Hajime no Ippo chega ao capítulo 1000 – e ainda não sabemos o que é ser forte

Um feito raro (e ainda mais raro nos dias de hoje) foi comemorado recentemente: Hajime no Ippo chegou aos 1000 capítulos, firmando-se como um dos mangás de esporte mais tradicionais do Japão. E, infelizmente, ainda não descobrimos o que é ser forte de verdade…

O começo

Hajime no Ippo começou a ser publicado no já longinquo ano de 1989, na Weekly Shonen Magazine. Criada por George Morikawa, essa série que se mantém viva por mais de 20 anos conta a história de Makunoichi Ippo, um adolescente tímido que passa praticamente todo seu tempo livre ajudando a mãe nos negócios da família. Justamente por isso, Ippo não tem amigos, e é alvo constante de bullying de alguns colegas de escola.

Justamente num desses episódios de bullying Ippo começa a levar uma surra, e é prontamente socorrido por Takamura, um boxeador que estava correndo ali por perto e resolveu ajudar o pobre rapaz. Depois de levar Ippo para a academia e tratar das feridas causadas pela surra, Takamura tenta animar o pobre rapaz permitindo que ele dê um soco no saco de pancadas, como uma forma de aliviar o stress, a frustração. Depois de uma tentativa meio tímida, Ippo explode um soco no saco de pancadas, mostrando uma força fora do comum e um possível talento para as lutas.

E é a partir daí que começa a saga de Hajime no Ippo, com todos os treinos, teorias do boxe, lutas com sparring, campeonatos, dores e principalmente drama. Uma saga que, como já dissemos, conta com mais de 1000 capítulos, praticamente 100 volumes de mangá, duas séries animadas, um OVA e um filme, e ao que tudo indica tem fôlego para muito mais.

Mas o que fez com que esse mangá de esportes durasse tanto? Qual o segredo por trás de uma série com enredo simples mas que conquista a todos que a leêm ou assistem?

Parte do segredo pode estar no próprio background do autor: enquanto muitos mangakás apenas pesquisam o esporte, ou escrevem no papel de fãs, George Morikawa aproveita o tempo livre para ser assistente do treinador em algumas lutas de boxe, assim como sparring. Ou seja: ele sabe do que está falando. Sabe dos sacrifícios, dos esforços necessários para atingir o objetivo de vencer  a luta (objetivos esses que muitas vezes não são cumpridos, por mais que você se esforce).

Quando comecei a acompanhar Hajime no Ippo, estava no meu segundo mês treinando KickBoxing, e era impressionante ver que vários dos conceitos passados pelo meu treinador estavam na série, e vice-versa. Um jab é um jab, um direto é um direto. Os treinos funcionavam e faziam sentido.

Outra parte do segredo em Hajime no Ippo é o clima da história: enquanto outros mangás de esporte tentam puxar mais para o lado da fantasia, com sequências absurdas, golpes fantásticos, e vitórias impossíveis, Hajime no Ippo foca em um universo mais real, com golpes e sequências que podem ser vistos em lutas normais. Com isso, como já disse, muito do foco da série envolve os períodos pré e pós luta, com os personagens treinando ou se recuperando. E aí vamos vendo todo o lado humano dos personagens que cercam o universo do Ginásio Kamogawa, assim como dos oponentes não apenas do Ippo, mas também dos personagens coadjuvantes.

Sim! Hajime no Ippo não é uma série apenas sobre Ippo, é também sobre as as pessoas à volta dele. Todo mundo ali luta, todo mundo treina. Assim, enquanto Ippo se recupera ou espera um novo desafio, vamos acompanhando Takamura e os outros. Isso evita a repetição e o cansaço, já que cada luta pode trazer algo novo e inesperado.

São poucas as séries em que você consegue se envolver de verdade com os personagens, conhecer suas motivações, entender porque eles estão ali, e torcer para que eles atinjam seus objetivos. Em alguns casos, a luta se torna ainda mais dura, pois acompanhamos os rivais de Ippo e sabemos que eles não são vilões, mas advervários, seres humanos comuns, muitas vezes com objetivos e interesses mais nobres que o próprio Ippo.

