Ano Natsu de Matteru – Conclusão

Esse post contém muitos spoilers, recomendo assistir à série antes. Garanto a qualidade, deixe para vir aqui depois de assistir.

Há poucos dias, em uma supervisão no laboratório de intervenções sociais do qual faço parte na Faculdade de Psicologia da UFAM aqui em Manaus, a professora comentava sobre o que alguns teóricos (que não vou detalhar aqui já que não é o espaço) chamam de “Evento de vida”. O que seria isso? Seriam acontecimentos onde podemos perceber claramente a mudança na vida de uma pessoa entre o antes daquele evento e o depois.

Ano Natsu de Matteru (“Waiting in the Summer” no nome ocidental oficial) conseguiu com seus 12 episódios expor de forma muito bem construída o verão de cinco adolescentes e como esse verão em especial se tornou um “evento de vida” para eles.Conforme a imagem acima mostra bem, Ano Natsu explora o clichê dos mal entendidos do amor, algo tão corriqueiro, especialmente quando estamos falando de adolescentes. Em uma sequência rápida: a tímida (e nudista, por mais paradoxal que isso seja) Mio é apaixonado pelo forte (em um sentido emocional) e alto Tetsurou. Este por sua vez só tem olhos para sua amiga de infância, a explosiva (aqui uma versão mais bem trabalhada do clichê das personalidades “tsundere”) Kanna que quase desde a primeira vez que o viu, se apaixonou pelo simples e sorridente Kaito, jovem pacato que se descobre verdadeiramente vivendo após conehcer Ichika, uma alienígena que foi parar na Terra em busca de um lugar vago em algum espaço da sua mente. Ah, claro, temos a misteriosa (e melhor personagem de todo elenco), Lemon, orbitando em torno do grupo quase como uma titereira, manipulando eventos com cordas invisíveis.

Por mais que tudo isso soe batido, Ano Natsu consegue ter sido o melhor anime da (fraca) temporada de inverno deste ano por apresentar personagens bem construídos – ainda que no limite para uma produção dessas. Aqui discordo completamente do Qwerty do blog Nahel Argama (que fez posts semanais sobre a série, verifique aqui) quando ele afirma que o anime, entre outros motivos, não conseguiu se sobressair como esperávamos antes por não conseguirmos verdadeiramente nos importar com os personagens e suas experiências. Ano Natsu, apesar da clara e sensata atenção especial para o casal “oficial” do anime, Ichika e Kaito, nunca se esqueceu de construir tanto as relações dos outros personagens entre si quanto suas características próprias, tornando fácil ao espectador se afeiçoar a cada um deles e buscar entender sua própria razão dentro daquela história toda.

Isso me ficava muito claro quando durante vários dos episódios eu pensava “O Kaito tem que ficar com a Ichika! Mas caramba, a Kanna deveria ficar com o Kaito. Porém, se isso acontecer, o que vai ser do Tetsurou?! Sem contar a Mio, silenciosamente sofrendo a cada olhadela do Tetsurou para a Kanna…Ah! Melhor ninguém ficar com ninguém para que ninguém sofra!”. A matemática não batia, três garotas (quatro com a Lemon, mas ela não conta) com dois garotos! Todas as variações de casais me soavam como um “Happy ending” e um “Bad ending” ao mesmo tempo!

E sendo Kaito e Ichika o casal “oficial” do anime, o caminho mais fácil para o estúdio J.C. Staff era colocar pequenos acidentes no caminho e ignorar o elenco secundário. Mas não, apesar da balança pender para o lado dos dois, existe um equilíbrio dentro deste grupo que nos faz olhar para cada um deles com afeição, sentindo suas tristezas, raivas, remorços e alegrias.

