BEDA #08 – Eu sou realmente muito fã do Makoto Shinkai

Esses dias saiu o trailer de Kimi no Na wa, novo longa-metragem do consagrado diretor Makoto Shinkai. Ao terminar de assisti-lo e de ficar completamente de boca aberta com a qualidade da animação, eu me toquei que eu quase nunca falei dele aqui no Anikenkai.

Para não dizer que eu nunca falei de Makoto Shinkai por aqui, fiz um post resenhando 5 centímetros por segundo lá no longínquo ano de 2011. Porém, desde então, eu praticamente esqueci do diretor… só que não! Desde quando o conheci — através do curta Voices from a Distant Star, aka Hoshi no Koe — eu virei um verdadeiro fã do seu trabalho.

Quem me conhece sabe quão fanático eu sou por cenários bem detalhados em animações e se tem uma pessoa que sabe fazer isso muito bem esse é Makoto Shinkai. Os cenários de todos os seus filmes, muitas vezes desenhados por ele mesmo, são simplesmente belíssimos! Há todo um cuidado em trabalhar efeitos de luz, cores vibrantes, fluidez e vivacidade das animações mais simples… seus filmes, visualmente, são belíssimas obras de arte. Daquele tipo que você usa de papel de parede, que mostra pros outros falando “veja, isso sim que é animação de verdade” e por aí vai. Sua preocupação com o mais simples dos detalhes é algo lindo de se ver. Nada é menor para ele. Seja a ponta de um lápis passando pelo papel ou a chuva pingando em uma poça ou um rio. É tudo feito com tanto esmero que chega a emocionar por si só.

Porém, não só de animação bonita se faz um bom filme (embora ajude bastante). Nesse aspecto, o trabalho de Makoto Shinkai tende a ser bem regular em matéria de qualidade. Praticamente cada filme seu é melhor que o anterior e o único que eu considero mediano foi seu primeiro trabalho de longa-metragem The Place Promised in Our Early Days (2004) — Ele provavelmente ainda estava pegando o jeito de se conduzir um filme de maior duração. Dá pra ver claros problemas de ritmo e de condução da trama. O resto de sua filmografia para mim é de boa para excelente com destaque para 5 centímetros por segundo (2007), Hoshi wo Ou Kodomo (2011) e Kotonoha no Niwa (2013).

Shinkai tende a focar suas histórias em volta de temas como solidão, distância e saudade, tendo forte apelo emocional. No entanto ele também sabe abordar outros assuntos com igual maestria, tal como vemos em Hoshi wo Ou Kodomo que tem uma pegada muito mais de aventura, mas sem abandonar a suavidade e a condução cautelosa de outros filmes.

Frente a essa visível evolução tanto em matéria de direção, narrativa e animação, não é a toa que estou extremamente ansioso para que esse filme chegue logo até nós. Um dos meus pequenos sonhos é poder um dia ver um filme do Makoto Shinkai no cinema. Deve ser uma experiência simplesmente magnífica. Seu novo filme, Kimi no Na wa, estreia dia 26 de Agosto desse ano nos cinemas japoneses. Será que posso nutrir esperanças de que o Festival do Rio vai exibir o filme por aqui? Se, por ventura, os organizadores estiverem lendo isso aqui, fica meu apelo!

Makoto Shinkai está caminhando a passos largos para ser reconhecido como um dos maiores da animação japonesa. Seus filmes estão sempre evoluindo e melhorando. Imaginar que o mundo pode um dia descobri-lo tal qual descobriu Hayao Miyazaki não é tão surreal assim. Enquanto o filme novo não sai, recomendo que procuremos o melhor release que encontrarmos dos filmes do diretor, de preferencia algum blu-ray e assistamos essas maravilhas visuais que são seus filmes. Vale lembrar que vez ou outra o Crunchyroll libera os filmes dele para seus assinantes e, com o filme novo chegando, é bem provável que o façam novamente em breve!

