Boku wa Tomodachi ga Sukunai – Haganai – Conclusão

Quando escrevi sobre Boku wa Tomodachi da Sukunai (ou Haganai) nas minhas primeiras impressões, escrevi de forma positiva sobre a série, ressaltando sua bom equilíbrio entre um drama simples e uma comédia moderada. Minha preocupação única se baseava no fato da abertura e do enredo mostrarem um alto potencial para o fanservice, algo que nos primeiros episódios não havia sido muito explorado. A série conseguiu manter o bom padrão inicial ou caiu nos erros de sempre desse tipo de material? Veremos.Para quem não viu, a série tem como protagonista o colegial Kodoka Hasegawa, jovem filho de mãe inglesa e pai japonês, possui um cabelo meio loiro, meio castanho, o que junto de suas atitudes mal interpretadas acaba sendo encarado como um deliquente em sua nova escola e não consegue fazer nenhum amigo. Junto da criadora Yozora, Sena, Yukimura, Rika, Maria e sua irmã Kobato, todos pessoas com problemas para conseguir conseguir amigos, Kodoka se junta ao clube que teoricamente seria voltado para resolver esse problema, mas que acaba se tornando um lugar para esse grupo se encontrar e se divertir.

Quem me conhece sabe a minha cisma com fanservice – principalmente quando ele se torna exagerado -, por isso vou tentar primeiramente analisar Haganai deixando isso de lado. A série mantém durante quase todos seus episódios uma boa média com situações cômicas, ainda que nada realmente engraçado e pequenos dramas que vão pontuando principalmente os três personagens principais, Kodoka, Sena e Yozora. Se você não se importar com fanservice é bem possível que ache esse anime um pouco acima da média e realmente gostoso de assistir.

Mas eu não consigo deixar esse ponto de lado. Os três primeiros episódios da série foram bem enganadores para mim. O fanservice estava ali, como eu comentei nas primeiras impressões, não dava pra me enganar, principalmente por causa da abertura. Mas era algo bem moderado, pequenas pitadas para agradar a um determinado público. Infelizmente com o passar dos episódios a coisa foi aumentando, passando do ponto que eu consideraria tolerável, principalmente em cenas envolvendo as lolis Kobato, irmã mais nova da Kodoka e Maria, professora e freira gênio da escola, ainda que bastante infantil.

Dentro de Haganai existia um tema central que era o da amizade, algo sumariamente ignorado pela série posteriormente. Mesmo quando o clube buscava emular um comportamento socialmente comum para “treinar” seus componentes, rapidamente isso era deixado de lado para o fanservice. Claro, é preciso ser justo também e dizer que por mais que os personagens não tenham percebido, ali naquele clube, eles já haviam encontrado amigos de verdade.

Mas ainda assim, aquele que deveria ser o clímax da história (SPOILER à frente), a descoberta da Kodoka de que Yozora na verdade era o amigo de infância Sora, único que ambos consideraram como um verdadeiro amigo, se tornou sem graça, mesmo após um penúltimo episódio bem executado e que deixou todos os espectadores ansiosos para o seu final.

Acredito que muito dessa escolha de não seguir para fortes emoções se dê pela fé dos produtores em boas vendas do anime, que possivelmente receberá uma segunda temporada, tão logo Ore Imouto receba também (intercalar sucessos é sempre uma boa ideia para os negócios). Pessoalmente eu não gosto de animes que não terminam em si mesmos por um ótimo motivo e se realmente acontecer uma sequência, não devo estar lá para acompanhar, mas pelo menos temos um sentido para o enredo lento no desenvolvimento das partes importantes.

Outro ponto fundamental são os próprios personagens da série. Todos são clichês, mas irrita um pouco o quão repetitiva soa a principal Yozora. Não sei vocês, mas eu acho tão chato essas personagens estilo “bitch”, muito do porque eu preferir a sensível Sena. Sendo um anime harém, não poderíamos esperar nada menos do que um fetiche em cada um. Temos até mesmo o trap que juntamente da fujoshi (diluída na figura da cientista Rika) vem se tornando muito popular nesse tipo de anime.

