5 anos de Gyabbo! – Um novo começo

Meia década dando voltas no mundo dos animes e mangas!

Hoje, dia 18/01/2014, o Gyabbo! completa um ciclo muito especial, afinal estamos comemorando nada menos do que cinco anos de existência, uma marca por si só incrível, mas que aumenta de importância quando falamos de um blog brasileiro sobre animes e mangas.

Confira também:

Digo isso porque durante todos esses anos à frente do blog vi muitos outros surgirem, alguns brilhando com mais ou menos intensidade, e muitos outros acabarem. Por mais que seja fantástico ter seu próprio espaço na internet para colocar suas ideias sobre aquilo que você tanto gosta, mesmo para quem faz um conteúdo de qualidade, a vida uma hora ou outra vai te puxar de lado e questionar se você quer mesmo continuar com isso.

Sendo mais sincero do que eu próprio gostaria, esse quinto ano do Gyabbo! foi o mais difícil para mim. Começamos 2013 com o blog parado em razão da minha mudança de residência, foram dois meses vendo os acessos caírem, comentários minguarem e as pessoas questionarem sem pode fazer muita coisa. Mas isso realmente não foi nada perto do que viria a seguir. No primeiro trimestre do ano passado eu estava finalizando a faculdade e as coisas não estavam dando muito certo com a minha pesquisa. Os prazos iam apertando, eu comecei a ficar meio desesperado preocupado e muitas vezes pensei em no mínimo anunciar uma pausa no blog para que me focasse apenas naquilo.

Não o fiz, sempre pensando em todo trabalho realizado até ali, não queria perder algo tão importante para mim assim. Eu precisava ser mais forte. Acabou que com muito sofrimento eu consegui me formar em Psicologia e quando achei que teria um tempo de calmaria para pensar apenas nas coisas não acadêmicas e consecutivamente ter um tempo para explorar todas as ideias que tenho para posts, eventos, parcerias, veio a seleção do mestrado logo em seguida. Apesar de ter conseguido mais uma vez passar por essa fase de aperto sem parar o blog, os auto-questionamentos aumentaram, afinal, se ali a situação já estava complicada o que seria quando as aulas começassem?

Sendo muito sincero, o Gyabbo! chegou muito perto de não ver esse quinto aniversário chegar.

Não gostar de expor muito essas coisas, mas como a data pede, é preciso que vocês, leitores, saibam o quanto de sacrifício existe para manter o blog atualizado, trazendo notícias frescas e com credibilidade. Pensar em novas ideias para desenvolver projetos, criar e manter contatos cada vez mais profissionais com empresas desse ramo. Pesquisar, pensar, refletir, escrever, criar. Hoje o blog me consome tão quanto um trabalho formal faria sem que eu receba nada em troca. Nada financeiro pelo menos.

Não quero aqui que vocês tenham pena de mim, talvez essa seja a primeira e última vez que vocês irão me ver falando coisas assim tão abertamente por aqui, mas quero que vocês entendam que se eu consegui manter o Gyabbo! durante momentos tão difíceis (e atualmente as coisas estão ficando ainda mais complicadas) não foi porque quero manter meu orgulho de ter um site bem reconhecido no meio, ou mesmo pelo simples fato de gostar de escrever aqui – algo que eu amo -, o que manteve o blog aberto e muito ativo durante esses tempos foi ver através do número de views, dos comentários, dos likes, dos compartilhamentos, dos RTs, das conversas sobre os posts e por um tanto de outras formas que vocês adotaram o Gyabbo! como o site de vocês, onde depositam seu tempo, sua confiança, seu entretenimento, seu carinho.

Nesse aniversário de cinco anos eu quero apenas agradecer a cada um dos leitores do blog – mesmo os haters -, as pessoas que escreveram textos aqui, especialmente nossos colunistas, nossos parceiros, o Portal Genkidama e toda blogosfera de animes e mangas do Brasil que, apesar de tudo ir contra, me dão forças para continuar “lutando a boa luta”.

