixo deles. Das sete histórias, três podem ser consideradas boas e o resto é de mediano para baixo. Seria recomendado só para um fã de comédia ou para alguém que busca algo diferente e mais underground, além de estar com dinheiro sobrando nesse mês.

Em suma não é nada “anormal” (desculpa, não aguentei).

Anomal, o misterioso lançamento da Astral Comics. Anomal é uma […]

2 thoughts on “Anomal – Astral Comics – Vol. Único”

  1. Hoje em dia temos que escolher bem o que comprar. E com certeza não é o caso desse mangá. Infelizmente, né? Mas tem muitas coisas boas no mercado brasileiro de mangás como Vinland Saga, ou Monster.

Deixe sua opinião