Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu – 2a Temp. – Primeiras Impressões

Como eu estou feliz de poder voltar a acompanhar a história de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu. Não faz muito que eu elegi a primeira temporada como o Melhor Anime de 2016 e cá estamos agora para ver se a segunda temporada, que recebeu o subtítulo de Sukeroku Futatabi-hen, fará jus a esse título. Claro que ainda estamos apenas no primeiro episódio, mas posso dizer com tranquilidade que o anime começou com o pé direito.

Antes de mais nada gostaria de dizer que, se você não assistiu à primeira temporada, que o faça antes de continuar vendo a segunda. Embora a recapitulação que tivemos no início do episódio – através de um inspirado rakugo de Yotaro – tenha sido na medida certa para nos re-situar nos eventos que antecederam à histórias, não é suficiente para transmitir toda a carga dramática que servirá como base para os eventos que estão por se seguir.

Tendo dito isso, voltemos então para o primeiro episódio que nos trouxe de volta para a década de 70, já na reta final da Era Shouwa. Embora o rakugo tenha sido o grande motor por trás dos eventos que permearam as vidas de Sukeroku e Kikuhiko (agora conhecido como Yakumo), culminando com a morte de Sukeroko e sua mulher, deixando sua filha Konatsu aos cuidados do amigo, enquanto forma de arte ele estava morrendo. As inovações no ramo do entretenimento fizeram o interesse pela antiga arte do rakugo se diluir. É uma manifestação artística atrelada demais ao passado, desnecessariamente patriarcal e nepotista. Os poucos teatros dedicados à prática foram fechando e agora, mesmo na capital, resta apenas um.

É em meio a esse contexto que Yotaro finalmente consegue chegar ao ranking de shin’uchi, decidindo mudar de nome para Sukeroku, em homenagem ao falecido amigo de seu mestre, e ganhando sua “liberdade” de praticar rakugo como e onde quiser. Isso o deixa em uma situação complicada pois ele reconhece que o rakugo, como está, não tem futuro. Ele decide então ir de encontro às ideias de seu mestre, que aceitou que o rakugo morrerá com ele, em busca de tentar renovar e perpetuar essa arte pela qual ele tanto se apaixonou. Esse conflito entre Yotaro e Yakumo promete ser fascinante pois é exatamente essa variedade de “escolas” que, segundo o Sukeroku do passado, salvaria o rakugo.

Porém, Shouwa Rakugo nunca foi apenas uma história sobre rakugo, mas sim sobre seus personagens e uma personagens em específico promete trazer muito drama para essa temporada: Konatsu. Não temos a relação complicada entre ela e Yakumo – não só ela acusa Yakumo de ser o culpado pela morte de seu pai, como também é, para ele, uma lembrança constante da pessoa que ele mais amou na vida e perdeu – como agora ela teve um filho e faz questão de não revelar quem é o pai. Isso motiva Yotaro a pedir para que ela se case com ele pois além de não querer deixar ela criar a criança sozinha, ele ainda a ama. Porém, não se trata de um amor “romântico” no sentido tradicional pois não há “romance” entre eles, mas é algo entre um amor de irmão e um amor romântico. Essa vertente de amor, por si só, já pode render boas situações e o fato de nós ficarmos sem saber se o Yotaro pode ou não DE FATO ser o pai da criança torna tudo ainda mais complexo.

Essa teia de relações, sentimentos e situações tratados de forma adulta e sensível é o que faz Shouwa Rakugo funcionar e ser o anime complexo e cuidadoso que foi na primeira temporada. Assim sendo, não só isso é mantido como o plot central também está apontando em uma direção que, por si só já é bastante interessante. É isso que faz esse anime sobre uma arte desconhecida por nós, que se passa em um período histórico que não faz parte do nosso passado histórico e em um país tão distante do nosso fazer tanto sentido e bater tão profundo em nossos corações. Sim, parece babação de ovo, mas Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é bom assim de verdade.

[yasr_overall_rating]
[yasr_visitor_votes]

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Como eu estou feliz de poder voltar a acompanhar a […]

2 thoughts on “Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu – 2a Temp. – Primeiras Impressões”

  1. Shouwa não decepciona. Que saudade que estava de ver as apresentações de rakugo do Yotaro e do Yakumo. Essa diferença de estilo torna as coisas ainda mais legais no anime.

    Tem dois personagens que apareceram que eu fiquei na dúvida se eu os vi na temporada passada, mas mesmo sem lembrar, se explorarem bem esses dois, a dinâmica do anime vai ficar ainda melhor porque vai abrir novas possibilidades nesse mundo do rakugo

  2. Diogo, li o texto q vc me recomendou no Twitter, fiquei mais uns minutos pensando e decidi ver. E meus receios foram pro espaço dps dessa estreia, foi mto bom esse episódio.
    Gosto de ver obras q tem um esporte/arte/emprego/atividade, q n seja o mote principal do enredo. E Shouwa é bom q em poucos minutos desenvolve alguem, prepara o enredo pro q vem posteriormente e as diferentes abordagens q utilizam o Rakugo.
    Que continue promissora esse temporada, de um anime que quase ngm está assistindo.

Deixe um comentário!