Como diz o título desse post, essa data marca um novo começo para o blog. Não somente pelo seu visual diferente, mas também pela renovação completa do meu espírito de blogueiro. Por mais clichê que seja, essa é apenas o começo e logo, logo estaremos chegando aos 10 anos dando voltas no mundo dos animes e mangas.

Vocês estarão comigo?

Fala da nossa colunista Gabriela N. sobre o aniversário do blog:

Hey! Hoje é aniversário de 5 anos do Gyabbo!!! Pode até parecer pouco, mas se pensarmos bem, cinco anos é muita coisa, ainda mais para um blog em tempos onde o acesso à internet é bastante amplo e praticamente qualquer pessoa pode criar o seu veículo. Mas o Gyabbo! nunca foi qualquer blog. É difícil mensurar em palavras o que o diferencia dos demais, talvez seja um cuidado extra na hora de expressar opiniões, o compromisso com a credibilidade das informações… A questão é que o blog é bom naquele nível de coisas que não conseguimos definir e convencionou-se dizer que possuem o tal do “je ne sais quoi”.

E eu, que era leitora e fã, fiquei bastante chocada quando recebi o convite do Denys para me juntar à equipe. A partir daquele momento eu passaria a produzir conteúdos dos quais até então era mera consumidora. Na verdade esse pensamento até hoje me dá um friozinho na barriga… Mas a humanidade não chegou até aqui evitando esse tipo de sentimento, na verdade as pessoas pagam por isso e enfrentam filas quilométricas pra despencar na montanha russa do parque. O que é um jeito comprido de dizer que para mim escrever para o Gyabbo! é uma das maiores diversões da Terra.

Agradeço ao Denys por ter me dado a oportunidade de escrever minha cara Coluna Hanyan (que não acabou, gente! Ela apenas está enfrentando uma fase não-declarada de hiatus…) e agradeço mais ainda pelo incrível grupo de leitores que o blog tem, porque falar sozinho pode ser muito triste e falar pra um público maravilhoso como vocês não pode ser descrito como nada menos que um privilégio. Espero que nos encontremos mais vezes em breve e que esses cinco anos sejam apenas os primeiros da história do Gyabbo!

Meia década dando voltas no mundo dos animes e mangas! […]

21 thoughts on “5 anos de Gyabbo! – Um novo começo”

    1. Muito obrigado pelos parabéns e por acompanhar o blog há tanto tempo, espero que continue por aqui! E claro, se puder comentar mais vezes isso me daria mais ânimo ainda para continuar =)

      Gyabbo!

  1. Muito bonito esse seu depoimento, Denys, dá pra notar o fogo ainda ardendo dentro de ti e acho que isso é o essencial para se continuar blogando. Claro que o número de views, comentários, enfim, feedback, são importantíssimos, mas eles não seriam o suficiente sozinhos. Manter um complicado e é engraçado, porque quanto mais tempo de blogging, mas complicado fica. É como se fosse um game, onde várias fases fossem a exata representação da vida. E é bem isso, ne? O blogging, geralmente, começa com você ainda novo e com bastante tempo sobrando e vai crescendo junto com você, até começar a ocorrer conflitos de interesse. E quanto mais tempo, mais apego temos (ou pelo menos, enquanto haver aquela fagulha dentro do peito). XD

    Parabéns Denys e a todos que colaboraram e colaboram com o Gyabbo. Espero ver o blog à toda novamente, porque sempre gostei daqui.

  2. Parabéns pelos 5 anos, Gyabbo!
    É muito bonito ver toda a sua dedicação para com o blog, isso reflete e muito na qualidade dele! E que venham os 10 anos =)

  3. Meus parabéns, meu caro! E muitos, toma aqui! *joga uma caixa enorme pro Denys*

    Se tem uma coisa na qual eu acredito firmemente, é a de que o futuro está aqui, na internet. E uma dia, que é bem capaz de não demorar para chegar, muito blogueiro vai poder ter sua merecida recompensa financeira e poderão viver de seus posts. Claro que dinheiro não é a solução de todos os problemas, mas, além de desejar que este dia chegue para você, saiba também que ele só virá porque você e muitos outros estiveram aqui, ralando, escrevendo, amando o que fazem, trazendo conteúdos que valem (e muito) a pena. Saiba que seu trabalho tem uma importância muito maior do que você imagina, talvez até do que eu mesma imagine. Muito obrigado por isso!

