Shingeki no Kyojin 21: Todo meu ódio

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Esse post conterá todas as formas possíveis de spoilers sobre o ANIME de Shingeki no Kyojin até o episódio 21. Portanto não leia se você não assistiu a série até esse ponto. Também não serão aceitos comentários com base no manga após esse ponto ou com acontecimentos que não foram vistos no anime.

ss (2013-09-01 at 09.14.20)Se você está lendo esse texto muito provavelmente é porque acompanha Shingeki no Kyojin (ou simplesmente não se importa com spoilers e veio dar uma olhada no que anda acontecendo) e já assistiu ao mais recente episódio. Como ando muito atarefado, havia deixado alguns episódios do anime acumulados e assisti aos três últimos de uma vez só, com a empolgação crescendo cada vez mais com o desfecho da expedição em busca de uma rota até Shiganshina (ou pelo menos era isso que pensávamos, já que no fim ela se mostrou um plano para capturar um dos humanos traidores – no caso, a pessoa que consegue se transformar na Female Titan).

Isso é muito importante de ser destacado, não estou aqui por ser um hater da série, muito pelo contrário, Shingeki no Kyojin é facilmente o anime com que fico mais ansioso para assistir nesse ano e aquele que conseguiu aflorar em mim emoções e sentimentos como raiva, tristeza, empolgação, êxtase, surpresa e outros genuínos. Justamente por gostar demais do título que me senti como que traído com esse episódio 21.

Após ver o episódio fiquei com tanta raiva do que assisti que soltei um rage gigante no Twitter com as razões para tal, os quais pretendo articular e detalhar melhor nesse post.

[Commie] Shingeki no Kyojin - 19 [D8EBF253].mkv_snapshot_21.16_[2013.09.03_10.53.43]Como não quero enrolar vou direto ao ponto que me fez desgostar profundamente dos acontecimentos mostrados e consequentemente desencadeou uma série de questionamentos: Após o plano de capturar a Female Titan ter falhado pelo suposto auto-sacrifício que a mesma fez dando sua carne para os outros titãs em busca da fuga, a pessoa por trás dessa titã ataca o resto do esquadrão comandado por Levi – obrigado a repor seu suprimento de lâminas e tubos de gás por ordens de Erwin ao invés de retornar ao seu time – que fugia para ter uma boa distância entre ela e o próprio Eren que devia ser abrigado por segurança.

Leia também

Após o plano de captura do traidor falhar, Erwin percebe (ou supõe muito bem e incrivelmente acurado) que com a fumaça toda gerada pela morte do corpo da Female Titan seria fácil a pessoa por trás daquilo se infiltrar como um dos outros soldados e atacar qualquer pessoa, incluindo aí Petra, Eldo, Oluo e, obviamente, Eren, o que de fato acontece. Ainda que esse time seja considerado a elite da elite, além do ataque surpresa que fatalmente iria pega-los desarmados, a possibilidade da traidora voltar a se transformar em Female Titan era grande e isso tornaria as coisas praticamente impossíveis de serem contornadas. Em uma situação dessas o mais lógico não seria informar ao próprio Levi da situação e manter a proteção a qualquer custo do Eren?

Shingeki no Kyojin - 20 - Large 27Sim, Erwin chega à conclusão de que para ter alguma real chance contra os titãs e os humanos que controlam as cordas por trás dos panos ele precisará sacrificar muito além do que está disposto a fazer normalmente, mas deixar seus melhores soldados serem mortos era a melhor escolha? Ainda, como ele poderia prever (e não previu) que a Female Titan iria capturar o Eren ou invés de mata-lo? Aqui começa a minha real raiva. Erwin não tem a mínima possibilidade de saber que Eren será capturado ou invés de morto e caso a segunda possibilidade acontecesse a humanidade simplesmente não teria mais nenhuma chance visto que foi o surgimento de Eren o estopim para uma ação mais diretiva dos humanos-titãs. Não existiu até o momento nenhuma amostra lógica de que eles iriam manter o garoto vivo.

É um plano completamente idiota e que só funciona na base do “Porque sim” criado pelo mangaka que resolveu que as duas coisas iriam casar.

E se estamos falando das escolhas feitas pelo mangaka Hajime Isayama e consequentemente adaptados pelos roteiristas do anime, o que dizer da cena que ilustra o início desse post onde Eren é novamente mordido em uma possível morte que sabemos que não aconteceu.

Shingeki no Kyojin - 05 - Large 34Lembram disso? Claro que lembram! Aconteceu no episódio cinco e foi o grande espetáculo da série que se até ali já empolgava, simplesmente enlouqueceu todos que assistiam (alguns de raiva) por supostamente matar o protagonista da série em poucos episódios. Aquilo foi impactante, inesperado, assustador, desesperador, tirou naquele momento toda esperança de ver os humanos vencer! Caramba, é a cena do ano no mundo dos animes! É o correspondente ao episódio três de Madoka Magica em 2011. Foi o grande divisor de águas de Shingeki no Kyojin.

No entanto, se naquela época muitas pessoas ficaram revoltadas pelo personagem ter sobrevivido de forma milagrosa por, olha só, ele também ser um titã, o que dizer de usarem exatamente a mesma cena no clímax da primeira temporada série? Muitos vão dizer que era óbvio que a Female Titan não estava realmente matando-o, mas é exatamente isso que o anime buscou passar para o espectador, basta ver o ângulo da mordida, sua força, a repetição da mesma cena em um close mais fechado. Sim, a escolha da série foi de repetir igualmente seu momento mais incrível, forçando uma emoção não somente nos personagens que presenciaram tudo (no caso, a Mikasa), mas também em quem assistia de fora.

Chamo isso de ser covarde.

Shingeki no Kyojin - 21 - Large 34Enquanto falava sobre isso no Twitter o parceiro de Genkidama, Fabio Sakuda, me informou que no blog de Isayama ele disse que não faria escolhas baseado naquilo que os fãs queriam, mas sim trair suas expectativas, algo que com certeza deu certo naquele primeiro momento, mas que agora mostra um acomodamento do autor em entregar, sim, aquilo que os fãs queriam para depois covardemente desfazer tudo com o poder das esferas do dragão. A cena é tão covarde que no take seguinte eles mostram uma ação da Female Titan que aí sim dá a entender que ele o está engolindo, provavelmente para “guarda-lo”.

Esse é o meu ponto principal, a covardia tanto do autor original quanto dos produtores do anime em buscar emular uma mesma cena anteriormente usada para tentar causar o mesmo impacto.

É claro que além disse o episódio possui uma dezena de incongruências:

  • Eren que toma sua decisão mais importante ao escolher confiar no seu grupo em um episódio e no outro esquecer tudo isso;
  • Eren que entra em modo berserk em forma de titã como nunca antes visto, mas que consegue dessa vez raciocinar;
  • Titãs lutando boxe e jiu-jitsu (no caso da Female Titan eu até entendo, mas o Eren em modo berserk não dá)
  • Árvore que aguenta joelhadas dadas com toda raiva sem nenhum arranhão, mas que depois são cortadas junto com a cabeça do Eren sendo que a Female Titan não estava com as mãos “cristalizadas”;
  • Mikasa que chega bem antes do Levi no confronto de titãs, quando ela estava inicialmente guardando as bordas da floresta para prender a atenção dos titãs normais e ele estava logo ao lado;
  • A incrível incompetência do Erwin em não ter um plano B para o caso dos seus outros soldados não conseguirem segurar os titãs nas bordas da floresta;
  • Os corpos do esquadrão de Levi que são esmigalhados e depois surgem como se tivessem simplesmente quebrado alguns ossos (Petra, estou olhando para você) e muitas outras.

Nem da animação eu reclamo pois quem assiste já se acostumou que teremos economia de frames a qualquer custo, isso tudo sempre teve na série e foi relevado pois nos seus fundamentos mais importantes ela mostrou congruência e verossimilhança com seu próprio mundo. No entanto, esse episódio 21 mostrou um roteiro burro, sem lógica e que só funciona na base das escolhas arbitrárias do autor para que tudo dê certo, mesmo que forçadamente.

Shingeki no Kyojin - 21 - Large 39Como eu afirmei após assistir, sim, fiquei muito decepcionado com esse episódio (tanto que resolvi escrever sobre ele especificamente, coisa que normalmente não faço – para ver debates acerca de cada episódio temos no Portal Genkidama o Video Quest -, mas não me tira a empolgação de ver a série, apenas espero que eles consigam nos próximos quatro episódios apresentar explicações muito boas para as ações tomadas nesse 21.

