Primeiras Impressões da Temporada de Inverno 2016 – Parte 2

Dando continuidade às primeiras impressões dos animes da temporada de Inverno 2016, bora lá falar sobre as estreias do curioso Active Raid, do excelente primeiro episódio de Boku Dake ga Inai Machi e do terrível Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu.


Active Raid: Kidou Kyoushuushitsu Dai-HakkeiDireção: Garou Taniguchi – Roteiro: Naruhisa Arakawa – Estúdio: Production IMS

Animes Active Raid Kidou Kyoushuushitsu Dai-Hakkei - 01

Quando vi o trailer e a premissa dessa série, eu tinha na cabeça que estaria vendo um tokusatsu em forma de anime. Quando assisti ao primeiro episódio, foi exatamente isso que eu recebi. Para o bem e para o mal.

Se você é daqueles que curte um Kamen Rider, um super sentai, etc, provavelmente vai gostar de Active Raid também. Qualquer semelhança a Cybercops não é mera coincidência. Com um experiente roteirista de tokusatsu encarregado da história, temos aqui uma equipe renegada de combate ao crime que faz uso de trajes especiais para suas tarefas. Eles recebem a visita de uma cadete recém formada da central cujo objetivo é observar, reportar as atividades à central e, claro, tentar melhorar essa divisão da polícia.

Plot simples, direto e com um primeiro episódio que não parou um segundo sequer para respirar. Tanta coisa acontece que nem a protagonista consegue acompanhar. Uma gag que eu achei bem divertida, mas que pode cansar se repetida constantemente em futuros episódios. O clima todo da série, desde seus diálogos até sua música, passando pelos personagens e pelas lutas, tem cara de tokusatsu. Vale a pena dar uma conferida.


Boku Dake ga Inai MachiDireção: Tomohiko Itou – Roteiro: Taku Kishimoto – Estúdio: A-1 Pictures

Animes Boku Dake ga Inai Machi - 01

Mas que primeiro episódio sensacional! Perfeito como todo primeiro episódio deveria ser. Nós conhecemos os personagens, a situação, o ambiente em que vivem e, claro, temos um excelente gancho para nos querer ver mais.

Boku Dake ga Inai Machi já se destaca por sua história e premissa. O mangá foi indicado para vários prêmios e vem recebendo críticas muito positivas. Porém, ainda assim, a equipe por trás do anime, encabeçada pelo diretor Tomohiko Itou e pelo roteirista Taku Kishimoto, fizeram um excelente trabalho de adaptação, deixando bem a sua marca e dando o tom da série através de imagens muito bem construidas. O que foi aquela cena final, né? Dava para sentir a angustia do protagonista e, quando ele acorda, a tela muda, temos uma ideia de exteriorização, como se ele estivesse experimentando algo fora de seu corpo, como se estivesse sendo conduzido por um filme, até que a o plano se abre e nós vemos a cara dele em choque quando entende onde está.

O plot de viagem no tempo é promissor. A ideia de ter que voltar em seu passado para resolver um crime do presente em que você foi acusado como o assassino me deixou bastante interessado e, em matéria de plot, acho muito difícil ter outra série nessa temporada tão interessante e com tanto potencial. Meu único receio é que, como o mangá não acabou, poderemos ter um final original para o anime, que pode ser bom ou ruim, ou então não teremos final, o que, pra mim, seria a pior escolha a se fazer. Vamos aguardar, mas fico feliz da minha maior aposta ter se mostrado extremamente gratificante. (Atualização – 09/01/2016: O leitor Pedro Santos me informou que já confirmaram que o final do anime seguirá o mangá original! Excelente!)


Shoujo-tachi wa Kouya wo MezasuDireção: Takuya Sato – Roteiro: Yuniko Ayana – Estúdio: Barnum Studio / Project No.9

Animes Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu - 01

Toda temporada nós temos aqueles animes que a gente simplesmente não simpatiza. Shoujo-tachi pra mim, é esse anime nessa temporada.

