Tokiwa-so – O lendário prédio de Osamu Tezuka volta em Quioto

Tokiwa-so-Kyoto-MangaInspirado no lendário apartamento que reuniu o deus do manga e vários outros gênios, surge a Kyoto Daiichi Tokiwa-so.

Quando falamos da produção de mangas hoje em dia a principal imagem que nos vem à mente é a de um autor principal desenhando, em cima de uma escrivaninha atulhada de coisas, suas próprias ideias que foram maturadas a partir da ajuda de um editor que o cobra para entregar o trabalho dentro de um prazo apertado e para isso contrata alguns assistentes que possam acelerar o processo sem perder a qualidade e originalidade do que esse autor quer passar.

Se é assim que entendemos o que é fazer manga, ainda que em um sentido bem senso comum, devemos ter em mente as raízes desse processo que muito se relacionam com a um lendário apartamento na Tóquio dos anos 50 onde o deus dos mangas, Osamu Tezuka, reuniu vários artistas para literalmente morar ao redor de suas obras.

33_bigConhecida como Tokiwa-So, a construção de dois andares basicamente de madeira foi criada em 1953 e teve como principal morador Osamu Tezuka que reuniu outros artistas que, se na época eram desconhecidos amantes das histórias em quadrinhos, hoje são considerados verdadeiras lendas – Fujiko Fujio, Fujio Akatsuka, Shotaro Ishinomori são apenas alguns exemplos.

Dentro desse espaço o espaço de trabalho, o pessoal e o social se misturavam quando os artistas se reuniam, trocavam ideias, falavam de garotas, ajudavam uns aos outros, invejavam e comemoravam o sucesso alheio. Nas palavras de Fujiko Fujio em entrevista para a Jump Square em 2008: “Fui encorajado por todos os amigos que lutavam ao meu redor”.

O Tokiwa-So foi pioneiro no sistema que conhecemos hoje; como os autores viviam pelo e para o manga, publicavam em múltiplas revistas e chegavam a níveis de produção que hoje fariam até um Eiichiro Oda tremer era necessário ter assistentes que aproveitam o espaço e o trabalho para lapidar suas próprias habilidades para mais tarde serem eles próprios os autores a brilhar.

25_bigÉ com esse ideia de possibilitar um espaço de trabalho colaborativo para novos autores de mangas poderem crescer e produzir grandes obras que a prefeitura de Quioto inaugurou recentemente sua própria Tokiwa-So, nomeada “Kyoto Daiichi Tokiwa-so” (que ilustra esse post na primeira imagem), algo como “A primeira Tokiwa-so de Tóquio” através de investimentos públicos que alcançam mais de R$300.000 um espaço que irá permitir o crescimento de, talvez, novos gênios da arte sequencial japonesa.

Para isso eles pagarão por volta de $450 por mês em um aluguel que inclui eletricidade, água, gás e internet, cozinha e banheiro compartilhado, além da assessoria da empresa NEWVERY que além de cuidar do lugar, também fará conexões desses novos autores com profissionais da área e editoras onde possam possivelmente publicar.

Aqueles que gostariam de começar esse sonho já fizeram suas inscrições e três estão esperando uma entrevista final para saberem se serão escolhidos e poderão se mudar. Dois deles recentemente visitaram o lugar e tem nas suas falas a vontade de morar com pessoas que dividam o mesmo sonho de fazer bons mangas. Já há planos para construção da segunda Tokiwa-so de Quioto, dessa vez voltada para as mulheres que querem criar grandes mangas e as inscrições para elas começam já em setembro.

Que Tezuka deixou um imenso legado no mundo dos quadrinhos todos já sabem, mas será que daqui a 50 anos também olharemos para esses prédios como lugares que marcaram o mercado de mangas e produziram novas lendas? O que você acha?

FONTES: Anime News Network; The Asahi Shimbun; Tokiwa-so Street; ComiPress; XIL.

Inspirado no lendário apartamento que reuniu o deus do manga […]

2 thoughts on “Tokiwa-so – O lendário prédio de Osamu Tezuka volta em Quioto”

Deixe sua opinião