3 anos de Gyabbo! – A consolidação de uma trajetória

Uma comemoração precisa de amigos para acontecer e por isso convidei meus amigos blogueiros a participarem desse dia com pequenas falas sobre o Gyabbo! e seu terceiro aniversário.

Carlírio Neto – Blog NETOIN!

“O blog Gyabbo! possui a sua importância na blogosfera animística brasileira, conquistada com um trabalho sólido, sério e bem conduzido pelo jovem Denys. Anseio, com toda a sinceridade e humildade, que este blog comemore mais aniversários pela frente, pois faz por merecer todo o carinho e atenção de quem o visita. Uma vez mais, ratifico a importância do Gyabbo! e me sinto feliz em ter o meu blog como um dos primeiros parceiros desta casa na internet, comandada pelo jovem Denys. Parabéns não apenas para blog, como também para o seu jovem proprietário. Que venham mais comemorações pela frente!”

Leo Kusanagi – Blog Mithril

“Olá pessoas, como estão?

Eu sou o Leo-Kusanagi do blog Mithril e hoje venho aqui para falar sobre o manolo Denys do blog Gyabbo! que está comemorando 3 anos! AEAEAEAE

Eu e o Denys nos conhecemos há muito tempo, no antigo fórum AnimePró quando ele ainda usava o nick de Fantasma. Depois, fomos junto com uma galera para o Sugoi Fórum e lá veio a ideia de eu fazer um blog comentando o que eu gostava. Veio o Mithril e logo depois o Denys criou o Gyabbo!. Fico feliz em ver que fui um dos motivos pelos quais o Denys criou o blog e fico feliz também em acompanhá-lo desde o inicio.

Nestes 3 anos o Gyabbo! cresceu junto da blogosfera de animes no Brasil. Foi influência para muitas pessoas começarem a blogar sobre animes e hoje, sendo um dos principais blogs que falam sobre isso no país, vejo que o Denys se sente muito bem pela repercussão de seus posts e pela influência que o blog tem diante da “mídia especializada”. Considero o Gyabbo! o blog mais neutro de todos que comentam sobre animes. Claro que assim como todos ele tem suas preferências mas vejo no Gyabbo! uma abordagem mais amigavel. Gosto bastante dos posts do Gyabbo! e espero que agora o crescimento seja ainda maior e consiga popularizar ainda mais a cultura japonesa no Brasil e também na sua própria região.

Apesar dele não ter assistido Full Metal Panic! até hoje não o julguem por isso. O Denys é um verdadeiro brother e o Gyabbo! é um blog MÍTICO. Parabéns, caiçara!”

Alexandre Lancaster – Blog Maximum Cosmo

“Fiquei muito sem saber o que escrever sobre os três anos do Gyabbo!. Talvez por uma diferença de direção – cedo ou tarde todos chegamos às nossas identidades blogueiras definitivas. É bem verdade que boa parte dos animes elogiados nesse blog são aqueles que no Maximum Cosmo seriam alvo de pauladas (eu iria dizer merecidamente, mas aqui eu sou visitante – e como diz o velho ditado, “Touro em rodeio alheio é vaca”) – e quando li nas listagens de “melhor shonen” Nichijou, senti (nada pessoal, juro) vontade de quebrar alguma coisa. Sério. Eu vejo o Gyabbo! como um blog mais alinhado ao segmento do fã hardcore, mesmo que em sua natureza mais soft, e todo mundo sabe como me sinto quanto a isso em um momento que o modelo de akihabara vem esmigalhando a animação japonesa.

Mas justiça seja feita: ele é honesto – e eu respeito muito um blog que, sendo alinhado a esse segmento, nunca usou o termo Normalfag, o que para mim é o símbolo do desprezo e elitismo do gueto quanto a produção de massa, a mais importante e mais relevante para um meio de comunicação de massa como o anime. Pelo contrário: o Denys é um cavalheiro no meio da barbárie. Em meio a um cenário repleto de egos, ele opera tranquilamente em seu cantinho, estabelecendo limites claros e tentando manter uma postura de dignidade própria – jamais o veria defendendo barbaridades que fãs usam para preservar sua identidade de grupo (basta lembrar de quando ele deixou para os leitores a mensagem “Se você for um pedófilo atrás de outro Kodomo no Jikan, saia daqui, esse anime não tem nada para você. E nem o meu blog).”