A história desse anime baseado em visual novel é sobre fazer uma visual novel. Até aí, não fede nem cheira, mas quando nós vemos o entorno desse plot, a coisa só piora. A começar pela sofrível qualidade de animação e pelo tenebroso design de personagens. Parece que o produtor chegou um dia e falou “olha, gente, tenho dois reais aqui pra pagar o animador, manda ele fazer o personagem de anime mais genérico EVER e tá bom”. Sério. Você olha a cara do protagonista e ele parece ter saído de uma visual novel tosca do início dos anos 2000… oh wait…

É, pouca coisa é aproveitável aqui. Eu só destacaria o roteiro que, felizmente, faz bom uso do tempo do episódio para nos apresentar os personagens sem exposição verborrágica, mas sim através de ações dos mesmos, o que é sempre interessante. Crédito para o diretor e para o(a) roteirista que são até bem competentes e, acredito, estavam precisando pagar alguma conta de luz atrasada. Infelizmente todo o resto é tão decepcionante que não dá para desconsiderar. Siga por sua conta e risco.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Dando continuidade às primeiras impressões dos animes da temporada de […]

11 thoughts on “Primeiras Impressões da Temporada de Inverno 2016 – Parte 2”

  1. Que puta episódio foi este de Boku Dake ga Inai Machi, por enquanto para mim este vai ser o anime desta temporada de outono.
    Sobre Active Raid, resumindo em uma única palavra “Nostálgico” tem como não lembrar de Cybercops? realmente traz aquele ar de Tokusatsu, mas ao mesmo tempo o plot é rápido, não se aprofunda em nada, acredito que se arrastará em casos da semana durante toda sua temporada. Mas espero estar errado.
    Hoje estreou GATE 2, e começou pesado, abordando temas um tanto mais maduros com uma pitada cômica, não foi um grande primeiro episódio, mas trouxe um impacto que até então a série não tinha.

    1. Olha, é bem possível que “Active Raid” caia em casos de “monstro da semana” mesmo. Não esperaria algo muito diferente disso. Sem muita profundidade.

  2. Bom,Boku Dake ga Inai Machi ja era um hype pra min , e não me decepcionou, teve um ótimo primeiro EP , eu entrei tanto no clima do ep que perdi a noção do tempo , foi muito bom . Espero que continue assim…e que o poder do protagonista não seja tão banalizado, por exemplo qualquer merda ele volta e conserta sempre, isso tiraria o perigo da situação.

    Agora Shoujo-tachi e qualquer coisa, achei muito chato , e esperava algo mais ou menos dele, nem terminei o primeiro EP dropei na metade…

    Bom post aguardando a parte 3 ..

  3. Sérioo episódio de boku deke ga…teve uma direção magnífica aproveitando cada segundo do episódio com um cliffhanger sensacional no final, fez tudo o que um primeiro episódio precisa fazer, apresentar personagens, o mundo e a premissa, tudo feito em uma perfeição e harmonia invejáveis

    Já o mezasu eu fiquei distraído nos primeiros 10 min dos episódios e só começou me chamar atenção lá pró meio do episódio, o protagonista é sem sal e a outra garota também não é muito coisa. A premissa do bishojo já vi algo parecido em welcome to NHK, que por sinal e uma masterpiece, assim como os 90% da temporada não parece que vai longe

    Já o outro anime o ar de tokusatsu já me desanimou e prefiro nem dar uma chance

    Agora preciso da parte 3 das primeiras impressões com as esculturas Idols, cada aquilo é muito WTF

  4. Active Raid foi legalzinho. O principal problema foi que ele me cansou, não parou um segundo, mas não foi muito divertido. Gostei do grupo em geral, fizeram uma apresentação rápida e foi mostrando eles em ação ao longo do episódio, mesmo assim não me prendeu.

    Shoujo-tachi, compartilho do mesmo sentimento do Diogo, mas tenho que falar que fui meio injusto, foi o ultimo que assisti numa leva de vários primeiros episódios, já tava de saco cheio kkk. Parei no meio do episódio.

    Erased foi muito bom! Em apenas alguns minutos me fez gostar de todos os personagens. O ritmo suave, diálogos naturais, uma iluminação caprichada, o episódio passou voando. Tudo em harmonia fluindo perfeitamente.

  5. boku dake: 9.0
    melhor estreia até agora (só vi 3 kk)
    episodio lindo, me incomodo um pouco os beiço da mãe do cara mas fodase, um episodio desse o cara até releva kkk, tudo interessante desde o personagem até aquele cliff hanger, q dlç n tem como o cara n gosta daquele final e logo depois vem asian kung fu, parabens aos envolvidos kk
    os otros n vi por n me interessa

  6. Dos animes que assisti:

    Boku dake ga Inai Machi > haruchika > prince of stride > musaigen no phantom world = Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu

    posso mudar a ordem conforme for assistindo

Deixe um comentário!