Boletim de Informações #1 – Editora Panini

Logo-Panini-636

A situação de Kekkaishi, o preço de Shingeki no Kyojin, republicação de Berserk? Confira todas essas respostas e muito mais no primeiro Boletim de Informações do Gyabbo!

Com o sucesso do Guia Completo das editoras de mangas no Anime Friends/Festival do Japão 2013, é com muito orgulho que inicio no blog uma nova seção, dessa vez voltada para dar pequenas informações aos leitores que sozinhas não renderiam um post único. A ideia é muito semelhante (e porque não, inspirada) no Check-in do JBox, com a diferença que nossos boletins serão voltados exclusivamente para notícias e informações dos mercados domésticos de animes, mangas etc, tudo de forma direta e dinâmica.

Para começar trago para vocês informações oficiais obtidas diretamente com a responsável pela área de Marketing Digital e Mangas da Panini, Luciene Araujo, sobre algumas questões que muitos clientes da editora vem se fazendo há algum tempo:

  • A editora vem ouvindo os muitos pedidos dos leitores por uma republicação do manga Berserk, um dos poucos que continua a ser publicado no Brasil no formato de meio-tanko, mas não possui nenhum planejamento para que isso ocorra ainda em 2013 e por enquanto também não há nenhuma novidade sobre isso para 2014;
  • O motivo para o cancelamento de Guin Saga, faltando apenas um volume, seria o fato de que após a morte da autora da série original, o volume final foi criado para terminar a versão em quadrinhos e não teria sido bem recebido no Japão. Como o contrato brasileira de licenciamento não contemplava este último volume, a Panini optou por não renová-lo;
  • Kekkaishi realmente se encontra em uma situação bem complicada e periga ser cancelado, ainda que haja por parte da editora o reconhecimento da qualidade do material e o desejo de que isso não venha a acontecer. O título não vem se sustentando nas bancas e eles estão analisando sua situação financeira e estudando possibilidades de novas formas de trabalhar com o ele, incluindo sugestões dos próprios leitores (que logicamente, passam por uma análise criteriosa para verificar se daria algum resultado). Também fomos informados que a manutenção de Kekkaishi em nossas bancas não passa somente pelos resultados recentes do título. O manga já vinha “se mostrando insustentável” há algum tempo e com o encerramento do contrato atual no volume #19, a editora precisa encontrar novas soluções para que um novo contrato seja aprovado e dê continuidade na publicação. Dado essa situação, não teremos mais nenhum volume da série em 2013 e assim que qualquer decisão for tomada em relação ao manga o Gyabbo! será avisado, assim como essas informações serão divulgadas nos canais oficiais da editora;
  • Haverá um reajusto de preço nos mangas da editora, mas por enquanto esse reajusto será feito em somente alguns títulos, cada um estudado caso a caso com o intuito de não causar um impacto muito grande no bolso dos leitores. A editora busca trabalhar com uma política de manter os preços mais acessíveis possíveis, permitindo que não somente os mangas mais populares sejam comprados pelos leitores, mas também aqueles mais desconhecidos, incluindo os das outras editoras, buscando um fortalecimento do mercado como um todo. No entanto, como os fornecedores da editora sofrem reajustes anuais os custos de produção aumentam e de tempos em tempos é necessário rever os preços;
  • Gantz e Vampire Knight terão novos volumes publicados em agosto. Deadman Wonderland demorará um pouco mais por renovação de contrato (lembrando que a série terminou recentemente no Japão). Não há previsão para Arata Kangatari, que ainda não teve o contrato renovado;
  • O ritmo de lançamentos será menos acelerado no segundo semestre, contanto com os já anunciados Blood-C Izayoi Kitan, Tiger & Bunny Anthology e Shingeki no Kyojin. Não há informações se serão somente esses os novos títulos;
  • O forte interesse demonstrado por parte dos leitores em Shingeki no Kyojin através das redes sociais e dos sites especializados foi responsável por uma aceleração nas negociações pelo título que já se encontra em processo de edição do primeiro volume;
  •  O preço será de R$11.90, inicialmente indicado para ter uma periodicidade bimestral;
  • A Panini está avaliando a possibilidade de transformar a periodicidade de Tutor Hitman Reborn!  em mensal para 2014. Usando as palavras da própria fonte: “só não iremos (transformar em mensal) caso algum fator muito expressivo impeça essa periodicidade”. Isso em resposta ao bom retorno do manga nas bancas e pelo expressivo clamor dos leitores.