Odeio ter que fazer isso, mas como sempre tem gente que não entende, vamos lá: Não sou dono da verdade e estou expondo aqui minha visão desse episódio. Não quero que ninguém tome ela como correta ou a única interpretação possível. Na verdade espero ler nos comentários o que vocês que estão assistindo acharam desse episódio e da cena da mordida/morte em específico.

Por sinal, não deixem de comentar se gostam desse tipo de post pois dependendo do retorno posso aproveitar e fazer um texto para cada episódio daqui até o final da série para comentarmos juntos esse final que prometer ser empolgante.

PS: Por último, alguém me explica como diabos essa estrada continua em perfeitas condições, principalmente as cerquinhas?!

[Commie] Shingeki no Kyojin - 19 [D8EBF253].mkv_snapshot_20.47_[2013.09.03_10.53.00]

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Esse post conterá todas as formas possíveis de […]

59 thoughts on “Shingeki no Kyojin 21: Todo meu ódio”

  1. Sinceramente, eu não entendi seu “ÓDIO”… O episódio 21 pra mim e pra muitos, inclusive, foi um dos melhores de todo anime. Eu assisto Shingeki No Kyojin pra me divertir, e não pra ficar procurando “erros” de roteiro praticamente imperceptíveis pra quem gosta da história, das lutas e dos acontecimentos, pois sinceramente eu não vi nada de errado com o fato de terem focado na cena final e acho que esse seu post foi um pouco forçado pra tentar falar mal… Pois acho que vc é um dos únicos que n curtiu o episódio. Episódio 21 foi muito bom, pra quem procura qualidade. Claro que, se for procurar, até mesmo animes consagrados tem defeitos de roteiro e lógica em certos episódios (One Piece, Bleach, Yu Yu Hakusho). Respeito sua opinião. Mas pra mim o episódio foi bom.

    1. Primeiro, obrigado pelo comentário!

      Nada contra você ter gostado do episódio, de fato vi que 99% das pessoas gostaram – ainda que muito pelas cenas de ação, principalmente por causa do MMA de Titãs e da Mikasa Super Sayajin. Mas a questão é que não, eu não assisti ao anime procurando erros, tinha acabado de ver o 19 e o 20 que tinham sido ótimos e quando cheguei no 21 as coisas desandaram, eu estava completamente no clima, mas o anime me apresentou escolhas bizarras e mal feitas na minha opinião conforme relatei acima. Não é questão de procurar problemas ou erros, Shingeki é cheio deles desde o primeiro episódio, como eu disse no texto, isso sempre foi relevado por ter um trama bem estruturada, só que nesse episódio eles perderam a mão.

      Gyabbo!

  2. Aê, first. q
    Vamos primeiro ao comentário da “Lógica do Porquê”?
    Olha o Armin falando no final do episódio, eles sabiam no fundo que o gigante não iria matar o Eren, “os gigantes” sabiam da história do Eren ser gigante e ele até cita exemplos como o do caso do Gigante ‘armado’ destruir o muro e sumir, pq ele tinha só um objetivo… (posso continuar falando sobre o mangá xD)

    Daí, da tua lista:
    1 – A enrolação do ‘vou morrer, vou confiar, vou fugir’ é a mesma em quase 100% dos animes, é enrolação de praxe.
    2 – O modo ‘berserk’ dele é como o da primeira vez que ele se transformou, o único objetivo dele ao se transformar era ‘matar titãs’ tanto que ele não ataca nenhum humano que tenta entrar no prédio de reabastecimento. Dessa vez o único pensamento dele era ‘matar a desgraçada que matou seus companheiros’ :D
    3 – Desde a primeira vez que ele se transformou ele tinha uma ‘base’ de luta, então independente da transformação, algo no inconsciente eles conseguem manter (como vai ser visto no futuro :x~)
    4 – A da árvore é tensa, mas defendendo simplesmente a parte da Female cortar… cara… é um chute girado que ela dá! Tu não noção da diferença de força entre um joelhada sem jeito prum chute de alguém que sabe chutar HDIUSADHSAIUDS (spoilers o)

    Mikasa é prozona, modo berserker então…
    Plano B? Eles mal tinham um plano A! Erwin é fiadamãe mesmo e depois piora D:

    E a ‘reconstituição’ da Petra que é esmagada é tensa mesmo, mas o anime tem esse traço de tentar ser menos violento que o mangá >.<

    Ps.: Estou aqui só pra implicar e contrariar mesmo o

    1. Implicar e contrariar fazem parte da discussão, obrigado pelo comentário!

      Não consigo ver como eles saberiam que o Eren não seria morto. Aquilo foi uma suposição do Armin que até o momento se mostrou um dos mais lúcidos da série, conseguindo enxergar coisas que muita gente do alto escalão deixa passar (seja sem querer ou por querer). O Erwin tinha um plano bem específico que foi o da floresta, tanto que depois que eles capturam a Female Titan a ordem do Levi foi bem clara: Saiam fora, se afastem e escondam o Eren. Claro que você poderia afirmar que o Erwin sabe de coisas que ele não falou para o Levi, mas ainda assim, o fato dele declarar que o plano falhou porque eles não estavam dispostos a sacrificar tudo como os titãs estavam mostra, aparentemente, que ele não tinha muita ideia se o Eren sairia vivo ou não de um embate com a Female Titan.

      1 – Bem, mas só porque acontece em todo lugar não quer dizer que é bom, correto? Mas o que me deixou decepcionado é como no episódio anterior existe um real embate interior do Eren entre escolher seguir seu próprio caminho ou confiar no seu grupo. Tem toda a história do flashback, é um momento em que você fica naquela aflição junto do Eren sem saber qual seria a melhor escolha. Tudo isso pra no episódio seguinte eles ignorarem tudo por completo.

      2 – O que não explica porque ele atacou a Mikasa na segunda vez que se transformou por completo. E o pensamento dele não era só esse já que mostram ele pensando um monte de coisas além disso.

      3 – Ok, isso é verdade, apesar de ter sido mais acentuado nesse episódio (possivelmente por uma maior habituação do Eren aquela situação dessa vez).

      4 – Tudo bem, mas tem uma diferença entre a joelhada (com MUITA raiva) não fazer nem tremer a árvore ou causar dano qualquer a ele e um golpe conseguir corta-la (ainda mais se levarmos em consideração que a árvore tem a mesma escala desses gigantes, ela aguentaria um golpe da mesma forma que uma árvore normal aguentaria o golpe de uma pessoa normal: não sendo cortada – tirando em street fighter).

      Não sei, pra mim o plano A, por mais suicida que fosse estava lá claro. Acho muito bizarro e sem sentido “a esperança da humanidade” e o próprio Levi não terem preparado algo para a situação que se sucedeu.

      Gyabbo!

          1. O Erwin sabia que o objeivo do humano que se transforma na titã fêmea não era matar o Eren, porque se fosse assim, ela poderia tê-lo matado enquanto ele estava ocupado carregando a pedra para reconquistar o distrito de Trost, mas ao invéz disso ela não o impediu de reconquistar a cidade para poder capturá-lo durante a exploração. Agora parando pra pensar, isso é uma puta incoerência tbm, pq dava muito bem pra Annie capturar o Eren no episódio 13, mas se fosse assim o anime ia perder uma porrada de episódios.

      1. Bom..sobre o primeiro caso. eu tenho um argumento mais ou menos valido. mas ainda sim e minha sincera opinião.

        1- E verdade oque diz, teve todo um combate interno do eren sobre sua escolha de confiar em seu grupo ou não. sobre isso acho que a razão foi bem simples. acredito que QUALQUER adolescente de 15 anos normal faria o mesmo que ele. e também creio que o numero de fans que estavam vendo o episodio, sentiram o mesmo ódio irracional que o eren, logo. creio que qualquer um faria o mesmo que ele, principalmente os que tem personalidades parecidas com o dele na real.

        2- Sobre o modo Berserk. eu gostaria de voltar um pouco. para lembrar que quando ele perdeu o controle de sua transformação. ele ja tinha a feito duas vezes seguidas. primeiro para matar os titãs, depois por instinto para proteger a si mesmo e seus amigos da bala de canhão, e me lembro claramente de falarem para ele no episodio que ele estava com uma cara de cansaço e em mas condições. fora o fato de que ele descobriu que para que sua transformação seja executada com sucesso, ele precisa de algo focado em mente. que nesse caso era matar a titã femea. ou seja, ao que me parece ele consegue controlar a sua transformação. pelo o menos agora que ele a entende melhor e que ele esteja fisicamente em perfeitas condições.

