Review: Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru

Yuki_Yuna_wa_Yusha_de_Aru_Promotional_PosterYuuki Yuuna wa Yuusha de Aru! Que anime!

Sua sinopse curta e descompromissada, apenas insinuando que a protagonista Yuuki Yuuna é membro do Clube dos Heróis de sua escola, não oferecia informação nenhuma, mas felizmente dei  uma chance ao anime. Tendo sido anunciado como slice-of-life, YuYuYu com certeza foi uma surpresa!

Pois bem, antes de começarmos tenham em mente que YuYuYu não se trata de apenas um slice-of-life, nem um mahou shoujo qualquer. Trata-se de uma obra fiel ao conceito de amizade e heroísmo no sentido mais puro possível, ambientada em um contexto mahou shoujo extremamente interessante!

Ainda que obviamente beba da fonte de Madoka Magica, vide a desconstrução do gênero mahou shoujo apresentada em ambos, defendo que YuYuYu conseguiu mostrar seu valor e identidade, diferenciando-se de um “filho de Madoka” qualquer e trabalhando com originalidade temas que não vimos na primeira obra.

Em ambas as obras, somos situados em uma realidade em que a vida de uma mahou shoujo não se define por purpurina e amorzinho, mas em vez disso, sofrimento e muita responsabilidade. Gosto de como em YuYuYu especificamente o conceito de “herói” tem um peso tão forte, não apenas por dar um quê de shounen porradaria (que acho bem interessante no caso de personagens tão femininas), mas também o paralelo que fazem com o conceito de “mártir”.

tumblr_inline_ndk7uybAdt1qzy8do

Nossas heroínas, escolhidas pela organização religiosa Taisha para que defendessem a humanidade em nome e usufruindo dos poderes de Shinju-sama, a divindade que adoram, não simplesmente aceitam se tornar heroínas de Shinju-sama, mas assumem a responsabilidade como uma extensão de seu clube escolar. Antes suas atividades se resumiam a ajudar as pessoas no dia-a-dia por ser o que podiam fazer, mas ao receberem a oportunidade de fazer mais, lutando batalhas épicas contra os Vertex que ameaçam a humanidade, elas prontamente assumem a responsabilidade como heroínas. Não se trata de um capricho, nem realização pessoal, mas um dever a que dedicam suas vidas.

Entretanto, o preço para ser um herói é alto. Assim como no passado jovens eram oferecidas aos deuses, as heroínas de Shinju-sama compartilham o mesmo trágico destino: quanto mais usam seus poderes, mais debilitados ficam seus corpos. O que antes era um risco, agora é uma certeza, e isso muda tudo.

yuukiyuuna

Como se não bastasse o sofrimento individual de cada uma, a dor de ver suas amigas destinadas a serem oferendas, sem esperança de recuperação ou chance de abandonarem a vida de heroínas, Togo descobre uma terrível verdade: a luta nunca terá fim. A missão que a Taisha lhes atribuiu de derrotar “Os Doze Vertex” já havia sido realizada por heroínas antes delas e também seria conferida às futuras heroínas a virem. Shinju-sama, ao mesmo tempo em que permite a existência do belo mundo em que vivem, é a origem de todo mal que ameaça a felicidade de nossas personagens, vide que dele surgem também os Vertex que as atacam.

É então que os ataques ao heroísmo são concluídos. Primeiramente, questiona-se a validade de assumir ser um herói quando só se está sacrificando a si mesmo, tratando-se então de um mártir. Em seguida, colocando o esforço das meninas em cheque ao ficar claro que o sofrimento nunca terá fim, que a luta nunca será vencida por mais que infinitas heroínas se sacrifiquem.

022ca6f783592f09349cdd71ad4c62f91418604805_full

O conflito se estabelece não apenas internamente, mas também entre as personagens, sempre respeitando a bandeira inicial de valorizar suas amizades. Essa é outra característica muito positiva em YuYuYu, ser um anime que respeita sua proposta, explorando dramas e alegrias ao mesmo tempo que enaltece a amizade e a honra de ser um herói. Certos episódios têm uma carga emocional pesada, porém, assim como nós continuamos torcendo por elas, também elas procuram se manterem firmes e continuar seu dever como heroínas, respeitando a amizade que as une e a inspiração heróica comum a todos os membros do Clube dos Heróis.