Hora de pontuar algumas coisas com minha opinião. Como eu comentei no  Guia Completo das editoras de mangas no Anime Friends/Festival do Japão 2013 está clara a vontade da editora Panini de se aproximar dos seus leitores e apresentar uma postura mais transparente do que aquela que a vinha caracterizando há alguns anos. O funcionamento efetivo da página oficial da editora no Facebook foi um bom primeiro passo, a palestra na Anime Friends foi um ótimo segundo, o videocast recém iniciado o terceiro, mas é principalmente por demonstrar não ter medo de passar abertamente as informações aos seus leitores que vemos a seriedade dessa nova postura.

É claro que nesses primeiros passos algumas coisas não irão agradar os fãs. O cancelamento de Guin Saga é um desses passos desagradáveis. Quando foi anunciada essa informação na Anime Friends, muitas pessoas disseram que quando a editora adquiriu a obra a mesma já havia sido completada no Japão, o que tiraria a lógica de não lançar o último volume pela má recepção do manga no seu país de origem. No entanto, se batermos as datas corretas vamos verificar que Guin Saga #6 foi publicado em junho de 2010, já seu lançamento no Brasil foi feito em maio do mesmo ano. Pela lógica o contrato pelo manga estava assinado bem antes (vejam como o super sucesso de Shingeki no Kyojin já está licenciado e sai apenas em novembro, mesmo com o buzz que o título tem recebido por causa do anime), quando o último volume realmente não existia. No entanto, o que realmente peca nessa resposta oficial é o fato da Panini afirmar que preferiu não renovar o contrato pelo último volume em razão da sua má recepção no Japão. Por pior que o manga tivesse virado, não é trabalho da editora “impedir” seu público de ter acesso a obra alguma, somos nós que decidimos se gostamos ou não.

Kekkaishi está mais do que confirmado que não vende bem. E dentro de qualquer negócio aquilo que dá prejuízos deve ser eliminado, essa é a vida e o mercado de mangas não vive em uma bolha fora dessa realidade. O que não nos impede, entretanto, de responsabilizar a editora (e isso se estende para quase todos os casos) por não ter planejado uma campanha de marketing em cima da obra que chegou ao país desconhecida e com uma forte concorrência não somente com os mangas da JBC, mas principalmente com os populares battle shonen da própria Panini. Lançar na banca algo desconhecido é pedir para não vender. Se existe algo onde nosso mercado falha – e muito – é em levar seus lançamentos para os ouvidos daqueles que poderiam compra-los.

Por último quero ressaltar como a editora vem sendo influenciada pela vontade dos fãs. Desde a possível mudança de periodicidade de Tutor Hitman Reborn! (e se você ainda não compra/conhece essa obra, leia o review do Gyabbo! que não irá se arrepender) até o aceleramento nas negociações por Shingeki no Kyojin, está claro que a Panini vem buscando cada vez mais ouvir seu público, o que é muito bom, principalmente para que obras menos pops, mas com um forte grupo de fãs, possam surgir no país.

Então, com todas essas novas informações que trago para vocês de forma exclusiva de que forma você vê a Panini nesse momento? Essa mudança de paradigma na forma de se comunicar com seu público vai agregar força ao nosso mercado?

Lembrando que vocês podem deixar suas dúvidas aqui nos comentários desse post e eu as levarei diretamente para Panini em busca de respostas!

A situação de Kekkaishi, o preço de Shingeki no Kyojin, […]

27 thoughts on “Boletim de Informações #1 – Editora Panini”

  1. E que sugestão dos leitores a Panini levaria em consideração para tentar terminar Kekkaishi? Eu aceitaria um aumento de preço para algo bem maior do que o padrão em banca, só para ter a série completa. Mas eu sou um só. Aumento de preço em um manga que já vende mal é enterrar de vez o coitado. Como o contrato precisa ser renovado e eles não pretendem lançar mais nada do manga este ano, eu comprarei na Amazon, a preços muito maiores.
    Espero que a Panini tenha aprendido a lição e comece a fazer campanhas de marketing dirigido e pesquisa de mercado antes de sair lançando mangas desconhecidos em banca e deixando os fãs órfãos de suas séries preferidas.