E dignidade sempre é algo que merece consideração.

Então… parabéns pelos três anos de blog, Denys – e mantenha essa honestidade e dignidade. Sempre.”

Giuliano Peccilli – JWave

“Falar um pouco do “Gyabbo!” é falar um pouco do seu autor, Denys Almeida. Conhecendo desde seu começo na blogosfera de animê e mangá, o “Gyabbo!” é um blog que aborda cultura pop japonesa, em especial animês e mangás da atualidade, mas o grande diferencial aqui é a opinião forte do próprio Denys. O “Gyabbo!” é um desses palcos onde a discussão e a opinião está em primeiro lugar.

Já tive a chance de fazer uma parceria com “Gyabbo!” e já tive a chance de conversar com Denys inúmeras vezes sobre o mercado atual de animês e mangás tanto no Japão como no Brasil. Se você gosta desse tipo de opinião, sabe que o “Gyabbo!” é o lugar que você deve estar (se já não está) freqüentando.

Parabéns ao Denys e o “Gyabbo!” por esse trabalho e reconhecimento.”

Leonardo Kitsune e equipe Video Quest

“Vocês querem saber de “Gyabbo! – o Blog”, ou “Gyabbo! – o Homem”? Pois eu conheço ambos.

“Gyabbo! – o Homem” (não, cara, nada de Denys, já era) é um caso engraçado. Me pareceu um cara tímido e de poucas palavras quando veio a São Paulo, e acabamos nem conversando. No fim das contas, só sei dizer uma coisa sobre ele: é uma pessoa de iniciativa: Praticamente todo o esforço de organização do #TezukaDay foi dele, organizando e-mails, movimentando pessoas, agitando o Twitter. E demonstra sempre interesse no crescimento da blogosfera otaku como conjunto, entendendo que isso é benéfico para todos. Um cara de visão, eu diria.

Já “Gyabbo! – o Blog” é algo a ser respeitado. Três anos blogando, já, e, desde que comecei a acompanhar, seus textos sempre me pareceram claros e objetivos, sempre tentando atingir vários públicos diferentes. Textos sempre ponderados, equilibrados e respeitosos.

É. Tenho muito o que aprender com ele. Hehe.

Parabéns pelos 3 anos, cara!”

O Judeu Ateu – Blog Mangas Undergrounds

“Feliz 3 ciclos solares completos de existência do Gyabbo!, Denys!

Apesar da insignificância existencial e lógica de calendários para marcação de datas, essas convenções sociais são sempre boas para relembrarmos o que estamos fazendo, ou no caso para enchermos o nosso ego vendo grandes tarefas que realizamos por um período.

Afinal de contas, é tão raro ver um blog de anime durar tanto tempo assim, seja por conta de faculdade, família ou outros afazeres, blogs da nossa raça não costumam ter um tempo de existência, como é o caso aqui. Ainda mais se formos parar pra pensar no nível de qualidade sempre mantido no Gyabbo! Eu que sou novo no “ramo” sempre tento manter um “Padrão Gyabbo!” no meu blog, e mesmo nem sempre conseguindo sempre vejo este local como fonte de inspiração, não só o blog, mas você também Denys, como sempre tem a vontade de dar a sua opinião e de ser pró-ativo, serve como exemplo pra muita gente nova, e por isso eu te agradeço.  

Enfim, fico muito feliz por você, mas principalmente por mim que ainda continuarei recebendo os posts daqui ;D

E que venham muitos mais 12,35 anos mercurianos pela frente!”

WalkerRah – Blog Special Days

“O que eu acho do blog Gyabbo? Bem, eu leio faz muuito tempo, acho que desde 2009. Eu sempre gostei dos textos, especialmente os Primeiras Impressões. Um dia, lendo um dos posts, resolvi montar um blog. Então, se tem um grande culpado em eu ser blogueira, este é o blog Gyabbo. Continue firme e forte por muitos anos ainda!”

