ANIKENKAI AWARDS 2015 – O Melhor dos Animes

Parem o que estiverem fazendo pois está no ar o mais importante prêmio animístico na opinião deste que vos fala, o ANIKENKAI AWARDS!

ankkawardstop_2014

Nem acredito que conseguimos chegar à 6ª edição desse prêmio! Agradeço a todos vocês que acompanham o Anikenkai e que, de alguma maneira, curtem o Anikenkai Awards. Como de costume, escolhemos o que de melhor vimos no ano de 2015 no mundo dos animes. Para estar elegível para o prêmio desse ano, o anime precisa:

– Ter terminado em 2015.
Não ser OVA, filme ou especial para TV.
– Nas categorias musicais, as músicas precisam ter estado no ar esse ano.

Esse ano, o vencedor de anime do ano estava bem claro, porém, foi bem difícil escolher os vencedores das categorias temáticas (ação/aventura, comédia, drama). Tivemos uma boa seleção de animes esse ano e concordando ou discordando das escolhas, não deixe de ir lá nos comentários dar a sua opinião! Bora conferir!

Melhor Cenário

2015_cenario

Começando com a categoria mais tradicional do Anikenkai Awards, em matéria de cenário não teve nenhum outro anime que tenha se destacado mais que Hibike Euphonium. Paisagens belíssimas e se misturando muito bem com os demais elementos de cena. Uma verdadeiro deleite aos olhos. A equipe do Kyoto Animation teve um tremendo cuidado com jogo de luz e sombra, tons, perspectiva, enfim… um trabalho perfeito que merece reconhecimento.

Melhor Direção de Arte

2015_direcaodearte

Ainda nas categorias artísticas, o anime que mais se destacou em matéria de direção de arte foi Rolling Girls. Acredito que poucos de vocês tenham assistido esse anime, mas não tem como negar que ele é estiloso. Além da animação que está muito bem feita, o uso de bastante cor, de cenários aquarelados e de designs arrojados fez desse um dos animes mais bonitos do ano. Pena que pouca gente assistiu. Deem uma conferida. Vai que gostam, como eu gostei. Ah, e menção honrosa para a música de abertura que achei muito boa!

Melhor Anime Curto

2015_curto

Infelizmente, 2015 não foi um bom ano para animes curto. Se não fosse por Wakako-zake, realmente não sei quem escolheria para essa categoria. Porém, não vamos diminuir o mérito de Wakako-zake por isso. O anime que traz as desventuras de uma jovem mulher que só quer poder tomar um bom sake e comer uma comidinha gostosa após um cansativo dia de trabalho me conquistou totalmente e acredito que também conquistou muita gente. PSHUUUUUU pra todos vocês!

Melhor Anisong

2015_anisongEssa categoria foi MUITO mais concorrida do que eu achei que seria. Porém, depois de muito pensar, acredito que RAISE YOUR FLAG, música da primeira abertura de Gundam Iron-Blooded Orphans (ainda em exibição no momento desse post) merece a posição de melhor. A música empolga demais e embala cada episódio dessa série que estou gostando muito de acompanhar. Não posso deixar de dar menção honrosa para a música de encerramento do mesmo anime, Orphans no Namida, que, no meu coração tá pau a pau com RAISE YOUR FLAG, e pela abertura de Rolling Girls que mencionei lá em cima.

Maior Surpresa

2015_surpresa

Essa é pra mim uma das categorias mais gratificantes de se escolher um vencedor. Simplesmente porque adoro a sensação de ver uma série sem conhecer nada ou não ter muita expectativa e ser surpreendido com algo de tremenda qualidade. Foi assim com Ore Monogatari esse ano e não tinha como escolher qualquer outro como vencedor. A comédia sobre o divertido romance entre o gigante e desengonçado Takeo Gouda e da pequena e fofa Rinko Yamato foi um sopro de ar fresco em meio a tanto mais do mesmo. Uma verdadeira surpresa!