    1. Só pra constar, os últimos 16 volumes do Kekkaishi em inglês já estão a caminho de casa, a partir da Amazon.

      Dane-se Panini!
      Qualquer autor indie hoje em dia pode fazer um crowdfunding e juntar milhares de dólares para publicar uma HQ ou até fazer filmes e animes.
      E uma editora do porte da Panini vem me dizer que não consegue terminar uma obra que está pela metade e tem fãs fiéis dispostos até a pagar mais caro para tê-la completa? É pura incompetência mesmo. Lamento.
      Meu medo é o “cheirinho de Conrad” no ar… Ainda mais com esse rumor de que a matriz italiana pode estar à venda.

  2. Boa iniciativa a da Panini, de, PELO MENOS, dar satisfação aos consumidores.
    Faltou uma resposta a Homunculus aí. Já passou da hora, MUITAS pessoas pedem, e é uma conclusão indispensável para um mangá excelente.

  3. A desculpa sobre Guin Saga foi a pior de todas. Quanto a Kekkaishi, pelo menos tive o prejuízo de somente “8 volumes”. Iria completar o restante, ainda bem que não o fiz. Não comentaram nada sobre Homunculus e MPD Psycho (sendo que o primeiro falta só um volume) e sinceramente, não creio que a Panini lance, visto que ela já demonstrou não se preocupar muito em finalizar mangás que faltam somente um volume. Espero pelo menos poder terminar Monster, 20th Century e Gantz pra aposentar minha vida de colecionador de mangás da Panini.

  4. Sendo sincero com a panini ultimamente?
    A Jbc intimidou ela com seus dois ultimos eventos simples assim, e perde a moral que tinha com o publico consumidor.

  5. Olá Gyabbo! Gostei muito da nova coluna. Acho ótimo ter um canal para podermos esclarecer nossas dúvidas de maneira definitiva, sem depender somente de rumores e e informações fragmentadas, =). Espero que você continue a publicá-la.
    Fico triste pelo fim de Guin Saga, tanto o final abrupto da série no Japão, quanto o cancelamento da Panini – muito mal justificado, diga-se de passagem. Por mais que o volume final tenha sido mal recebido no Japão (e não duvido nada que a qualidade tenha caído mesmo, afinal tentar encerrar em uma edição uma série que tinha tudo para ultrapassar quinze volumes é quase impossível), duvide-o-dó e faço pouco que quem comprou até o volume cinco, como eu, não fosse completar a série. Uma pena.
    Acho muita cara de pau a maneira como a editora anda mandando várias séries com apenas mais um volume a publicar para o limbo. Ok, eu entendo que quando uma série não vende bem cancelamentos são naturais, mas em casos em que resta apenas uma edição para o término da série, como Homunculus, por exemplo, é uma vergonha e uma falta de respeito não ir até o final.
    Se a Panini quiser mesmo salvar Kekkaishi, ela deveria tentar recolocar a série nas bancas a partir do volume 1 – mas com uma campanha de marketing robusta para apoiá-la dessa vez. Infelizmente, nós sabemos que a combinação “marketing + mangá” só ocorre uma vez a cada morte de papa aqui no Brasil, então não creio que isso irá acontecer. É uma série que eu gostaria de conhecer, caso recebesse uma segunda chance (estava desempregada na época do lançamento, então não pude colecioná-la).
    No mais, gostaria que, numa próxima vez, você perguntasse para a editora como andam as vendas dos títulos do Urasawa, e se existe alguma chance de eles trazerem Pluto para o Brasil. Também gostaria de saber se há planos para a publicação de mais seinens que fogem do padrão “suor, sexo e sangue” por aqui (como “shoujo não vende”, nem ouso perguntar sobre joseis, ¬_¬). Muito obrigada pelas ótimas informações, e sucesso com o blog! =D

  6. Uma pena que o Kekkaishi venha a ser cancelado. Eu acho uma obra ótima. E já comprei até o volume 17. Em outubro comprarei mais dois volumes que falta. A Panini falta responder o caso HOMUNCULUS (que tb falta 2 volumes pra comprar), MDP PSYCHO, TRINITY BLOOD 14,15 e 16 que já tem no Japão. Quero ver a periodicidade de REBORN mensal E COM ASSINATURA! A Panini precisa melhorar no DEPARTAMENTO DE ASSINATURAS, aumentar mais seus títulos e também mandar de brindes MARCADORES DE PÁGINAS dos seus mangás, pois a JBC envia de TODOS os titulos um marcador diferente que sempre quero fazer uma nova assinatura, não importa o título, por causa destes lindos marcadores sempre são enviados para os assinantes. A JBC está ganhando bem em quesito marketing e melhor aproximação com o leitor. Mas A PANINI também precisa dar esta melhorada! Só basta ela querer!

