Kill la Kill e o hype – Prometeu tem que cumprir?

Kill-la-killHype: Publicidade ou promoção intensa e/ou exagerada. Promover ou cobrir de forma intensiva, na maior parte do tempo exagerando suas qualidades. Grande excitação por algo esperado.

Será que Kill la Kill será apenas hype?

Um dos comentários mais comuns feito pelos leitores do Gyabbo! no Guia Completo das séries de anime da temporada de Outono 2013 (clique e conheça as 45 séries que irá estrear em outubro) era que sim, eles estão esperando por Kill la Kill, muitas o colocam como um dos animes mais aguardados, no entanto, muitos afirmam que esse fenômeno se dá bem mais por um hype que pode ser questionável se depois se concretizará em uma série realmente memorável como muito se especula.

Mas afinal, de onde vem todo esse suposto hype? Kill la Kill começou a trilhar seu caminho para ser a expectativa que é hoje lá no mês demais como vocês puderam ver no parceiro de Genkidama, o blog XIL, quando saíram os primeiros comerciais. Além do nome curioso – e interessante, por que não? -, muito mais do que a história, os olhos dos fãs de anime se voltaram para a equipe técnica responsável pelo projeto e a frase que sempre seguia “Da mesma equipe de Tengen Topen Gurren Lagan“.

Reconhecido por muitos como um clássico moderno, Gurren Lagan é certamente o último trabalho de peso do consagrado estúdio GAINAX (sim, Panty & Stocking with Garterbelt pode ser muito bom, mas não vai além disso, não virou uma “obra para a eternidade”) sendo lançado no ano de 2007 e pegando de surpresa muita gente até hoje. Com o passado que a GAINAX carrega não é de se estranhar que as expectativas fossem lá para o alto quando os caras que fizeram a última grande obra dele aparecerem com um anime novo e em um estúdio que desponta como um dos que podem moldar o futuro dos animes.

Sim, sei que é precoce falar tão bem do estúdio Trigger assim quando sua primeira série de TV será justamente Kill la Kill. Mas quem um dia irá dizer que existe razão para as coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão? Depois de apresentar um charmoso e carismático OVA intitulado Little Witch Academia, que nos fez relembrar como a animação japonesa com tempo, dinheiro e focada pode fazer coisas lindas, o coração dos fãs falou mais alto, esvaziando o porquinho para financiar sua continuação, conseguindo não só alcançar a meta de $150.000, mas ir além do meio milhão (total de  $625.518) pelo carismático grupo de bruxinhas.

Para fechar, Kill la Kill mostra – pelo menos na superficialidade dos trailers apresentados – não querer reinventar a roda, com uma história simples e até mesmo clichê, mas que empolga justamente por isso e pela possibilidade de entregar exatamente aquilo que se procura em um anime assim: lutas épicas e uma animação caprichada e estilosa. Fácil. É como brigadeiro, todo mundo sabe como funciona, mas continua achando demais!

Juntando nomes antigos consagrados, nomes novos que despontam como promessas de bons dias para animação japonesa e uma história divertida temos a fórmula perfeita para um anime receber todo o hype. E como ninguém está de brincadeira, uma semana e um dia antes da série ir ao ar nas televisões japonesas o canal oficial da Aniplex US – que já garantiu o lançamento da série em DVD na América do Norte – no Youtube põe no ar um trailer de 3 minutos apresentando os personagens principais, algumas cenas de luta, a história central e algumas pontinhas de mistérios a serem reveladas nos prováveis 12 episódios que a série deverá ter, confira (com legendas em inglês):

Se Kill la Kill vai justificar todo o hype que possui hoje ou se deixará muitos decepcionados é impossível dizer agora, mas a fórmula está sendo seguida certinha, é só não queimar o brigadeiro no final. O hype pode ser construído como forma de divulgação de uma obra, mas não existe sem a adesão do público. Nesse caso uma promessa não é dívida, compra a ideia quem quiser, fazendo parte de muita graça da diversão em acompanhar animes por temporadas. Se não tiver riscos que graça tem? Agora é com você, o que está esperando de Kill la Kill?

FONTE: Anime News Network | XIL | Argama | Aniplex US

Quer saber mais dos 45 novos animes que estreiam na temporada de outono 2013 agora em outubro? Clique AQUI ou na imagem abaixo:

Guia Completo das séries de anime - Outono 2013

Hype: Publicidade ou promoção intensa e/ou exagerada. Promover ou cobrir […]

21 thoughts on “Kill la Kill e o hype – Prometeu tem que cumprir?”