    E que venham os 10 anos, poxa! Se bem que o do Carlírio vai completar isso tudo antes e… O que isso tem a ver, hein, Ju?

    Gabriela N. , sua fofa! Saudades da Coluna Hanyan!

    1. ô Juliana! Obrigada!! A coluna voltará, também to com saudades dela! Mas dá trabalho escrever a bendita e tem me faltado tempo. Mas obrigada pelo carinho!

  4. Parabéns pela comemoração! 5 anos não é pouca coisa! Principalmente para um trabalho voluntário que toma tempo e tem pouco retorno material. Só quem tem um projeto similar sabe como não é fácil dedicar tanta atenção e esforço assim, e só quem é recompensado (nem sempre materialmente) sabe o gás que isso dá.

    De qualquer forma, parabéns por se manter firme e forte com seu conteúdo. Não comento muito mas sempre passo por aqui pra ver o que está rolando!
    E espero também o retorno dos textos da Gabriela, essa sumida! (E diria que os do Judeu também, mas quero mais é que ele produza pro futuro blog unificado nosso, perdeu, Denys!)

  5. Saudações

    O que tu passou ano passado com o Gyabbo! passei em 2009 com o NETOIN!, nobre amigo.
    Estive muito próximo, naquele ano, de encerrar as atividades do blog…
    O que me impulsionou a não fazê-lo, na ocasião, foram alguns comentários que recebi de pessoas cujos nomes não citarei, mas que fizeram toda a diferença na época.

    Por estas e outras razões que quando surge um novo blogueiro na área e este pede por ajuda, dou a amão amiga pela causa. Quando um blogueiro mais antigo também solicita algo, ajudo igualitariamente.
    Também não peço por recompensas, mas vejo que a decisão de não ter parado de blogar na ocasião foi a mais sensata possível…

    Siga em frente, Denys, muito embora deverá chegar chegar o dia para uma decisão franca e aberta.
    Utilize o seu espírito combativo e leve o Gyabbo! até onde seja possível chegar com ele…

    Acha que me esqueço do post número #200 da história do meu site, em 2009, que foi quando apresentei a parceria com o vosso blog (início daquele ano, inclusive, poucas semanas após tu ter iniciado os seus trabalhos)? Isto tem muita representatividade, nobre. Caráter e respeito lado a lado!^^

    Parabéns pelos cinco anos!
    E siga em frente, agora e sempre.

    Sucesso.^^

    Até mais!

  6. Parabéns pelos cinco anos de aloito. LOL Também faço psicologia, ainda n terminei, mas sei como é sinistro dar conta de tudo, isso por que não tenho nenhum blog pra manter. :)
    Enfim, força meu jovem, a vida ainda vai tentar dar gg em vc várias e várias vezes, espero que seja forte e continue caminhando e cantando seguindo a canção :)

  7. 5 anos? Já? Meu Deus, tô velha aheiuahuiehaiuehuiaheuh

    Parabéns pelo sucesso, Denys e restante da equipe! E podem ter certeza de que, apesar de eu não comentar quase nunca por aqui (acabo sendo mais ativa no FB), o feed de você é um dos que eu leio religiosamente no meu reader.

    Então vocês têm, pelo menos, uma leitora cativa!

    E que venham os próximos 5 anos! :D

  8. Há pouco tempo é que descobri o Gyabbo (por volta de um ano) e me admirei com a qualidade e certa regularidade em transmitir informações coerentes e relevantes do mundo dos animês/mangás! Admiro muito sua dedicação! Parabéns pelos 5 anos e que esses 5 chamem mais 5 e estaremos juntos aí pra te apoiar! Não pare!

  9. Weeee!
    Parabéns por esses 5 anos e pelo voto de renovação por mais 10!
    Terminar mais um ciclo na nossa vida é sempre turbulento… E só qnd temos paixão por algo conseguimos manter em pé, mesmo cambaleante.
    Boa sorte com td aí! ^^~

Deixe sua opinião