Kotonoha no Niwa

Os dias de chuva nunca foram tão importantes, Kotonoha No Niwa no Gyabbo!

“Talvez seja assim, como um vago trovão no céu nublado trazendo a chuva, se for, faz-me companhia?” 

Do estúdio CoMix Wave Films e sob direção de Makoto Shinkai, Kotonoha No Niwa (The garden of words) é um longa metragem de 45 minutos lançado em 2013. O filme conta uma história de amadurecimento, superação e uma paixão impossível, de personagens com vidas “normais”.

Gyabbo 05 personagens principais

Takao Akizuka é um adolescente aspirante a sapateiro de 15 anos que acaba de entrar para o colegial e já passa por alguns problemas em casa; a mãe vai embora e o irmão mais velho está prestes a se mudar. A partir daí ele começa a ir para um parque nos dias de chuva e lá conhece uma jovem chamada Yukino Yukari que também passa por muitos problemas e ia ao lugar na tentativa de se distanciar deles. O filme é centrando nestes dois personagens, mostrando como Akizuki foi importante para Yokino no momento em que ela mais precisava.

Embora possua uma história simples nas mãos, Makoto Shinkai mostra que pode fazer uma história singela ser bem contada. Com um roteiro conciso e coerente de forma a não desperdiçar uma única fala, Kotonoha No Niwa é uma obra de arte de encher os olhos, com uma bela animação, chegando a ganhar o “Grand Prix” na categoria AniMovie no Festival de Cinema e Animação de Stuttgart na Alemanha em abril deste ano.

Troféu do festival de Cinema e Animação de Stuttgart.

Troféu do festival de Cinema e Animação de Stuttgart.

Um Piano

O filme possui uma trilha sonora (OST) pequena, com faixas de pouca duração, no entanto isso de forma alguma atrapalha a sua utilização no filme. Um pouco aqui, um pouco ali, quando se faz necessária lá esta ela, condizendo com as ideias da cena e com ambientação. Tudo isso na maioria das vezes é feito por apenas um piano (com exceção de duas faixas). Fazer isso foi um tanto ousado, pois a trilha sonora corria o risco de ficar limitada, mas Kashiwa Daisuke dá vida às músicas tocadas e fica evidente que a decisão de explorar devidamente a sonoridade de um único instrumento rende muito mais do que apenas usar muitos outros de modo a deixar a música desorganizada.

Um visual bonito, músicas bem trabalhadas, cenas impactantes – essas poucas palavras não são capazes resumir a qualidade total desta obra. Esse post não é uma review, mas uma declaração, por isso assistam Kotonoha No Niwa, uma obra singular que com certeza emocionará a muitos.

Gyabbo 05 1

Gyabbo 05 2

Gyabbo 05 3

 “Como um vago trovão, mesmo sem chuva, depois de chegar até aqui ficarei ao seu lado.”

Fontes: Site oficial do Filme, CoMix Wave Films.

Os dias de chuva nunca foram tão importantes, Kotonoha No […]

10 thoughts on “Kotonoha no Niwa”

  1. Adorei o texto Donizette! Se tratando de Makoto Shinkai sempre pode se esperar obras simplistas, porém tocantes, além da arte visual espetacular, vou assistir com certeza!

      1. Não, as únicas coisas que sei sobre o filme foi através deste texto. Como a introdução falava sobre a história de superação e de uma paixão impossível pensei que tivesse deixado passar alguma coisa, mas não é citado, o máximo que posso concluir é que a superação veio por parte do difícil momento da Yukino Yukari, mas ainda não entendo o porque de ser uma paixão impossível

        1. Acredito que ele tenha se referido a paixão “impossível” em termos da dificuldade de uma relação entre os dois perante a sociedade atual, pelo fato de Yukino ser mais velha (27) que Takao (15), e por ainda ela ser professora na escola que ele cursa, o que não é comentado no texto, talvez para evitar esse spoiler.

Deixe sua opinião