De olho na música japonesa – A música tradicional do japão

Nem só de J-pop vive o japonês! Conheça um pouco da música tradicional japonesa. 

Transcendendo séculos, a música tradicional japonesa continua intacta, embora pouco conhecida, trazendo consigo um significado histórico muito grande e muito importante para linguagem musical.

Gyabbo 03 - mulher tocando koto

Mulher tocando Koto, pintado por Settei Hasegawa.

Originalmente a música japonesa foi derivada da música dos países asiáticos, principalmente da China, mas com o tempo ela foi sendo reformulada, ganhando um estilo distinto e próprio de expressão. Era na corte imperial japonesa que por mais de um milênio fora tocada músicas que incorporam o corpo de peças a qual chamamos de Gagaku que se divide em três corpos de peças musicais, o Togaku, o Komagaku, e o Saibara.

Gyabbo 03 - preparação para o Gagaku

Apresentação instrumental de peças de gagaku

Essas peças também estavam totalmente ligadas aos rituais da religião xintoísta, sendo chamadas até de Kagura (música dos deuses). Era tocada com a intenção de atrair a deusa do sol, Amaterasu, que havia se escondido atrás da lua.

Estes são alguns exemplos do Gagaku.

Sonoramente falando, as músicas são bem diferentes daquilo que nós daqui do ocidente estamos acostumados a ouvir, essa diferença acontece porque a música tradicional japonesa não faz uso de seções (AABB, AABA) ou de repetições. Não existe, por exemplo, uma estrofe e coro que se repete, ela sempre introduz algo novo, pois uma das qualidades da música tradicional japonesa é a sua estrutura narrativa, o texto é primordial para grande parte das peças, exigindo muita clareza das vozes que cantam. Por essa razão não se tem demasiado acompanhamento.

Yugao

Na maioria das vezes a música visa contar uma história ou traçar uma ligação do ser humano com a natureza. Um exemplo disso está na música “Yugao” que conta a história de uma mulher chamada Yugao no conto de Genji, mais conhecido como Genji Monogatari, que é um livro de romance da literatura clássica japonesa. Essa narrativa está presente até mesmo em músicas mais contemporâneas como em Tori no You ni (Flying Like A Bird) que tenta mostrar como seria voar no céu como os pássaros voam sentindo as nuvens.

Tori no You ni (Flying Like A Bird)

Os japoneses possuem um grande senso de responsabilidade em relação à cultura local, por isso que a música deles vive até hoje e é indispensável para linguagem musical pois é a unica que é centrada na narrativa.

Essa foi só a primeira parte da nossa viagem através da música japonesa. Fique ligado no Gyabbo! para ver novas matérias.

Glossário:

  • AABB, AABA se referem a partes da música, por exemplo, o A pode ser a estrofe enquanto o B é a ponte (Parte que serve de ligação para que possa se repetir o A).

Fonte: www.br.emb-japan.go.jp

Nem só de J-pop vive o japonês! Conheça um pouco […]

5 thoughts on “De olho na música japonesa – A música tradicional do japão”

  1. Waaa!! Ouso dizer que é meu artigo favorito!!!!! ^^-
    Sempre fui apaixonada pela música tradicional japonesa! Sei que é por isso que sou tão apaixonada pela trilha sonora do jogo Ookami!!
    Realmente é muito diferente e sei que são poucas pessoas que apreciam! Mas gosto é algo bem particular de cada indivíduo!
    Gostei muito do artigo, carregado de conteúdo que eu desconhecia!
    Obrigado!!!!!

    1. Ookami! que jogo… Eu também gosto muito da música tradicional japonesa principalmente do instrumento Koto, fico feliz que tenha gostado do post, fica ligada porque esse não vai ser o único post sobre música japonesa.

Deixe sua opinião