Qwerty – Blog Nahel Argama

“Existiam blogs de anime no Brasil antes do Gyabbo, melhores, piores, diferentes. Mas sem dúvida foi este, com sua proposta balanceada e pessoal de focar em opinião em vez de simplesmemte dar notícias, e buscando um texto ágil e direto para falar com seu espectador, fez com que muitos o considerem como formador de opinião, referência, inspiração. Três anos depois, após um 2011 em que mudou muita coisa no blogging de animes no Brasil, é bom ver este lugar que não parou no tempo estar construindo cada vez mais sua identidade própria. Força e que continue dando muitas voltas no mundo dos animes.”

Diogo Prado – Blog Anikenkai

“Nessa data especialíssima, afinal são três anos mantendo um excelente blog editorial sobre animes e mangás, eu não poderia deixar de mandar minha mensagem para o Gyabbo!. Entrei nessa blogsfera com o Anikenkai e você, Denys, foi uma das primeiras pessoas a me receber bem. Não exitou em me colocar como parceiro e me ajudou na divulgação de vários posts. Ao descobrir posteriormente que você havia se inspirado num antigo blog meu para criar o Gyabbo! eu fiquei muito feliz e me motivei bastante para fazer um trabalho ainda melhor e motivar mais gente a um dia, quem sabe, criarem um blog tão bom ou até melhor que o Gyabbo! ou o Anikenkai. Desejo todo o sucesso do mundo para você e para o blog. Que venham mais três, quatro, dez, vinte anos para o Gyabbo! e, se eu puder, pretendo estar junto contigo nessa blogsfera que ainda é humilde, mas que cresce e melhora a cada dia. Feliz aniversário ao Gyabbo! e parabéns para o Denys por cuidar tão bem desse espaço. Mas não vá se achando não… ainda tem muito o que melhorar. SEE YA, AMICHE!”

Mariana Vanucchi – Blog Across the Starlight

“Vou ser sincera, não lembro exatamente quando comecei a ler o Gyabbo! – nem lembro exatamente quando comecei a acompanhar a blogosfera pra valer, na verdade. xD Provavelmente foi por volta do começo do ano passado, quando ouvi falar sobre o Ichiban Brasil. A partir daí comecei a frequentar o blog com mais frequência, ficando de olho nos posts. Lembro que um que me marcou bastante nessa fase de “descoberta da blogosfera” foi o “Porque não simpatizo com a maioria dos animes ecchi?” em que encontrei um ponto de vista bem semelhante ao meu.

Acho que hoje em dia já é um hábito acessar o Gyabbo! com frequência: os posts do Denys são muito bem escritos, gostosos de ler e sabem expressar bem sua opinião de forma direta. E é ótimo ver um blog parceiro em constante crescimento e aberto de forma tão saudável ao público. Difícil imaginar a blogosfera de hoje em dia sem o Gyabbo!, faria muita falta.

Parabéns Gyabbo! por três anos de blog!”

Mara Mariachi – Blog Mais de Oito Mil

“Parabéns, querido Sr Gyabbo! Não vou me esquecer de que você foi um dos primeiros blogueiros a me divulgar. Embora você também faça “Primeiras Impressões”, seu site está de parabéns! Adoro ler as matérias mais diversas (como aquela análise ótima da entrevista do Marcelo Del Greco) e acho chique-artesanal suas análises de mangás fotografando as edições. Continue com o seu trabalho que nunca vão te faltar leitores.”

Beta Blood – Blog Elfen Lied Brasil

“É um grande prazer hoje ser uma parceira do blog Gyabbo!, em especial, do Dennys. Isso porque antes mesmo de eu sonhar em ser blogueira, já era grande fã de seu blog e o trabalho que ele faz aqui. Já ouvi que seu grande diferencial era sua escrita; dinâmica, fluida e direta ao ponto, concordo, mas também pode se incluir ai o seu censo crítico aguçado. Se hoje o Gyabbo! é conceituado e respeitado por todos, certamente, é fruto do árduo trabalho do Denys. Não me lembro se foi este foi o primeiro ou segundo grande parceiro do meu blog, mas me inspirei bastante em seu profissionalismo nesse meu inicio como blogueira. Um sincero obrigado pelo apoio inicial ao Elfen Lied BR. Desejo vida longa ao Gyabbo! e que continue sendo um blog referencial.”