Mas diferente de um Ano Hana, onde as cenas nos são colocadas de uma forma onde somos obrigados a nos emocionar, causando impacto, mas deixando um sentimento de amargura na boca ao fim do choro, Ano Natsu faz isso de uma maneira bem mais “racional”. Sim, eu senti a dor da Kanna quando ela chorou no meio da estrada. Da mesma forma como tive pena do Tetsurou quando na mesma hora ele cobriu suas lágrimas. Tive as esperanças destroçadas igual a árvore que um dia marcou uma história de amor entre uma alien e um garoto (em mais uma clara homenagem a Onegai Teacher!) e que era a única esperança de Kaito e Ichika de ficarem juntos. Sim, senti tudo isso, mas tudo isso dentro da minha mente, sem precisar cair em lágrimas.

A dor estava presente. O marca na vida dos personagens também. Mas eu não precisei derrubar uma gota para sentir isso.

É óbvio que isso pode ter criado um certo desapontamento entre alguns, principalmente pela ideia quase que anunciada já no primeiro episódio de como aquele verão seria triste. O que esperávamos era uma jornada emocionante terminando em um final trágico e com toneladas de carga dramática. Ano Natsu, entretanto, entrega o que prometeu, mas ao invés de usar os sentimentos dos personagens como a última carta na manga, dilui tudo durante aquele verão, construindo um drama romântico que há muito tempo eu não via em um anime.

Sendo para mim o melhor anime do estúdio J. C. Staff em pelo menos três anos (desde o outro bom romance Aoi Hana [malditos animes com nomes parecidos], ainda que Ano Natsu seja melhor), posso concluir dizendo que não só Ano Natsu de Matteru conseguiu ser muito mais do que uma homenagem ao clássico Onegai Teacher!, mas isoladamente ficará marcado como uma bela obra, seja por um roteiro que diverte e emociona nas horas certas, seja por uma arte linda, utilizando como poucas o uso das sombras naturais que ajudam a envolver ainda mais o espectador, seja pelos personagens que com suas particularidades – ainda que rasos, algo que está longe de ser um defeito aqui, afinal estavam ali para um único propósito.

E antes de terminar esse post, gostaria de comentar um pouco sobre duas cenas que provavelmente ficarão marcadas entre as mais românticas dos animes que eu assisti:

– O beijo entre Ichika e Kaito, inesperadamente surgindo no nono episódio. Podem falar o que quiserem de Ano Natsu, até mesmo dizer que é ruim (algo que acho difícil, mas sempre tem quem não goste e eu respeito, sem entender, mas respeito), mas é impossível dizer que esta cena não é de um romantismo ímpar. Do momento para que ela ocorra até o humor sensível e perfeitamente bem encaixado de Ichika ao dar seu quinto beijo, o primeiro de Kaito, tudo faz com que mesmo revendo a cena para escrever este post eu volte a me arrepiar.

– No meio da “luta final” o casal principal tem uma cena me particular onde o mundo parece parar para que ambos possam fazer pequenas juras de amor, coisas bobas, mas que fazem do amor e dos relacionamentos coisas tão especiais. No silêncio do vagão vazio de um velho trem, Kaito e Ichika esquecem do mundo “lá fora” para se deixarem se envolver por esse sentimento, dando a essa cena uma beleza única.

Apesar do possuir um final mais idealista e “bonitinho”, Ano Natsu conseguiu ser uma ótima obra sobre como as pessoas crescem a partir da dor. O verão que os personagens esperavam e que marcou suas vidas foi o verão onde eles aprenderam que nem tudo é sol, mas que as dores fazem parte da vida e que o tempo pode cuidar delas.

Amar é preciso, sofrer faz parte, mas viver é inevitável.

Se você não viu ainda e gosta desse tipo de obra, Ano Natsu certamente irá lhe agradar. Eu já estou quase revendo o anime aqui.

PS: Esse post ficou grande, mas ainda teria muitos outros comentários a fazer da série, principalmente sobre a Lemon, minha personagem favorito e que acabei só citando aqui. Mas vou deixar para vocês deixarem nos comentários outros detalhes e vamos discutindo por lá.

