Little Witch Academia receberá continuação graças aos fãs

Witch-Academia-2-kickstarter-jpgAs bruxinhas de um dos melhores OVA recentes estão de voltas e com ajuda dos fãs de anime!

Em abril você viu aqui no Gyabbo! através de um texto do amigo Qwerty do blog Argama que o anime Little Witch Academia, uma das sensações desse ano por reunir em um 26 minutos de OVA uma animação de fazer os olhos brilharem com uma premissa – clichê – muito bem executada pelo jovem estúdio Trigger dentro do projeto governamental de fomento à animação, o Anime Mirai 2013.

Se esse curta deixou todo mundo que viu querendo mais, por que não?

71a71d7853d4ea88c3227f2dcd812de8_large

Foi com esse pensamento – e com o ótimo feedback de fãs do mundo inteiro já que o OVA poder visto no Youtube de forma oficial e legendada (clique AQUI) – que o estúdio resolveu sonhar ainda mais alta e se propôs a partir do site de financiamento coletivo Kickstarter dar continuidade ao mundo das bruxinhas, dessa vez em um OVA de 40 minutos.

Para isso eles precisavam de 150.000 dólares, muita grana, hein? Apesar de não ter sido realmente uma surpresa, todo o dinheiro foi conseguido no primeiro dia em que o projeto foi ao ar no site. Com mais de um mês para os fãs ajudarem financeiramente (e receberem diversas recompensas, é claro) o projeto foi aumentando, conseguiu um total de $625.518 (mais de meio milhão!) e com o seu término nessa quarta-feira o que era pra ser um simples OVA de continuação de algo carismático virou, graças aos fãs, um blu-ray com o anime de 40 minutos que irá incluir um documentário comentado mostrando todo processo de produção, a trilha sonora original e uma espécie de artbook com artes originais da animação.

Mas e quem não conseguiu ajudar durante o período em que o projeto estava sendo financiado? Bem, apesar de ainda não termos maiores detalhes, o BD estará em pré-lançamento a partir de 13 de agosto com legendas em inglês e espanhol (além de outras, mas infelizmente sem português), o que já possibilita que muita gente tenha acesso.

Eu assisti ao primeiro OVA de Little Witch Academia (sim, eu sei, estou devendo uma review, ela sairá em breve) e até o momento foi uma das melhores coisas que vi em anime em 2013 (para não dizer da década de 10). Saber que teremos uma continuação para um mundo tão rico que o estúdio criou e que ele pode continuar crescendo graças à ajuda direta dos fãs é algo incrível.

Estamos cada vez mais em um tempo onde o poder de criação está não somente com as grandes produtoras, mas conosco. Cada vez mais surgem projetos novos e inusitados que não encontrariam luz dentro dos processos normais, mas que podem ver a luz pelas mãos (e bolsos) de quem gosta.

Ah! Que bela época para se viver.

As bruxinhas de um dos melhores OVA recentes estão de […]

20 thoughts on “Little Witch Academia receberá continuação graças aos fãs”

  1. Realmente, esses tempos de crowdfunding estão sendo fantásticos para mercados de nicho – como é o caso dos animes.

    Mais ainda que Little Witch, eu gostei do exemplo do BD de Eve no Jikan, que será lançado em mais de oito línguas (inclusive português!), e os fãs/apoiadores estão tendo um nível de participação no processo que eu nunca vi antes – inclusive decisões importantes, como decidir quais são as prioridades de gastos, ou se deve ser possível ou não permitir que hajam “fansubs” participando da legendagem.
    No final das contas, todo mundo sai ganhando, mas especialmente o consumidor.

  2. Achei Little Witch simpático, mas não essa maravilha toda. O visual, o clima de magia e a ótima animação encantam os olhos, mas história que é bom… É um bom entretenimento, mas nada que eu vá guardar para a vida inteira (ok, talvez eu guarde a arte bacana, mas é só, rss). Em se tratando dos OVAs do Anime Mirai, gostaria muito mais de ver uma série baseada em Death Billiards. Dava para criar um anime episódico de qualidade em cima desse OVA, digno dos bons tempos da Madhouse. Mass como o estúdio anda na pindaíba, um projeto desses só sairia do papel com apoio dos fãs… Infelizmente, a falta do fator “bonitinho” no OVA me faz sentir que isso nunca irá acontecer, =/.
    Mudando de assunto, esse negócio de crowdfounding é realmente fantástico. Muita coisa legal, que por um motivo ou outro não recebe chances de entrar no mercado “oficial”, consegue sair do papel por esse caminho. Espero que esse tipo de campanha de financiamento se espalhe cada vez mais, =).

    1. Mas como tu quer história em um anime de 26 minutos? O anime pegou uma premissa clichê e executou de maneira fantástica em apenas 26 minutos. Também acho exagerado falar que foi a melhor coisa em animação da década mas é inegável que foi algo diferente, muito bom e bem feito.

      1. Talvez “história” não seja a palavra certa, mas sim “argumento”. Death Billiards, com os mesmos 26 minutos, possui um argumento que te faz pensar um um sem número de coisas. Já o argumento de LWA é bem simples, como o de uma animação infantil comum. Eu diria que são obras diferentes, com propósitos diferentes…o que não me impede de gostar mais da primeira do que da segunda, ^^.