Maior Decepção

2015_decepcao

Por outro lado, se tem uma categoria que eu não gosto de escolher um “vencedor” é essa. Porém, infelizmente, todo ano temos alguns animes para os quais esperávamos bastante e acabamos nos decepcionando. Em 2015, acredito que Dragon Ball Super foi o avatar da decepção. Trazendo uma recontagem de eventos que aconteceram em dois filmes anteriores e com uma qualidade de animação e de produção duvidável, o anime desagradou bastante quem esperava um bom retorno para a adorada franquia. Uma pena.

Melhor Trilha Sonora

2015_ost

Kekkai Sensen já séria um anime sensacional se tivesse uma trilha sonora mediana, mas ele não quis se contentar com isso e nos apresentou uma seleção de músicas que, além de terem casado muito bem com os momentos da série, impressiona por si só. Eu adorei a mistura de jazz, orquestra, blues e até pop que a trilha, sob autoria do até então desconhecido Taisei Iwasaki, entregou. Vale lembrar que a própria diretora da série, Rie Matsumoto, foi a diretora de som, seguindo bem a escola Shinichiro Watanabe de ser.

Melhor Continuação

2015_continuacao

Nós tivemos boas continuações esse ano, mas pra mim nenhuma chegou aos pés de Haikyuu!! 2 pelo simples motivo de que esse anime me trouxe de volta o gosto por animes de esporte! Não tem como não se empolgar vendo essa série. Seja pela qualidade da história ou pela qualidade técnica. É tudo muito bem feito e merece vencer a categoria de melhor continuação. Se ainda não conhece Haikyuu, corre porque vale bastante a pena!

Melhor Anime de Comédia

2015_comedia

Dando início às categorias temáticas, esse ano foi um ano muito bom para comédias. Tivemos séries como Shimoneta, Himouto! Umaru-chan, Sore ga Seiyuu, Osomatsu-san… e embora essas também tenham sido bem boas, o vencedor de Melhor Comédia do ano é Ore Monogatari! Seja pela excelente dinâmica entre o trio principal, seja pelas piadas, seja pelo romance, seja o que for, Ore Monogatari me conquistou. Sem dúvidas, um vencedor!

Melhor Anime de Ação/Aventura

2015_acaoaventura

Kekkai Sensen não só uma trilha sonora sensacional, mas também tem ação de primeira! Foi precisa muita fibra para vencer One-Punch Man nessa categoria, mas no overall achei Kekkai Sensen um anime mais completo e interessante. Infelizmente o anime sofreu com atrasos quando estava em exibição, o que afastou muita gente da série. Porém, acreditem em minha palavra: vale a pena. Rie Matsumoto fez um trabalho espetacular e me colocou muito esperançoso para seu próximo trabalho como diretora. Um anime realmente único e que mais pessoas precisam conhecer.

Melhor Anime Dramático

2015_drama

Embora a série tenha também elementos de comédia, não temos como negar que Hibike Euphonium é uma série dramatica e, como tal, foi muito bem executada. Temos o relacionamento entre Reina e Kumiko, a jornada da banda em direção à sua principal competição, os conflitos ali gerados entre os alunos e até com o professor. Um anime bastante envolvente e que conduziu perfeitamente em sua história. Acrescentemos à isso a absurda qualidade de animação, de efeitos visuais, de design, e etc e temos um dos melhores animes do ano, mas sem dúvida o melhor anime dramático. Se quiserem saber mais sobre o que eu e a equipe do Anikenkai achamos dessa série, confira o Anikencast #006!

E agora, rufem os tambores porque é hora do…

Melhor Anime de 2015

2015_ANIME

Eu esperei praticamente um ano para poder dar o prêmio para SHIROBAKO. O anime terminou em Março e desde então todo anime que eu via eu pensava: “E ai? Será que é melhor que Shirobako? Não, né?”. Shirobako foi um anime incrível. Ele, de uma maneira leve e divertida, humanizou a produção de animes. Deu vida às pessoas que, para nós, eram apenas nomes nos créditos de uma série. Com um elenco de vários personagens interessantes e com uma história envolvente, nós praticamente viramos colegas de Miyamori enquanto ela dá seu máximo trabalhando na Musashi Animation. Assim como Hibike Euphonium, se quiser saber mais o que eu e a equipe do Anikenkai temos a dizer sobre Shirobako, confira o Anikencast #004.

