blogar_animes_top

Por que blogar sobre animes e mangás? – Anikenkai 5 ANOS!

Exatamente hoje o Anikenkai comemora 5 anos de existência e eu achei que seria um excelente momento para eu responder à pergunta: Por que blogar sobre animes e mangás?

Os motivos que levam cada um a blogar são os mais diversos. Claro que todos partimos do apreço que temos por aquilo que vamos escrever sobre, mas não apenas isso. Há uma gama de outros fatores que motivam uma pessoa a ter o trabalho de criar e manter um blog. Para tentar responder à pergunta do título desse post e, de alguma maneira, celebrar essa marca de meia década blogando sobre animes e mangás eu decidi compilar as principais razões pelas quais eu blogo desde a criação do Anikenkai.

Que elas sirvam de curiosidade para você que acompanha o Anikenkai há algum tempo e/ou que começou a acompanhar recentemente ou que sirvam de motivação para quem está pensando a começar a blogar agora.

Continue lendo…

no-game-no-life

REVIEW: No Game No Life #1 (NewPOP)

No Game No Life, light novel de Yuu Kamiya, conta a história de dois irmãos com dificuldade de desenvolver relações interpessoais e que se fecharam no mundo dos jogos desde crianças. Sora, um virgem de 18 anos, e Shiro, uma pequena gênio de 11 anos, formam a invencível dupla Kuuhaku, sendo recordistas em todos os jogos existentes. Uma lenda entre os gamers de todo o mundo, um mistério, uma lacuna.

IMG_1362

No entanto, ainda que fossem uma lenda viva do universo dos games, havia um jogo que eles sabiam que nunca poderiam ganhar. Um jogo sem graça, sem regras que valessem para todos os jogadores, sem objetivos claros – caótico e sem razão de existir: a própria vida. Em um dia que já estavam exaustos não apenas de suas rotinas como seres humanos, mas também devido às cinco noites viradas jogando um mmo, um e-mail é enviado aos irmãos, convidando-os para uma partida de xadrez.

Continue lendo

gigantomachia_top

Muito Mundo pra Pouco Mangá – Gigantomachia – Volume Único

Gigantomachia é o nome do grande embate da mitologia grega entre os Deuses do Olimpo e os Gigantes de Gaia… mas também é o nome do mais recente mangá de Kentaro Miura, autor do aclamado Berserk, e que acabou de ser publicado aqui no Brasil pela Panini.

Continue lendo…

gugure_top

REVIEW: Gugure! Kokkuri-san

60223lAcompanhar Gugure! Kokkuri-san foi sem dúvida muito prazeroso. Um mês se passou desde a conclusão de seu anime e ainda sinto saudades. Com um humor sensacional, adaptando perfeitamente o estilo 4-koma (tirinhas de quatro painéis) para anime, Gugure! se mostrou uma ótima comédia, mas percebi uma outra face da obra que merece ser comentada mais a fundo…

Por mais episódico que tenha sido, ao final eu tive certeza de que cada episódio foi um passo adiante na missão de nos passar a seguinte mensagem: a importância da família. Não apenas Kohina, nossa pequena heroína, vivia uma vida solitária no início da história, mas sim todos os personagens. Por mais que a aproximação dos personagens tenha ocorrido de maneira casual e divertida, afinal Gugure! é uma comédia, acho importante apontar que a permanência de cada um deles na vida um do outro não foi trivial – divertido para nós, espectadores, mas com certeza cansativo para eles!

Continue lendo

70s90sradio_top

[Anikenkai Indica] 70s-90s J-Pop Stream – Uma excelente rádio online

Quando eu assisto animes antigos, uma das coisas que mais curto são as trilhas sonoras. Sejam as músicas de abertura e encerramento, insert songs ou simplesmente música de fundo, tem algo de bem nostálgico nelas. E se eu dissesse para vocês que tem uma rádio online dedicada exclusivamente a músicas japonesas antigas?

Continue lendo

gate7vol01_top

CLAMP sendo CLAMP: Gate 7 – Vol. 01

Chikahito finalmente conseguiu realizar seu desejo de viajar a Kyoto, a antiga capital do Japão. Lá ele conhece Hana, uma jovem guerreira que combate seres sobrenaturais com o auxílio de Tachibana e Sakura. Os três formam o Urashichiken Hanamachi, uma sociedade secreta cuja função é combater criaturas de outro mundo que apareçam em Kyoto.

Embora esse plot seja bem simples, duas coisas particularmente me atraíram em Gate 7:

Continue lendo…

allyouneedisship

All you need is ship?

Olá, amigos. Ship. Um tema polêmiko. Já quis abordar ele antes, mas acho que atualmente é a melhor época porque estou vendo muita gente arrancando os cabelos por causa disso. Pra quem não sabe, o termo ship, que é navio em inglês, vem da torcida pra algum namoro ou caso acontecer em um anime, filme, série, etc… Qualquer obra de ficção está sujeita ao ship, desde que alguém esteja disposto a torcer pra fulano ficar com beltrano. O nome ship, vem do fato de que seu navio pode afundar (fulano não ficou com sicrano), ancorar (ninguém ficou com ninguêm e a série acabou) ou zarpar (estão juntos! Eba!)

Mas em alguns casos o buraco é mais embaixo… Eu sou um cara bastante romântico então eu realmente fico torcendo pra alguém que acho que tenha carisma consiga o que quer, mas tem gente que realmente extrapola com isso. Vamos ver.

Continue lendo

power_plant_No._33_top

Power Plant No. 33 bem que podia virar um anime “de verdade”, ein…

Animator’s Expo é um projeto cuja ideia é fazer uma série semanal de curtas produzidos por novos talentos da indústria. Power Plant No. 33 é o 11º curta do projeto e tem por trás um estúdio bem famoso e querido, o Trigger (Kill la Kill) e é tão sensacional que bem podia virar um anime “de verdade”, ein…

Continue lendo

Anime Kenkyuukai – Animes, Mangás, Fandom e Comportamento