Esse post contém muitos spoilers, recomendo assistir à série antes. […]

31 thoughts on “Ano Natsu de Matteru – Conclusão”

  1. Realmente foi o melhor anime que assisti nessa temporada. Apesar de Clichê, mas vale uma copia bem trabalhada do que uma inovação mal dirigida. Também considero a Lemon a melhor personagem do anime, mesmo secundaria a todo o romance que se desenvolvia, ela se destaca e adiciona tanto racionalidade quanto o humor a série; tornando o anime mais completo. Além disso, comparado com ano hana que entrega apenas um drama forçado; ano natsu ou “Verão” apelidado pelo colegas, disponibiliza algo a mais, de forma que alcança um outro público.

  2. Acho que tinha expectativa grande demais, o que estragou um pouco a diversão mas acho que o final ficou estranho, no video mostra que Ichika com a roupa trazida pela irmã de Kaito, logo ela voltou para terra, como? espero se tiver um OVA explique isso e queria ver mais da MIB japonesa.

    1. La no MIB… Tinha um Scam.. da nave da Ichika.. Se eles tivessem a tequinologia pra viajar pelo espaço o planeta seria aceito… entao ela poderia voltar… mais ou menos isso! O Video que passou ali foi a sena final q eles fizeram depois… e tambem o bichinho dela fico na terra…

  3. Cara, concordo muito contigo. Foi o anime que mais curti na temporada, o melhor da temporada pra mim. E diferente de Ano Hana, o qual eu chorei em vários episódios, e tbm naquele final mega dramático, em Ano Natsu não chorei em momento algum, e não por falta de emoção, mas porque a leveza com que o anime é executado não força as lágrimas do expectador.

    Minto, a cena final da Ichika com o presente da irmã do Kaito foi muito emocionante e eu derramei algumas lágrimas. XD Mas enfim, um anime bem executado, clichê sim, mas que pecou pouco e desenvolveu bem a história, fora a animação que foi sensacional no uso do CG, super sutil, curti mesmo. =D

  4. Concordo com muita coisa que você escreveu tb. Não classifico Ano Natsu como algo clichê, o tema realmente é muito usado (triangulo amoroso – aqui pentágono), mas diferente do que acontece em 80% dos animes que mexe com esse tema, aqui tivemos um protagonista que sabia desde o inicio o que queria (Ichika), que não ficou o tempo inteiro preocupado com o que a outra poderia sentir. Todos no anime tinham forte convicção de quem amavam, mesmo sabendo que seus sentimentos se entrelaçavam de alguma forma, isso não ficou forçado.

    Outra coisa tb, é que o relacionamento do Kaito com a Ichika realmente aconteceu. Quantos animes de “romance” terminam sem os protagonistas seque se beijarem (as vezes ocorre só no último epi). Aqui tivemos realmente um romance, algo que rolou e aconteceu, de forma natural. O que me chateou um pouco nos últimos epis foi a vergonha do Kaito em admitir o namoro (coisa de japonês, imagino), mas curti muito o beijo no epi 9.

    A principio eu imaginei “vão ficar enrolando a relação deles até o ultimo epi e só então direcionar quem fica com quem”. Fiquei feliz de estar errado.

  5. “Isso me ficava muito claro quando durante vários dos episódios eu pensava “O Kaito tem que ficar com a Ichika! Mas caramba, a Kanna deveria ficar com o Kaito. Porém, se isso acontecer, o que vai ser do Tetsurou?! Sem contar a Mio, silenciosamente sofrendo a cada olhadela do Tetsurou para a Kanna…Ah! Melhor ninguém ficar com ninguém para que ninguém sofra!”. A matemática não batia, três garotas (quatro com a Lemon, mas ela não conta) com dois garotos! Todas as variações de casais me soavam como um “Happy ending” e um “Bad ending” ao mesmo tempo!”

