Dantalian no Shoka – Primeiras impressões

Quando a Gainax anuncia uma nova série todos viram a cabeça para ver. Apesar de não ser todo dia que surge um novo Evangelion ou um FLCL, o estúdio dá a segurança de que algo pelo menos bom irá sair. Esse é o caso de Bibliotheca Mystica de Dantalian ou de forma mais simples, Dantalian no Shoka.

Baseada em uma série de oito light novels escritas por Gakuto Mikumo (o mesmo de Asura Cryin’) e ilustradas por G-Yuusuke iniciada em 2008 e que ainda se encontra em publicação, Dantalian tem como protagonista Hugh Anthony Disward, um jovem nobre inglês que após a morte de seu avó – um aficcionado por livros – herda sua larga e peculiar biblioteca. Lá ele encontra Dalian, uma “garota” com aparência de boneca responsável pela Prateleira de livros de Dantalian, onde estão 900,666 livros fantasmas – Gensho -, livros com poderes místicos.

Pegando a sinopse por cima – estrangeiro conhece garota com cara de boneca em uma biblioteca – não é muito difícil lembrar de Gosick. Na verdade a comparação chega a ser interessante, pois enquanto no anime do estúdio Bones tínhamos casos detetivescos onde o lado místico seria desnudado ao olhar da lógica, em Dantalian é o contrário, a resposta está sim no misticismo (e pelo primeiro episódio o mistério parece ser muito mais no sombrio do que nos quebra-cabeças).

O primeiro episódio, assim como NO.6, preferiu guiar o espectador e explicar a ele os conceitos mais importantes para a série seguir, deixando, claro, alguns mistérios para serem explicados posteriormente. Até por isso é complicado comentar muita coisa com base nesse único episódio.

Já um ponto acima da média é a animação de Dantalian, algo que se pode sempre esperar da Gainax. Seja com um Tengen Toppa Gurren Lagann ou um Hanamaru Youchien, o capricho artístico é muito grande, resultando em um traço bonito e bem definido, cenas paradas bem detalhadas e cenas fluidas de ação. Outro ponto que chama atenção é a fotografia e a câmera. Apesar das poucas tomadas ao ar livre, pode-se perceber um esmero grande para dar mais naturalidade ao mundo de Dantalian, mesmo que este seja cheio de criaturas demoníacas.

Nesse primeiro episódio praticamente apenas os dois protagonistas tiveram falas, o que possibilitou uma análise mais fácil do trabalho das duas seiyuu responsáveis. No papel de Hugh está a famosa Kana Hanazawa na versão criança e Daisuke Ono (Shizuo, Sebastian) na idade atual. Não vou comentar o trabalho da Hanazawa pois sua participação foi bem pequena. Já Daisuke foi muito bem escolhido, dando um tom sério que o personagem pedia. Dalian tem como voz a também famosa Miyuki Sawashiro (Celty, Saeko) e aqui, apesar da qualidade que a atriz tem, achei a voz dela um tanto quanto fora da personagem (apesar de que a personagem em si não é muito carismática e não ajuda).

Dantalian mostra em alguns momentos uma certa morbidade que se bem explorada pode dar ótimos resultados, ainda que eu não acredito que isso será muito desenvolvido. Mas são lapsos instigantes – como seu encerramento com pessoas reais em preto & branco – que ajudam a cativar o espectador.

Como comentou algumas vezes o Qwerty do blog Subete Animes, a real qualidade da Gainax se sobressai realmente quando ele estão desenvolvendo suas próprias séries. Adaptações mantém a qualidade técnica do estúdio, mas não costumam subir para um patamar mais elevado. Esse parece ser o destino de Dantalian; certamente bom, mas nada muito além disso.

Quando a Gainax anuncia uma nova série todos viram a […]

17 thoughts on “Dantalian no Shoka – Primeiras impressões”

  1. Acho um pouco cedo para ficar criticando. Mas, eu gostei bastante do visual…E quando vi a Dalian fiquei…”Ah,não,mais um personagem tsundere…” =p Nada carismática.

    Vejamos se eu irei continuar gostando (porque do Hugh eu já gostei *.*).

    1. @Suzi

      Talvez seja um pouco cedo realmente, mas como o nome diz, são apenas as primeiras impressões, é para ser algo inicial mesmo. Como Dantalian foi o último anime a estreiar, não poderia esperar sair o segundo ou terceiro episódio.

      (e sim, a Dalian não tem carisma)

      Gyabbo!

  2. Gostei muito do roteiro e acho que tem potencial para ser uma das melhores da temporada, mas eu achei a animação um pouco abaixo do nível GAINAX. Deve ser por causa do ambiente escuro

  3. Gostei do primeiro episódio típico da GAINAX, com uma animação boa mas nada exuberante pq sinceramente, não precisava neste primeiro episódio. O enredo e o argumento prometem e espero que seja bem desenvolvido. E ao contrário do Denys, gostei da Dalian e está bem dentro do esperado por mim para uma personagem que é o que ela é.

  4. Esse anime pareceu ser bem interessante, principalmente pelo ambiente, meio de época, da Inglaterra. Foge à realidade de muitos animes que parecem ser basicamente feitos da mesma fórmula. A história tem muitos detalhes que deram a ela algumas incógnitas, que particularmente, acho que serão desvendadas de uma forma interessante ao decorrer do anime. Muito bom! Recomendo a quem ainda não assistiu. E realmente aquela música de encerramento é bem estranha! =S

  5. Adoro Dantalian, acho a história interessante, muito bem desenhado, muito perfeccionista, porém, acho que deveriam ter lançado ele ano que vem, pois Gosick acabou a pouco tempo e ficou algo repetitivo, animes do mesmo gênero, com a historia quase igual, personagens que podem ser identificados entre um anime e outro, como no caso de Victorique. Acham ela parecida com Dalian, e por sua vez Dalian não se apareça no anime, todos olham pra ela vendo a Victorique, não enxergando o papel dela pois ambas são totalmente opostas uma da outra. Eu acho a Dalian um pouco apática, ela não está se sobressaindo no anime ;/

Deixe sua opinião