Fest Comix 2014 – Editora JBC – Magi, Tom Sawyer e Tsumutsuki

Vocês pediram e foram atendidos: Magi – Labyrinth of Magic no Brasil! Confira essa e muitas outras novidades que rolaram na palestra da editora JBC durante a Fest Comix 2014.

Marcada para começar às 17h, a palestra da JBC que seria comandada por seu gerente de conteúdos, nosso conhecido Cassius Medauar, sofreu um pequeno atraso, mas logo começou dando destaque, logicamente, para o grande lançamento do ano da editora que foi Sailor Moon mês passado. O manga das guerreiras lunares está indo muito bem obrigado, com seu primeiro volume aparecendo em duas listas de livros mais vendidos e com uma grande satisfação da própria editora japonesa com o produto final brasileiro – algo a se esperar após todo o cuidado que a equipe teve, como por exemplo passar o título pela mão de cinco pessoas para revisar quando normalmente os mangas passam apenas por três.

A edição de Sailor Moon parece ter sido realmente um marco na história da editora que guiará seus próximos passos. O primeiro é o fato de que Yuyu Hakusho receberá vídeos contando seu processo de produção igual foi feito no Diário Sailor Moon. Será que teremos agora o #YuyuDay? Outra coisa que vai servir de modelo é o esquema de tradução/adaptação seguindo de forma mais fiel o original japonês, recebendo notas de rodapé explicando como era na versão dublada brasileira do anime que faz tanto sucesso até hoje. A ideia é que apenas algumas adaptações icônicas da dublagem sejam mantidas no novo texto, o que deve gerar um produto consideravelmente diferente da primeira versão feita pela editora na década passada. Agora é esperar, Yuyu Hakusho deve sair apenas no segundo semestre e o formato deve seguir o mesmo feito no relançamento de Rurouni Kenshin.

Falando sobre adaptações, a palestra serviu para a editora anunciar como ficará o título brasileiro de Hoshi no Samidare – Luficer and the Biscuit Hammer. O que veremos na banca será “Lúcifer e o Martelo”, nome que busca manter certas referências presentes na história. Uma coisa legal é que, assim como aconteceu com Thermae Romae, a edição nacional de Lúcifer e o Martelo terá um texto exclusivo feito pelo próprio autor a ser publicado aqui. Nada como pegar boas ideias e repeti-las quando oportuno!

Voltando a falar do Brasil Manga Awards, Cassius trouxe um tom um pouco mais brando do que aquele que vimos no Henshin+, ressaltando que foram recebidos 183 trabalhos válidos, surpreendendo a editora que acabou satisfeita com os 12 finalistas. A HQ Starmind por exemplo foi classificada pelo gerente como “semi-profissional” pelo sua alta qualidade! O formato da antologia que irá publicar as cinco primeiras colocadas ainda está em estudo, por isso não temos muitas novidades nesse lado, mas está garantido que esse ano teremos o BMA 2 e que a lista completa com os 12 finalistas será divulgada na internet com menções honrosas do sexto ao décimo segundo colocado.

Ao final aquilo que todos mais esperavam, lançamentos! Se não havia nenhum número pré-estabelecido de novos títulos a serem revelados nessa Fest Comix 2014 como fez a editora Panini, três acabou sendo um saldo bem positivo:

Tom Sawyer

TomSawyer

Criado por Shin Takahashi (o mesmo de Saikano), é um shoujo publicado na revista Melody em 2007 que possui um volume de seis capítulos com mais de 350 páginas que irá tanto para as bancas quanto para as livrarias

Sinopse: Haru, uma estudante universitária, veio de Tóquio para o interior a fim de participar do funeral de sua mãe. E como sua mãe, ela não é bem-vinda à cidade pelos moradores que a acham imoral. Porém, um jovem garoto chamado Taro, se interessa por Haru, a juntos eles começarão um verão memorável cheio de alegrias e com uma aventura que mudará a vida deles para sempre.