  7. A Panini agora que viu q precisa ser transparente, tá se desesperando demais…como uma empresa do porte dela, que tem os títulos mais famosos, com um fandom absurdo e que vende horrores, não consegue sustentar Keikkaishi e o marketing em cima?? Sério, é um mangá bom, divertido…e vai simplesmente parar assim?? Uma empresa que acaba de anunciar Shingeki no Kyojin, a moda do momento e não guenta Keikkaishi para mim soa como uma ironia tremenda!

    Sem contar que os fã também vem pedindo os Databooks de One Piece e nem isso quiseram esclarecer. Alguns até sabem da resposta, 2014. Mas abra a informação para todos!

    Espero que meu Homunculus e MPD Psycho termine. Não houve informações a respeito, o que é vergonhoso. Black Lagoon tb, eles podiam explicar para quem não fica atento aos acontecimentos do Japão, o que está havendo!

    HÁ muito o que dizer…depois de anos de indiferença perante aos clientes, a Panini está ficando “boa” demais pro meu gosto. Eu vejo diversas informações contraditórias deles mesmo por problemas que já vem há um tempo…

    Mas achei válida, curto a página do face, já me inscrevi no canal do youtube e agora ficarei de olho no Gyabbo sempre! o>
    Obrigada pelas informações, msm que ainda não sendo o bastante

  8. Esse mangá não foi a primeira adaptação de Guin Saga, foi uma puta de uma balela da Panini. Todos outros com poucos volumes, teve um que acabou com 3 volumes. CLARO QUE NÃO SERIA ADAPTADOS OS 120 VOLUMES DA NOVEL… novel é diferente do mangá/anime… todos teve seu final exclusivo.

  9. A Panini está apenas fazendo o que agora é inevitável depois de tudo que a JBC tem feito. O que não era lá muito difícil, já que, o cenário que existia na relação entre editoras e consumidores de mangá, carecia de diversas coisas.

    Enfim, fico realmente preocupado com as movimentações da Panini em relação as suas publicações, muitos indícios apontam para títulos com preços aumentados e outros para um aparente e inevitável cancelamento. O que particularmente me entristece, pois acho que MPD Psycho e Homunculus ( títulos que coleciono ), devem ter essa segunda opção como fim. Já senti esse gosto amargo proporcionado pela Conrad e até pela própria Panini com o mangá Éden, lamento até hoje.

    Se há algo com o que eu possa dizer contribuindo em forma de sugestão ou algo parecido seria com algumas idéias, ( desde já, deixando claro a minha carência de conhecimento em torno das burocracias editoriais ), que tive, como um bom leitor de mangás que sou, e que deseja muito que não ocorra cancelamentos , ou que aja menos possíveis, pois creio que quem mais perde com isso é o mercado de quadrinhos no geral, ou seja, todos nós. Havendo uma quantidade inquietante de pessoas comprando o dado título que não obteve a estimativa inicial de vendas, seria interessante algumas manobras de adaptação circunstancial que tornasse cabível a continuidade do mesmo para a editora, tornado assim possível a continuidade, respeitando o leitor e não dando prejuízos para a editora. Acho que pode-se chegar á isso com algumas atitudes:O já citado aumento do preço de capa, mas também, a redução de distribuição, ou seja, vendendo através da internet e lojas especializadas. Não seria algo incomum já que se trataria de uma obra direcionada para um público alvo bem específico. Isso reduziria os gastos com distribuidoras e consequentemente sustentaria uma redução no número de tiragens sem prejudicar o consumidor específico em questão.

    Imagino que as coisas não sejam tão simples assim, sei que existe todo um contrato que é visto e revisto, formulado e reformulado que depende de uma aprovação do pessoal lá de longe, mas não custa nada explanar as idéias, aliás, é sempre necessário.

    Gostei bastante dessa coluna! Na semana passada mesmo eu estava pensando em torno disso e sentia falta de um espaço assim. Até queria mandar uma sugestão para outro blog aí, mas parece que eles são estrelas demais para “ouvir” o pessoal que acompanha o trabalho deles, enfim, o azar e a limitação não é minha. Parabéns pelo trabalho e o espaço de vocês!!!