Leandro Nisishima – Blog Missão Incubator

“Um paragrafo, para descrever três anos do blog Gyabbo! ? Tarefa difícil, posso apenas contar como conheci o blog e de que forma o vi crescendo. Na época era um blogueiro iniciante tal como o próprio Gyabbo!. Quando conheci o blog procurava por parcerias com o Subete Animes, e posso dizer que gostei daquele até então pequeno blog. Hoje me surpreendo em pensar que ainda tenho contato tanto com o blog, quanto com o dono dele. Afinal muitos blogueiros apareceram e rapidamente sumiram da blogosfera brasileira (eu incluso nessa história) e o Gyabbo! continua mesmo depois desses três longos anos sendo uma referência na área. Por experiência própria posso dizer o quanto é difícil manter um blog atualizado regularmente por tanto tempo, e só isso vale os parabéns, mas a pessoa que escreve o blog e conteúdo dele merecem os parabéns muito mais.

Palavras vindas de um “rival” e amigo. Sinceras, respeitosas, mas sem deixar a vontade e rivalidade de também ter um blog tão grande quanto o Gyabbo!.”

Diogo Diógenes – Blog Chuva de Nanquim

“Bem, vamos lá. É sempre complicado tentar falar sobre outra pessoa. Definitivamente não sou bom com isso. Mas pelo nosso amigo Denys, vulgo Gyabbo!, não poderia recusar um pedido assim. O Gyabbo! sempre foi um dos primeiros blogs nacionais que conheci e um dos que me serviram de inspiração para criar o Chuva de Nanquim. Conteúdo diversificado, dedicação (acreditem, esse cara realmente gosta do que faz) e principalmente um senso de companheirismo que não existe igual nessa “blogosfera”. O Gyabbo! é mais que um simples blog. Ele foi um dos primeiros a pensar nessa “unificação” que vocês veem hoje, e isso foi muito importante.

É um prazer pro Chuva de Nanquim ter uma parceria com o Gyabbo!, e principalmente ter uma amizade que acabou até chegando na “vida real”.

Parabéns por esses três anos de blog e que venham muitos outros pela frente. Estaremos sempre juntos, pode ter certeza.

Ah, e vale dizer que embora eu, Dih, esteja falando aqui, pode ter certeza que são os sinceros votos de toda equipe do Chuva de Nanquim. Obrigado por esses 3 anos de Gyabbo!”

Wagner – Blog Troca Equivalente

“Tomei conhecimento do blog Gyabbo a pouco mais de um ano e meio, não me recordo especificamente o que procurava, mas certamente era algo relacionado a opinião de outras pessoas referente a algum anime que assisti. Sou uma pessoa que gosta muito de conhecer outros pontos de vista sobre um mesmo assunto. Acabei caindo no lugar certo, lá percebi que era possível existir vida inteligente e acima do “fanboyzismo” nos blogs brasileiros de animes.

Os textos do blog são muito elucidativos e conseguem levar o leitor a reflexão, sei que é difícil imaginar pessoas refletindo sobre animes (muitos não possibilitam isso mesmo), mas quem está sempre lendo aqui sabe que o Denys consegue esse feito ao não tentar apenas analisar o que viu e sim buscar outras referencias e mescla-las ao assunto tornando o texto muito mais proveitoso e interessante.

Foi fazendo textos que sempre tentam entregar algo a mais e com uma visão bem particular sobre as coisas que o Gyabbo se tornou esse blog tão querido por todos. Eu espero que continue assim por muitos anos!”

Lais Teodoro – Blog Japan Pop Cuiabá

“Toda a relevância que o Gyabbo! vem conquistando desde 2009 como referência no campo do entretenimento asiático é admirável. Mas não é à toa. Acredito que a palavra-chave é “dedicação”. É bonito ver o empenho empreendido no blog desde o comecinho: assistindo a séries até tarde da noite, interagindo com os leitores de igual pra igual, constantemente produzindo posts elaborados, organizando eventos – requer muito esforço e não é pra qualquer um! Além disso, é patente a atitude ética, sincera, correta, responsável e generosa que permeia o blog, promovendo os demais, ajudando e compartilhando. Já dizia minha mãe, “o solidário não é solitário”. Quem vê assim, de fora, tem a impressão de que, mais do que dedicação, o blog é fruto de muito carinho. Perceber o Gyabbo! assim torna tudo ainda mais bonito. Por isso, é uma verdadeira honra não só fazer parte da comemoração desses três anos de jornada, como também conhecer o Denys há tanto tempo. Você merece uma verdadeira festa regada a mupy, j-pop e hologramas de idols virtuais! Que o seu trabalho seja sempre alvo de admiração e respeito! Parabéns e que venham mais (de) oito mil anos!”