Contando com um ótimo trabalho dos dubladores, com um time de nomes pesados como Kanae Itou, Hanazawa Ayako e outros, Haganai agrada principalmente em seus quesitos mais técnicos, especialmente no que envolve a sonoplastia. Curioso notar nessa parte a inserção de pequenos sons na abertura em seu último episódio. Essa parte me chamou tanto a atenção que considero seu encerramento como um dos melhores do ano.

Boku wa Tomodachi ga Sukunai, como disse, deve agradar muitas pessoas, principalmente àquelas com menos ressalvas quanto ao que assistir em um anime. Mesmo com a ótima animação do estúdio AIC Build, porém, a série não passa de algo mediano que deve ser esquecida com os anos.

Quando escrevi sobre Boku wa Tomodachi da Sukunai (ou Haganai) […]

27 thoughts on “Boku wa Tomodachi ga Sukunai – Haganai – Conclusão”

  1. ;x Eu gostei bastante da série, é o estilo de comédia que eu gosto. E o enredo é bem legal. Acho a animação ótima também, e eu avalio bastante a animação :P

  2. O problema não é o ecchi, até por que não tenho nada contra fanservice, o que acabou com a série foi a mundança de direção, tornando o clube em algo trivial e inútil e jogando todas as piadas e paródias possíveis. O excesso de vontade em fazer algo engraçado tornou o anime em apenas mais uma série boba. Acabou que eles ainda são pessoas anti-sociais e entraram em um clube tão útil qnuato aquele de Yuru Yuri.

  3. As cenas de fanservice com a Kobato e a Maria foram as melhores, mas senti que no decorrer do anime acabaram diminuindo muito, uma pena. Se tivesse mais loli-service estaria em primeiro como “melhor anime da temporada” (para mim, é claro).
    Andei lendo comentários pelo /a/ e parece que na novel ocorre muito mais cenas de fanservice com as lolis, uma pena não terem sido adaptadas.

    Sobre a parte de ser esquecida, olha, algo me diz que Haganai será lembrado por bastante tempo. Coisa para adaptar é o que não falta, sem falar que foi o anime mais comentado da temporada nos fórums japoneses. O interessante será ver como que o “harém” se desenvolverá (se tiver segunda temporada [como se isso não fosse acontecer…]) agora que ficou praticamente decidido “Yozora e Kodaka”.

  4. Neste dia tão especial de natal eu oro por você Gyabbo.
    Por favor cara, larga dessa vida!

    Tu sabe que está consumindo drogas, e drogas são ruins, e mesmo assim você continua nesse uso moderado. Para com esses animes maconhas cara, não existe droga social, para de se enganar, sério, isso vai acabar de deixando doente.

  5. Não sei se é impressão minha mas parece que você mistura seu desgosto por animes desse tipo na resenha , não tenho certeza mas é uma possibilidade.

    Uma coisa que eu estranhei é você falar que o final foi sem graça e depois esquecer disso e continuar com o post , eu esperava alguns argumentos sabe.

    Considero Haganai um dos melhores desses animes moe moe , por que ele consegue ser bom sem precisar mostrar bundas e peitos diréto, é um anime fan-service com pouco fan-service, gostei disso.No manga o fan-service era muito menor, mas pelo o que o Irion disse a obra original deve ser bem mais fan-service
    .
    Eu gostei de Haganai , achei engraçado e já disse que gostei desse pouco fan-service né, e eu gostei bastante dessa ideia que o anime passa que os amigos de verdade você nunca esquece e talz, eu fiquei pensando nisso diréto no ultimo episódio.

    Nem ligo pra fan-service , mas quando ele é adicionado onde não deveria estar eu fico bem puto da vida , já ouvir falar de Itsuka Tenma no Kuro Usagi?No anime tem varios closes nas bundas das garotas @-@ essa porra não tem no manga e nem na light novel!!

    Me corrija se eu estiver falando besteria agora mas você diz que não é realmente engraçado né, bem isso é questão de ponto de vista , eu ri demais com esse anime e suas besteiras.