    ^ THIS! A Conclusão que pensei durante a série foi essa! Omg Foi Tristemente Feliz quando cheguei a essa conclusão e começei a pensar nela denovo ‘=’

    Lemon merece mais do que um post inteiro beem maior que esse *0* Foi incrivelmente e parte mais LOL Do anime que fez rir demais e Foi Lindo *0* Série que amei mais do que pensei que iria amar <3 Liindo! Liindo! Só~~ ^~^ Muuito bom para alguem como eu comentar mais que isso *0*

    1. Nunca vi Onegai Teacher, mas teve um comentário igual ao seu no primeiro episódio da série no site onde vi online. Depois de terminá-la, só pude pensar: “Como aquele cara perdeu essa história só por pensar isso?”

      Sério, dê mais uma chance, você não vai se arrepender.

      Mas agora com o post, o anime que peguei quando tinha 11 episódios lançados, nem tinha dado bola para ele antes, mas vi alguns bons comentários e decidi começar a ver. No primeiro episódio pensei que seria bem razoável por causa de umas situações meio forçadas e de ela ser um alien, muito doido. No entanto me surpreendi com a série, a vi em um final de semana e fiquei esperando ansioso pelo último capítulo. Acabou sendo sem dúvida o melhor da temporada.

      Na verdade na expectativas, fiquei pensando que o episódio final iria decidir se para mim a série seria “boa” ou “muito boa”, dependerá dos criadores. E conseguiu atender ás expectativas, não é fantástica, mas pode-se dizer bastante bem feita. Se o meu “muito bom” fosse uma média de 8,0 a 9,0 em notas, essa série seria um 8,2. Mas muito bom é muito bom.

      Lemon é muito incrível, a risada dela me dava medo xD

      Essa parte do “Happy End” e “Bad End” foi exatamente igual a mim, na verdade, acho que na grande maioria que assistiu a série.

      Digo que mesmo sendo muito diferente, essa série consegue fazer o mesmo que Toradora faz, ou seja: O mesmo, mas diferente.

  6. Naum tem nada a ver com o anime.. mas o redator desta materia é de Manaus e frequenta o UFAM !? Moro em Manaus ( sou carioca ) e estudo no Ifam .. vai no JP redator ? Contato para conversar se quiser : [email protected]

  7. ainda tenho minha teoria que remon seria Ichigo Morino, no primeiro episodio elas usa no uniforme as cores do uniforme de onegai teacher, a risada (que acho otima) é a mesma, o controle sobre eventos e vidas dos outros personagem(porem ela so adota essa caracteristicas em onegai twins) e a conversa que remon teve com a irmã de Tetsurou que ela fala que tera essa idade para sempre o que lembra claramente o tetai(a doença do anime onegai teacher) que Morino tinha por sinal, esses e outros motivos fazem eu acreditar na minha teoria porem a unica coisa que me incomoda um pouco seria a remon falando que a Ichika seria sua primeira amiga alien a unica coisa que eu penso que a professora de onegai teacher seria sua sensei e não sua amiga para que ela dissesse aquilo, mais fica minha opnião sobre a remon… um detalhe otimo anime XD

  8. Que pena que você não assistiu essa aula de “Eventos de Vida” antes de Hanasaku Iroha, né?
    Pode colocar um pedaço de pau debaixo do seu travesseiro que eu vou ir até você a noite para puxar o seu pé.

  9. Cara, Achei muito bom o Anime mesmo,
    E algo que você mencionou em seu (post).
    O episodio mas emocionante foi i 09 e o Último claro!

    …Gostaria de uma continuação!

  10. Ainda bem que assisti esse anime depois de Ano Hana, não entendo o motivo de tanta pagação por esse anime, é forçado demais, quase uma novela mal feita.

    Já Ano Natsu é magistralmente executado, tudo se desenvolve de maneina natural. A loli da turma NÃO é uma “guria retardada” e o romance e todos os problemas que surgem a partir dele são prazerosos de ver.

