Detalhes do manga Genshiken pela Editora JBC

Genshiken_01-editora-jbcGenshiken – O clube de estudos da cultura pop japonesa.

Se na última terça-feira (25/06) eu vim aqui comentar sobre os detalhes do lançamento do manga seinen Ibara no Ou, adaptado para O senhor dos espinhos aqui no Brasil, dessa vez vamos falar de um dos títulos que muitos nunca realmente sonhariam ver por aqui, mas que veio: Genshiken.

Publicado originalmente por Shimoku Kio de 2002 ao ano de 2006 na revista seinen Afternoon (Eden: It’s an Endless World!Narutaru) em um total de nove volumes, Genshiken é um slice-of-life – pequenos cortes das vidas cotidianas – de um clube otaku universitário, o Gendai Shikaku Bunka Kenkyuukai (ou em tradução livre “A Sociedade para estudos da cultura visual moderna” – e não, não vou entrar na discussão da adaptação do subtítulo porque achei bem feita a adaptação da JBC, nem percebo), onde seus membros discutem sobre animes, mangas, doujinshi, games, cosplay e outras coisas que alimentam seus hobbies.

Em 2010 a obra recebeu uma continuação, Genshiken Nidaime, contando atualmente com quatro volumes publicados (por sinal, nessa temporada de verão 2013, essa “segunda” parte de Genshiken receberá um anime. Confira os detalhes no Grande Guia da temporada feito aqui no Gyabbo!).

Por enquanto o que veremos aqui no Brasil serão os nove volumes que compilados até 2006 que fecham a primeira “fase” da obra (não se preocupe, ainda que tenhamos uma segunda “fase”, Genshiken é uma obra que possui um ótimo final para si própria, não obrigando o leitor a conferir o resto).

A editora JBC publicará os nove volumes da obra, começando ainda no final desse mês de junho, no formato 13.5 x 20.5cm (mesmo tamanho de O senhor dos espinhos e Rurouni Kenshin), com impressões nos versos das capas, páginas coloridas no primeiro volume, cerca de 200 páginas por edição, folhas em papel pisa bright 52g, mensalmente por R$11.90.

De acordo com o gerente de conteúdos da editora, Cassius Medauar, Genshiken vem para completar o espaço deixado por Bakuman, recentemente finalizado no país. Apesar de eu entender que o tom das duas obras são bem diferentes – principalmente por um ser shonen da Jump, enquanto o outro é um seinen, voltado para um público mais maduro -, concordo que existem fortes possibilidades de quem gostar um, gostar do outro.

A capa do primeiro volume está muito fiel à original – e infinitamente mais bonita que a da edição americana -, até mais limpa pela retirada de algumas coisas que acabavam poluindo desnecessariamente a ótima arte de Shimoku. Se quiser conferir as capas dos quatro primeiros volumes de Genshiken e comparar com a da JBC é só clicar AQUI.

Pessoalmente, Genshiken é um dos meus mangas favoritos principalmente pela condução que o autor dá aos acontecimentos dentro da obra, colocando seus personagens em interações naturais e interessantes, causando um desenvolvimento em quase todos sem que sequer percebamos até que chegamos ao final.

Sem dúvidas um dos melhores lançamentos do ano, se bobear é O lançamento do ano para mim, mesmo com Sailor Moon e Madoka vindo por aí.

Genshiken – O clube de estudos da cultura pop japonesa. […]

5 thoughts on “Detalhes do manga Genshiken pela Editora JBC”

  1. O mangá mais esperado do ano até o momento para mim. A questão de substituir Bakuman é justamente pois ambos tem como temática a metalinguagem falando de mangakás e otakus dentro do próprio mangá. Pensando nesses dois, posso citar pelo menos mais 4 obras que seguem esta mesma linha que seria interessante publicar.

      1. Manga Michi, Manga no Tsurikata, Bokuman e o novo mangá do autor do Beck, RIN, tem todos a temática falando sobre mangakás, apesar deste último estar em publicação e ainda no começo.. Tem mais um ou outro por ai, no blog do XIL aqui do Genkidama tem uma matéria muito boa falando sobre isso chamada “5+1 Mangás sobre fazer mangá”.

Deixe sua opinião