A arte do mangá pode parecer um pouco simples demais no começo (afinal, estamos falando de uma série com mais de 20 anos!), mas com o tempo o autor vai se aperfeiçoando, melhorando o traço e o enquadramento. Já no anime, a arte é boa desde o começo,  com momentos  muito bem animados. Alguns reclamam que as lutas tem vários  efeitos, mas foi uma forma que o estúdio encontrou para tornar as partidas mais emocionantes. Assim, alguns socos são em câmera lenta, produzem linhas no movimento do ar, e “explodem” ao impacto. Mas, ainda assim, é algo bem mais real do que estamos acostumado a ver.

Falar sobre todos os 1000 capítulos de Hajime no Ippo, suas tramas, reviravoltas, e lutas pode tornar esse texto por demais comprido. A sugestão é que você não tenha medo do tamanho da série e leia. Assim como aconteceu com o Leo Kusanagi do blog Mithril, é bem provável que você se surpreenda bastante.

Hajime no Ippo pode não ser um mangá mainstream como os da Shonen Jump, nem mesmo um mangá de boxe que influenciou uma geração, como Ashita no Joe, mas mesmo assim, tal qual o personagem principal, com seu jeitinho humilde, e cheio de dedicação, o mangá vai alcançando uma marca histórica de publicação. Espero, sinceramente, que Hajime no Ippo ainda dure quarenta, sessenta anos.

E que um dia Ippo descubra o que é ser realmente forte.

ATENÇÃO: Esse é um guest post, publicado no Gyabbo enquanto o Denys não consegue acesso à internet. Em caso de dúvida, não deixem de procurar o perfil do autor no Twitter: @graveheart

Um feito raro (e ainda mais raro nos dias de […]

28 thoughts on “Hajime no Ippo chega ao capítulo 1000 – e ainda não sabemos o que é ser forte”

  1. Hajime no Ippo é muito bom, e justamente por não se focar somente em lutas ou no personagem principal. Vemos toda a trajetória de vários lutadores que são humanos, menos o hawk, claro, e lutam por um objetivo nobre. Até aqueles que no começo não gostamos muito são depois explicados, como o Mashiba. Sem contar que é extremamente engraçado também, e tem algumas das melhores lutas que já vi e li. Não é a toa que é um dos meus mangás favoritos, junto com Beck. Que venham mais 1000 capítulos

  2. Como alguém acha esses movimentos do anime exagerados? A sério, um anime, do mesmo jeito que um mangá. Tem que ter coisas que só podem ser feitas em animações e quadrinhos. Ás vezes, tem que ser artístico, tem que ter um efeito visual a mais, se eu quisesse ver só ver lutas normais, ficaria assistindo só lutas reais, e não veria um anime.

    Além disso, é um mangá shonen, nem mesmo a camada realista é completa, ou nos capítulos dos 900, um boxeador dar um único soco tão forte que faz o cara virar de cabeça para baixo é totalmente realista?

    1. Um soco vira a sua cabeça fácil. O soco de um peso pesado, onde é atual categoria do Takamura Mamouru, é tão forte, que um upper (gancho) consegue te erguer no ring, alguns lutadores já até caíram por cima das cordas (De verdade), ex: o Ippo é o mesmo estilo do nosso mais famoso pugilista o Joffrey, ele era in-fighter e batia muito, porém, ele nunca conseguiria lutar com alguém de nível meio-pesado, ou peso pesado! Pois a diferença de força é estrondosa. A não ser que você seja um hard-Punch e aguente trocar socos com ele, e caso tiver boa estabilidade pode até vencer. Muitos são peso-médio que sobem de categoria e voam no peso-pesado. o Flyof Maywheather é um exemplo, já se tornou lenda do Boxe, e fora do Brasil, se paga bem! Muito bem por sinal! Paga melhor que UFC nos USA! Pode pesquisar!