  10. Coluna muito bem vinda e que merece ser bem comentada, primeiramente deve-se dar um pequeno(sim, pois o histórico da Editora não é o melhor em termos de confiança com o consumidor), voto de aprovação, por finalmente estar ouvindo o seu público alvo! Shingeki é um reflexo claro disso, eu mesma foi umas das que pedi o mangá(visto que já o curtia antes do anime, e depois desse a coisa só escalou na melhor forma, tanto que os records de venda no JP são absurdamente bons e bem se a Panini não metesse a cara sei bem quem o faria, mas também pedi Magi e Pandora Hearts,um de três é melhor que nada).
    A mudança de periodicidade de Reborn é outra clara demonstração de que ela está tentando se renovar, afinal se não for escutar quem compra……….o peraí, não é um comente de elogios, mas sim sobre os fatos como estão, e o fato que a Panini ainda está dando bola fora, e os pontos são esses que vc apontou:
    -Cancelar Guin Saga pq não seria bem recebido?Como? Tudo bem que não foi recebido no JP, mas se aqui tem gente que coleciona e que pede pelo último volume, é pq tem gente que vai comprar, então……………espero que não venham com essa desculpa com Homunculus, pows está nesse papo a um tempão, tipo não é um título super popular,quem conhece sabe o pq, pois mesmo eu gostando sei bem que não é todo mundo que curte este gênero, mas eu acho que tem gente disposta a comprar o volume que falta, então diga Panini qual a desculpa dessa vez? Que não venha com o papo furado, pois o consumidor não é burro, se ainda acham que é do tempo que podem fazer de qualquer jeito e vamos aceitar, bem……..nem vem que não tem.
    – Por falar em cancelamento Kekkaishi está quase lá né? De quem é a culpa? Cara vai trazer um título relativamente desconhecido? Então sabe onde tem que investir????Propaganda!!!Cara a Panini não é uma editora de fundo de quintal, sabe muito bem vender um título quando quer, sabe fazer a propaganda certa, e quando vai neste mangá fica sem saber o que fazer???WTF? Sério!
    – Outro ponto que até comentei no JBOX foi que isso veio da mesma editora que disse depois de Éden, que não ia cancelar mais nenhum título, quem lembra disso????Eim?? Sei bem que as editoras falam não se escreve, mais e a credibilidade da empresa vai pra onde???E mais, cadê o respeito com o consumidor que compra?
    – Os novos títulos(tirando Shingeki que já falei), mostram um esforço por parte da editora(é claro que conta pouco se perde em outro ponto), e mais a rapidez para trazer para o BR dos volumes novos dos mangás recentemente lançados no JP, acalma os ânimos, bem como o relançamento de HOTD, que foi ótimo, mas foi mais para concorrer com o outro relançamento de luxo?Tipo se for seguir essa lógica por que não investir no relançamento do título que deve ter uma boa base de fans de mangá(ou não, uns só gostam deste título): BERSERK! A editora ainda deve ter os direitos de publicação do meio tanko, então pq não fazem um novo para o relançamento? Esse eu compraria e pediria uma PQP de assinatura!
    -Mudança de preço de novo?Desde que a qualidade corresponda, afinal quem comprou os mangás Solanin ou Aventuras de um Menino sabe que um preço acima da média vale , desde que o produto seja bom(se é pra gastar que seja pra valer).
    Em resumo esta coluna é uma ótima ideia,,um bom lugar onde os consumidores podem explanar os elogios, críticas e claro o meio termos entre os dois, a Panini faria bem em prestar atenção aí, pois o melhor termômetro de vendas é a opinião do consumidor que compra!

  11. A Panini deveria sinceramente aumentar o preço para R$14,90.
    Digo isso como colecionador de Kekkaishi e dessa forma a Panini poderia manter viva a integridade da editora que vejo cada vez mais prejudicada perante os consumidores (sempre que lança título novo rola aquele papo de “não colecionar porque vai que a panini cancela?”). Os consumidores não teriam do que reclamar, já que seria a esse preço ou nada, e tenho certeza que prefeririam pagar esse preço do que amargar o cancelamento.