Melhores de 2015 (Starro)

Vencedor: SHIROBAKO

Menções Honrosas: Yuri Kuma Arashi, Kekkai Sensen e Gatchaman Crowds.

Melhores de 2015 (Clara)

Vencedor: SHIROBAKO

Menções Honrosas: Denki-gai no Hony-san

—————————————————————————————

E assim terminamos o 6º Anikenkai Awards… ou melhor, terminamos o post pois a discussão pode continuar nos comentários! Diga o que vocês acharam! Concordam? Discordam? Quais foram os melhores (e quem sabe piores) do ano para vocês? Que comece a discussão…

Até o ano que vem!

Quer conferir os Anikenkai Awards anteriores?

1º Anikenkai Awards / 2º Anikenkai Awards / 3º Anikenkai Awards / 4º Anikenkai Awards / 5º Anikenkai Awards

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Parem o que estiverem fazendo pois está no ar o […]

29 thoughts on “ANIKENKAI AWARDS 2015 – O Melhor dos Animes”

  1. One Punch no geral foi muito mais bem animado que kekkai sense , que fez ele não ganhar e o modo de como e rápido a historia , na questão de shirobako ter ganhando pra min não e o melhor não tivemos um melhor unanime nesse ano como 2013 e 2014

  2. Acho que Shimoneta na categoria Surpresa, One Punch Man na categoria Ação/Aventura e Shigatsu wa Kimi no Uso nas categorias Anisong e Dramático mereciam no mínimo uma menção honrosa (pra mim são os vencedores nas respectivas categorias). No mais, boas escolhas.

  3. Gostei das escolhas, embora não tenha assistido alguns no geral também gostei bastante dos animes da lista. Para o melhor do ano eu escolheria Hibike! Euphonium, mas Shirobako também merece muito!

  4. Não concordo com a categoria de melhor anime curto. Gostei de Wakako-Zake, mas o melhor anime curto foi Somera-chan. Se não assitiu, dê uma chance. As outras categorias não tenho o que falar pois não escolhi nada ainda rsrs

      1. Acho que sou o único que realmente gosta de Somera-chan kkkk. Apesar das propostas serem diferentes, gosto de Somera porque é maluco, engraçado, ridículo. Uma das personagens é apresentada em uma audição para ser personagem do próprio anime, e isso é muito bom kk

  5. Bom post, Diogo. Vamos às concordâncias e discordâncias, rs.

    *Melhor Cenário*

    Justo. A equipe de Hibike!Euphonium realmente teve um extremo cuidado com os cenários, além desses estarem em total harmonia com a ótima animação 2D. Não tem pra outro, nessa categoria. Homenagens para Shigatsu Wa Kimi no Uso, Kekkai Sensen, Death Parade, Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works e Akagami no Shirayuki Hime.

    *Melhor Direção de Arte*

    Aí que complica, rs. Só vi um episódio de Rolling Girls, e de fato é bem bonito e estiloso, mas não acho que se destaca tanto assim em comparação com outros. Até porque muitos que saíram nesse ano possuem um estilo parecido, como é o caso de Concrete Revolutio e Comet Lúcifer. Nesta categoria, daria o prêmio para Death Parade. Homenagens para Shigatsu Wa Kimi no Uso, Kekkai Sensen,Concrete Revolutio, Owarimonogatari e Gatchaman Crowds Insight.

    *Melhor Anime Curto*

    Não vi nenhum, mas vai para Teekyuu.

    *Melhor Anisong*

    Raise your flag é bem legal, mas acho que o prêmio vai para “Sugar Song to Bitter Step” (encerramento de Kekkai Sensen). Homenagens para “Hello, World!” (abertura de Kekkai Sensen), “Flyers” (abertura de Death Parade), “The Hero!!” (abertura de OPM) e “Brave Shine” (abertura de Fate/UBW).