        3- nosso amigo já fez o favor de explicar, mas vou deixar um ponto mais ou menos spoiler, pois não creio que tenha alguém que ainda não saiba a identidade da titã fêmea, não direi mas meu argumento pode dizer mais ou menos. Foi mostrado em seus dias de militar, uma parte em que ele perde para annie em um treino de combate corpo a corpo. e logo depois ele percebe o quão importante esse tipo de experiencia pode ser importante. então creio que ele treinou muito combate corpo a corpo, tanto que se notar na primeira vez que ele virou titã pra agora. ele lutou com um outro nivel de experiencia. diferente da primeira vez que ele apenas saiu metendo soco e chute em todo o mundo.

        4-A arvore e realmente algo muito fail de explicar, mas vamos la. creio que ali foi para mostrar a diferença do estado dos dois. na hora da joelhada, eren tinha perdido sua mandíbula, alem de o fato de que possivelmente já estava no ápice de seu cansaço. diferente da titã fêmea que passou a luta literalmente desviando e se regenerando. por isso creio que a arvore foi cortada pelo golpe dela mais não foi afetado pelo do eren para mostrar a diferença de energias restantes de cada um.

  3. Eu quando terminei de ver o capítulo 18, não aguentei e fui ler o mangá.
    Quando terminei de ver o desfecho dessa parte, deu vontade de simplesmente deixar de viver. O Raiva que me deu !!!
    Quanto as incongruências do anime, to nem ai … =P

  4. Então…..,
    Concordo com você sobre a cena da mordida em certo ponto. No episódio 5, a mordida foi no final para ficarmos exatamente uma semana de expectativas em relação ao episódio 6 (Experiencia fantastica, já que eu não tinha lido o mangá ainda). Porém neste episódio 21, não me pareceu que eles estavam criando a mesma experiencia, pois a Mikasa mesmo após a mordida levanta imediatamente a hipotese de que o Eren estaria vivo, e a expectativa no final ficou em como a Mikasa e o Levi iriam resgatar o Eren. Mas você foi exato, quando falou que a cena da mordida foi parecida e concordo plenamente (Mas levando em conta que a melhor maneira de transportar um humano vivo no modo titan seria colocando dentro da boca para ter as mãos livres para lutar com os inimigos eu deixo passar).
    Sobre o capitão Erwin, pensando somente neste episódio, sim é idiota a falta de plano B. Porém, tenho certas teorias (baseados no que eu li no mangá, se vc leu o mangá podemos discutir), que me faz ainda aceitar este plano como a melhor escolha feita pelo o autor.
    Sobre a Mikasa ter chegado primeiro no local, bem aí eu tenho que discordar da sua opinião. Não foi mostrado que a floresta tinha a forma redonda, poderia ter a forma de elipse e assim dependendo do local do Eren é possível que a Mikasa estando na borda chegasse primeiro que o Levi. Segundo o caminho tomado pelo Eren também não seria necessáriamente reto, assim ele também poderia estar aproximando na borda. (Teria várias explicações geométricas, envolvendo distancia que poderiam ser utilizadas, mas acho que não precisa ser explicado no anime).
    De resto, cara concordo com tudo que vc listou, principalmente com a esquadrão morta porém inteira.

    Bem esta foi a minha opinião.

      1. Fica tranquilo sobre as vírgulas e acentos, deu pra entender legal seu comentário.

        Ainda não li o manga então não posso falar sobre certas coisas, mas devo discordar sobre a cena da mordida. Quando a Mikasa vê o Eren ser mordido (e pra mim, pelo ângulo da mordida ele teria sido morto na hora) ela para com total tristeza e vazio no rosto, dá pena, naquele instante ela viu o Eren ser morto. Só alguns segundos depois ela percebe a Female Titan correndo e se dá conta da possibilidade dele ainda estar vivo. Esses segundos são preciosos pois tentam fazer o espectador achar que o Eren está morto assim como a Mikasa também acha.

        Sobre a posição da Mikasa em relação ao Eren e ao Levi, de fato, ele poderia ter ido para mais perto da borda e consequentemente mais perto dela, ainda que eu tenha tido a impressão que foi o contrário.

        Gyabbo!

        1. Realmente foi um erro do anime

          No mangá dá um tensão na hora em que a titã parece que vai morder o pescoço do Eren, ela vai acabar com tudo ali, mas invés de dar umas dentadas e matá-lo de vez(coisa que seria possível) o Isayama mostra ela tirando a pele como se fosse devagar, como se estivesse descascando o titã para poder tirar o Eren. Teve um clima de “vou morder, vou morder… só que não!” que o anime não teve. Eu que li o mangá estranhei essa cena porque realmente não teve o mesmo feeling, pareceu de verdade que ela só queria comê-lo. No mangá, a gente na hora em que ela tira a pele, já é 90% de certeza de que ela não iria matá-lo. Já no anime, a impressão que passou foi outra, nessa eu concordo com a crítica feita, o erro do anime mesmo, pesou.

  5. Pessoal, sem spoilers por favor. Já tive que apagar um comentário. Por mais óbvio que possa parecer não coloquem nada que não aconteceu no anime ainda. A discussão é com base no anime.

    Gyabbo!

  6. .-. vc entenderá no próximo epi, eu não lia o mangá, mas decidir começar a ler e_e foi ai que tudo se encaixou, não tem nada com apelação, você entenderá no próximo senhor

  7. não posso comentar do mangá, né?! então só uma coisa do anime mesmo! isso do Eren ter ficado com toda aquela dúvida se faria a escolha certa ou não em confiar na equipe… entendi que o que vc não gostou nesse epi. foi eles ignorarem isso?! mas é claro q não! ele se transformou em Titan justamente pq achou q fez a escolha errada! ele não “esqueceu tudo isso”! ele se arrependeu de ter confiado neles! Todas as outras coisas q eu estou com vontade de falar para poder rebater suas outras afirmações eu não posso sem dar spoiller do mangá… XD então fico nisso. kkkk mas tem muita lógica sim. as explicações pra frente me satisfizeram…. ah! só a morte da Petra mesmo que ficou ridícula… kkk ela foi mesmo esmagada e depois estava lá inteira… realmente… ah! e qnt as árvores aquelas não são árvores normais… mas aquele não foi qualquer chute! não viu a cara do Eren qnd viu q ela ia dar AQUELE chute?! ok fiquei quieta! XD e foi só eu que vi a fumacinha de cura saindo da cabeça da Mikasa!???? Aquilo sim foi o momento wtf! do episódio pra mim!! O_O o q foi aquilo??

    1. na verdade não era fumacinha de cura na mikasa e sim o sangue da titan fêmea queimando a pele dela da mesma forma que queima a de todos os outros soldados quando os titans comem o corpo da titan fêmea e o mesmo espirra na fuça da galera

      1. Ah! Agora entendi a fumacinha! Ufa! Tinha ficado preocupada! Mas do Eren continuo vendo diferente de vc… Gostei justamente dessa construção dele poder confiar no grupo ter sido tão bem feita para depois ter sido quebrada diante dele. E que ele tem mesmo é q acreditar só nele mesmo. O fato dele falar q na verdade a culpa de verdade é da titan é dizer que não havia na verdade escolha certa ali… Q a culpa é mesmo de quem está fazendo o mal e não de quem está tentando se salvar… Qualquer escolha de quem está tentando fazer o certo é valida. Mas ele deveria ter feito as coisas do jeito dele. Levi mesmo fala q se ele quisesse lutar el podia, mais, ele devia fazer isso! Porque esse é o jeito dele. Essa era a escolha da qual ele não teria se arrependido mesmo que desse errado! Temos que seguir as escolhas compativeis com nossos espíritos, com o que somos, porque o resultado nunca é certo… O que é provavel é apenas possivel e nunca é certeza. Repito: Temos q fazer a escolha da qual não vamos nos arrepender mesmo q dê errado. O q o Eren fez acreditando no grupo era tentando se adaptar, fazer parte de algo, agir racionalmente… Mas vai contra a natureza indomavel e detemida do espírito dele. Por isso ele se arrependeu. Foi o q eu senti.

    2. Na verdade ele não se arrependeu de ter confiado neles, ele se arrependeu (e isso só depois quando já estava na forma de Titã) de não ter se transformado antes, é diferente, tanto que ele fala que a culpa, mesmo com a opção dele de confiar no grupo, foi inteiramente da Female Titan, por isso também toda a raiva com que ele ataca ela. Eu critico essa parte pois houve toda uma construção muito bem feita para tirar o Eren da sua posição de “Eu posso virar um titã, matar todos os outros titãs sozinho” para uma posição de poder confiar nos outros, principalmente quando são pessoas tão qualificadas. O Eren, antes do esquadrão morrer, diz que escolhe confiar neles, mas fica olhando ao invés de correr em velocidade total como é ordenado e antes mesmo de todos morrerem ele já está voltando.

