Troubleshooter – 해결사 – K-Movie

Conforme eu havia afirmado por aqui, todo mês pretendia comentar sobre pelo menos um filme asiático aqui no Gyabbo!, algo que eu estava muito em falta com vocês. Mas ontem eu resolvi esticar um pouco mais isso: Todo mês irei comentar pelo menos um filme japonês e um filme coreano, algo que há anos eu não faço por aqui. E como Fevereiro já está terminando, veio hoje com o filme sul-coreano de ação Troubleshooter (해결사).

Troubleshooter (해결사) é um filme sul-coreano do ano de 2010 com direção de Kwon Hyeok-Jae, seu primeiro trabalho neste posto. Kang Tae-Sik é um ex-policial que virou um detetive particular, passando boa parte dos seus dias criando provas contra maridos e esposas infiéis enquanto cuida sozinho da sua pequena filha.

Em um desses casos Kang chega a um motel com o propósito de fotografar uma esposa que estaria tendo um caso e acaba se deparando com o corpo de uma mulher morta sozinha no quarto. Rapidamente um vídeo surge na televisão do lugar, mostrando o assassinato, pouco antes da polícia começar a chegar no local. Com suas digitais, pegadas e com certeza algumas amostras de DNA no local, Kang será incriminado e preso pelo assassinato, sua única chance é seguir o comando de um estranho que liga para o seu celular e informa que se ele quiser ter a fita com os vídeos que mostram o verdadeiro assassino, ele precisará sequestrar o promotor de um caso que irá mexer com grandes figurões da política sul-coreana.

Troubleshooter lembra bastante filmes urbanos do início de carreira do Jackie Chan, seja pelas lutas bem realizadas, seja pelo carisma do protagonista, representado por Sol Kyung-Gu, um dos poucos atores coreanos que eu conhecia de um papel dramático, sendo boa parte da graça do filme.

Apesar de ter uma trama interessante, o ponto maior do filme com certeza se dá pelas suas cenas de ação, que conseguem ser muito plásticas e bem coreografas ao mesmo tempo que  mostram um estilo de briga menos “perfeito” como os filmes de kung-fu asiáticos. Apesar de já estar velho e ser um ex-policial, Kang possui altas habilidades de combate desermado, literalmente quebrando todos que resolvem entrar no seu caminho. Ainda que não use armas de fogo, Kang, novamente lembrando um Jackie Chan menos “limpinho”, utiliza-se do que estiver à mão para derrotar seus inimigos; de um cabide de roupa à tampa da caixa d’água de uma privada.

Com 100 minutos de duração o filme se desenvolve de uma maneira frenética, muitas vezes rápida demais, atrapalhando a assimilação dos fatos que vão acontecendo dentro das intrigas políticas e corrupções da polícia. Mas é lógico que por mais esse lado pudesse ser melhor trabalhado, é preciso lembrar que este é um filme de ação e nisto o diretor consegue satisfazer plenamente o espectador.

Troubleshoot não é um Oldboy, mas consegue maximizar seus pontos fortes, principalmente através de uma fotografia bem feita e uma trilha-sonora que se encaixa perfeitamente com as suas cenas, fazendo com que a dureção do filme passe mais rápido do que ele já é. Sol Kyung-Gu tem uma atuação grandiosa, inesperada para um filme assim, o que ajuda em muito na diversão, pois é inevitável torcer para o protagonista e vibrar com suas vitórias.

Existem falhas óbvias no filme, como a confusão que o ritmo rápido acaba dando ao roteiro ou o impacto menor do que o esperado em cenas como uma perseguição de carros, mas ainda assim Troubleshooter é um filme de ação acima da média, tanto por suas lutas, seu ator principal e pelos detalhes do enredo que enriquecem a experiência. Kang não é um John McClane da franquia Duro de Matar, ele é apenas um pai de família que precisa resolver seus problemas para poder cuidar de sua filha. Preso a uma trama que não deveria ser sua, tudo que ele pode fazer é ir para frente, atacar.

Sendo mais “seco” que filmes de ação americanos, Troubleshooter é uma ótima pedida para os fãs de filmes de ação que buscam algo um pouco diferente. Não se assuste por ser sul-coreano, pode ter certeza que você terá uma ótima experiência!

Conforme eu havia afirmado por aqui, todo mês pretendia comentar […]

6 thoughts on “Troubleshooter – 해결사 – K-Movie”

  1. Seria muito abuso pedir algum link no fim do post de download do filme, ou um link de um site onde o encontro para baixar, já tiveram várias vezes que procurei os filmes mas acabei não achando, e quando achava era em torrent com poucos sedders e acaba que só fico na vontade de ver. Belo post Denys, esperando pelas próximas indicações, e obrigado por estar se esforçando pra colocar todas as coisas que estava em falta no blog (mangás, filmes, doramas…)
    ;D

    1. Roberto, eu tenho como política do blog não colocar links para download aqui ou nos comentários, mas se você quiser pode vir falar comigo no Twitter (@gyabbo) que eu indico a fonte sem problemas.

      Gyabbo!

  2. Hmmm interessante. A sinopse me lembra um pouco outro filme de ação coreano, The Man from Nowhere que eu considero um dos melhores que já assisti. Com cenas de lutas bem coreografada e realista, uma bela história e com personagens cativantes. Esse filme é praticamente quase uma cópia do filme americano Taken, mas entre a versão hollywoodiana e a coreana prefiro muito mais a coreana.

Deixe sua opinião