    *Maior Surpresa*

    Discordo bastante. Na real que para mim Ore Monogatari!! foi uma decepção, talvez por ter colocado hype demais na staff da série (pessoal de Chihayafuru e Nana) e pelo material original ser bem elogiado. Acho que já havia certa expectativa sobre a série. Por isso eu daria o prêmio para Shirobako já que, mesmo tendo uma roteirista competente, eu não esperava nada minimamente bom da P.A Works após Glassip. Isso sem contar a sinopse que não é lá muito animadora. No fim,Shirobako não só foi bom, ele foi muito além disso. Homenagens para Classroom Crisis, Rokka no Yusha e Hibike!Euphonium (para quem esperava um K-On! da vida, foi uma bela surpresa)

    *Maior Decepção*

    Acho justo Dragon Ball Super estar aí, mas eu particularmente já esperava algo do nível. Por isso, nessa categoria fico com Gangsta. Pelo PV (se tivesse prêmio de melhor PV, o de Gangsta ganharia facilmente), me parecia uma série bem bonita e com cenas de ação bem conduzidas e animadas (ou seja, o mínimo que se espera de uma série do gênero). Claro, além de ser da falida Manglobe, que apesar de nos últimos anos não estava tão bem das pernas, ainda tinha esperanças. Mas, né, não foi bem assim, ao menos nos primeiros episódios (e pelo o que dizem do final…). Homenagens para Ninja Slayer e Ore Monogatari!.

    *Melhor Trilha Sonora*

    Justíssimo. Esse ano, diferentemente de 2014, não teve lá muitas trilhas sonoras marcantes. Mas a de Kekkai Sensen é realmente ótima, e ainda mais surpreendente vindo de um compositor desconhecido. Homenagens para Shigatsu Wa Kimi no Uso.

    *Melhor continuação*

    Daria o prêmio para Haikyuu!! também, mas ele ainda não terminou, não? Acho que ele ficaria para o Awards de 2016 (aliás, acho que tem um erro ali nas regras, em “Ter terminado em 2014”. Não deveria ser em 2015?). Sendo assim, para mim a melhor continuação vai para Gatchaman Crowds Insight. Era a expansão temática que Gatchaman precisava, tendo um aprofundamento ainda maior na mensagem transmitida na primeira temporada. Além da direção não estar tão maluca nos cortes como estava antes.

    *Melhor comédia*

    Vi pouquíssimas comédias neste ano (apesar de ter muitas que me parecem competentes), mas não daria o prêmio para Ore Monogatari!, e sim One Punch Man, apesar do timing cômico ser mais ou menos. De qualquer maneira, parece que tem outros animes que são bem melhores nesse aspecto.

    *Melhor anime de ação/aventura*

    Apesar de One Punch Man ter melhores cenas de ação, ele é essencialmente uma comédia (além de eu não ter visto a série inteira). Por isso, também fico com Kekkai Sensen. Rie Matsumoto já se provou ser uma das diretoras mais promissoras dos anos recentes com Kyousougiga (facilmente um dos melhores animes de 2013, e mesmo assim recebeu pouquíssima atenção, assim como Uchouten Kazoku), que num overall acho bem mais competente do que Kekkai Sensen (achei o episódio final decepcionante, mas também tinha esquecido muito do que ocorreu nos outros episódios quanto ao Black e à White). De qualquer maneira, ela ainda apresentou uma direção afiadíssima nessa adaptação, demonstrando a capacidade dos desenhos tailandeses como mídia. Homenagens para OPM e Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works.

    *Melhor Anime Dramático*

    Concordo. Achei os primeiros episódios de Hibike!Euphonium bem mais ou menos, mas depois o drama realmente se mostrou bem competente, sem ser muito arrastado ou exagerado (apesar das cenas yuris, heheh). Todo o arco da Kumiko é muito bom, além de alguns personagens secundários possuírem uns conflitos interessantes (espero que sejam melhores trabalhados na segunda temporada, que logo tá por aí). Homenagens para Shigatsu Wa Kimi no Uso (mesmo eu achando arrastado e exagerado em alguns momentos).