  12. Eu sinceramente considero a panini a melhor editora do mercado brasileiro atualmente. Principalmente por causa da tradução. Ou melhor, acho que é só por causa da tradução. Achei ridícula essa desculpa de Guin Saga (um mangá extremamente bom e que sinceramente, mesmo que o último volume ainda não tivesse sido lançado durante as primeira negociações, não merecia ter o -não- fim que teve). Concordo contigo sobre o ‘deixe que a gente diz se o fim foi bom, ou não!’ E se pelo menos metade dos compradores for que nem eu, eles irão COMPRAR para VER o final. E depois ver o que fazer da vida. Eu não consigo, repito, NÃO CONSIGO ter uma coleção incompleta. E é isso que a panini está me obrigando a fazer. Defendo a panini com unhas e dentes em discussões sobre editoras e afins, mas tenho que afirmar sobre esse ponto: Não peguem um título se não forem dar continuidade a ele. Guin Saga, Full Metal Panic, Trinity Blood, Homunclus, MPD Psycho e agora Kekkaishi. Digo logo que Kekkaishi é o meu título favorito que a panini está lançando e acuso a editora pelo pouco sucesso que ele está fazendo. Recomendei o título para TODOS os meus amigos e TODOS eles compraram. Eles não conheciam o mangá pq uma certa editora simplesmente apareceu com ele ao lado de Naruto e Bleach. É um suicídio pra um mangá desconhecido. Cancelar o mangá por culpa da própria editora e depois dizer que é nossa culpa, dizendo que não estamos comprando é só jogar a culpa nos outros! E os que estão fielmente comprando; esperando para a finalização; se segurando para não procurar online, POR ESTAR QUERENDO comprar o mangá e VER O FINAL aqui no BRASIL, como ficam? Não cancelem Kekkaishi por culpa de vocês. Quem compra, faz propaganda. A NOSSA propaganda, de UMA pessoa só para com os AMIGOS, não se compara em NADA à propaganda que a editora poderia ter feito — PODE fazer em questão do mangá. Falando por aqui pq a Beth disse que a panini leria os comentários daqui diretamente, espero que seja verdade. Adoraria, sei lá, ter uma conversa com alguém de lá para ver o futuro do mangá.

  13. Finalmente a Panini está tomando atitude!

    Eu considerava ela a melhor editora, porém ela preferiu ficar em seu patamar elevado, alheia ao que acontecia na Terra, enquanto isso, a JBC estava tramando uma revolução.
    Parabéns para ambas editoras, que isso seja apenas o início de um relacionamento mais próximo ao do leitor.

    Reborn realmente tem que ser mensal, a série é muito longa, ficar comprando bimestral é tenso demais… ainda bem que a Panini está ouvindo nesse aspecto.

    Quanto a Kekkaishi, é verdade que a editora não fez marketing, e acho que é principalmente culpa dela esse cancelamento… mas já começou errado, e acho que está num caso irreversível, provavelmente terá de ser cancelado mesmo… a menos que eles revejam novamente seu marketing, e anunciem de novo a série, façam propaganda, e vendam os volumes antigos a preços mais acessíveis, talvez assim eles consigam recuperar o tempo perdido.
    Mas se ela cancelar, não há mais do que reclamar além do que já foi dito, se realmente está dando prejuízo, o mais correto é cancelar, apesar de ser uma pena.

    Agora o Guin Saga foi uma decisão bem estúpida tbh…

  14. Na boa, ainda acho que a Panini está muito longe de atingir um bom padrão de qualidade com seus clientes. Irregularidade nos lançamentos, mudanças a todo momento e falta de clareza sobre algumas séries que estão paradas ha anos mostram o quão despreparados eles estão para o momento atual do mercado. Tenho hesitado sempre que vejo um titulo novo nas bancas, como Reborn. Eu gostaria de comprar, mas pelo número total de volumes, quem garante que não vai ser congelado do nada? Se fosse uma série, como a JBC, o caso de Futari H, blz, mas são várias! MPD Psycho é um que está congelado aqui na prateleira e eu estou esperando o veredito da Panini pra tentar importar os volumes restantes…

  15. Bom ótimo post,mas e sobre Air Gear tem algum risco de ser cancelado?a Panini pretende relançar algum manga esse ano ou no próximo ? tipo Bleach? pergunte a eles por mim Gyabbo!

  16. Gostaria de saber mais informações sobre o suposto lançamento do mangá Akira pela Panini. Esse negócio de estar travado por causa da Editora Globo tá meio estranho…

  17. Não tem Deadman nesse mês ç—–ç , e seria uma boa mesmo o Tutor mensal :3 , e depois desta polêmica do Guin Saga , estou muito preocupados com as coleções que eu estou começando (as não tão conhecidas) ;/ , e não falaram nada se vai ter Blood Lad ou não ç—-ç

Deixe sua opinião