  1. Acho hype válido, e o fã embarcar no trem do hype igualmente válido. O material promocional está ai para justamente atrair nossas atenções frente a tantas outra séries, a equipe do projeto é competente, e tirando os casos de propaganda enganosa (como acontece atualmente na maioria dos filmes e aconteceu recentemente – em partes – com Shingeki no Kyojin naquele trailer promocional), essa propaganda exalta as melhores qualidades e caracteristicas da obra em questão, é a partir disso que você começa a se interessar ou torcer o nariz caso não seja o tipo de coisa que não faz o seu tipo. O que esperar pelos materiais promocionais de KLK até agora e com esses nomes envolvidos? Principalmente orgasmos visuais e boas sequências de ação para quem de fato curte a animação pela a animação. Dá pra notar que o roteiro está ficando em segundo plano. Então quem procura histórias fortes, talvez não seja apanhado pela campanha do anime.

    Geralmente o problema do hype está na própria pessoa, que as vezes fantasia demais e acaba esperando algo que a obra não tinha a pretensão de oferecer. Por mim, basta se sair bem na sua proposta. Acho importante sempre que possível evitar que sua frustração pessoal eclipse a qualidade da obra, só porque não era o que você estava esperando.

  2. O que eu acho?

    Se segurem nas cadeiras, Kill La Kill é meu Royal Flush. Ele é sim um brigadeiro, mas é um brigadeiro que irá (Fazer a Erina-senpai goz..) superar todos os brigadeiros que sua vó já fez.

    Shingeki, aguarde… Aguarde…

    (Se eu quebrar a cara, chamem a ambulância T-T)

    Minha aposta é: Anime da geração. *-* *-* *-* E sim, meu argumento simplesmente é: Gurren Lagann. (Ok, deixe o numero da ambulância aí do lado, os riscos aumentaram. Deixe o da funeraria por preocaução.)

  3. Estou com mais expectativa não pelo anime em si, mas pelo modo que ele vai “chacoalhar” o mundo dos animes. Quero ver a proeza de fazer muitos blogs dessa área, fóruns, etc comentando seja positivamente ou negativamente sobre a série, derrubar a popularidade de snk, mesmo que seja uma surpresa, uma decepção, será um BUM! Enfim, vai ser engraçado acompanhar isso, pelo menos eu acho.

    Agora, o hype pela série em si se deve mais por Gurren Lagann e LWA, a animação desse último foi eye candy, embora KLK tenha a animação de um anime de 2007, o que me decepcionou um pouco, mas o resto deve compensar.

  4. Olha só vou dizer, uma coisa. Um rápido testemunho.

    Quando assisti Gurren Lagan, me lembro que eu procurava algo novo, eu estava um pouco entediado com a mesmice e li em algum blog a recomendação dessa série. Só sei que assisti o 1º episódio e pensei, “poxa, que história interessante!” Daí em diante, foi um capítulo melhor que o outro, o anime se amarrava de uma forma tão completa que não tinha como não acompanhar. Pra mim, é sim, um dos melhores animes que vi, sem exageros.

    Posto isso, e voltando a discussão do post, não há exagero no hype! O estúdio merece a atenção dada à obra, como outros merecerão depois deste ano bem movimentado. Se a expectativa vai ser alcançada ou até superada, nem cabe pensar agora, deixemos os dados rolarem e boa sorte ao Kill la Kill!

  5. Essa presidente parece o Rossiu do Tengen Toppa Gurren Lagann…
    Estou torcendo para que esse anime seja épico pra acalmar a fama de Shingeki…. PORQUE JÁ CHEGA DE SNK, NÉ?

    1. A Ideologia dela me lembrou o Lorde Genome de TTGL: “Nós seremos aqueles que farão um novo caminho para a humanidade.” Eita, foi quase um spoiler pra quem ainda não assistiu TTGL o/.
      Mas olhando bem, tem muitos elementos semelhantes a TTGL, até a questão do “se juntar para ficar mais forte” está presente, os quatro lacaios do vilão etc.

  6. Esperava mais da animação,mais isso não tira pontos do anime, eles estão mais focado s nas cenas de ação, o grande Hype talvez se já por causa da Gainax ao ver todos os trailers, Kill La Kill na minha opinião vai ser muito bom(se pá vai ser um dos melhores, da temporada se não o melhor.) mais nada de exagero, como “Anime da Geração” ou ”Anime do Ano” duvido muito ele bater, a fama de Shingeki No Kyojin e vendas.

  7. Concordo com a opinião da Roberta. No mais, eu não assisti Gurren Lagann nem sou fanática por qualidade de animação, então não estou tão no hype como o resto do mundo. Pelo que eu vi dos trailers, a história parece ter um “clima” estilo JoJo (ação + situações absurdas, a ponto de serem involuntariamente engraçadas). Estou esperando por cenas de ação bonitas e umas boas risadas, =).

  8. Acho que minha opinião para hypes, polêmicas e bate bocas é a mesma: só fiquem quietos e assistam. Ou não assistem. A escolha é de vocês.

