Aventuras de Menino – Editora L&PM Pocket Mangá

Lançado no final de 2011 pela editora L&PM Pocket, Aventuras de menino (Bouken Shounen no original) do autor Mitsuru Adachi marca, junto de Solanin, a forte entrada da editora no mercado de mangas.

Em volume único, o título é na verdade uma coletânea de pequenas histórias publicadas por Adachi entre 1998 e 2005 na revista seinen Big Comic Original que apesar de não terem nenhuma ligação entre si, carregam o mesmo argumento, a aridez da vida adulta em frente às memórias nostálgicas de uma infância onde tudo era mais simples, ainda que nem sempre mais fácil. 

 São sete história, variando em uma média de 30 páginas que conseguem em uma leitura extremamente fluida e rápida, acordar em todos aqueles que já passaram da fase da infância um doce-amargo sentimento de nostalgia.

Se Solanin carrega consigo um tom muito mais cruel da realidade adulta e de um tempo que não podemos parar, em Aventuras de Menino a narrativa e traços simples de Adachi diluem esse gosto na boca do leitor, fazendo-o não apenas reconhecer a dureza do seu estado atual, mas pensar em como tudo que foi vivido fez parte de um belo momento da via.

Mais interessante ainda, é notar como o autor consegue dialogar com seu próprio tema, brincando de uma forma a somar com suas histórias. Dessa forma, temos em algumas das histórias um toque de sobrenatural, como quartos mágicos, itens da sorte, espíritos, tudo encaixado com o propósito de buscar de volta um pouco da mágica da infância não somente nos fatos enfrentados pelos personagens, mas também durante a leitura de quem compra o manga e acaba sendo surpreendido com esse contraste inesperado.

Continuando com esse esquema, a leitura corre rápido, sendo um título mais apropriado para ler no máximo de um capítulo por semana para melhor aproveitar. Ou ler mais de uma vez para ir pegando detalhes a mais em cada leitura. Entre o bobo e o sério, o triste e o alegre, o real e o sobrenatural, o atual e o antigo, Aventuras de Menino consegue a árdua tarefa de juntar tantas histórias publicadas em momentos diferentes por um mesmo autor e coloca-los em conjunto sem que se perca um ritmo de leitura.

Com tradução de Drik Sada e Revisão de Erika Nakahata, a L&PM Pockets apresenta aqui a mesma qualidade bem acima da média dos maioria dos mangas atuais pelo ótimo preço de R$15.00, possuindo uma adaptação muito bem realizada, algo imprescindível para que o leitor consiga imergir dentro das páginas. Facilmente um manga que precisa ser lido por qualquer fã dos quadrinhos japoneses, além de possuir o poder de atrair aqueles que ainda não conhecem o mundo dos mangas ou possuem algum tipo de preconceito pautado por experiências com os shounens mais populares.

Eu poderia aqui comentar cada uma das sete histórias e que na verdade poderiam render sozinhas um post, mas por serem tão curtas e apaixonantes justamente pelos detalhes, acredito que seja melhor o leitor ir direto ao material ao invés de pegar resumos em algum lugar.

Mas se você já leu ou venha a ler, coloque nos comentários a sua história favorita. A minha certamente foi “A escada do tempo”. Apesar de todas serem muito boas, essa acabou me puxando mais forte por trabalhar com elementos mais pesados de uma forma tão calma. Como leitor e fã de quadrinhos, foi uma grata surpresa ver uma história ser tão bem contada em tão poucas páginas.

Se você quiser ler outras opiniões sobre Aventuras de Menino, leia aqui:

Troca Equivalente

Elfen Lied Brasil

E a própria editora L&PM Pocket fornece algumas páginas no seu site para você conferir um pouco da leitura. É só clicar AQUI (leia de baixo pra cima). E para comprar, na própria página da editora é possível encontrar onde.

Agora é esperar pelas próximas novidades da L&PM Pockets no ramo de mangas!

Lançado no final de 2011 pela editora L&PM Pocket, Aventuras […]

6 thoughts on “Aventuras de Menino – Editora L&PM Pocket Mangá”

    1. Não, não pode, por favor não use os comentários para fazer propaganda dessa maneira. Se quiser que as pessoas conheçam seu trabalho use meios mais éticos como entrando em contato direto.

      Atenciosamente,

      Gyabbo!

  1. Ótimo post, Gyabbo. Hoje mesmo terminei de ler Aventuras de Menino, e admito que foi mais do que esperava. Leitura rápida, várias histórias interessantes… Gostei de todas, mas as que mais me chamaram atenção foram Mensagem Enviada (Capítulo 5) e Caderno de Desenho (Capítulo 7).

  2. Esses dias reli esse mangá que é muito bom. Eu já era fã do Adachi Mitsuru e esse mangá me deixou mais fã ainda. Gosto muito do “A escada do tempo” que me causou até um calafrio com a conclusão e o “caderno de desenhos” que é bem leve e tem um fim bem no estilo Adachi.

Deixe sua opinião