Editora JBC não publicará manga sobre a vida Steve Jobs

Infelizmente a notícia não procede. Entenda clicando para ler mais.

Na tarde dessa quarta-feira (19/02/14) o site JBox noticiou que o manga de Mari Yamazaki que adapta a biografia do homem que revolucionou o mercado de eletrônicos, Steve Jobs, seria publicado no Brasil pela editora JBC, a mesma que publica Thermae Romae, da mesma mangaka.

A notícia era bem interessante, visto que um manga sobre Steve Jobs certamente conseguiria encontrar leitores muito além do nicho de mangas, da mesma forma como Thermae Romae vem fazendo, além de continuar um elo com a autora que começou essa publicação em 2013 na revista josei Kiss (a mesma de Kuragehime) e que até o momento conta com um volume encadernado.

DSC_0167

Porém, por mais interessante que fosse a ideia, estranhei o fato do JBox ter conseguido esse furo visto que nos últimos tempos a editora JBC vem não somente conseguindo manter seus lançamentos futuros em sigilo, mas fazendo um ótimo trabalho em apresenta-los apenas através dos seus canais oficiais como a página no Facebook da Henshin, seu Twitter ou o canal no Youtube Henshin Online.

Assim, antes de noticiar esse suposto lançamento aqui no Gyabbo! escolhi buscar informações diretamente com representantes da editora, entre ele Cassius Medauar, gerente de conteúdos, que foi categórico em afirmar que não existe nada em relação à obra em andamento com a editora.

Isso impede que no futuro a JBC venha a lançar o manga? Não, como eu disse no início desse post acredito que seria até um lançamento inteligente, mas a informação presente é que isso não procede e os leitores não devem esperar algo do tipo.

É importante salientar que esse post não é uma resposta ao JBox, um site parceiro nesses 5 anos de Gyabbo! e que provavelmente teve suas fontes que passaram essa informação errônea, mas a manutenção da linha editoral do blog que busca somente publicar notícias acerca do nosso mercado de mangas quando elas vem de fontes oficiais.

O Gyabbo! tem como critério fundamental informar com embasamento pois sabemos que é isso que o leitor busca quando vem aqui e assim continuaremos a fazer.

Agora, aproveitando o espaço, você gostaria de ter essa obra lançada no Brasil? Compraria? Deixe sua opinião na área de comentários abaixo.

Infelizmente a notícia não procede. Entenda clicando para ler mais. […]

22 thoughts on “Editora JBC não publicará manga sobre a vida Steve Jobs”

    1. Ano que vem? 2016? 2017? Assim fica fácil acertar se vão lançar um manga por aqui, é só dizer que vão e esperar. Isso não é informação, é especulação – o que não é algo negativo, mas precisa ficar claro para o leitor.

      Gyabbo!

  1. Nunca liguei para a Apple e conheço bem pouco sobre Steve Jobs, mas depois que li uma entrevista da autora lá no Xyl, em que ela fala sobre a produção deste mangá, fiquei muito interessada. Espero que o anônimo aí de baixo esteja certo e que esse título chegue mesmo por aqui algum dia. Eu adoraria lê-lo, ^^.

    1. Também gostaria, Angelica, ainda mais pela Yamazaki ser muito talentosa, uma pena que a informação vinculada não procede. Quem sabe no futuro, né? O manga só tem um volume, é até cedo para pensarem em lançar.

      Gyabbo!

  2. que inocencia, Gyabbo…. é claro que o Cassius não ia admitir que eles vão lançar tal mangá, ele sempre gosta de fazer suspense e anunciar em videos ou eventos…

    1. Bem, pode ser, não vou eliminar essa chance, mas assim, não somos novatos na área, temos um ótimo relacionamento com as editoras e existe uma clara diferença entre falas quando a informação no procede ou quando não podem confirmar. Sei disso porque já tivesse tipo de conversa.

      Podem confiar, a informação desse post é a correta.

      Gyabbo!

      PS: Claro que não vale daqui a 1, 2 anos eles lançarem e disseram que estava certo. Não estava, não há negociação sequer hoje.

  3. acho que esse lançamento seria legal tanto pra quem já conhece a história do jobs, quanto pra quem não. e chamaria um público mais diverso fora desse nicho.

    1. Concordo Gabriel, esse seria um lançamento bem interessante, apesar de que o melhor seria esperar ele terminar já que tem apenas um volume. Tomara que no futuro alguma editora lance, mas infelizmente hoje não tem nada.

      Gyabbo!