Gostaria de agradecer a todos os amigos que aceitaram participar dessa festa, ainda que a ideia me soasse um pouco prepotente, ainda que a ideia nunca tenha sido de “puxar-saco”, mas sim de comemorar junto de pessoas que se gosta.

Mas agora gostaria de ouvir de você, leitor, como conheceu o Gyabbo! ? Tem alguma história interessante envolvendo o blog? Foi inspirado por ele? Ou ao contrário, algo lido nele lhe marcou negativamente? Gostaria de saber como fiz parte da vida de vocês durante esses três anos.

Sei que muita gente lê e não comenta, mas essa é a hora de abrir uma exceção e deixar um comentário para comemorarmos juntos. Deixe você também sua mensagem!

E se você pensa que as comemorações acabaram, não acham que faltaram os presentes? Clique na terceira página e confira o que o blog reservou de especial para os leitores nesse dia especial!

Uma comemoração precisa de amigos para acontecer e por isso […]

23 thoughts on “3 anos de Gyabbo! – A consolidação de uma trajetória”

  1. Parabéns pelo terceiro ano de blog, Denys. Embora eu o acompanhe somente pela metade disso, grande parte (para não dizer todos) dos bons animês recentes que assiti eu devo a você, as suas Primeiras Impressões e sua abordagem confiável.

    Espero continuar te acompanhando em muitos anos ainda.

  2. Parabéns!!! Apesar de eu só acompanhar o blog a 1 mês eu li todos os reviews de animes e as primeiras impressões!!! Acho incrivel o trabalho! Espero poder acompanhar por muitos anos!

  3. Parabéns, o site foi um dos primeiros “especializados” que começei a seguir e por ele conheci o VQ, +8mil e outros, além da ajuda que me deu nesse começo do meu blog.
    Que venha muito mais anos pro Gyabbo

  4. Parabéns, curto o jeito como são analisados os animes e as opiniões expressas por aqui em conjunto com os comentários. é interessante a exposição de diferentes opiniões sem que role brigas. Que o site faça cada vez mais sucesso!

  5. Conheci o blog na metade de 2011 graças a um dos blogs parceiros ai do lado>>> o primeiro post que li foi o ”grandes coleções de mangás” xD depois fui lendo tudo kkkkkkk’ parabéns~~GYABBO o/

  6. Ae.

    Parabéns pelos 3 anos de sucesso, sim, sucesso, isso é um fato. xD
    E que venham muitos, e muitos, E MUITOS(ÒwO) anos de Gyabbo! pela frente, pois, bem, é o blog que mais acompanho, e tenho um grande carinho por ele, minha grande inspiração foi o Gyabbo! então, é, Denys, boa sorte, porque você conseguiu criar um blog ótimo, dinâmico e com um destaque entre muitos outros, e ainda manteve isso até hoje, por esse motivo eu ainda te admiro, boa sorte aí cara, espero conseguir fazer do Stand UP Animes um blog tão bom quanto este, é isso. :D

  7. Saudações

    Sempre gosto de acompanhar as atividades dos blogs parceiros. Acho surpreendente e interessante o modo como cada um age, por mais que a temática central, em sua maioria, seja a mesma (animação e cultura japonesa).
    Acompanho o Gyabbo! desde a sua criação, em 2009. No mesmo ano, trabalhamos juntos no saudoso projeto Kotatsu Shinbun (junto de outros nomes já bem conhecidos, atualmente, na blogosfera animística). Uma parceria entre nossos blogs foi feita e, desde então, tem sido muito proveitosa e simplesmente magnífica.

    O jovem Denys tem todo o meu respeito e admiração. Sabe conduzir muito bem o blog que é, hoje, referência para vários novos blogueiros. Além disso, o Gyabbo! tem conquistado uma grande admiração por parte de quem o visita e, com isso, tem experimentado um crescimento merecido e muito bem-vindo.