      E o chute, pelo menos até agora, foi um chute normal (sim, um chute de uma titã muito poderosa, mas normal) em cima de uma árvore tão grossa quanto o tronco dela.

      E da fumacinha Nelci respondeu abaixo, era o rosto dela queimando pelo sangue espirrado mesmo.

      Gyabbo!

      1. ” O Eren, antes do esquadrão morrer, diz que escolhe confiar neles, mas fica olhando ao invés de correr em velocidade total como é ordenado e antes mesmo de todos morrerem ele já está voltando.”

        Mas é o choque né, ele confiou q o pessoal ia conseguir derrotar a Titã e quando viu eles sendo mortos instintivamente deu meia-volta, foi uma ação não-pensada. Enfim sei lá, eu tenho um pensamento de sempre relevar oq acontece nos animes/mangas se o resultado total do arco foi bom. Isso são só detalhes q se mudados poderiam sim ficar diferentes, talvez melhor ou pior, não dá pra saber.

        PS: quanto ao chute na árvore… cara, nunca vi um chute causar tanta polêmica… :P Mas foi oq eu disse, eu ignoro, qual anime shonen não tem esse tipo de cena absurda? É ruim sim, mas não tem jeito…

  8. Nossa, quanta besteira. Não acredito que perdi meu tempo lendo isso até o fim. Você já leu o mangá? Não sei se você sabe, mas o anime está seguindo FIELMENTE o
    mangá. Se não leu, não fala besteira. O que te fez ficar procurando erro em roteiro e animação onde não tem?
    Sobre as escolhas que determinados membros tomaram (Eren e o Irwin),
    acho que foram boas escolhas. Até porque não se dá pra prêver o
    resultado até que aconteça. Falar, “ah, ele deveria ter feito isso”
    depois que as coisas acontecem é muito fácil. Acho que o autor do mangá
    só está tentando trazer essas escolhas para a realidade, onde nunca
    sabemos o resultado e a única coisa que precisamos fazer é arriscar em
    uma escolha e torcer para que dê certo.
    Sobre a Petra, quando ela morre, ela fica exatamente assim como no mangá (no
    mangá fica um pouco mais tenso, mas é que no anime eles tentaram
    “amenizar” a brutalidade, mas fica assim mesmo, com a cabeça para trás e
    com o corpo “quebrado” [pra mim, a morte mais “brutal” no mangá até
    agora]).
    Sobre a “Titã Fêmea”, ela luta Muay Thai, não vou explicar o porque
    (seria um grande Spoiler se eu explicasse), mas isso será explicado mais
    pra frente sobre sua postura de luta. E o Eren não tava com um tipo de
    luta específico, ele só estava dando murros e chutes aleatórios com
    raiva tentando acertar a “Titã Fêmea”, tanto é que ele quebrou as duas
    mãos tentando fazer isso.

    Sobre eles terem a certeza de que a Titã não queria matar o Eren, é só prestar atenção nos episódios (o que eu acho que não foi o seu caso), até mesmo o Armin percebeu que se os titãs quisessem matar o Eren, já o teriam feito, tanto é que nos episódios anteriores, eles viram e perceberam que a intenção da titã não era de matar o Eren já que ela estava tendo o extremo cuidado em atacar apenas os que estavam sem o capuz. Quando ela ia quase matar o Armin, ela antes tira o capuz dele pra ver se não era o Eren e “sem querer” acabar o matando. [Episódio 17]

    E ela também hesita em matar o Jean quando o Armin fala “Mate ela Jean, eu VI ELA ESMAGAR AQUELE SUÍCIDA (fazendo referência ao Eren) COM OS PÉS”. Nesse instante, o choque pra ela é tanto que ela para o ataque que estava fazendo contra o Jean [episódio 17].

    E no próprio episódio 21, o Armin diz que a intenção não é de matar, e sim de capturar, visto que se fosse para matar, eles poderiam tê-lo feito quando o Eren se transformou em titã para bloquear o buraco na muralha com a pedra.

    O que eu vou dizer agora não é spoiler, mas se você também não prestou atenção, também é dito no episódio 21 pelo armin, que a titã fêmea é uma das pessoas que sabem sobre a capacidade do Eren de se transformar em titã, ou seja, uma das pessoas que estava presente na hora E que viram ele “deixando” sua forma titã pela primeira vez. [episódio 8].

    O que eu posso te dizer é que, você está criticando algo sem saber o que
    vai acontecer, todo esse drama, esse mistério e essas escolhas fazem
    parte da trama principal que só serão explicadas mais pra frente. Então, acho que
    não vale a pena você ficar dando “rage” por aí só por isso. Se está
    irritada, dá uma olhada no mangá e verás o porque de tudo isso ter
    acontecido.

    Respeito sua opinião sobre não ter gostado do episódio, mas dizer que o roteiro desse episódio foi ruim é demais e totalmente desnecessário. Talvez o problema todo não foi o episódio em si e sim você não ter prestado completa atenção nos episódios que têm assistido. Já que com todas as informações que foram dadas até o episódio 21, já da pra saber o que realmente está acontecendo, basta agora pensar um pouco e encontrar a resposta.

    1. Não, eu não li o manga como pode ser percebido pelo post, estou discutindo o que aconteceu nesse episódio e nos anteriores sem ter a mínima noção do que vai acontecer mais pra frente já que não li o original. A discussão é válida pois nem todos acompanham o manga, além de ser uma discussão proposta para falar do anime. Como eu não li e estou falando do anime não tenho como saber se em seguida eles vão dar a melhor explicação do mundo para todo que aconteceu e como tenho esse espaço para discutir sobre animes e mangas vim colocar minhas impressões sobre o episódio e ouvir a opinião dos outros, por isso vamos ter mais calma, ok?

      Alguns pontos:

      – A forma como a Petra morre no anime é uma coisa, do manga é outra (e não importa para essa discussão)
      – Não, o Eren-Titan não estava dando socos/joelhadas aleatórias, ele estava em guarda levantada. E não, o fato da Female Titan lutar Muay Thai não explica como ela cortou uma árvore da grossura do tronco dela sem ter “cristalizado” nenhum membro.
      – Sobre a questão de eles saberem que o Eren não seria morto, essa é uma coisa que o Armin supõe pelas experiências que ele teve. Como tu mesmo detalhou, todos os exemplos que tu deu foram de coisas que o Armin fez ou refletiu, não o Erwin, Levi e outros. Tanto que o Erwin fica surpreso ao perceber que o Eren havia se transformado em Titan, a ideia era manter o Eren escondido em segurança com o grupo do Levi.

      Sim, estou criticando sem saber o que vem pela frente pois, como já disse, a discussão é sobre o anime, não tenho como prever o futuro e a diversão é justamente essa, discutir e debater com quem está acompanhando o anime, seja com quem gostou, seja com quem gostou do episódio.

      Gyabbo!

      1. Desculpa se me expressei mal e fui mal educado com meu comentário, só fiquei um pouco chateado por você ter criticado coisas que já estão praticamente explicadas. Bom, vamos debater então sobre apenas o que nos foi revelado até o momento (episódio 21).

        Então, vamos lá. Tudo isso que eu relatei foi dando exemplos de como o Armin desenvolveu toda essa conclusão. Mas você já pensou na possibilidade do Irwin também ter chegado à essa mesma conclusão?
        O Irwin, como já foi dito várias vezes no anime é a Esperança da Humanidade, isto porque ele é o maior estrategista da Tropa, que está disposto a sacrificar qualquer coisa, pelo bem da humanidade.
        Como o maior estrategista, ele pode também ter chegado à mesma conclusão que Armin, a diferença é que não nos foi mostrado seu ponto de vista, tanto é que ele esconde a todo tempo segredos do resto da tropa (até mesmo do Levi). Um bom exemplo de como ele pode ter chegado a mesma conclusão, é o fato dele ter organizado uma armadilha muito bem feita para a Titã Fêmea, ou seja, ele já sabia o que estava por vir e mesmo assim, escondeu isso de todos da tropa, que ficaram sem saber em que parte da formação o Eren realmente estava e qual era o real objetivo da missão.