  4. O que te garante que a sua fonte, que obviamente não passaria a confirmação pra não quebrar um cronograma, fala verdade ao invés de um site grande como o que disse isso hoje? Você tentou ver com eles como eles chegaram nisso?

    Como bem disseram no Animepró, não é a primeira vez que o Jbox anuncia um mangá e a JBC vem desmentir com palavras não muito claras. Acho horrível isso de vocês preferirem bater de frente com um site companheiro de “blogagem” pra darem cobertura à editora. E não seja ingênuo, você pode ter o melhor relacionamento com o Cassius, ele NUNCA ia te dar um mísero furo, isso não existe…

    E como assim é fácil dizer e esperar sair daqui a alguns anos? Pera, todo mangá que existe sai obrigatoriamente no Brasil? Você disse que não era p bater de frente, mas depois desse “é fácil” me pareceu sim, fora o seu “especulação”. Sinto um cheiro de querer um estrelismo básico em cima desse burburinho todo Gyabbo. Realmente triste

  5. Olá, Quiabo! Não quero comentar sobre se é verdade ou não. Não sou eu quem tem respostas. Mas alguns de seus comentários estão me incomodando TANTO.

    “Isso não é informação, é especulação”
    Informação é algo confirmado/ocorrido, se uma editora licenciar agora em 2014 a obra bla-bla-bla e decidir lançar apenas em 2020, não muda o fato de ter sido licenciado. No Brasil tivemos várias obras prometidas/licenciadas e que não foram lançadas prontamente, sem citar a NewPOP (e seus muito exemplos), temos o caso de Kingdom Hearts “anunciado” em 2008/2009. Isso quer dizer que a informação era especulada pois demorou 4~5 anos?

    Pelo seus comentários você soa ingênuo, como se achasse que o volume sai direto da negociação para as bancas. Quando a verdade é que muitos levam mesmo anos para sair, mas só se descobre próximo ao lançamento por questões óbvias, propaganda.

    Se o Dudu tem mesmo uma fonte confiável que confirmou a aquisição, o fato dela só sair em 2016 ou 2017 não muda o fato da aquisição acontecer (assumindo a fonte confiável). Não é muito diferente do que acontecerá com Sailor V, até sair todos os volumes de Sailor Moon e iniciar Sailor V já vai um ano, ou seja, na melhor das hipóteses Sailor V chega em 2015, se der merda só 2016. Então a vinda de Sailor V é especulação?

    A diferença óbvia entre o Cassius Medauar dizer isso e o Dudu é que você confia no Cassius, mas não na informação do Dudu. Você considera que a informação do Dudu é falsa e até desrespeita chamando de especulação. Veja, você tem todo o direito de duvidar da fonte do Dudu e dizer que a informação está errada, mas chamar de especulação é um desrespeito tão grande. Especulação significa: Análise ou pesquisa teórica sem fundamentos empíricos; que se baseia, geralmente, no raciocínio abstrato. Ou seja você está acusando o Dudu de inventar sem nenhuma base.

    Mesmo que o Dudu esteja errado, a fonte dele pode ser a causa e tenho certeza que ele seria o primeiro a se desculpar. Ainda sim, fonte com “defeito” não é especulação, é má fonte de informação e ele devia filtrar melhor (assumindo que esteja errado).

    “Claro que não vale daqui a 1, 2 anos eles lançarem e disseram que estava certo. Não estava, não há negociação sequer hoje.”
    E ontem? Você espera que se o mangá for lançado nos próximos anos, o Dudu tenha acertado obra e editora na mais absoluta sorte? Essa é a lógica? Acertaram Densha Otoko + JBC na sorte, acertaram Nura + JBC na sorte, acerdaram Kingdom Hearts + Abril na sorte. Essas pessoas precisam urgentemente jogar na loteria.

    “Assim fica fácil acertar se vão lançar um manga por aqui, é só dizer que vão e esperar.”
    Ah, é mesmo? Por favor, quero a lista completa dos próximos lançamentos segmentados por editora da Nova Sampa, Panini, JBC e NewPOP. Mas falando sério, existe mais de 96.950 mangás, você está me dizendo que é só esperar e todos eles serão lançados no Brasil? Nunca ouvi tamanho absurdo. Lançando 50 novos volumes ao mês demoraria 161 anos para lançar o volume 1 de todas as séries, só o volume 1. É impossivel, IMPOSSÍVEL, dizer qualquer título e tê-lo lançado no Brasil.

