BEDA #18 – Quando você não sabe para onde os animes querem ir…

Algo curioso está acontecendo nessa temporada: praticamente todos os animes que estamos acompanhando no Anikenkai Anime Club ainda não mostraram que direção pretendem seguir e isso é ao mesmo tempo bom e ruim.

Se vocês não acompanham o Anikenkai Anime Club — deveriam! — estamos comentando semanalmente quatro animes dessa temporada: Macross Delta, Kiznaiver, Kotetsujou no Kabaneri e Joker Game. Como Kabaneri só teve um episódio exibido até agora, vamos deixá-lo de lado um pouco. Os demais, já em seus segundos ou terceiros episódios, ainda não mostraram que linha pretendem seguir nem nos deram a entender o que esperar.

Macross Delta é o menos drástico pois, além de que será uma série bem mais longa que as demais, ainda está no processo de introdução dos personagens e do universo em que eles estão inseridos. Ainda assim, só no finalzinho do terceiro episódio é que vimos um pouco mais do plot e não só os personagens em si.

Joker Game teve dois primeiros episódios conectados e muito bem executados. Com certeza deixou muita gente interessada no Sakuma e em sua relação com a agência de espionagem. Porém, no terceiro episódio, eles decidiram focar em um outro personagem que até então não tinha recebido atenção nenhuma, esquecendo completamente Sakuma e o gancho deixado pelo episódio anterior. Foi um terceiro episódio ruim? De maneira nenhuma, mas quebrou completamente com as expectativas.

Kiznaiver, por sua vez, veio com tudo em seu segundo episódio, jogando para o espectador e para os próprios personagens seus segredos mais profundos. Foi bacana? Muito! Mudou completamente a dinâmica daquele grupo e tirou do caminho uma coisa que poderia segurar o potencial da série que é justamente nos fazer conhecer os personagens ao mesmo tempo que eles se conhecem. Porém, ainda não sabemos qual caminho a série pretende seguir. Será que ela jogou logo no começo esses “desenvolvimentos de personagem” para poder focar no plot ou será que vão ficar, a partir de agora, tratando um a um de maneira recorrente?

Apesar desse tipo de postura ter a clara desvantagem de não trazer segurança para nós que acompanhamos as séries semanalmente, essa própria falta de segurança também tem o lado de que cada novo episódio é uma surpresa. Até o momento, todas as três séries parecem estar focando na surpresa do espectador, em não deixá-lo saber se a coisa vai engatar de fato ou não no próximo episódio. Isso é legal para inícios pois deixa o espectador intrigado e querendo ver mais. Porém, se no decorrer das semanas o sentimento continuar o mesmo, já entramos forte no cenário da insegurança e é onde muita gente acaba droppando as séries.

Afinal, 12 episódios não é muito para desenvolver uma história e, tirando Macross Delta (e talvez Kabaneri), tanto Joker Game quanto Kiznaiver terão essa duração. É bacana sim deixar o espectador ansioso e meio desinformado no início. Só espero que isso não continue assim no decorrer da temporada.

Vocês estão acompanhando alguns desses animes? Se sim, confiram a Anikenkai Anime Club (tem episódio novo saindo amanhã) para saber, de maneira um pouco mais profunda, o que achamos dos recentes episódios dessas séries e nos digam o que estão achando de seus inícios! Também estão sentindo essa falta de norte? Acham que logo as séries vão engatar? Bora pros comentários!


Papo #BEDA

Quero primeiramente agradecer à participação de vocês no BEDA de ontem! Pelo visto os leitores do Anikenkai são bem diferentes da maioria e curtem assistir a uns animes antigos. Gostei bastante de saber disso.

Adicionalmente, peço desculpas por ainda não ter conseguido atualizar as postagens do BEDA. Continuamos uma postagem atrasados, mas com a chegada do feriado dessa semana, acho que consigo me atualizar e finalmente terminar o tão aguardado post final das primeiras impressões da temporada!

Até amanhã!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Algo curioso está acontecendo nessa temporada: praticamente todos os animes […]

5 thoughts on “BEDA #18 – Quando você não sabe para onde os animes querem ir…”

  1. Jocker game dropei depois do ep 3 pesávamos que ia focar na parte militar do japão , ele ja mudou clima e ambientação agora ta na europa vai virar anime episódico , Kiznaiver e trigger sendo ela mesma anime confuso fumado e esperar pra ver no que da Kabeneri ainda não ta empolgando o ritimo e muito jogando não fica claro que ta acontece isso pra 12 eps e muito ruim vou ver ep 3 pra ver se continuo vendo , Macross não faz muito meu estilo então não comecei a ver quem sabe um dia .

  2. Gosto muito do rumo que ‘Joker Game’ está tomando. Parece que vai haver um plot principal, mas também a obra explorará todos ou boa parte dos espiões, mostrando a personalidade de cada um.
    ‘Kabaneri’ veio como promessa de ‘Shingeki de zumbis’, portanto, o hype era grande.

    A execução ficou tão boa no primeiro episódio que acredito que mesmo quem não vá gostar do rumo da história irá acompanhá-la. Parece ser uma obra que irá compensar as falhas de um aspecto em outro, caso haja falhas.

  3. To tentando entender o que Kiznaiver realmente quer, acho que vai demorar mais alguns episódios pra ele revelar algo que mova a trama.

Deixe um comentário!