Carros, Drifts e Eurobeat – Initial D 1st Stage

Carros, corridas, drifts e muito eurobeat, esse é Initial D, um daqueles animes de formação que todo mundo deveria assistir.

initial D 1st 01

Confesso que não sei o motivo exato que me levou à decisão de maratonar Initial D do zero até o último anime lançado, mas estou muito agradecido por ter feito isso. Terminei agora de assistir à primeira temporada, que recebe o nome de 1st Stage, e foi uma excelente viagem.

Initial D 1st Stage estreou em 1998 e era a adaptação dos primeiros arcos do mangá homônimo lançado em 1995 na Young Magazine. Ele conta a história de Takumi, um jovem no último ano do colégio que sempre parece desligado e sem interesse em nada e que acaba entrando no mundo das corridas de rua quando ele e seus amigos descobrem que suas habilidades são bem acima do normal.

initial D 1st 04

O grande “produto” de Initial D são, de fato, as corridas. São diferentes tipos de carro, estilos de dirigir, som de motor, carros deslizando na pista… tudo embalado por uma música que faz praticamente qualquer pessoa se empolgar. Ainda assim, eu gosto de como o anime dá espaço também para o espectador respirar um pouco e para desenvolver um pouco os personagens fora das pistas.

A história não é nada incrível, mas funciona muito bem para o propósito da série. A química entre seus personagens funciona e possibilita um bom ambiente para você se aproximar bem deles. Você acompanha suas conquistas e frustrações dentro e fora das pistas. Seja no volante, no trabalho, na vida amorosa, escolar, etc.

Acredito que Isso colabora também para a percebemos como o Takumi muda quando está dirigindo, uma persona muito mais energética e competitiva. Bem diferente de como ele é no dia a dia, como se estivesse com a cabeça na lua.initial D 1st 03

Infelizmente, a animação dessa primeira temporada é sofrível. A produção do anime decidiu por, nas corridas, fazer tudo em computação gráfica. O grande problema disso é que o resto todo do anime é feito em animação tradicional, usando células e desenhado a mão, e elas não casam de jeito nenhum. Olha que eu nem me queixo muito do character design. Ele está seguindo o material orginal, que não é bonito, mas que tem um estilo bem marcante e que, bem, não tem muito o que ser feito.

Digo até que o maior problema não são nem as sequências em 3D no meio do anime em animação tradicional, mas sim quando temos os personagens 2D inseridos em sequências 3D. Aí é que o negócio complica.

Ainda assim, acho que com um pouco de boa vontade dá pra relevar e conseguir curtir o anime de boa. As corridas são empolgantes e toda a narrativa em volta delas também é. Você fica tenso, torce, o coração fica acelerado… o anime consegue trabalhar bem essa condução do espectador. Sem contar que acompanhar o nascer de “Takumi, a lenda” já é algo interessante por si só.

initial D 1st 05

Initial D é um dos animes mais referenciados de todos os tempos e continua sendo sinônimo de anime de corrida. Seja pelo valor histórico, seja porque você gosta de carros (e pra quem curte esse anime é demais mesmo) ou seja pelo motivo que for, vale a pena, pelo menos, dar uma chance a Initial D. Um anime que sabe o público que quer atingir e o faz muito bem. Agora com licença que eu vou para a segunda temporada ao mesmo tempo que tento achar um AE86 Trueno preto e branco para sonhar em comprar.

Curtiram? Já conheciam o anime? Já assistiram? Ficaram com vontade de assistir? Bora pros comentários!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Carros, corridas, drifts e muito eurobeat, esse é Initial D, […]

5 thoughts on “Carros, Drifts e Eurobeat – Initial D 1st Stage”

    1. Dois, tenho uma vontade enorme de lê-lo… sei que dificilmente será publicado aqui no Brasil, e não conheço nenhuma scan nacional que o tenha como projeto ;<

  1. Foi um dos melhores animes que ja assisti, pra mim e um daqueles que voce assiste e depois de um tempo deseja ver denovo (alguns episodios ja que repetir todas stages seria muito complicado).

Deixe um comentário!