      1. Acho que a Jéssica se refere mais às pessoas que fazem discussões do tipo “o anime X é o melhor anime do mundo, e se você acha o contrário está errado!”, ou “O anime Y é um lixo, só retardado gosta dessa coisa!”. Discutir com argumentos é sempre um exercício válido, mas discutir na base do “eu gosto então é bom, eu não gosto então é ruim” é perda de tempo mesmo. Da mesma maneira que tentar assistir um anime que, embora possa ser bom no que se propõe, não é de um gênero/tema que te agrada. Sobre o hype, é como ela mesma disse: primeiro, cabe a nós decidir se a série nos interessa a ponto de darmos uma chance. Depois disso, só assistindo para saber se gostaremos dela ou não. Você pode até usar informações prévias sobre a série para decidir se vale a pena tentar ou não, mas ficar criando expectativas, sejam elas boas ou ruins, não leva a nada no final das contas.

  9. Particularmente, não quero julgar se o hype das pessoas é válido ou não, em relação a KlK, mas quero questionar o quanto as pessoas estão realmente hypando a obra e o quanto outras pessoas estão replicando essa exaltação. Se fosse para obrigatoriamente me encaixar em um dos dois grupos, me encaixaria no segundo. Não estou esperando tanto assim por Kill la Kill, mas ainda assim está no topo da minha lista de apostas. Estou curioso, gostei muito da animação e sempre que sai uma notícia nova, eu corro atrás. Fui pego pelo hype, mas isso não partiu de mim. E o RenanSHQ parece estar na mesma situação. Disse que só assistiria porque foi pego pelos comentários a fora. Então, independente da qualidade de Gurren Lagann e da competência de sua equipe de produção (até porque só vim a começar a me aprofundar nos animes há 2 anos e meio e ainda não assisti à série), queria realmente saber quantos desses comentários partem de pessoas que conhecem a equipe e quantos partem de replicadores de conteúdo. E mais, quantas das pessoas que assistirão a KlK o farão por confiança na equipe de TTGL e quantas foram pegas pela maré (eu fui pego, admito).

    Quanto a hype e não ao hype -de KlK-. É sempre perigoso. Esperar de mais de qualquer coisa é perigoso. Acho válido “hypar”, mas que isso não comprometa a experiência da pessoa que o faz e que também não o faça julgar mal a obra.

    OFFTOPIC: Legião Urbana sempre me lembra a primeira vez que saí com a minha ex-namorada. Depois que você, Denys, referenciou a banda, tive que voltar para continuar a ler o artigo outro dia. So sad about it :/

  10. so espero dese anime, lutas fodas personagens fodois ( e carismáticos) trilha sonora empolgante e fácil de canta nas horas das habilidades supremas cheias de explosões lus . não precisa de mais nada

  11. Eu apenas gostaria de saber porque as pessoas ignoram a existência de Inferno Cop, que, na minha opinião, é deveras superior a Little Witch Academia. Além de ter sido o anime salvador da temporada de Inverno deste ano…

  12. serio eu nem ligo pra hype . so me importo se for bom se me conquistar beleza ,agora se for uma merda [o q eh algo q nao espero pelas pessoas q o fizeram] vo deixar de mao e pronto simples . so por isso eu nao vou me matar nem xingar muito no tweeter srsrrsrsrsr

  13. Mermão, sei lá, sempre q vejo vídeos desse anime meu cérebro só consegue pensar: “que tosco!”

    Não, sério, Eu gostaria muito de quebrar a cara, mas aparentemente esse KlK será daqueles animes q todo mundo gosta mas eu fico boiando tentando entender porquê, tipo SAO [vixi, depois dessa o Rafael me mata… :P].

    PS: bom de qualquer maneira vou assistir o primeiro ep pra ver se a história tem pé ou cabeça… :P

  14. Eu ainda não vi Little Witch Academy e tô no enrolation para ver TTGL, mas por comentários e reviews da corrente de reviews percebi que TTGL é tipo uma montanha russa em questão de enredo. Mas mesmo assim esse anime eu vou acompanhar, dentre outros dessa nova temporada em contraste a essa que tá acabando agora, que eu assisti só Watamote e Gin no Saji. Eu sei qual é a proposta desse anime e espero que não me de a sensação de ver Transformers e sim de ver JoJo ou o Hunter x Hunter: Chimera Ants.

  15. Vi a imagem q vc publicou no post anterior e achei super interessante, pensei: putz! esse anime parece q vai ser bom, diferente do mais do mesmo. Afinal, não é td dia q a protagonista parece um Vegeta de saia.
    But… agora q vi o trailer, brochei…

    Se isso daí for um brigadeiro, é daqueles de lata (pior é q há quem goste…). #prontofalei

Deixe sua opinião