  3. Pessoal vocês poderiam por favor fazer uma matéria sobre a editora Conrad? Será que voces nao conseguem uma entrevista com alguem da editora?
    Assim como eu, inumeras pessoas estao comprando Gen Pes Descalcos, Epis. G e nao sabemos se a editora conseguira terminar estes titulos. Tb ficou em hiato Vagabond, Nausicaa, etc.
    Será que vcs nao conseguiriam uma exclusiva com a galera da Conrad dando um parecer sobre a situacao real da editora e sobretudo tranquilizando os leitores.
    Fico pensando aqui nao seria muito melhor a Conrad tranquilizar seus leitores e dar um parecer sobre o futuro da editora, rumos de Gen e Epis. G.
    Enfim é apenas uma sugestão.
    Se alguem tiver alguma informacao por favor deixe uma mensagem aqui!
    Abracos

  4. Putz, eu vi o anime as duas produções e ficou um gostinho de quero mais. Porém, eu não leio esse mangá nem fu***** hauhhau. Eu quando começo um mangá costumo ler ‘compulsivamente’ até acabá-lo. Agora que fala, como fica se o mangá tem mais de 1000 capítulos?! Adeus algo que se chama vida neh aUHAuhau. Abraço e muito boa matéria =)

  5. eu nunca li hajime mas dizem que é muito bom,eu já estou tentando acompanhar tantos mangás que mais um vai complicar ainda mais as coisas,mas quando eu terminar umas duas séries eu começo a acompanhar.

  6. Hajime no Ippo é o tipo de mangá que tu tem que parar e ler. Sem muitas pausas, e se focar só nele.
    Se fizer isso logo logo alcança os 1000. Eu estou no 700+ e estou lendo ele em apenas uma semana (eu sou universitário então tempo eu não tenho) mas eu consigo pq Hajime no Ippo é mtu fácil de se ler, as lutas não tem tantas falas e a maioria das que tem são as falas do narrador que não tem muita importância.
    Ele realmente me surpreendeu em qualidade e entra com certeza no meu top 5

  7. pow, eu nunca, li o mangá do hajime no ippo, mais eu vi o anime, é muito shoow, passei até a gostar de boxe, pow não gosto de mangá pq não tem clima/musica, sei la, e o ruim do anime que não tem todos os episodios ainda.

  8. um dos melhores q eu ja li e fora q eu quase morri de tanto dar risadas em alguns ep quer dizer varios ep do mangá e do anime e sem duvida e o mangá mais realistico q eu ja vi

  9. olha é um dos melhors animes ja assitido por mim até hoje os outros sao muito bom mais hajime no ippo é simplesmente maravilhoso estamos de castigo pq nao temos capitulos ineditos para ver eu fico assistindo e re assistindo de novo na esperança de colocarem novos capitulos….

  10. O legal foi conhecer primeiro esse fantástico anime e depois os sons e efeitos vão fluir na mente lendo o mangá, ele é realmente sensacional…

  11. hajime no ippo é e sempre será um dos meus animes/mangás preferidos de todos os tempos , obra de arte essa , obrigado George Morikawa

    1. Nop, ele teve algumas lutas para entrar no ranking mundial, mas Oficialmente mesmo, ele perdeu a luta contra o segundo melhor do mundo!

        1. Sai capítulos no mangastream.com e no mangareader.net. Ele perdeu a luta contra o 2º melhor do mundo e está agora na sua luta de retorno, destruindo sem nem precisar mostrar o novo dempsey roll.

  12. A ideia do anime é boa porém , discórdo da parte q fala que não e tão fantasioso assim , em uma luta normal e próximo do real todos esses pesrsonagens não passariam de lutadores locais sem chances no mundo do boxe profissional , splismente pq no boxe e preciso experiência , lutadores de ponta ee várias lutas até o título , takamura simplesmente morreria no ringue lutando daquela maneira , a única luta do anime que compensa ver é a do Ricardo contra ippo , onde um campeão de verdade mostra como derrotaria boxeadores exagerados na emoção simplesmente com o mais básico do boxe , jabs , porém apesar de todos os pesares é um anime bom porém fantasioso ao extremo

    1. Brother le o manga e VC vai ter outra noção, o anime é exagerado MSM mais se VC acompanhar o mangá verás que o msm se aproxima e muito da realidade

  13. Tenho que lhe parabenizar pela forma que transcreveu a obra, pois conseguiu manter minha atenção até o final na mesma qualidade dos treinos do Ippo e Takamura.

Deixe sua opinião