    Você pode até argumentar que existe uma lista de “prováveis” (isso sim é especulação), mas também existem vários improváveis que saíram no Brasil. E assumir lançamentos baseado em autores é outro absurdo. Editoras vivem disputando autores, o caso mais óbvio é a CLAMP. Então me falha ver como é tão fácil e óbvio assim.

    Sinceramente sempre acompanhei o site, mas dessa vez foi triste. Não o post em si, mas os comentários absurdos que revelam uma falta de conhecimento inadmissível para alguém que “trabalha” com isso há anos.

    1. Allena, primeiro gostaria de agradecer pela confiança depositada em mim, afinal, se há decepção é porque estive fazendo um trabalho que você julgava bom e é sempre isso que tento fazer, agradar os leitores com informações embasadas, assim como afirmei no post.

      Seu comentário é bem sensato em considerar que a própria informação do Dudu possa estar errada, já que a fonte usada para obter a informação pode ter passado algo errôneo para ele. Não vou me alongar em alguns partes do seu comentário quando fala sobre a questão de lançamentos pois, sim, concordo que as coisas não são assinadas e saem no dia seguinte. Acredito não ter passado essa imagem no meu post ou nos comentários, se sim, erro meu que reconheço.

      Agora, o que você mais questiona é quanto ao meu uso da palavra “especulação”. Vou pedir para que você primeiramente retorne ao post para perceber que em nenhum momento eu sequer cheguei perto de afirmar isso. Veja bem, minha afirmação na verdade foi “…teve suas fontes que passaram essa informação…”. Nunca vou achar que o Dudu criou a notícia sem nada que o dissesse que ela procede (infelizmente não procede, mas essa é outra discussão), respeito ele, acompanho tanto seus posts no JBox quanto no Post Animem.

      Agora, peço que volte para o lugar onde usei a expressão “especulação”. Ela foi usada em resposta a uma leitor que comentou “Será lançada pela JBC sim, mas possivelmente no ano que vem”. Quando falei sobre especulação estava me referindo unicamente a esse leitor que especulou que o manga possivelmente saia ano que vem, afirmando que o licenciamento da obra nesse momento é real. Perceba que nos outros comentários que respondi passei longe de acusar o Dudu de especular, justamente porque o único que me fez falar sobre isso foi o “Anonymous Gourmet”.

      Entendo a razão da sua revolta, mas acredito que tenha havido uma confusão da sua parte que espero ter esclarecido.

      Gyabbo!

      1. Gyabbo, queria ressaltar que não estou falando do post, seu post está sensato e correto em todos os âmbitos.

        Se foi isso mesmo que quis dizer com especulação, eu quem interpretei errado e peço desculpas por (70%?) do comentário. Mas “Assim fica fácil acertar se vão lançar um manga por aqui, é só dizer que vão e esperar” foi dose de engolir.

        Obrigada pela resposta.

      2. Gyabbo, queria ressaltar que não estou falando do post, seu post está sensato e correto em todos os âmbitos.

        Se foi isso mesmo que quis dizer com especulação, eu quem interpretei errado e peço desculpas por (70%?) do comentário. Mas “Assim fica fácil acertar se vão lançar um manga por aqui, é só dizer que vão e esperar” foi dose de engolir.

        Obrigada pela resposta.

        1. Fico feliz que tenhamos conseguido clarificar essa questão. De fato, eu deveria ter sido mais claro ao responder o “Anonymous Gourmet” para não dar brecha a esse outro entendimento. Apesar de toda minha resposta se referir única e exclusivamente para o comentarista, acabei sendo um pouco vago, reconheço meu erro nessa questão.

          Agradeço a possibilidade de diálogo,

          Gyabbo!

  6. Jbox divulga uma notícia sobre a JBC. O portal Genkidama inteiro corre para dizer que é mentira e desqualifica o trabalho do JBox. Leo Kitsune trabalha na JBC. E considerando que a Jbox sempre acertou em seus “furos” sobre os lançamentos da empresa, acho que está claro quem está certo.

    1. Acho que você está no site (e portal) errado, “Foragenkidama”. Em nenhum momento busquei desqualificar o trabalho do JBox, se você ler o post e os comentários sem a intenção prévia e fixa de criticar dessa forma vai ver que isso nunca aconteceu aqui.

      Quanto à questão do manga do Steve Jobs, continuo firme na minha posição de que, infelizmente, a informação passada foi errada, não existe nada – hoje – relacionado à JBC sobre ele.

      Gyabbo!

Deixe sua opinião