        Sobre o anime, ele só esta sendo fiel ao mangá, e quando digo fiel, é fiel mesmo. São poucos os animes que eu vejo que seguem à “risca” o mangá, por isso, alguns fatos como a morte da petra, podem ter sido um pouco mudados, por causa da censura, mas se observar na imagem que eu vou deixar, você perceberá que ela não foi “esmagada completamente”.

        E bom, você disse na sua resposta que estava criticando sem saber o que vinha à frente, isso eu entendo, mas tudo o que aconteceu já está meio que “subentendido” e explicado se você “matar” o enigma com as dicas e informações passadas nos episódios anteriores. Com todas as informações passadas até o episódio 21, já da pra perceber o que está acontecendo.

        Sobre a titã fêmea lutar bem e cortar a árvore sem “cristalizar” a perna, não vou explicar de novo, se você não percebeu ainda quem ela é, então é melhor que você só fique sabendo quando realmente chegar a hora (creio eu que será no episódio 23).

        Sobre o Eren ter lutado com ela, eu tive a impressão de ele estar apenas com raiva e arrependido de não ter feito a escolha certa, e por isso, estava dando murros e chutes aleatórios tentando acertá-la.
        Sem contar que ele teve treinamento corpo-a-corpo quando ainda era um recruta na tropa.

        Sobre você discutir e debater sobre as impressões do episódio, não foi essa a impressão que eu tive ao ler o post. Tive a impressão de que você estava apenas criticando e apontando erros erroneamente, por não ter prestado atenção nas informações reveladas até agora.

        Mais pra frente (se houver uma 2ª temporada) você verá que Irwin sabe muito mais do que aparenta saber e que não é atoa que ele é o Capitão da Tropa de Exploração.

        https://securecdn.disqus.com/uploads/mediaembed/images/606/7674/original.jpg

        1. Agradeço pelos pedidos de desculpas e seguimos sem problemas.

          De fato o Erwin pode sim ter chegado a mesma conclusão, mas isso nós só podemos supor pelo título que ele carrega. Tanto é que eu reitero o fato dele ter ficado surpreso quando percebeu que o Eren havia se transformado em titã (ver imagem do comentário acima), ficou pelo menos parecendo que ele não esperava aquilo, que a ideia era sim conseguir manter o Eren escondido e protegido pelo esquadrão do Levi. A questão da armadilha pra mim vai até um ponto: ele realmente escondeu de praticamente todo mundo que o real plano era capturar a pessoa que se transforma em Female Titan, e capturar viva (o que faz eu voltar pro meu questionamento de como um cara tão genial como ele não teria um plano B para o que de fato aconteceu e nem porque ele não enviou batedores atrás do inimigo infiltrado), usando o Eren como isca, sim, mas não havia como ele saber se ele seria morto ou não caso fosse pego.

          Sobre a versão das mortes do anime, não posso considerar a imagem do manga pois estou tratando apenas do anime. Vendo a imagem (que também postei no comentário acima) você pode argumentar comigo que não dá pra ver o que efetivamente acontece com a Petra, mas vendo a cena é presumível que um pisão esmagador contra uma árvore gigante não iria deixar ela “só” com a coluna quebrada como foi, é no mínimo estranho (ainda mais se lembrarmos em um dos episódios onde eles fazem questão de frisar como na maioria das vezes os corpos que eles conseguem enterrar são de pessoas que nem dá pra saber quem é por causa dos ataques dos titãs).

          Sobre o corte na árvore, talvez eu esteja esquecendo de algo, mas não me recordo como a possível pessoa que seja a Female Titan teria um chute de corta árvores (levando em conta que meu chute de quem seja esteja correto já que parece óbvio).

          Eu realmente busquei apresentar as impressões, os sentimentos, os pensamentos que tive ao ver esse episódio, não apenas sair apresentando erros ou “erros”. É preciso ter cuidado com a visão de alguém que está vendo o anime já sabendo o que vai acontecer por ter lido o manga e a visão de alguém que está só vendo o anime pela primeira vez.

          Gyabbo!

  9. Bom post ! obrigado pelo trabalho.
    Realmente algumas partes ficaram sem explicação porém nem tudo é mil maravilhas.Mesmo tendo algumas partes que talvez não mereçam tanto ódio e tanta importância quanto foi dada nesse post…

    – Primeiramente gostaria de esclarecer a aparição dos personagens esmagados pela titã fêmea,a maioria deles estava fiel ao manga,o corpo de Eld cortado ao meio por que foi mordido,e também o mini-levi (sim eu chamo ele assim) que teve suas entranhas esmadas com um chute… tirando a petra que foi um pouco diferenciado,na verdade ela não foi esmagada totalmente e sim apenas em suas costas o que levou no resultado visto no episódio(eles tentaram criar um efeito de câmera a meia/longa distancia na hora de sua morte pra tentar censurar porém não deu muito certo.)

    – Já a questão do capitão ter mandado o Levi para repor o gás/etc sendo que seu grupo estava sendo morto neste exato momento,antes disso gostaria dizer que era impossível ele estar sem gás se é que ele nem desceu do cavalo antes da “batalha” contra a titã fêmea,acho que você tem razão em dizer que esse foi só mais um acontecimento pra tudo dar certo,como eu disse nem tudo são as mil maravilhas.(e talvez isso se esclareça no próximo episódio,vamos ver como será a recepção desse acontecimento)

    – A luta de boxe e jiu-jitsu dos titãs acho que foi mais por que PARA MIM a titã fêmea foi treinada a lutar e a controlar sua forma de titã,já o Eren,como foi mostrado no anime,ele ficou 2 anos no acampamento treinando tanto para lutar contra titãs quanto para lutar contra pessoas.E também quem não estava esperando por essa luta ? minhas expectativas foram concretizadas em relação a mesma,nada a negar.(E sem contar que o Eren não estava na sua melhor consciência naquele momento)

    Não posso dizer se você está totalmente certo ou totalmente errado por que cada um teve sua própria perspectiva sobre o episódio e isso torna que para alguns se torna impossível receber opiniões diferentes,espero faça mais desses posts,rendem bons assuntos ! então… até a próxima xD

  10. Gyabbo! Não sei se vc vai excluir esse comentario mas vou deixa-lo mesmo assim fica valendo pela dica, no anime teve a cena onde mostra o Eren sendo engolido, sinto que voce ficara com mais raiva ainda agora em saber que na verdade o Eren não foi engolido ele ficou na boca dela, então pode se dizer que aquela cena onde ela engoli ele vai contra dizer o que sera mostrado depois, qto a essa cena ter no manga não me lembro de ter visto ela pode ser uma animação a mais do proprio estudio, já sobre o Eren estar na boca da titã isso é verdade me lembro bem da cena porque de certo modo me impactou, não como o Eren está mas como é feito para tira-lo dela, sem spoilar demais proximo episodio reafirma o pq de Rivaille ser o mais forte e habilidoso soldado da humanidade, agora vc ja deve ter entendido pq me impressionou. Sinto muito ser foi spoiler demais mas eu qdo vi os comentarios achei interessante expor isso

  11. Bom, olhando o episódio eu curti muito ele pois foi bem “cheio”, teve a morte dos caras que tavam lá pra morrer, teve transformação/luta do Eren e teve Mikasa sendo overpower.

    Quanto à cena em questão, não cheguei a me revoltar com ela, apenas achei “Tanto faz”. Porque obviamente ninguém pensou que o Eren fosse morrer, pois foi repetição. Mesmo assim, é uma cena lógica e necessária. Se a Titã fosse carregar o Eren, e ela não tem bolsos, por que não no estômago, né? Hehe.

    Exagero de drama? Nisso concordo, drama demais para repetição, mesmo assim, eu enxergo aquela cena como “A forma como a Mikasa viu aquilo”, de uma forma ou de outra, essa é a primeira vez que ela vê o Eren sendo devorado, acho que o impacto fica condizente com o que passou na cabeça dela.

      1. Aliás Gyabbo, (vou fazer meu comentário aqui porque se eu for comentar em outro lugar posso ler spoil, hehe) acho que o pessoal não entendeu que essa foi sua reação de desaprovação ao “episódio atual” e que nada adianta citar referências futuras para justificar mal condicionamento/direção do episódio corrente. :P

        1. Nem me fale, achei que tinha sido claro na parte que estou comentando apenas até o episódio 21 e do anime. Parece que pra eu falar de um anime sou obrigado a ter lido o manga ou “estou falando besteira”… complicado. Se o manga é ótimo e o anime erra, paciência, a discussão é sobre o anime.

          Gyabbo!

  12. Gyabbo!, sobre o chute, isso vai ser mostrado mais pra frente. Provavelmente no episodio 23.

    Se você ver essa cena com calma, tu vai perceber algo um pouco estranho.

    1. Fico no aguardo então por essa explicação. Juro que já vi essa cena umas 8 vezes e não consegui entender como pode ter acontecido (apesar de que já percebi alguns detalhes que de primeira havia deixado passar batido).

      Obrigado pela dica!

      Gyabbo!

  13. bancando o leigo, tem um ponto que eu não entendi na discussão…

    da onde saiu esta afirmação que alguém alem do Armin sabia que a Titã não mataria o Eren?

    em quem momento/ em ação o Erwin passa a ideia que ELE sabe ou supos ou fez algum plano se baseando que a Titã não mataria o Eren?

      1. mas ai fica a outra duvida! pelo seu comentário Gyabbo! parece que ele esta agindo como se Erwin supos isso….

        eu AINDA acho que ele acha que A Titã vai matar o Eren, eu não peguei a premissa, Exatamente apos o plano falhar, ele mesmo comenta que cometeu um erro se baseando na capacidade do Eren de transformação (um novato), onde o plano dele partiu do pre-suposto que O Titã apos a transformação vai estar fraco e com o equipamento destruído (baseado no Eren), TODO o dialogo do Erwin durante o episodio NÃO é a previsão dele, e sim sua constatação NAQUELE MOMENTO, devido tudo que aconteceu, ele esta nitidamente PERDIDO naquele momento, e nenhum momento se quer ele chega a mencionar o Eren nisto…

        e EU n vi nenhuma prova que ALGUÉM fora o Armin possa cogitar que o Eren esteja vivo/capturado (partindo do pressuposto que alguem conte o que aconteceu ao Armin)…

        Ninguem sacrificou a elite da elite… eles so foram re-equipados, pq o humano titã desapareceu, logo era mera especulação/prevenção e não algo planejado para acontecer…

        sobre o Eren ter decidido lutar… eu so digo (Finalmente, porra… tu vai mesmo fica a vida toda nesta ladainha de acreditar na força da amizade e do grupo, do mundo real isso não funciona como nos shounens…), o anime fez quase uma desconstrução do shounen padrão, em quanto 99% dos shounens diz: confia no grupo e não se afoba, que tudo vai terminar bem – E termina bem -, neste anime eles dizem a mesma ladainha mas termina mal… e o Eren se culpa disto mas PRINCIPALMENTE ele culpa A Titã disto (outro ponto para o anime, os shounens, geralmente o cara so se culpa)…

        eu ainda continuo sem entender varios pontos levantados e as defesas…. muito do que foi levanto foi a interpretação de cada um, nenhum fato consumado ou premissa verdadeira…

        quero, falas e cenas especificas que contra argumente o que levantei….

        1. Mas Silas, não fui eu quem falou que o Erwin poderia saber que a Female Titan não iria matar o Eren, pode ler no post. Meu argumento é justamente o seu, ele não tinha como saber disso, por tanto não faz sentido ele deixar o Eren solto por aí, se a Female Titan matasse ele ao invés de capturá-lo como parece ter acontecido seria basicamente o fim de qualquer chance da humanidade, não creio que ele arriscaria a esse ponto.

          Gyabbo!

          1. ja sobre este ponto! que vc levantou! é possível 2 entendimento!

            1- foi erro mesmo do Erwin, deixar o Eren solto por ai!
            2- ou ele assumiu o risco, com base com o que o que tinha na mão-

            pq o Erwin tinha naquele momento que mandou o grupo do Eren abastecer a , ele ja tinha “grande probabilidade” que a Titan estava viva na forma humana, porem a constatação que ela estaria em plena forma forma física e podendo se transformar novamente.. FOI posterior a ordem de abastecimento do grupo o Eren…

            em quanto ela (Female Titan) estava na forma humana e teoricamente limitada assim, deixar o grupo do Eren solto ainda poderia atrair ela para continuar o ataque… então o risco valeria… afinal ela na forma humana contra a Elite da Elite, eram boas as chances…

            Então o ponto de coerência ou não se resume á: Em que momento o Erwin chegou a constatação que a Titan seria capaz de se transformar novamente? antes ou depois dele mandar o grupo do Eren passear?

            MAS independente disto, tb entra a interpretação do que ele (Erwin) quis dizer com:

            – Aprendi algo nessa batalha, se procuramos pela melhor opção, não seremos capazes de vencer esse adversário.
            Temos que estar dispostos a correr todos os riscos possível, disposto a sacrificar tudo. –

            enfim, este ponto entra em total contradição com a sua afirmativa “não creio que ele arriscaria a esse ponto.”

  14. Acho muito mal fundamentada essas críticas. Eu só acompanho o anime e consigo ver lógicas em todos os pontos em que você colocou.

    1- Ele decide confiar no grupo e o grupo acaba morrendo, o que gera uma raiva e arrependimento em suas ações. Isso é reforçado com a fala anterior do Levi (Confiar nos outros ou confiar na minha própria habilidade). Acho a ação do Eren algo que muitos fariam naquela situação. ( E mesmo assim, não havia probabilidade de ele escapar da Titã apenas correndo. Ela uma hora iria chegar nele e ele teria que virar titã). Então, acho uma crítica infundada.

    2- Não achei que ele estivesse em modo Berserk, já que ele estava consciente. O primeira transformação é muito mais Berserk que essa segunda. Ele só estava puto conscientemente mesmo.

    3- Mesmo na primeira transformação, Eren ja usava a guarda. Sobre a titã femea, ela ja mostrou que suas habilidades são excelentes… Nenhuma surpresa.

    4 – Considerando o nível de habilidade dela, eu não duvidaria de um golpe capaz de cortar uma árvore (existe praticantes de artes marciais que fazem o impossível para um ser humano, então eu não acho forçação de barra, veja os monges shaolin).
    Se o encouraçado consegue atravessar um muro, qual o problema de cortar uma arvore utilizando uma tecnica avançada de artes marciais?

    5 – Levi teve que ir reabastecer, enquanto a mikasa já estava se movimentando pela floresta. Então, ela estava um pouco mais próxima que o Levi, já que ele estava indo em um sentido contrário, devido a ordem que ele recebeu.

    6 – Ele confiou demais no seu plano, e esse falhou. Ele mesmo fala que não esperava por isso. A Ordem para o Levi reabastecer foi para ele estar preparado para um combate de vida ou morte. Se ele corresse em direção a sua tropa, precisasse lutar e ficasse sem gás, Erwin ia perder o melhor soldado dele, a troco de nada. Eu acredito que o Levi deve gastar uma quantidade de gás excessiva para lutar do jeito que luta.

    Enfim, sobre o drama na parte da Titã femea comendo o Eren, não é surpresa também, já que drama é o que não faltou até esse epi 21. O que eu senti, com todo aquele drama, ali naquela cena, foi uma sensação de derrota. Muitos morrem, a tropa de elite do Levi é massacrada, o plano do Gênio da humanidade falha, Eren é derrotado na forma de titã…É como se todo o sacrificio fosse pra nada.

  15. “Cara você não lê o mangá certo? Bom vou esclarecer algumas diferenças!
    Árvore que aguenta joelhadas dadas com toda raiva sem nenhum arranhão, mas que depois são cortadas junto com a cabeça do Eren sendo que a Female Titan não estava com as mãos “cristalizadas”;”
    -Eren acaba se distraindo com alguma coisa(será revelado nos próximos episódios) e leva um CHUTE por isso árvore quebra, diferente de uma joelhada mal dada!
    “Mikasa que chega bem antes do Levi no confronto de titãs, quando ela estava inicialmente guardando as bordas da floresta para prender a atenção dos titãs normais e ele estava logo ao lado;”
    -O anime modificou essa cena pois o capítulo 29 do mangá acaba quando a Mikasa vê o Eren sendo engolido e no início do capítulo 30 que aparece o Cabo vendo seus subordinado mortos! Ou seja o anime adiantou a cena do Rivaille, até eu achei isso estranho igual quando o Eren aparenta ser morto para Titã female, no mangá não da essa impressão aparece apenas ele sendo engolido!
    “Os corpos do esquadrão de Levi que são esmigalhados e depois surgem como se tivessem simplesmente quebrado alguns ossos (Petra, estou olhando para você) e muitas outras.”
    -Novamente isso é culpa do anime e sua censura pois os corpos não foram completamente esmigalhados no mangá mostra claramente suas mortes, no anime não, por isso dá essa impressão!