    *Melhor Anime de 2015*

    Bom, não tem para outro. De fato, Shirobako é o melhor desenho tailandês de 2015. Além de ter me surpreendido demais. É uma série que vai muito além de simplesmente mostrar o processo de criação de um anime, criando um grande elenco de personagens humanos e com um bom desenvolvimento, se mantendo fiel aos seus temas e sua visão do início ao fim. Merecidíssimo. Homenagens para Hibike!Euphonium, Kekkai Sensen e Gatchaman Crowds Insight.

  6. Nossa, não fui o único quem viu Wakako-zake. 2 minutos pra ver um prato bonito e aparentemente gostoso é muito bom.
    Dragon Ball Super eu não posso falar porque só vi o primeiro episódio.
    Kekkai Sensen é daqueles animes que se tivessem me vendido direito sobre o que era, eu teria visto. Mas vou deixar pra assistir depois que ler o mangá.

    IMO One Punch Man, Ushio to Tora e Arslan Senki merecem menções honrosas. rs

  7. Ore Monogatari foi uma surpresa,e teve uma boa comédia só no começo,porque depois fica extremamente ruim,tudo é mal desenvolvido,a comédia e repetitiva,e fica sem graça, o romance fica cansativo e forçado,sério,Yamato é uma personagem que puxa a série pra baixo o tempo todo,ela se torna extremamente irritante.Suna é um personagem que está ali em todo episódio com a mesma expressão,sem fazer nada,o anime teve 24 episódios,e desperdiçaram a maioria deles,com piadas ruins e repetitivas,e um romance mal desenvolvido,o que parecia ter uma idéia legal e diferente,virou algo genérico e maçante.E queria citar o Akagami No Shirayukihime,que não teve o devido reconhecimento,que parecia ser apenas mais um anime genérico de romance,mas que surpreendeu ao decorrer da história,que teve um romance de longe bem melhor que o de Ore Monogatari.

    1. Discordo quanto a Ore Monogatari. Sim, a série teve um boost no começo que deu uma amornada no final, mas ainda se manteve bem consistente pra mim. Já quanto a Akagami No Shirayukihime, concordo com você. O anime foi muito bom e merece o reconhecimento mesmo.

  8. Shirobako melhor absoluto, ta na ma minha lista de melhores da década ainda falta 4 anos pra acaba mais ja ta concorrendo, RAISE YOUR FLAG muito foda quando vi pela primeira vez, tive que voltar o ep e ver de novo umas 4~5 vezes

  9. Eu acho que o anime com melhor continuação foi yahari ore no seishun love come wa machigatteiru. Não que haikyuu seja ruim, mas na minha opinião a mudança de foco que oregairu teve foi incrivel! Toda o clima mais serio que a serie teve foi otimo, os dialogos que a serie proporcionou para os seus espectadores, entre outros pontos… Por outro lado, nesses 12 ep de haikyuu ainda não teve nenhuma grande partida, e eu acho que ainda faltam alguns ajustes entre o kageyama e o hinata.
    Ja na parte de animes curtos, eu acho que hackadoll foi bem divertido, principalmente quando eles fazem parodia com algo.

  10. Excelente post.Das 12 categorias do Anikenkai Awards, eu concordo com 4.

    * Melhor cenário: Shingatsu Wa Kimi no Uso.Menções honrosas para Death Parade, Soukyuu no Fafner Exodus, Fate Stay/Night UBW 2, Nisekoi 2 e Yuri Kuma Arashi.

    * Melhor direção de arte: Shingatsu Wa Kimi no Uso.Menções honrosas para Yuri Kuma Arashi, Death Parade, Fate Stay/Night UBW 2 e Nisekoi 2.

    * Melhor anime curto: Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken 2.

    * Melhor anisong: “Miraikei Answer” (opening de Ore Monogatari).Menções honrosas para “Mazeru na Kiken” (opening de Ushio To Tora), “An’ya Kōro” (ending de Soukyuu no Fafner Exodus), “Shiawase No Arika” (ending de Ore Monogatari), “Hello, shooting star” (ending de Ansatsu Kyoushitsu) e “Exist” (ending de Soukyuu no Fafner Exodus).

    * Maior surpresa: Ore Monogatari.Menções honrosas para Ushio To Tora e Kekkai Sensen.

    * Maior decepção: Dragon Ball Super.Menções nada honrosas para Tokyo Ghoul 2 e Gangsta.