    Depois de ler seus post eu digo que te admiro um pouco Denys , você consegue dizer que não gosta de ecchi sem ser um extremo filha da puta que nem algumas pessoas.

    @Panino Manino
    Eu admirava você pela sua habilidade em fazer resenhas e sua inteligência , mas meu Deus , depois de conhecer esse seu lado troll eu comecei a pensar em você como um imbecil.E seus comentários aqui nessa pagina reforçam mais ainda essa imagem atual que eu tenho de você.Lembra quando apareceu seu video lá no MdOM?E o Jonhmaster reclamou de você dizendo coisas que eu não lembro , você até disse coisas muito boas falando que era só uma brincadeira e não lembro mais o que , eu estava concordando com você mas aí vem um

    ” …goze no seu teclado com as suas VNs…”

    Depois até saí daquela pagina.Você estava se expressando tão bem e diz um desrespeito desses.Eu digo na sua cara , considero você um dos pióres blogueiros que eu já vi.
    Acredito que seja melhor você calar a boca as vezes ao invéz de ficar falando coisas desrespeitosas.

    1. @Julio
      Sim, eu misturo. Não tenho e nem nunca tive a pretensão de ser imparcial, deixo isso bem claro na parte do “About” do blog. Quem me acompanha a mais tempo sabe que eu não gosto de ecchi, mas o que eu procuro fazer é não ser intolerante. Sei que existe um público que gosta e eu não preciso massacra-lo para comentar negativamente de uma série que eu não gostei. Tudo que eu escrevi aqui é um ponto de vista, o meu ponto de vista, e pode (até incentivo) ser rebatido nos comentários, não quero mesmo que entendam que eu acho a minha palavra a correta. Ela é só mais uma opnião de alguém que assistiu ao anime e tirou suas próprias conclusões e resolveu colocar por escrito para os outros lerem, refletirem e debaterem.

      Gyabbo!

    2. Exagerei… com você Panino :X me sinto envergonhado, preciso crescer pra deixar de ser tão retardado as vezes, ainda não apoio alguma de suas atitudes mas eu peço desculpas por te chamar de imbecil e blogueiro ruim, bom blogueiro você é, você escreve ótimos textos.Espero nunca mais repetir uma besteira dessas :X

  6. Estou no 2º episódio e estou sofrendo bastante. A Yozora tá sendo meu principal motivo para continuar e até agora, ela não me parece bitch (quem é bitch é a Sena). É isso mesmo, Gyabbo? Certeza que não trocou os nomes?

    Eu queria esperar até o 3º episódio para dropar, mas não vou aguentar. Estou assistindo ele apenas para ter opinião crítica e como ele está na categoria “Seinen” do site onde eu baixo, resolvi dar uma chance ao amor (vai que ele fala mesmo sobre solidão?). E ao fanservice também, afinal o design das personagens é bom e isso conta muito nessas horas. Mas bem, eu pelo menos não gosto de ecchi “esperado”, eu gosto de ecchi estranho, engraçado e WTF. E não vou encontrar isso nessa série. O segundo episódio só confirmou o óbvio: é mais um anime de “temos nosso clube inútil”. Vai ter o episódio na praia (um personagem não sabe nadar, um odeia sol, também vai ter o que nunca viu água salgada na vida e vai ficar UMI UMI WAAA KIREI!), o episódio do evento cultural na escola… Não, obrigada. Já tive o suficiente dessas coisas. Fanservice banal não vale isso, eu prefiro salvar as imagens promocionais.
    Mesmo sem ler spoilers, aposto que Haganai vai terminar mostrando o passado dos protagonistas, envolvendo uma promessa de infância no estilo “melhores amigos pra sempre”, mais do que comum em animes do tipo. Se eu superar este segundo episódio, pularei direto para os dois últimos apenas para ver o desfecho. Ou não.