    -Outra coisa, é claro que o Eren raciocina como titã assim a titã female controla seu titã o eren também controla o dele! Sobre o plano do Erwim ,ele mal tinha um plano A, como ele teria um plano B? Ele próprio percebeu que falhou!
    Respeito sua opinião, mas acho que devia parar de procurar erros comuns, e o episódio foi ótimo!!(minha opinião!)

  16. nos pontos que vc colocou lá alguns fazem bastante sentido e
    nao vejo o porque da reclamação. Por exemplo,na primeira transformação do Eren
    ele ja sabia lutar boxe é mais algo do subconsciente que é ativada como forma
    de defesa eficiente.

    Eren conseguir raciocinar se faz possível ja que antes dele
    tampar o buraco da muralha ele consegue dominar o modo Titã.

    O Irwin ja estava usando o segundo plano com o Levi e a
    quantidade de morte faz com que fosse impossível evitar os tipos raros,creio
    que isso seja obvio.

    e os corpos estão de maneira normal,ja que a female tita
    esmaga a parte do tronco da petra e da um tapa no outro(esse fica inteiro) ja a
    Petra continua com sua parte de cima intacta.

    E quando eu vi a Titã abocanhar o Eren eu tinha certeza que
    ela nao iria comer ele,eu nao conheço o manga, ja que faltando apenas alguns
    epi pro final nao haveria o porque queimar ele logo agora.

    E com relaçao ao Irwin ele é humano cara,mesmo que seja um
    genio jamais conseguira contornar situações daquele nivel de dificuldade,ele é
    humano e cometer erros faz parte……..pelo menos eu acredito nisso.

    Epi maravilhoso nota 10

  17. Apenas um comentario sobre o chute polemico da titan femea.
    ninguem pensou na simples possibilidade dela ter apenas enrijecido a pele?ja que fazendo isso ela consegue se proteger das laminas e com um soco arrancou o maxilar inferior do eren.
    Achei estranho ninguem comentar sobre isso

    1. “Árvore que aguenta joelhadas dadas com toda raiva sem nenhum arranhão, mas que depois são cortadas junto com a cabeça do Eren sendo que a Female Titan não estava com as mãos “cristalizadas””

      Tá no post, Italo, eu até pensei nessa possibilidade, mas vendo e revendo a cena podemos ver claramente que ela não enrijeceu a pele como fez nas outras vezes com os braços e nunca.

      Gyabbo!

  18. iaê, cara! Beleza?
    No meu caso eu não me importei muito com esses detalhes, cara!
    Eu não achei eles gritantes a ponto de me irritar com eles.
    Meus argumentos sobre alguns dos pontos (não li o manga):
    – O erwin aparenta saber algumas coisas sobre os giganteshumanos. Incluindo que ele sabia que o eren era o alvo. Então ainda tem muito que explicar sobre o erwin e a vida louca dele e o potencial dele saber ou não de certas coisas. É bom esperar mais um pouco antes de avaliar isso.
    – Por que não avisar o rivalle de uma vez logo?
    Ele adotou uma postura enigmática pela possibilidades de infiltrados. Dessa forma ele estava condicionado a um padrão mentalcomportamental enigmático. Naquela situação ele teve que pensar rápido, pois não havia tempo, por isso não teve tempo de conseguir adotar uma postura diferente, e dessa forma permaneceu enigmático. Não é porque ele é um líder intelectualizado, estrategista, aparentemente frio e etc que ele vai sempre fazer as melhores escolhas. Ninguem faz sempre as melhores escolhas. Pode parecer uma grande viagem, mas é algo muito mais real do que ele sempre fazer as escolhas perfeitas. (não sou psicólogo)
    – A coisa do eren enrolar em vez de meter a porrada logo é o tópico mais pessoal de todos na minha opinião. Eu, particularmente, gosto desse tipo de coisa.. Mas eu acho que é bem condizente com que o eren vem apresentando até aqui. Por mais que ele queira muito esmagar os gigantes ele sempre demonstrou certos conflitos, até mesmo porque ele é jovem e tolo ainda e inexperiente, isso é normal. Por exemplo, no dia em que ele foi devorado pela primeira vez ele partiu pra cima dos gigantes que nem doido e, na minha opinião, muita gente morreu por culpa dele, pois todo mundo foi tentar cobrir o ataque maluco dele, saindo completamente da planejamento dos companheiros. Eu acho que ele tem muito o que refletir sobre as ações dele em relação ao grupo, por mais fortes que sejam suas convicções.
    – A cena de engolir o eren pela 2ª vez eu achei legal! Na minha cabeça passou só que ali seria um bom lugar pra guardar ele. Muito mais escondido que segurar ele na mão por exemplo. Eu pensei mais pelo lado: Ta pow! agora ele ta na barriga dela, como é que vai tirar ele de lá! E gigantes engolem pessoas o tempo todo, é isso que eles fazem, por mais que seja um gigantehumano. É marca registrada. Eu não achei que ele tentou passar o mesmo tipo de sentimento da 1ª vez que o eren virou tortuguitos na boca daquele gigante barbudo. Acho que ele passou mais a sensação de “pegaram o eren, meu amigo! e agora quem poderá nos defender?”
    – Sobre a árvore! eu também achei estranho. E provisóriamente eu acho que ela usou uma técnica específica por ser mais acostumada em usar o modo gigante. Pra mim ficou claro que ela sabia que ia conseguir fazer aquilo. Porém realmente o ideal seria ter uma boa explicação para isso. Afinal de contas o corte foi muito industrialmente preciso, parece até que ela amolou a mão antes de sair de casa.
    – Animes de ação de grandes proporções, com muitos personagens, muitos episódios, muitas possibilidades tendem a ter vários erros e desproporções. Eu tenho certeza que você também já concluiu isso. Perdoe o Shingeki no Kyojin. Ele também está fadado a sofrer desse mal. xD

    Faço minhas as suas palavras sobre ser uma exposição da minha opinião, não é a única, nem melhor interpretação e etc!
    Boa noite!

  19. Primeiro, sobre a decisão do Erwin de mandar Levi repor o gás: Eu pensei numa teoria que responderia isso, mas depois se eu acertar e for exatamente isso pode acabar tirando a graça de alguém, então… Mas eu tenho quase certeza que isso não é um erro da história, foi colocado propositalmente ali. O Erwin é um personagem que esconde e sabe de muita coisa que os outros não tem conhecimento, existe uma outra maneira de pensar nessa estratégia dele que encaixaria, tente pensar de uma outra maneira. Isso deve ser comentado mais à frente.

    Quanto à “mordida/morte”, no anime eles deram mancada mesmo, parece mesmo que ele ia ser comido e depois vc entende que não.

    1. Quando o Eren esqueceu de confiar no seu grupo? Quando eles são mortos ele tinha confiado neles novamente, foi justamente por ter confiado neles que isso aconteceu.

    2. O Eren já raciocinava como titã antes, como já visto no episódio em que ele usa a pedra para bloquear o caminho. Mas tem uma coisa que me incomodou que é a cena da luta: o episódio todo tem muita enrolação, tanto que na cena da luta ele parece um pouco mais calmo do que deveria para alguém que na teoria está totalmente fora de controle, não? Pelo menos me passou um pouco essa impressão.

    3. Hu, sei que a ideia não era falar isso, mas justamente essa cena do “boxe” na luta não existe no mangá. Mas não foi algo que me incomodou tanto.

    4. Esse das árvores não caírem eu suponho que seja por causa do que foi falado em episódios anteriores, quando a Hanji fala sobre as experiências com os titãs e ela cita o fato do corpo dos titãs serem muito mais leves do que deveriam. Talvez seja isso, apesar de eu também achar estranho. E quanto ao golpe que cortou a árvore, realmente é muito estranho. Mas parece que irão explicar isso mais a frente (espero).

    5. Isso eu não dá pra dizer com clareza, pq não se fala bem a que distância cada um está, o Levi pode ter demorado mais, mas aí pode ser um monte de coisas, pensando bem parece mesmo estranho…

    6. Eu acho que ele simplesmente nunca imaginaria isso, dela chamar os titãs para irem devorá-la. Como isso nem se passou pela cabeça dele ele não elaborou nenhum outro plano.

    7. Sim, isso a animação dá uma aliviada para não parecer tão trágico, fato.

    Essa das cerquinhas inteiras foi engraçado, realmente, hehehe

  20. Tenho que deixar essa imagem aqui mas…

    Já discutimos bastante no tuíter, nem iria postar aqui mas resolvi passar para fazer um comentário paralelo. São só algumas das minhas interpretações pessoais do que eu leio em Shingeki.

    A decisão do Erwin foi um erro, ao mesmo tempo que não foi. Como falei foi uma aposta, lembrando que ele não apostou “eles vão morrer/ eles vão sobreviver”. Ele já tinha noção que a Titã não queria matar o Eren, porque ela poderia ter feito isso antes, você verá, ela queria apenas capturar ele. E mesmo que capturasse ele isso não significaria “fim”, porque o Eren dificilmente se renderia e lutaria contra, podendo voltar vivo com informações (já falamos que você interpretou errado a cena dela “mordendo o Eren”, não fosse assim a Mikasa não ficaria pedindo para ela “devolver” ele). Posso apostar que o Erwin não pensava que todo o grupo fosse morrer daquela forma mesmo no pior do casos. Mas não é sobre isso que quero falar.
    O Erwin teve que fazer uma decisão rápida no calor do momento, e talvez muito do que ele tinha em mente não seria quem morreria e quem sobreviveria naquela situação (a aparência dos corpos foi simplesmente censura).

    Pelo que sabemos as Muralhas foram erguidas a pouco mais de 100 anos.
    Por um tempo reinou a paz, até que por volta de 60 antes dos eventos do anime começaram a aparecer Titãs dentro das Muralhas e os humanos tiveram que pela primeira ver resistir. Mas eles não sabiam como matar um titã, então tiveram que sofrer bastante para descobrir o ponto fraco deles, e após isso desenvolver equipamentos que permitissem enfrentá-los.
    E assim continuou com os humanos encarando os titãs, ano após ano, em vão.
    Nunca fizeram nenhum real progresso.
    Até que finalmente em algum momento algumas pessoas começaram a perceberam o que faz dos seres humanos tão impressionantes. Não é a sua força, não é o esforço de um protagonista shounen, não, os humanos nunca venceriam os titãs pela supremacia física e bélica. Os humanos são o que são pela sua capacidade de aprender e raciocínio. Os humanos só podem vencer pelo que eles tem de melhor, usando a cabeça. O Erwin é um dos que sabe disso, por isso que ele descarta tantos soldados sem remorsos se for necessário para cumprir qualquer missão. Soldados, mesmo os bons, você pode renovar. Aquele grupo que morreu não tinha ninguém brilhante, começaram como soldados comuns até evoluírem para aquele nível. O Erwin abre mão desses soldados poderosos porque sabe que não é através deles que irá vencer a guerra.
    O Eren pode se transformar em titã, mas ainda assim é inútil agindo somente pela força. A Mikasa por mais que seja um gênio é extremamente instável e decepcionante, ela comete muitos erros, sua força não ajudou em nada até agora na série, muito pelo contrário para imenso arrependimento dela. Até o ídolo Levi tem suas falhas e mostra suas fraquezas. Todos eles são dispensáveis, os humanos só vão conseguir sair daquela situação usando a cabeça, e assim o personagem mais importante de todo aquele elenco é o Armin. Sim, o Armin, ele contribui mais que todos os outros personagens JUNTOS. O Armin é o único ali que pode levar os humanos a vitória, isso é incontestável por mais que os outros façam sua parte e ajudem. Sem Armin, os humanos serão derrotados.

    Aos poucos se formou um grupo dentro dos militares que assumiram esse dogma como verdade e tentam fazer a diferença.
    Eles notaram coisas estranhas nas expedições, em alguns casos as expedições não eram dizimadas apelas por fatalidades, parecia ter algo mais, parecia ter uma força oculta por trás de alguns acontecimentos, além de perceberem o quanto desconhecem os titãs. Dentro das milhares existem vários forças que sabotam progressos. Algumas pessoas perceberam isso e mudaram de abordagem, passaram a agir mais dentro das muralhes, tentar levantar novas estratégias e conceitos. A Hanji capturar e estudar/dissecar titãs faz parte desses esforço, e você viu como foi sabotado. Não é a primeira vez que isso acontece, tenha certeza. Os humanos estavam sendo derrotados sem o uso de força sem ao mesmo perceber isso. A história/roteiro de Shingeki parte desse princípio, não é uma história que se revolve com ação e violência, é pura inteligência e estratégia.

    Por isso os sacrifícios.
    Não importa quantos morram, o que importa é conseguirem a informação a qualquer custo. Descobrir quem é titã ou quem tem vínculo com deles dentro da muralha não é tão difícil, isso é algo que esse grupo do qual o Erwin faz parte já tem informações. Mas, qual o objetivo deles? O Armin já se questionou disso, ele sabe que existem humanos que se transformam em titãs, sabem que eles estão dentro das muralhas, o que afinal eles querem? Essa é a verdadeira batalha que está sendo travada. Uma batalha de vontades.

    PS: enviado com um dia de atraso por problemas técnicos.

  21. Ai cara pqp, vcs do genkidama e do video quest querem botar defeito em tudo também né? E ainda criticam sem saber direito das coisas. Sobre as “incoerências” e “erros” que vc apontou nesse episódio. Algumas vc realmente tem razão, mas a maioria é frescura, ou falta de atenção da sua parte, ou talvez burrice mesmo. Mas o pior de tudo é vc implicar até com a imagem da PONTE, não estrada, que vc colou no final do post. ¬¬’

  22. A única coisa que me agradou nesse episódio foi que realmente eu pude ter certeza que o Eren é o protagonista mais fraco que eu já vi, sinceramente, sabe porque? Ele chega, leva chute, soco, leva tudo quanto é coisa e não acerta quase nada, tudo que ele fez foi isso: socar o chão e derrubar ela algumas vezes, simples. E depois da briga que ele teve, que ele foi pela 2ª vez engolido, e no final a Mikasa que estava com o mesmo efeito de raiva que o Eren (talvez um pouco mais exaltada que ele ‘-‘), derruba ela em menos de um minuto, enquanto o Eren lá derruba, tenta socar, estraçalha a mão, buga pra tentar falar. E o engraçado foi os bug’s tensos que ocorreram na Mikasa, ela ficou parecendo um demônio, cara, foram bugs tensos nesse ep.

  23. Quanto as “incongruências”:

    1: Fica bem claro que o Eren não se esqueceu. Ele só se arrependeu e muito, depois de ver todo mundo em quem ele confiou ser estraçalhado pela female titan. E ele repete isso diversas vezes: “se eu tivesse confiado em mim mesmo”

    3: Ele sempre teve uma noção de luta, mesmo como titã.

    4: Simplesmente não foi possível ver se o chute da female titan foi com a pele cristalizada ou não. O plano daquele momento escondeu completamente a posição e o golpe dela.

    5: Nitpicking. Simplesmente não dava para saber a direção em que o grupo do Eren estava indo. E não dava para saber onde foi que o Levi se reabasteceu. Ou seja, não dava para saber quem estava mais perto, nesse caso.

    6: Incompetência? Acho que ele simplesmente não tinha como prever aquela situação. Por mais que ele soubesse o que fazer se vários titãs entrassem na floresta, ele não esperava que todos os que o seguiam e ainda mais um amontoado deles que nem haviam o percebido ainda, iriam juntos diretamente para o local onde a tropa de exploração estava, ignorando todos os soldados das bordas. Acho que isso ele não tinha como prever, não.

  24. E quanto a cena da mordida não tenho muito o que falar. Para mim ficou muito claro que a female titan não queria matar o Eren. Até porque, se quisesse, poderia simplesmente tê-lo esmagado enquanto ele estava a cavalo. Ou tê-lo cortado o pescoço, ao invés de ter feito isso a outro membro do grupo do Levi. Ou ter pisado nele, mesmo, enquanto lutavam. Fora isso, quando a titã arrancou a nuca do titã-Eren sem machucar o Eren em si e depois quando o engoliu sem morder, deixou ainda mais óbvio que não queria matá-lo.

    Assim, acho que a sua reação e seu julgamento foram absurdamente imediatos. Imediatos de mais. Não esperou nem 4 segundos para ver a titã engolindo o Eren, sem arrancar pedaço, para julgar a cena.

  25. rsrsrsrsrs Eu tenho uma observação boa, mas que nem a de vocês estou impressionado, não pude reparar a estrada como você mencionou logo no finalzinho da sua publicação, nem os cercados de madeira destruídos mas, acredito que eles meio que tem uma estrategia sacana de enganar alguns de nós.
    Colocar uma cena bem empolgante e assim nós deixar distraídos, porque não reparei nada disso, e olha que assisti esse episodio umas 10 vezes e sempre no momento que ele dava a joelhada eu olhava pra arvore, kkkk acho que não reparei mesmo pela emoção de quer saber o que iria acontecer com a Famale Titan ou o Eren.

Deixe sua opinião