Hayao Miyazaki e Katsuhiro Otomo são premiados no Annie 2014

Faltando exatamente um mês para acontecer o Oscar, na madrugada desse domingo (02/02/14) foi realizado o 41º Annie Awards, popularmente conhecido como o “Oscar da animação”. E é claro que tivemos alguns mestres dos animes entre os premiados, confira!

Entre todas as categorias tivemos quatro indicações e um prêmio especial para diretores e filmes japoneses animados. Na categoria principal de “Melhor Longa-metragem de Animação” a última obra do mestre Hayao Miyazaki, Vidas ao Vento – The Wind Rises, concorreu com A letter to Momo de Hiroyuki Okiura, obra do estúdio Production I.G. No entanto, mesmo com dois animes concorrendo nenhum deles levou a premiação, esta ficando com Frozen do estúdio Disney.

Porém, na categoria de “Escrita em uma Produção de Longa-metragem (basicamente um prêmio para o melhor roteirista) o prêmio foi dado para Miyazaki pelo filme Vidas ao Vento (que por sinal chega ao Brasil no dia 28/02, já conferiram a bela notícia AQUI?), sendo que o mesmo – ou algum representante – não estava lá para recebe-lo. Ainda pelo filme do estúdio Ghibli, Kitaro Kosaka concorreu e perdeu na categoria “Animação de Personagem em Longa-metragem”

BfcbCusCEAAi61t

Créditos da foto para David Pimentel – https://twitter.com/Drawingsdp

Por último, Katsuhiro Otomo, conhecido principalmente pelo filme Akira, responsável em muito pela popularização dos animes no ocidente e pela desmistificação da animação como uma mídia voltada apenas para o público infantil, recebeu o “Winsor McCay Award”, prêmio dado como reconhecimento às contribuições de uma pessoa à animação mundial. Antes dele o próprio Miyazaki já havia recebido esse prêmio em 1998 e o mestre Osamu Tezuka em 1990. Podemos dizer que Otomo está bem acompanhado, não? É bom lembrar que Otomo recebeu em 2005 a condecoração do governo francês com o título de “Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras” e em 2013 a “Medalha de Honra Púrpura” do governo japonês por sua contribuição no desenvolvimento artístico do país.

Apesar de não ter levado o prêmio máximo do Annie é muito bom ver Hayao Miyazaki e Katsuhiro Otomo serem reconhecidos em uma das mais importantes premiações, principalmente em uma voltada exclusivamente para o mundo das animações.

Resta agora o Oscar em fevereiro para fechar com chave de ouro a carreira de Miyazaki. Não que ele precise provar nada a ninguém, mas uma estatueta a mais não faz mal a ninguém, certo?

Fontes: Cartoon Brew | Site oficial do Annie Awards | Los Angeles Times

Agradecimentos especiais à leitora e amiga Lais pela dica da premiação.

Faltando exatamente um mês para acontecer o Oscar, na madrugada […]

2 thoughts on “Hayao Miyazaki e Katsuhiro Otomo são premiados no Annie 2014”

  1. Não acredito que Miyazaki ganhe o Oscar. Não vi ainda o anime, mas independente disso, o pessoal da Academia vai acabar premiando um outro filme qualquer. Afinal, estamos falando de um filme sobre o criador do Zero, avião que tocou o terror nos americanos no Pacífico.

  2. Cara, se Frozzen ganhou, eu acredito q tenha sido pelo fato de ser uma animação 3D e pelos personagens, q eram realmente bem cativantes. Eu não achei o roteiro lá essas coisas e achei bem corrido por sinal. Eu curti o filme, até me emocionei mas acho q ganhar o Oscar já é demais. Enfim, eu ainda não vi Vidas ao Vento para comparar, o negócio é esperar..

Deixe sua opinião