Zankyou no Terror – Primeiras impressões

Se você não tiver tempo para ver vários dos animes novos da Temporada de Verão 2014 e só puder escolher um, aqui está o que realmente merece sua atenção: Zankyou no Terror.

Depois de comandar a loucura que está sendo Dandy Space, o aclamado diretor Shinichiro Watanabe retorna ao bloco noitaminA para desenvolver um thriller psicológico naquele que tem tudo para concorrer ao título de melhor do ano se mantiver o ritmo desse primeiro episódio.

Zankyou no Terror - 01 - Large 13Arata Kokonoe e Touji Hisami – Ou respectivamente Nine e Twelve – são dois adolescentes que fugiram de alguma instituição experimental durante a infância e que arquitetam um plano terrorista para derrubar o Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio (um dos maiores arranha-céus do mundo) com o intuito de acordar o país do seu estado de letargia presente.

Tudo nesse primeiro episódio acontece muito rapidamente, ainda que nunca corrida, apenas no pacing certo para que desde a primeira cena fiquemos presos à tela instigados pelo que está acontecendo e o que pode vir a seguir, algo que Watanabe faz com maestria, principalmente por novamente constar com uma trilha sonora fantástica criada por Yoko Kanno (os dois trabalharam juntos em Cowboy Bebop e Sakamichi no Apollon, por exemplo).

Zankyou no Terror - 01 - Large 16Zankyou no Terror consegue através disso caminhar entre o micro e o macro, apresentando de forma dinâmica diferentes focos e camadas, desde as histórias de vida de cada personagem, passando pelas relações interpessoais que esses estabelecem com as outras pessoas até a influência que os esquemas de escala nacional terão na forma com eles vão reagir daqui pra frente.

E se a direção de Watanabe está afiadíssima, é importante ressaltar que a animação feita pelo estúdio MAPPA alcança um nível inesperado de qualidade para uma série de TV. As primeiras cenas onde a dupla invade uma instalação de material nuclear são frenéticas e lembram bons filmes de espionagem, não deixando em nenhum momento a qualidade baixar, o que se mantém pelo resto do capítulo, ainda que sem outras grandes cenas de ação que exijam tanto dos animadores.

Zankyou no Terror - 01 - Large 35Se em um primeiro momento seja fácil lembrar de Higashi no Eden, produção de 2009 da Production I.G também para o bloco noitaminA, ainda que em uma versão bem mais séria, é impossível não estabelecer um paralelo com a obra V de Vingança do quadrinista britânico Alan Moore, tal como uma releitura que dialogue melhor com o Japão atual.

Ao unir uma direção primorosa, animações de alto nível, uma trilha sonora envolvente e uma história não somente divertida, mas que nos leva a questionar diversas esferas do mundo, Zankyou no Terror se transformou facilmente na grande estreia dessa temporada e você precisa assistir.

Zankyou no Terror - 01 - Large 11 Zankyou no Terror - 01 - Large 25 Zankyou no Terror - 01 - Large 34

Se você não tiver tempo para ver vários dos animes […]

5 thoughts on “Zankyou no Terror – Primeiras impressões”

  1. Ok, vamos na onda do Fala Otaku 70 xD

    “Depois de COMANDAR A COMANDAR a loucura que está sendo Dandy Space, o aclamado diretor Shinichiro Watanabe retorna ao bloco noitaminA para desenvolver um thriller psicológico naquele que tem tudo para concorrer ao título de melhor do ano se MANTER [o correto é “mantiver”] o ritmo desse primeiro episódio.”

  2. Sobre o episódio, MEUA MIGO, a direção do Watanabe tá linda as always! O roteiro e a trilha sonora casaram perfeitamente! Mas o que me encantou mesmo foi a arte dos backgrounds. Que paletas de cor perfeitas! O clima delas se encaixou perfeitamente ao da história. Um frame que eu adorei foi esse:

  3. Gostei muito mesmo desse episodio, fiquei imerso nele enquanto assistia. Vc escreve muito bem como sempre. Seria bom se vc comentasse todos os episódios ou então quando acabar fazer uma impressão final.

Deixe sua opinião