    É uma data que merece ser comemorada, com todas as honrarias. O trabalho que se vê no Gyabbo! é digno de elogios. Jovem Denys, deves manter esta mesma pegada com o seu blog. Conduzi-lo a um novo nível (para o crescimento ainda maior) é questão de tempo, e o Gyabbo! tem a estrutura já formada para tanto.

    Novamente, parabéns pelos três anos do Gyabbo! Que venham outros três anos (e mais ainda) pela frente, com a simplicidade e humildade já conhecidas.

    E como gosto sempre de enfatizar: [Este blog é altamente recomendado!]

    Até mais!

  8. Primeiro de tudo: hahah, nossa Denys, você é mesmo popular, eim? xDDDD ok ok, parei. O que gostaria de falar, de verdade, é: parabéns! O/ imagino que manter um blog deve ser um tanto quanto difícil como cansativo (não possuo um, mas minha irmã sim, por isso, presumo pelo o que vejo); porém, também gratificante.
    uhn… para a falar a verdade, não tive o privilégio de conhecer o blog desde o começo (quero dizer, dando uma olhadinha nos posts antigos eu percebi que já o tinha lido antes… acho que eu era uma garota chata e tímida que não comentava no que eu lia, heheh), mas pelo o que já vi/li, sei que muitas coisas boas ainda viram. Errrr… apesar de ter se passado pouco tempo, eu não me lembro direito como eu conheci o blog x_x (tenho quase certeza que foi porque eu li um comentário seu, em algum lugar, sobre Sora no Otoshimono e seu “escândalo”).
    Anyway, espero que você continue fazendo ótimos posts (aliás, falando em ‘ótimos’ e em ‘posts’, fiquei super na expectativa quando li: “A partir de Fevereiro teremos pelo menos um filme asiático por mês comentado no blog, assim como a volta dos doramas!” como doramaníaca, eu realmente adoraria ver mais posts sobre filmes/lives/doramas asiáticos aqui), e que você continue enfrentando os problemas e as possíveis criticas fortemente. Ganbatte ne!
    Então, até depois e-… PUTS! Mas que bolo enorme é esse, eim? xDDDD pena que eu não tenho twitter… eu até pediria para a minha irmã para eu usar o twitter dela, mas acho que isso seria errado, heheh… de qualquer maneira, boa sorte a todos, e obrigado por tudo, Gyabbo! =)

  9. parabens pelo blog o/
    tenho uma duvida, se eu tenho o
    meu twitter ha mto tempo, mas entro pouco nele
    e geralmente pra participar de promoções
    eu sou desclassificado se ganhar? pq eu uso mto
    pouco o twitter…

  10. Parabéns (muito atrasado) pelo aniversário do blog, Denys! Acompanho o Gyabbo! desde o comecinho, e dá gosto ver como você – e, consequentemente, o blog – cresceu como blogueiro/escritor. Suas postagens foram ficando mais consistentes, o seu leque de temas foi aumentando…Enfim, a cada ano eu pude ver o Gyabbo! aumentar cada vez mais em qualidade, e passar de “aquele blog que eu visito de vez em quando” para “um dos blogs sobre animes/mangás que eu mais visito e gosto”, =D. Gosto do modo como você consegue expor suas opiniões, sem no entanto se mostrar agressivo ou depreciador em relação às opiniões contrárias. Parabéns pelo aniversário, e muito obrigada por tudo de bom que já nos ofereceu! Pelas matérias que me fizeram refletir ou descobrir coisas novas (esse ano eu gostei em especial das do Tezuka Day, ^^), pelos animes que eu acabei descobrindo por sua causa (quem diria que alguém tão desinteressada por esportes quanto eu iria acabar tornando um anime esportivo como “Giant Killing” um de seus favoritos e, por causa dele, passar a se interessar pelo futebol da vida real?), pelas dicas de leitura (“Hiroshima – A Cidade da Calmaria” foi uma das melhores compras de mangá que eu já fiz, apesar do preço salgado)…enfim, por tudo! Espero que o Gyabbo! continue firme e forte ainda por muitos anos! Tudo de bom para você e para o blog! ^^

  11. Pingback: | Gyabbo!

Deixe sua opinião