    * Melhor trilha sonora: Shingatsu Wa Kimi no Uso.Menções honrosas para Ore Monogatari, Arslan Senki e Kekkai Sensen.

    * Melhor continuação: Haikyuu 2.Menções honrosas para JoJo’s Bizarre Adventure Stardust Crusaders 2 e FateStay/Night UBW 2.

    * Melhor anime de comédia: Ore Monogatari.Menções honrosas para Ansatsu Kyoushitsu, One Punch Man, Nanatsu no Taizai e JoJo’s Bizarre Adventure Stardust Crusaders 2.

    * Melhor anime de ação/aventura: One Punch Man.Menções honrosas para Kekkai Sensen, Ushio To Tora, Fate Stay/Night UBW 2, JoJo’s Bizarre Adventure Stardust Crusaders 2, Nanatsu no Taizai e Kiseijuu.

    * Melhor anime dramático: Shingatsu Wa Kimi no Uso.

    * Melhor anime de 2015: Ore Monogatari.Menções honrosas para Shingatsu Wa Kimi no Uso, One Punch Man, Ansatsu Kyoushitsu e Kekkai Sensen.

  11. Rolling Girls realmente tem conceitos visuais fantásticos. Pena que depois de uns episódios a série desabou e até hoje não consegui terminar :/
    E Shirobako com certeza é bom demais.

  12. Acho que eu tenho só que discordar de Hibike Euphonium. A composição visual do anime é muito boa, mas uma boa parte dos cenários são fotos com filtro. Não que não seja bem feito, mas enfim. Acho que Owari no Seraph merece essa, o trabalho de pinturas a mão do anime é insano.

  13. Ore Monogatari me cativou muito e fico feliz de ver que o anime ganhou em duas categorias. A única alteração que faria seria na categoria “Continuação.” eu considero Oregairu II o melhor. Gostei do desenvolvimento do Hachiman na segunda temporada e da pequena, mas notória e coerente mudança que o protagonista está por atravessar.

  14. Gostei das escolhas, Shirobako é incrível, foi o anime que mais recomendei pra amigos esse ano. haha Depois foi YuriKuma, pena que foi tão desprezado pelo publico…
    Entre Kekkai Sensen e One Punch Man eu ficaria com o OPM, KS tem mais conteúdo, mas pelo anime ser curto ele acaba ficando confuso em alguns pontos, já OPM por ter uma historia mais simples, acabou sendo mais eficaz em mim, mas foram os dois melhores animes de ação, sem duvidas.
    Direção de arte eu daria pra Shigatsu ou Death Parade, mas só vi dois epis de Rolling Girls, então não posso dizer que foi injusto. haha
    Trilha Sonora não tem como discordar, muito perfeita, mas anisong eu fico com a opening de Noragami, viciei demais naquela por**.
    Como já não espero nada de DBZ faz tempo, minha decepção foi o bloco Noitamina num geral, que tirando a segunda parte de Shigatsu, não teve nada interessante, ano mais fraco deles…

    E preciso assistir Hibike antes da temporada de Janeiro começar, só vejo elogios pro anime. rs

  15. Prison school foi muito mais engraçado…se fosse comendia romantica ate concordava mas só no termo comedia Prison school foi melhor…o pior é q vc nem citou,isso q me deixa decepcionado

    Agr Haikyuu ser a melhor continuação ai tu ta de brincadeira,pode ter sido a q mais vendeu ,mas falar q foi melhor q Noragami,CDZ e kuroko no basket,e sim talvez quando acaba a 2 temporada eu realmente ache q foi melhor do as citadas,mas vendo só essa primeira metade q foi puro treinamento e n consigo considerar como a melhor continuação

  16. nao entendo algumas pessoas idolatrarem esse Kekkai Sensen, consegui assistir tudo com mto esforço e achei uma bela duma porcaria, pode ser bem desenhado e ter uma tilha sonora boa, mas isso é secundário, o mais importante é a historia e personagens, e esse anime tem uma péssima historia, episodios sem pe nem cabeça e personagens sem carisma nenhum

Deixe um comentário!