    Uma obra quase perfeita(é do mesmo autor de Onegai Teacher) que mostra que não há nada de errado em se usar de clichés, desde MUITO BEM aproveitados, a “magia” do anime está nas sutilezas que são o seu diferencial e que prendem o espectador até o belíssimo final.

    1. pelo oque eu entendi no final ele volta por que aparece ela com a roupa que a irmã do kaito compro pra ela durante a viajen e o kaito falo (sua nave quebro outra vez?)ate tem a imagem acima nos post dela com a jaqueta

      1. é vdd, ela volta ss pq eu tenho certeza q a roupa eh a q a nanami comprou de presente pra ichika! e tem outra, antes de mostrar o filme rodando no festival uns alunos comentam q o filme jah tinha rodado “ano passado” e foi deixado pelos veteranos, ou seja, o filme tah rodando dnv, mas dessa vez cm um final!

        eu vi esse anime hj, e ateh entender isso q eu expliquei a cima eu tinha achado o final horrivel… mas o anime eh otimo, mt bom msm

      2. Cara… tive que assistir o anime inteiro outra vez para ter que chegar no final e ver este detalhe… não me perdoaria por assistir só o último EP por causa disto…
        E não é só o detalhe da roupa na cena do filme, mas o cenário onde se passa é o lago da cena de despedida, que não tinha como ter sido filmado.

    1. Cara, eu vou ser bem sincero, que antigamente eu não entendi muito bem, mas eu revi hoje, e eu imagino que a Lemon, conseguiu a tecnologia pra tirar o planeta terra da categoria F, e conseguiram buscar ela pra outro “verão”, só que agora, como o planeta não é mais F, ele pode ir ao planeta dela conhecer os pais dela e até mesmo casar com ela ou algo do tipo, por isso que ela aparece bem no final do final do episódio 12, com a roupa que a irmã do Kaito tinha comprado.

  11. Tambem acho melhor que Ano hana,são aqueles animes que te dão um vazio sufocante,que normalmente só é preenchido com uma segunda temporada.

  12. Desculpem-me por desenterrar esse post. Eu só tive a oportunidade de assistir a essa obra hoje.
    [Spoiler]
    Vocês repararam no final? Na cena em que eles estavam reprisando o filme na escola?
    Na filmagem a Ichika aparece com a roupa comprada pela irmã do Kaito na Bolívia após ela ter sido levada pro planeta de origem. Isso leva a crer que ela finalmente volta pra Terra. Assim não acredito que tenha ficado em aberto o final. Mas concluído em Happy Ending.

    1. Cara, eu vou ser bem sincero, que antigamente eu não entendi muito bem, mas eu revi hoje, e eu imagino que a Lemon, conseguiu a tecnologia pra tirar o planeta terra da categoria F, e conseguiram buscar ela pra outro “verão”, só que agora, como o planeta não é mais F, ele pode ir ao planeta dela conhecer os pais dela e até mesmo casar com ela ou algo do tipo, por isso que ela aparece bem no final do final do episódio 12, com a roupa que a irmã do Kaito tinha comprado.

  13. Cara, fazem 5 anos, mas eu revi esse anime hoje, e teve coisas que eu não entendi no passado, e que hoje é tão obvio, aquele final, eu nunca tinha entendido, mas agora, eu sei que foi por causa da Lemon ter o scan da nave da Ichika e que então, o planeta foi aceito, e ela pode continuar indo pra lá, o mais surpreendente seria que, uma coisa que deveria demorar séculos, deu certo em 1 ano, por que? Por que A LEMON É FODA, shaosahoas, melhor final, nota 10, sem duvidas <3 Ichika e Kaito <3

  14. Assisti pela primeira vez esse anime por algum motivo do destino e simplesmente achei ótimo como a historia foi desenvolvida.

Deixe sua opinião