Tsumitsuki

Tsu

Obra de Hiro Kiyohara (mesmo ilustrador do manga de Another também publicado pela JBC), é um shonen publicado na revista Ace Assault em 2008 com um único volume de cinco capítulos que segue as publicações de mistério, sangue e suspense que a editora vem trazendo.

Sinopse: Na cidade para onde Takada Chinatsu mudou-se há uma lenda sobre demônios chamados Tsumitsuki que possuem os sentimentos de culpa que uma pessoa tem sobre seus pecados. Aqueles que são possuídos são lentamente devorados, corpo e mente, enquanto os demônios manifestam-se. Como um dos amigos de Takada começa a agir estranhamente, seu colega de classe Kuroe entra em cena para ajudar… mas seus verdadeiros motivos são misteriosos.

Magi – The Labyrinth of Magic

Magi-JBC

Uma das principais obras da revista Shonen Sunday criada por Shinobu Ohtaka em 2009 com atuais 21 volumes encadernados.

Sinopse: Em um mundo semelhante ao dos contos das mil e uma noites um garoto misterioso chamado Aladdin vaga de um lugar para outro com sua djinn Ugo. Ugo vive dentro de uma flauta de ouro, mas Aladdin busca seu verdadeiro recipiente onde ele deve ficar. Um dia ele encontra Alibaba, um rapaz pobre, determinado a entrar em uma das misteriosas “Dungeons” que apareceram uma década atrás a fim de fazer fortuna e ter poder, e começam uma jornada juntos.

Um shoujo e dois shonens (sendo um desconhecido e outro um dos grandes hits do momento), nada mal. É claro que Magi foi o lançamento da palestra – rivalizando com o relançamento de Berserk pela Panini como principal da Fest Comix 2014 -, com muitas pessoas pedindo por ele há tempos, mas fiquei mais interessado em Tom Sawyer, ainda mais por ter apenas um gigantesco volume. Com isso a JBC resolve um dos seus gargalos que será o futuro próximo onde Fairy Tail começará a parar por encostar no original japonês.

Entre os dois primeiros lançamentos e o de Magi – deixado para o último momento do evento como a JBC gosta de fazer – tivemos um espaço para perguntas da platéia e várias informações foram apresentadas: Apesar do desejo, a editora ainda não sabe se poderá lançar o último volume de Evangelion de forma simultânea com o Japão como fez em número anterior. O que foi garantido é que tanto a versão em tankohon quanto a meio-tanko será completadas assim que possível.

Perguntado sobre um possível relançamento de Tsubasa Reservoir Chronicles da CLAMP, Cassius disse que não há planos para isso no momento. Lost Canvas Gaiden e Next Dimension ficam para o segundo semestre e o último volume de Rosario+Vampire já está sendo negociado para ser publicado no país. Soul Eater NOT! e Genshiken Nidaime são dois títulos no radar da editora, mas que por enquanto não devem aparecer – no caso do Nidaime a ideia é primeiro terminar a primeira série e fazer um balanço do que foi sua publicação para então pensar realmente em trazer.

A palestra da editora JBC no Fest Comix 2014 em resumo foi isso, três bons anúncios – um comemorado feito final de Copa do Mundo pelos fãs – que vem se encaixar bem no atual momento do nosso mercado. Ainda assim, fica a falta de uma série shoujo/josei mais longa – na verdade a JBC está precisando rapidamente de títulos mais longos visto que vários dos seus atuais estão próximos de terminar ou encostar no Japão.

Agora é aguardar por novos anúncios e informações da editora por seus canais de comunicação, mas principalmente no Anime Friends 2014 onde a JBC já confirmou outra palestra.

Nos vemos lá?

Vocês pediram e foram atendidos: Magi – Labyrinth of Magic […]

One thought on “Fest Comix 2014 – Editora JBC – Magi, Tom Sawyer e Tsumutsuki”

  1. Magi! Muito feliz por essa jóia estar sendo publicada por aqui, e Hoshi no Samidare é outro que tem muita prioridade pra mim.

    Sem dúvida colecionarei os dois.

Deixe sua opinião