[Anikenkai Indica] A coluna ‘ANSWERMAN’ do ANN

Acredito que praticamente todos vocês devem conhecer o site Anime News Network (em inglês) um dos mais tradicionais sites de notícias relacionadas ao mundo dos animes e mangás fora do Japão. Porém, conversando com seguidores no twitter reparei que nem todo mundo conhece uma das melhores colunas desse site: a “ANSWERMAN”. Para remediar isso, tá na hora de trazermos a coluna “ANSWERMAN” para o Anikenkai Indica!

ANSWERMAN

A coluna Answerman (“o cara das respostas”, em tradução bem livre) começou, na verdade, sem esse nome lá para 2001. Era apenas uma coluna de perguntas e respostas onde o editor chefe do site, Zac Bertschy, respondia a perguntas relacionadas ao mercado, a indústria ou até aos próprios animes e mangás feitas pelos leitores do site. Por sinal, aproveitando pra fazer um jabá, se vocês quiserem me fazer uma pergunta sobre essas mesmas coisas, basta clicar aqui. Mas voltando ao assunto do post… o sucesso da nova coluna foi imediato e sua frequência aumentou consideravelmente.

Para atender à alta demanda de perguntas, Zac chamou uma outra colaboradora (atualmente ex-colaboradora) do ANN, Rebecca Bundy, para se juntar à ele e dar resposta aos leitores sob a alcunha de Ms. Answerman (“a Senhora cara das respostas”… se é que isso faz algum sentido). Os leitores aprovaram a nova colunista e logo ela assumiu a coluna para si. Dois anos depois, no entanto, Zac assume novamente a coluna e coloca o nome de “Hey, Asnwerman”, que foi como eu a conheci. De 2005 a 2013 a coluna se manteve bastante regular, com perguntas interessantíssimas e diversos colunistas do site as respondendo.

Em 2014, no entanto, um único colunista assumiria a coluna para si, finalmente a nomeando unicamente de “Answerman”. Este foi Justin Sevakis, ninguém menos que o próprio fundador do Anime News Network e vem sendo uma constante fonte de interesse para mim. Seja pela diversidade de assuntos, pela maneira como o Justin responde ou simplesmente por ver alguém respondendo a perguntas que muitos de nós fazemos mas as vezes não achamos respostas para.

Alguns exemplos de perguntas recentes são:

“Como realmente são os conselhos estudantis no Japão?”
“Seria o streaming o futuro dos animes para crianças?”
“Por que CG em anime tem um frame-rate tão baixo?”
“O ocidente sempre chamou anime de anime?”
“Por que alguns dubladores preferem não saber muito sobre seus papeis?”

E por aí vai…

Como eu quero que vocês conheçam essa coluna, melhor eu parar por aqui e simplesmente falar para vocês darem uma olhada no enorme arquivo dos caras. É impossível não ter um post que te interesse ou uma pergunta que você já tenha se feito. Algumas respostas deixam a desejar, já vou avisando, mas no geral são bem boas, pelo menos, para nos dar uma noção geral sobre o assunto.

E aí? Já conhecia a coluna “ANSWERMAN”? Deixe nos comentários o que você achou o se você já acompanha!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Acredito que praticamente todos vocês devem conhecer o site Anime […]

Deixe um comentário!