  7. @Skuld
    Se você esta gostando somente da Yozora, recomendo mesmo pular para os dois últimos episódios. Se você realmente ainda não viu, seu grau de previsão é bem alto, é basicamente isso que você descreveu que vai acontecer, com um aumento muito grande do foco no fanservice. Apesar do final não fechar realmente a série como deveria (estou apostando em uma segunda temporada), então nem sei se vale a pena ver também.

    E não, não troquei os nomes, a “bitch” é a Yozora que por ciúmes fica maltratando a Sena. Não fosse a Yozora, a Sena viveria bem mais tranquilamente, até por ela não pegar no pé de ninguém.

    Gyabbo!

  8. não concordo com a parte do mediano. Achei a serie bem superior a grande parte dos animes harem. Mas por mais q tenha uma segunda temporada é realmente um anime q será esquecido no futuro. É divertido e td mais, porem não há nada de inovador.
    Acabei de assistir o ultimo episodio e se tiver uma segunda temporada provavelmente eu assistirei.
    resumindo: bom anime mas nada de especial.
    nota 8,5.

  9. Para mim, foi um ótimo anime. Eu adoro comédia, mas acho difícil encontrar um anime bom desse gênero. Estou só opinando, o que você mesmo faz. Eu mesma, que amei o anime, julguei-o como fraco… Isso porque nunca encontro ninguém que goste de tal anime, mas imagino que com o tempo ele ganhará mais reconhecimento (não modinha , reconhecimento apenas). Inicialmente, eu, (como menina) reclamei do ecchi excessivo, até porque não estou acostumada com tal gênero e comecei a ver sem saber que teria tanto ecchi. Mas ao longo da série, parei de reclamar disso pois percebi que a maioria do humor está no ecchi (pelo menos nesse anime em particular). Mas acho que não será esse o foco (Kodaka e Yozora, como você citou), se realmente vir a existir uma segunda temporada , já que o próprio Kodaka e a própria Yozora se recusam a deixar isso muito claro, sendo que não aderiram aos antigos apelidos e não mudaram suas ações de forma geral.

  10. uma coisa que eu não gosto neses animes e que a historia não é contada ate o final fica com
    variasduvidas do que vai acontecer e nem sabe se o anime vai ter segunda temporada?
    e os mangas demoran 2 anos pra sair tradusido em portugues
    mais infelismente eu não consigo deixa de ver

  11. só ressaltando uma coisa,a sena é o motivo a saída de yozora no ultimo episodio da NEXT,mais se o kodaka não tivesse fugido quando a sena se declarou,a yozora não teria indo em bora,fiquei triste devido ao modo que a NEXT acabou,só não a 3 temporada devido eles terem parado para fazer o filme do anime,que na minha opinião ,deveria haver uma 3 temporada,depoisfazessem o filme,mais o motivo que acredito seja grana.So nos resta esperar pela 3 temporada para ver o que acontece.

  12. o que me manteve assistindo o anime foi unicamente a curiosidade e a esperança dele se lembrar da Sora, e quando finalmente acontece , simplesmente para ali, nao tem emoção, amor, nem nada, a primeira amizade, 10 anos depois se reecontram, para nao acontecer nada.

  13. Mediana? Se Boku wa Tomodachi ga Sukunai é mediana, imagino o que vocês consideram excelente… O maior defeito da NEXT foi praticamente representar Yozora como uma mera coadjuvante, largando de lado os interesses e sentimentos dela. Quanto ao spoiler do final, bem, não houve realmente um final. Apenas uma deixa pra próxima temporada que foi lamentavelmente frustrante. Tirando isso, me diverti bastante com a série, não é ótima, mas é quase.

    1. tambem gostei bastante, dizem a terceira temporada pode sair esse ano e que a Light Novel teve um final horrivel, como eu num quero pegar spoiler antes da terceira temporada eu nem procurei a light novel, mas agora eu to receoso. Se tiver ruim mesmo tomara q façam um final alternativo

        1. vish cara ja era, ja li resumo, spoiler, peguei até a light novel pra ler mas ja desanimei no começo kkkkkk fodasi essa bosta, autora fdp

Deixe sua opinião