A importância das trilhas sonoras (OST) nos animes

Imagina só como seria Lupin III sem o Jazz ou Kill la Kill sem a música tema da Ryuko*? Veja a importância das trilhas sonoras, conhecidas como Original Sound Trackers (OST)  dos animes.

A música sempre se fez presente na história como uma das diversas formas do ser humano manifestar suas ideias. Já há muitos séculos essa arte sonora é usada em conjunto das artes visuais, desde os teatros da antiga Grécia ao cinema mudo. Chegando aos nossos dias, grandes trilhas sonoras acompanham obras cinematográficas, teatrais, animadas etc, sempre realçando as características próprias de cada obra. Quem não se lembra de temas clássicos como os de Star Wars, Superman, entre outros? Em alguns casos basta apenas começar a ouvir a música que rapidamente nos vem à mente o nome ou alguma cena do filme.

Com os animes não é diferente.

Embora com um orçamento menor (em comparação ao orçamento de filmes), as trilhas sonoras dos animes são tão boas e bem produzidas quanto as de filmes de Hollywood.

Gravação da OST para o filme Vidas ao vento

¹ Gravação da OST do filme Vidas ao vento sob regência de Joe Hisaishi.

Músicos como Joe Hisaishi¹, Akira Senju, Sahashi Toshihiko, entre outros, tem feito um trabalho considerável, melhorando cada vez mais a qualidade dos animes como um todo. A junção da arte sonora com as artes visuais possibilita uma maior climatização para a cena resultando em um maior aproveitamento do público, isto acontece por conta de dois fatores;

  1. Toda trilha sonora busca a partir de sons  do nosso cotidiano criar um “falso” ambiente,  que por sua vez traz um tom mais verossímil para a obra;
  2. Ao observar o objeto visual, a impressão deste colide com a impressão causada pelo objeto sonoro, dando uma nova perspectiva narrativa, sendo as OSTs indispensáveis para a compreensão e composição dessa nova perspectiva.  

Portanto, como seriam os animes sem as OSTs? Com certeza não seriam um sucesso. As trilhas tem sim um papel muito importante nos animes, tente perceber isso, quando for assistir seu próximo anime.

Aí vai algumas indicações de animes com excelentes OSTs. Em outros posts irei apresentar de forma mais profunda algumas obras específicas:

Lupin III: O Castelo de Cagliostro

Fullmetal Alchemist Brotherhood

Hunter x Hunter 99

Princesa Mononoke

One Piece

* Música “Before My Body is Dry”, frequentemente usada em Kill la Kill.

Fonte: Portal Intercom A Importância Da Trilha Sonora Como Elemento Comunicacional Na Composição De Musicais

Imagina só como seria Lupin III sem o Jazz ou […]

13 thoughts on “A importância das trilhas sonoras (OST) nos animes”

  1. Sem dúvida as OSTs são muito importantes! Excelentes escolhas, Donizette. Na verdade o trabalho de sonorização de modo geral é importante para os animes. É algo que não se vê muito em desenhos americanos para TV, por exemplo, o barulho do vento, dos insetos, de uma gota d’água caindo na pia. Belo post de abertura, fico aguardando os próximos!

  2. Realmente é algo muito importante se bem que eu coloco como importância para um bom anime a história,desenvolvimento,OST ,personagens e obvio o estúdio.
    Isso me lembra de animes que tenho as OST aqui tipo FMA,guilty crown,Shingeki no Kyojin que tem umas músicas bem impactantes em certas cenas sendo de grande importância para manter o clima do anime sem contar aqueles momentos de drama em que eles colocam a música quase perfeita com cena, uma bom anime é muitas vezes lembrado pela OST única que possui, eu poderia citar uma lista já que tenho várias.

    O post ficou muito bom e quase não vejo fazerem post especifico para OST.

    1. Você está, correto o anime deve ser analisado como um todo, mas esse todo só é possível pela união de pequenas partes, fico feliz que tenha gostado. Um dos motivos pelos quais não se vê muitos posts desse tipo é o fato de que muitos não a enxergam como uma obra que também funciona de forma isolada, fora do anime.

  3. Realmente nem sempre reparamos na importância que a trilha sonora tem em uma produção. Eu já assisti filmes em que eu me perguntei, “poxa, a história não é tão ruim, mas tem algo faltando” e me dava conta de que era a falta de música, isso realmente faz uma grande diferença!
    Eu acrescentaria nessa lista Kuroko no Basket, Free e Deadman Wonderland, que tem OST perfeitas para os animes!
    Muito bom o seu texto Donizette, gostei!

Deixe sua opinião