Bullying, Seiyuus, Japão: O Caso Ijime Connect

A polêmica do ano.

“Pauta velha é que faz postagem boa.” – Anônimo

Sim, até mesmo no nicho do nicho conseguem arranjar barraco o suficiente para fazer um anime [Kokoro Connect] que se encaminhava tranquilamente para sua Segunda Temporada de repente conhecer o caminho do frio e cruel fracasso. E, ao contrário do caso Kannagi, nem precisou a autora subestimar o poder dos otakus em querer suas waifus acima de tudo virgens.

Em um evento promocional do anime Kokoro Connect realizado em Akihabara com alguns dubladores [seiyuu] por volta de dois meses antes da estreia do anime na temporada de Julho/2012, o dublador Mitsuhiro Ichiki [cujo papel mais conhecido é o do protagonista de Freezing] subiu ao palco pensando que iria, como combinado com o produtor Yamanaka Takahiro, anunciar seu papel, um personagem original do anime. Mal sabia que estava sendo alvo de uma grande piada.

Algum tempo antes, Takahiro chamou Ichiki para uma audição para este suposto personagem; e em um esquema convincente o qual incluiu até um character design criado especialmente para este, o teste foi devidamente gravado para ser mostrado no evento; e assim a brincadeira seguiu rumo ao que aconteceu neste vídeo [retirado do evento, o qual foi transmitido ao vivo via UStream para quem quisesse ver].

Como podemos ver, tudo muito engraçado – menos para Ichiki, que simplesmente por capricho de um produtor viu-se alvo de humilhação pública e transmitida pela internet, mesmo que ganhasse um papel, um prêmio de consolação sendo “Chefe de Produção/Publicidade”, no qual iria promover o anime pelo Japão em uma série de eventos, denominados Tochi Random, a bordo de um carro decorado [itasha].

Mas até isso revelou-se humilhante para o dublador, que em outro vídeo aparece sendo eletrocutado como forma de punição [Japão e seus programas de variedade…] por não ter atingido alguma das metas estipuladas para o cargo.

Óbvio que isso é ruim – e comentários como o do dublador Takeshima de que o ocorrido

teve um grande impacto, não pensei que ver o momento em que uma pessoa perde a linha fosse ser tão bonito. Nós usamos bastante gente para conseguir isso – é incrível, né?

somente fazem esse caso de sim, bullying, ou ijime como é conhecido no Japão, tornar-se ainda pior. Mas o que isso tem a ver com quem está simplesmente assistindo Kokoro Connect?

Toda esta fofoca, descoberta a partir de tweets sarcásticos do agora ex-membro da banda eufonius [aquela dos temas de abertura de CLANNAD, True Tears e… Kokoro Connect] Kikuchi Hajime primeiramente contra a cantora e dubladora Haruko Momoi [Feyris em Steins;Gate], no qual este achava patético a atitude dela estar feliz por pessoas estarem cantando suas canções em karaokes, e depois referindo-se com desprezo a alguém que achava que somente com trabalho duro poderia entrar no mundo da dublagem. Sim, esse alguém era Ichiki.

E claro, o 2ch [maior fórum japonês e referência quanto a discussão de anime, tanto em volume quanto a qualidade] é implacável quando descobre alguma coisa – do tweet citado, referindo-se a alguém, logo toda a história contada até aqui foi revelada pouco a pouco – inclusive uma entrevista no programa de rádio do popular Tomokazu Sugita [Gintoki em Gintama, Kyon em Suzumiya Haruhi] no qual este, após ouvir toda a história, disse “se fosse comigo lembraria a cara de cada um ali para sempre”.

Enfim, um escândalo que rendeu de desculpas oficiais do comitê de produção do anime por

consideração insuficiente quanto a quem fazia a performance que levou a claro desconforto e desentendimento em sua campanha publicitária

a uma série de comunicados de todos os envolvidos nesta história, incluindo uma posição de Ichiki com clara intenção de colocar panos quentes na história, um anúncio de que já estava nos planos o fato de Ichiki entrar para o elenco da série após o episódio 14 e finalmente o anúncio de que os BDs e DVDs, originalmente a serem lançados a partir de 26 de Setembro agora começam em 24 de Outubro.

Um mês que pouco deve adiantar para acalmar os ânimos dos otakus quanto ao boicote anunciado [e pelos rankings da Amazon, efetivamente consolidado], especialmente em uma história per se poderosa e que acaba tocando em um ponto sensível para a classe [aliás, para toda a humanidade]: o sonho de alguém fraco que é destroçado pelos que já estão dentro do sistema.

