Checklist da editora Panini: Agosto/2013

OnePiece#45_capinha copyDessa vez em tempo para você escolher bem o que comprar no mês de agosto dos títulos da editora Panini!

Leia mais:

Se o mês de julho foi de “vacas magras” para os fãs da editora italiana e seus títulos, o checklist de agosto chega bem recheado com nada menos que 18 mangas de diversos gêneros e demografias. E se o mês passado foi marcado pela volta de Berserk, nada melhor do que começar esse texto com a volta de Vampire Knight #17 que já se encaminha para seu fim, faltando apenas mais duas edições. No entanto, agora com a periodicidade quadrimestral do shoujo vampiresco só veremos a edição final  – a #19 – em 2014. Pelo menos isso garante o lançamento da série completa.

Continuando com os mangas voltados para o público feminino (mas não se sinta envergonhado em ler se você for homem, essa divisões são apenas para focar melhor as vendas no Japão, o que importa é a história ser boa) temos Maid-Sama! #14 que também caminha para seu fim sem grandes problemas, estando ao lado de Kimi ni Todoke como um shoujo bom de vendas de acordo com a editora. Fechando os títulos femininos temos 07-Ghost #13 que também já aponta para o fim (terminou no #17 no Japão) apesar de estar junto de Maid-Sama! para 2014.

Conforme comentei no checklist da JBC desse mês, torço que a Panini já esteja pensando em como repor no mercado os mangas shoujo que vão terminar em não muito tempo. Não quero que aconteça o mesmo que vemos com a JBC onde só visualizamos Sailor Moon para o futuro. Sendo bem sincero, resolvi criar uma coluna voltada para os shoujo/josei aqui no Gyabbo! por sentir uma falta de títulos em nossas bancas e de pessoas que comentassem sobre eles no país. Se você é fã desse tipo de título está mais do que na hora de enviar suas mensagens para as editoras solicitando (educadamente) mangas que supram sua vontade de comprar. Eles precisam ver que existe demanda! Espero estar fazendo a minha parte, façamos todos a nossa.

Mudando de demografia, mas continuando com os títulos prestes a terminar temos Gantz #35, sobrando apenas mais duas edições. Infelizmente esse é um manga que eu não comprei na época do seu lançamento, mas tenho muita curiosidade pela sua premissa. O que vocês, leitores de Gantz, estão achando desse final que se encaminha? Outro que está apenas duas edições para terminar é o “silencioso” Karin #12 que apesar de ser pouco comentado entre os fãs, conseguiu chegar ao final sem praticamente problema algum durante sua publicação. Dizem que a série toma um rumo bem interessante da metade pro fim, algum leitor do manga para confirmar? E apesar de não estar chegando ao fim, Tiger & Bunny #2 chega na metade do que foi publicado e logo deve parar por encostar no Japão. Pelo menos teremos o lançamento de Tiger & Bunny Anthology para os fãs não ficarem com muitas saudades.

Indo para o bloco Shonen Jump do checklist temos dose dupla de One Piece com os volumes #19 e #45, ambos com capas empolgantes que nos fazem ter vontade de sair pelos sete mares e… ahn? Isso só aconteceu comigo? Ah… Continuando então, infelizmente tivemos um alarme falso no mês passado e Naruto não virou mensal como eu sempre sonhei, esse mês temos “apenas” a edição #39 da edição Pocket. Dragon Ball #16 marca a batalha final contra Piccolo (uma das minhas partes favoritas de toda série!) e a passagem para a mais famosa “Fase Z” onde o Toriyama resolve que o mundo da série não era maluco o suficiente. Bleach #54 encerra o arco dos Fullbringers e começa aquele que deve ser o final do manga (ou pelo menos é o que os fãs de todo mundo estão achando). Toriko chega ao terceiro volume onde a exploração do mundo Gourmet começa a ficar mais animada e a mostrar porque o manga é um dos sucessores de One Piece. Por fim no mundo da Jump brasileira temos Tutor Hitman Reborn! #4, série tão bem recebida no país que irá virar mensal a partir de 2014.

Ufa! É muita Jump nessa vida.

Aproximando-se do fim desse checklist temos a dupla de Urasawas que ficaram de vez para sair no mesmo mês. Particularmente preferia que fossem intercalados já que ambos são bimestrais, não sei o que vocês acham, deixem nos comentários. Monster #8 e 20th Century Boys #06 andam sem problemas (o segundo passou por uns problemas no seu começo, mas tudo já superado) e, principalmente, marcaram a ferro o espaço dos seinen mais inteligentes no nosso mercado. Se hoje temos cada vez mais títulos dessa demografia, muito se dá pelo sucesso dessa volta dos dois.

Black Butler andou bem mais rápido do que eu percebia e mostra-se outra “aposta” certeira da editora que conquistou um público que já pedia a obra há um bom tempo, chegando praticamente na metade do caminho com o volume #7. Air Gear, que durante um tempo preocupou os leitores que temiam que a obra do Oh! Great fosse pelo mesmo caminho de Kekkaishi e hoje podem respirar mais aliviados pois qualquer perigo já passou, chega ao volume #18 com uma das capas mais legais desse mês e de toda série (algo a se destacar porque as capas de Air Gear são sempre sensacionais). Por fim, quatro meses depois Claymore volta ao Brasil e que está apenas uma edição de encostar no Japão, agora na #22, o que deve ser adiado um pouco mais pela sua periodicidade quadrimestral.

Capa do mês: Air Gear #18

PS: Para quem estiver preocupado com Sora no Otoshimono #11, a Panini avisa que o mesmo será publicado em setembro. O lançamento em agosto não aconteceu pela demora em receber o material dos japoneses em resultado de uma recente renovação de contrato para continuar. Após a edição #11 em setembro, a #12 está confirmada para novembro.

Dessa vez em tempo para você escolher bem o que […]