Essa é a mensagem de Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru: seja um herói, sempre que puder, mesmo que te custe tudo. Em nome de tudo que você ama, o sofrimento perde a importância em frente ao dever de um herói, que defende a todos mesmo que lhe custe a vida. No entanto… Spoilers à parte, vale a pena apontar que ainda que ao longo de todo o anime nossa esperança seja colocada em cheque, o final desconstrói um pouco o que foi construído. Digamos que o anime te convence o tempo todo de que, no final das contas, todo sacrifício é válido em nome do heroísmo, porém não exatamente conclui essa ideia como deixou a entender que fosse concluir.

yuyuyutakahiro4-1

Faltou um pouquinho mais de ousadia no episódio final, talvez? Eu diria que sim, mas mais do que tudo fiquei extremamente feliz por ter acompanhado esse anime maravilhoso, com personagens e uma história tão cativante. Espero que assistam também e aproveitem bastante!

Sobre Clara

Sou apaixonada por quadrinhos desde que me entendo por gente, mas desenhar tem espaço no meu coração há mais tempo ainda. Nas horas vagas, costumo ler, assistir anime e fingir que toco piano. Quando não estou tendo pesadelos, estou sonhando com as figures que nunca terei. </3

Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru! Que anime! Sua sinopse […]

6 thoughts on “Review: Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru”

  1. Clara, a sua análise do anime foi bem bacana. Acho muito válido e criativo o anime abordar a questão do quanto ser um herói é um fardo pesado e que muitas vezes requer sacrifícios físicos, emocionais e até mesmo espirituais muito intensos e prejudiciais.

    Eu vou assistir os episódios desse anime, com base no que você falou, ele quebra um pouco a visão de mundo colorido e açucarado, que habitualmente aparece nos animes de Garotas Mágicas.

  2. Bom post.

    ATENÇÃO: ESSE POST CONTÉM SPOILER DA SÉRIE.

    Acho que o anime foi muito lento no início e no final deixou muita coisa inexplicada. Ainda não engoli as meninas recuperarem milagrosamente tudo que perderam, principalmente a Yuuna, que tava mais pra um vegetal do que pra um humano…

    Bom, BOATOS que lançarão um filme de YuYuYu, espero que seja explicando melhor tudo que ocorreu.

    Curiosidade: YuYuYu é do mesmo autor de Akame ga Kill.

    Edit: Karin foi a best girl desse anime no final.

    1. O mais engraçado é ele falando “As garotas não fizeram nada de errado, por isso não tinha sentido punir elas” numa entrevista sobre o final.
      Ou ele mudou muito de opinião, ou ele acha que a viuva e a filha do Bors ou aquelas garotas do “meet dog” fizeram algo bem terrível. (Se bem que elas não morreram no anime então… quem sabe o coração do Takahiro não derreteu :P)

      1. Irônico, não? kkkk

        Eu fiquei bem surpreso quando soube que o Takahiro é o criador de YuYuYu… Só queria que tivesse explicado melhor a recuperação delas :c

  3. Foi um show bem legal. Bem legal mesmo.
    A historia é bem cativante e mesmo sendo “dark” em um sentido básico ela ainda foca bastante em desenvolver os personagens e nunca sacrifica desenvolvimento por um momento de choque (Uma das minhas maiores reclamações com Madoka, mas acho que é questão de gosto, de foco em historia vs foco em personagens)

    Outra coisa que me cativou bastante foi essa temática Japonesa, Magical Girls normalmente emprestam muito de culturas “estrangeiras” mas esse aqui focou nas raízes, Taisha é o nome do santuário mais antigo do Japão, as garotas são todas baseadas em heróis das historias Japonesas (A karin chega ao ponto de citar frase por frase uma parte da lenda na qual ela foi baseada no episodio 11) e a mundo delas é também baseado numa lenda Japonesa (Aonde os deuses do céu (Amaterasu no caso) entraram em confronto com os deuses da terra, envolvendo o mundo em chamas e fazendo os sobreviventes terem que se abriga no templo no qual o Taisha é baseado)

    Fica aqui minha esperança de ver a Light Novel prequel sobre a Togo, a Sonoko e a Gin (;-;7) sendo adaptada e quem sabe até uma sequel com uma nova geração indo lá fora acabar com essa palhaçada de fazer o mundo ser fogo. (A primeira protagonista, Togo, é baseada no heroi nobre, usava arco e flecha, e foi adotada para dentro da nobresa. A segunda protagonista, Yuuna, foi baseada nos monges de dedicação inabalável. Minha previsão é que se tiver uma terceira ela vai ser mais linha dura e seu heroísmo vai ser baseado nos Generais ou nos Ronins)

    E sinceramente, considerando que esse é o show mais vendido do outono de 2014 eu não duvido até que tenhamos a prequel e a sequel.

Deixe um comentário!