O anime deveria levar a culpa disto? Não. Mas é o que acabará acontecendo – e é isto o que acontece quando uma Segunda Temporada depende de um pequeno público que sabe tanto, e que leva tão a sério esse tipo de coisa.

Algumas fontes adicionais sobre o caso: 1 | 2 | 3 | 4 | 5

Obrigado a Yuuya pela ajuda na confecção deste post.

A polêmica do ano. “Pauta velha é que faz postagem […]

7 thoughts on “Bullying, Seiyuus, Japão: O Caso Ijime Connect”

  1. Eu já vinha acompanhando esse caso via tumblr anteriormente, e na boa… tem limite pra essas brincadeiras. O coitado do Ichiki lutou um tempão pra conseguir uma chance, e aí coisas assim acontecem. Se eu já era fã do Tomokazu Sugita antes, agora meu respeito por ele aumentou mais ainda. Eu vi a tradução da entrevista dele com o Ichiki, e parece que o Takuma Terashima (não é Takeshima, viu) era amigo do Ichiki antes disso tudo! E até a Kitamura Eri, que não tinha nada a ver com isso foi afetada (pessoal do 4chan mandando fotos indecentes pra ela, o que forçou a seiyuu ao fechar o twitter dela), além de várias outras coisas. Ou seja, uma “brincadeirinha” caiu feito uma bomba e atingiu várias pessoas, inclusive os fãs da série que agora vão ficar sem uma segunda temporada, muito provavelmente.

    PS: Ah, aliás! A causa da ~brincadeira~ toda é que, aparentemente, ambos o produtor e o Ichiki estavam apaixonados pela Kitamura. Como o Ichiki já era amigo dela também, o cara ficou com ciúme e armou isso tudo.
    PPS(?): Eu até que gostava do Terashima, mas depois dessa, cara… ele desceu muito na minha escala.
    E foi mal pelo comentário enorme.

  2. Esta noticia é deveras muito importante…
    Um fato muito triste, para se lamentar mesmo… até porque estou gostando muito do anime e acho muito interresante da sua parte trazer uma notica desta magnitude.
    Na maioria das vezes apenas assistimos a algo sem se preucupar com o que acontece por traz da produção, isto porque falta “alguém” nos divulgar estas informações.
    No seu caso acho a noticia excelente pelo “carater” aqui estabelecido por voce… de não só abrangir sobre reviews mas por ser tão informativo ao ponto de fazer um post extremamente detalhado e bem analisado.
    Fico magoado na questão do anime, um caso que ainda terá muitos efeitos negativos (infelizmente)…

  3. Concordo com os otakus pois essa atitude inibiria coisas desse tipo no futuro; as pessoas acabam pagando pelo que fazem de alguma forma ou outra, nesse caso são varias pessoas que vão pagar e aposto que muitas sem qualquer culpa mas é o mais racional a ser feito.

  4. Concordo que todo tipo de abuso deve ser censurado, e nada melhor que boicotar do que ser violento como os própios foram ao humilhar o rapaz. Uma pena que isso venha a prejudicar a série que na minha opinião é uma das poucas que se salva nesta temporada fraca.

  5. Impressionante… no minimo, pra não dizer outra coisa. O pior é em pensar que com certeza esse não deve ser um caso isolado, só que ele acabou tomando proporções bem grandes. Pelo que deu a entender do texto.

    O bom é que pelo menos acabou tendo alguma consequência, e lá no Japão essas consequências podem ser devastadoras. Sem querer parecer puxa saco, mas acho que se fosse no Brasil, seria bem capaz de riem ainda mais da infelicidade do cara.

    Ou como disse um amigo meu: “ia passar no fantastico: o otário de quem todos estão rindo essa semana!, e depois na record: “o otário”, a verdade por traz das risadas (falando mal da globo).”

    Tudo bem, pode parecer exagero, mas isso que ele fez é como dirigir bêbado, é o tipo de coisa que você sabe que não vai dar certo, e ainda sim faz. Com certeza tem que haver uma represaria, só é uma pena que muita gente que não tem nada a ver, e o próprio anime inclusive acabem pagando por isso junto. Pra que da próxima vez pensem bem antes de querer fazer uma sacanagem dessas.

    Do mais, o texto fico bem legal, tem alguns erros, mas é o tipo de informação que não se vê muito por ai.

  6. espero mesmo que isso nao afete uma segunda temporada, pq esse anime eh otimo e eu quero segunda temporada

  7. Nossa se não tiver segunda temporada vai ser um desperdício porque esse anime é muito bom em vários aspectos,por enquanto o jeito é esperar sobre próximas noticias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *