Yowamushi Pedal – Primeiras impressões

Yowamushi Pedal LogoVamos começar a corrida dos animes da temporada de outono 2013 com Yowamushi Pedal!

Baseado em um manga publicado desde 2008 nas páginas da revista Akita Shonen do autor Wataru Watanabe contando com 28 volumes encadernados até o momento, Yowamushi Pedal é um slice of life esportivo sobre ciclismo onde acompanharemos o literalmente pequeno otaku Sakamichi Onoda.

Onoda é um grande fã de animes e frequentador assíduo do famoso bairro de eletrônicos e otakices, Akihabara. Para ter um dinheiro extra e poder comprar mais goodies das suas obras favoritas o garoto não usa o metrô, preferindo andar 45 quilômetros em sua bicicleta, daquelas bem normais, tem nem marcha, até o bairro e economizar mais.

Yowamushi Pedal - 01 - Large 33Apesar de sua grande paixão pelos animes, Onoda nunca teve um grupo de amigos com quem pudesse conversar sobre essas coisas (deixa ele entrar na faculdade, já pode ir para o Genshiken) e a ida para uma nova escola no ensino médio era sua grande esperança, mas infelizmente por falta de membros o clube local sobre animes e mangas acaba de ser fechado.

Não se dando por vencido e buscando realizar seu grande sonho de ter uma turma com quem pudesse passar suas tardes tranquilamente andando por Akiba, Onoda começa a espalhar cartazes para tentar convencer outras pessoas a entrar no clube enquanto usa sua bicicleta simples para ir e voltar, o que acaba chamando atenção dos membros do clube de ciclismo, especialmente o também novato na escola, mas um grande expoente do esporte em sua categoria, Shunsuke Imaizumi, que não consegue entender como o garoto franzino consegue fazer coisas impressionantes sem nem uma bicicleta profissional.

Yowamushi Pedal - 01 - Large 15Apesar de ter me impressionado e gostado muito do que vi no primeiro episódio de Kill la Kill (aguardem pelo seu post de primeiras impressões aqui a partir do segundo episódio), Yowamushi Pedal foi de longe minha estreia favorita dessa nova temporada, muito em razão se seu protagonista.

Onoda não é o típico protagonista de anime esportivo que é ultra esforçado e que ama aquilo que faz, tendo uma grande meta na vida. Definitivamente não. O garoto só quer ter uma vida tranquila com alguns amigos com quem possa falar do seu hobby. É atrapalhado, tem uma certa dificuldade em se relacionar com as outras pessoas “normais”, mas nada a um nível mais absurdo, muito longe dos próprios membros de Genshiken que citei lá em cima.

Yowamushi Pedal - 01 - Large 27A verdade é que Onoda é um personagem honesto, sem grande estereótipos forçados (com exceção do fato dele ter um imenso potencial desconhecido dentro de si, o que fica difícil de não ser comparado com Hajime no Ippo, de onde Pedal deve beber muito), não se acha, mas também não se humilha. Experimente ver o anime e perceberá como ele possui um carisma natural, formando um identificação quase que instantânea com o espectador (eu mais ainda pois lembrei da época em que deixava de pegar ônibus só pra economizar uma grana e comprar mais mangas depois do cursinho de inglês).

No entanto, mais do que um ótimo protagonista, Yowamushi Pedal tem um acabamento técnico invejável, com traços e cores bem definidas, ajudando a criar a interessante atmosfera onde o ciclismo é o esporte mais interessante do mundo. Sua animação está acima da média padrão e mesmo o CG é bem mesclado com o resto, criando uma obra gostosa de se ver.

Yowamushi Pedal - 01 - Large 32Apesar do foco principal em Onoda e em Shunsuke Imaizumi como falado anteriormente, o diretor Osamu Nabeshima foi muito feliz em apresentar rapidamente o resto do elenco principal – no caso os outros membros do clube de ciclismo -, dando suas principais características, mas nos deixando na curiosidade de conhece-los melhor.

7imq9r4r4r4rvgh copy copy

Equilibrando bem entre uma divertida comédia sem exageros e a garra de ser melhor em um esporte, Yowamushi Pedal conseguiu deixar ótimas primeiras impressões em mim e certamente é uma das obras para se estar de olho nesse outono!

Você pode ver o Yowamushi Pedal com legendas em português de forma oficial no Crunchyroll.

Yowamushi Pedal - 01 - Large 03 Yowamushi Pedal - 01 - Large 21Yowamushi Pedal - 01 - Large 19

Vamos começar a corrida dos animes da temporada de outono […]

19 thoughts on “Yowamushi Pedal – Primeiras impressões”

  1. ALGUÉM CURTIU YOWAMUSHI *ABRAÇA*
    Apesar de que achei a adaptação meio genérica. Podia ter ficado melhor, mas como o original também é bom, o resultado é positivo.

  2. Finalmente alguém que se afeiçoou a Yowamushi mais do que Kill La Kill. Foi minha estreia favorita também, e olha que eu não sou nada ligado a esportes

  3. Gostei do animê por ele ter um ritmo lento e legal, onde dá para entender tudo o que vai acontecer até o final só pelas cenas iniciais. Character design estranho e personagens que não combinam um com o outro, o que deixou eles bem caricatos, mas isso é uma coisa boa em Pedal. Tudo meio exagerado e simples. Não vou acompanhar por ser uma adaptação incompleta, e, neste caso, gostaria que fosse menos aleatório, visto que é tudo tão óbvio. De qualquer forma, a direção é despreocupada e a animação é bem ruim, vamos lá, não precisamos forçar – não que eu me preocupe, mas é a verdade.

  4. Muito hilário, adorei o primeiro episódio! Personagens interessantes, ritmo bom, humor bem trabalhado – o Onoda cantando “Hime, hime” me fez gargalhar.

    Com certeza vou acompanhar Yowamushi!

Deixe sua opinião