    1. Relaxa, brasileiro tem a memoria curta mesmo. xD
      Mas daqui a pouco eles vão reelembrar de Madoka com o 3° Filme inedito. *-*
      Sem contar que ainda tivemos AnoHana que também foi muito bom nessa década e que também vai ter filme saindo.

      Sobre Little Witch é um OVA muito bom. Existe um mundo interessante e personagens muito interessantes. Só que com apenas um episodio, é impossível criar um enredo. Mas pelo que eu vi, é algo muito divertido de assistir ( e a animação é excelente).

    2. É realmente bem exagerado falar da década, mas little witch é muito bom sim. O que mais impressiona é a ótima execução de uma premissa, a primeira vista, tão clichê. Não tem nenhum Plot épico ou fantástico, é um anime simples mas que foi muito bem executado. Sem falar da ótima animação que dá ainda mais primor a simplicidade do enredo.

      1. Verdade, até por que Madoka só revolucionou um gênero de animes tradicional japonês, né? Nada demais, qualquer um faz isso. Só ver o quanto tem de mangá REVOLUCIONANTE nas páginas da shonen jump.

        Sem falar que Madoka nem revolucionou tanto assim, né? Tipo, só adicionaram e executaram bem um monte de temas sérios e complexos em um anime a primeira vista com um tema bem infantil e bobo.

        Realmente não sei o que o pessoal vê em Madoka pra achar tão bom…

        1. entendi. então só pq você introduz elementos comuns a vários animes em um anime que, teoricamente, seria infantil, isso é revolucionar? acredito que não. nunca disse que madoka não é bom, só disse que não é “tão bom assim”.

          claro, muita gente que assistiu na época não esperava que, como você disse, houvessem temas sérios e complexos num anime “infantil”, e tá, foram bem executados, mas não acho que isso o torne tão revolucionário como foi dito.

          e shonen jump não é lá muito parâmetro pra “revolução”, né?

          madoka ser TÃO FODA ou apenas bom vai do gosto e da opinião de cada um, assim como outros animes, bandas, filmes, jogos… E opinião é como um pênis: “é bom ter um e não é crime ter orgulho dele, mas você não pode forçá-lo garganta abaixo nos outros…”

          1. Madoka não é um anime revolucionante no sentido geral, madoka revolucionou seu gênero. Me diz outro anime Mahou Shoujo que fez o que madoka fez e executou tudo tão bem? Não tem.

            Madoka merece seu mérito por ter feito algo fantástico em cima de um gênero desgastado e genérico. Madoka é um anime fantástico, se assisti-lo como um Mahou Shoujo que é.

            1. concordo plenamente! ;)

              ele revolucionou o próprio gênero e fez isso bem, mas só por isso é o melhor da década? PRA MIM, não, mas é como eu disse: questão de gosto e opinião.

  3. Adorei a iniciativa, mas não entendo o porquê de tanto sucesso com Little Witch. O OVA foi engraçado e tudo o mais, mas não achei nada de especial. Preferi Death Billiards, por exemplo.
    Agora, uma coisa tenho a dizer… Adorava que propusessem este tipo de iniciativas (pedir doações a fãs) para muitos e muitos outros projetos. Há muitos animes aí a merecerem novas temporadas e tudo o mais, que provavelmente ainda não as tiveram por falta de coragem em investir. Com doações não é preciso investir, certo?

    1. É que Little Witch Academia nos mostrou que um tema infantil e clichê, quando bem executado, pode dar uma ótima história se bem executado.

      Com uma animação de muitíssima qualidade, boas cenas e personagens, eles nos apresentaram a história de maneira única em apenas 26 minutos. Fazendo a gente ficar preso na tela a cada segundo e cumprindo com primor o seu objetivo como anime.

      LWA não é um anime profundo, ou com uma história que te faça pensar na vida e nos problemas da sociedade. Mas cumpre perfeitamente, eu diria até extraordinariamente, o objetivo almejado. O de nos divertir a cada segundo com essa ótima aventura das bruxinhas.

  4. Pessoal, só poderia que vocês tivessem atenção que eu não disse que Little Witch Academia é O melhor anime da década de 10, mas sim que na minha opinião ele está entre os melhores que eu vi, isso é bem diferente da discussão que surgiu aí embaixo.

    Sem contar que a década de 10 tem apenas três anos. Um anime tão bem executado estar entre os melhores com uma quantidade de “rivais” menor por esse pouco tempo não é algo exagerado.

    Gyabbo!

    PS: Sim, Madoka é tudo isso. Mas claro, cada um tem seu gosto e opinião, pode pensar diferente.

  5. Também não consegui entender muito bem o hype todo em relação a Little Witch Academia. Achei ótimo, muito bonito, bem animado, bem construído e tudo mais, mas tem tanta coisa assim, no mundo… ainda assim, fico muito feliz em saber que as pessoas estão apoiando dessa forma o que gostam.

    Só queria que a MadHouse fizesse um croundfunding de Dreaming Machine, para concluir a última obra de Satoshi Kon :/

    P.S.: Death Billiards > todos os outros animes do Anime Mirai (polêmica)

Deixe sua opinião