Eu estou morrendo de vontade de rever algum de seus filmes para falar aqui no Anikenkai e acho que vou aproveitar o BEDA pra isso. Deixem aí nos comentários quais seus filmes favoritos do diretor, se já o conheciam, se o conheceram agora… usarei os comentários de vocês como uma das bases para escolher qual filme falarei sobre!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Esses dias saiu o trailer de Kimi no Na wa, […]

8 thoughts on “BEDA #08 – Eu sou realmente muito fã do Makoto Shinkai”

  1. Simplesmente o diretor da minha vida. Por mais que eu ame o Miyazaki, Makoto Shinkai é simplesmente inacreditável.

    Acredito que esse filme será mais leve do que Kotonoha no Niwa ou 5cm/s no sentido de enredo, ao menos é o que eu senti no trailer, mas só assistindo para saber que tipo de emoções ele preparou. Eu amo o como ele trabalha com os cenários ao redor para contar a história. Os momentos de silêncio, de foco em detalhes minuciosos enquanto um personagem fala, de fazer o tempo todo você refletir e ficar extasiado.

    Ás vezes penso nos filmes do Makoto como “Os personagens são o background do ambiente”, haha.

    Estou há muito esperando por um novo filme, acompanho cada notícia que sai no site pessoal dele. Desde que foi revelado que ele estava trabalhando em um novo filme, isso não sai da minha cabeça. É o filme do ano para mim, pessoalmente.

    Eu diria, se não muito me engano, que ele é o contrário do Miyazaki. Os filmes do mesmo tinham muita ação e coisa acontecendo, a cada segundo, a história não parava. Os do Shinkai são extremamente lentos, para você refletir e apreciar.

    Muito legal o post, espero que mais pessoas venham a conhecê-lo.

  2. Ainda não assisti a todos os filmes dele, mas meu favorito até o momento com certeza é Kotonoha no Niwa.
    Uma coisa engraçada que tenho com esse diretor e com o Myazaki e que conheço os nomes dos filmes cada um em uma língua diferente, lendo seu post com todos os nomes em japonês me fez pensar que tinha assistido pouquíssimos filmes dele.

  3. Assisti todos os filmes dele, e até mesmo os comerciais de televisão que ele fez. É incrível a quantidade de esforço que ele coloca em cada uma de suas obras, e o fato de que ele sempre deixa sua ‘assinatura’ em suas obras. Basta ver dez segundos do filme para logo perceber: “Ah, isso é Makoto Shinkai”.
    Considero ‘Kotonoha no Niwa’ e ‘Byousoku 5 Centimeter’ suas obras máximas, visto que alcançaram um grande nível de qualidade tanto em animação e enredo como em fama; mas ‘Hoshi no Koe’ e ‘Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho’ são meus filmes preferidos dele. Sem citar o curta ‘Dareka no Mazanashi’, que mesmo só com 6 minutos, conseguiu me levar às lágrimas.
    Para os que têm interesse, ele dirigiu comerciais curtinhos, que vale a pena conferir caso queiram conferir todas as obras.

    Estou ansiosíssimo por ‘Kimi no Na Wa’. Shinkai está investindo muito tempo nesta obra, e parece que vai ser um pouco menos profundo, mas mais dinâmico que suas obras anteriores. Acredito que ele esteja querendo ‘aumentar seus horizontes’ com esta obra, e só por isso, já merece respeito.

  4. eu conheci o diretor depois de ver um review de Kotonoha no Niwa no Video Quest, um tempo depois veio o “Shinkai Weekend” e eu pensei que não havia momento melhor para conhecer as obras do cara!
    depois de ver o trabalho dele eu fiquei de queixo caido! infelizmente eu acabei não podendo ver Hoshi o ou Kodomo na epoca…. mas pude ver todos os outros, gostei muito de 5cm Per Second e Kotonoha no Niwa(que poderia via a ser o proximo assunto) que é tão bem feito que dizer que é algo menos que excelente não o descreve!

  5. Os filmes do Shinkai estão sem dúvida entre as raras excessões hoje em dia nas quais não importa onde você pause, você tem um quadro a ser emoldurado xD.
    Bem, voto pelo Kotonoha no Niwa!

    1. Alias, até mesmo o storyboard que normalmente é algo bem simples se torna algo deveras belo nas mãos do Shinkai! Pena que não vêm de extra em todos os BDs :/.

Deixe um comentário!