ANIKENKAI AWARDS 2014 – O Melhor dos Animes

ankkawardstop_2014

E está para começar o mais importante prêmio animístico na opinião deste que vos fala, o ANIKENKAI AWARDS!

Nessa 5ª edição do prêmio escolhemos o que de melhor vimos no ano de 2014 no mundo dos animes. Para estar elegível para o prêmio desse ano, o anime precisa:

– Ter terminado em 2014
Não ser OVA, filme ou especial para TV
– Nas categorias musicais, as músicas precisam ter estado no ar esse ano.

Foi bem mais difícil escolher os animes vencedores desse ano. Em muitas categorias eu fiquei muito em dúvida entre dois ou até três séries. Concordando ou discordando das escolhas, não deixe de ir lá nos comentários dar a sua opinião!

Melhor Cenário

2014_cenario

E a tradição do Anikenkai Awards diz para começarmos com a categoria que provavelmente só a gente premia: Melhor Cenário. Glasslip não foi um anime incrível. Pelo contrário, na verdade. Foi um anime de romance adolescente bem fraco. Porém, em meio a tantos motivos para não assistir à série, o único que realmente se destaca positivamente são os cenários. Incrivelmente belos e detalhados. Não teve pra nenhum outro nesse ano.

Melhor Direção de Arte

2014_direcaodearte

Dando continuidade às “categorias artísticas”, o anime que mais se destacou no quesito direção de arte foi, sem dúvida, Ping Pong – The Animation do diretor Masaaki Yuasa, que teve liberdade total para criar as mais doidas composições nessa animação nem um pouco “tradicional”. Sendo quem mais inovou e estilizou esse ano, é dele o primeiro lugar nessa categoria.

Melhor Anime Curto

2014_curto

Tonari no Seki-kun chegou logo no início do ano e agradou muita gente. A premissa é simples: um garoto inventando as mais diversas maneiras de não prestar atenção na aula e sua colega de classe reagindo a isso, porém sua genialidade está justamente nessa simplicidade. Uma das melhores comédias do ano que leva essa categoria sem praticamente nenhuma competição. E se já não fosse o bastante, ainda tem o melhor encerramento do ano.

Melhor Anisong

2014_anisong

Kill la Kill tem uma das melhores trilhas sonoras dos animes e suas anisongs são igualmente sensacionais. Especialmente a segunda abertura do anime, ambigous, cantada pela artista GARNiDELiA, que eu confesso nunca ter ouvido falar até então. Lá no YouTube tem um preview do clipe da artista, mas dá pra conferir também uma versão completa da música. Diz aí se não é viciante!

Maior Surpresa

2014_surpresa

Uma das categorias que mais gosto de escolher o vencedor. Isso porque surpresas, positivas claro, são sempre boas. Esse ano, quem mais surpreendeu foi Gundam Build Fighters. Uma série sobre Gunpla, miniaturas em escala de Gundams para montar, tinha tudo para ser apenas um anime-comercial para os produtos reais ou um anime infantil sem sal, mas não… NÃO! Build Fighters se mostrou um anime empolgante, com uma boa história, bons personagens, boa animação, bons mechas… E sabem o melhor de tudo? O anime já teve uma segunda temporada e ela tá rolando nesse momento! Se ainda não viu, corre pra conferir.

Maior Decepção

2014_decepcao

Se temos uma maior surpresa, também temos uma maior decepção e esse ano o que decepcionou muita gente foi pupa. Dá até raiva de falar desse anime. Uma premissa diferente e que prometia agradar os fãs de horror e gore… só que não. O anime simplesmente cagou no material original e entregou uma adaptação porca e descuidada que, se já não fosse ruim por si só ainda veio cheio de censura. Na boa, qual é a de um show gore onde não mostram nenhum gore? Decepção é pouco para falar desse anime.

Melhor Trilha Sonora

2014_ost

Space Dandy tem como diretor chefe Shinichiro Watanabe e quem conhece o diretor sabe que ele sempre dá atenção especial às músicas de suas séries. Animes como Sakamichi no Apollon e Cowboy Bebop são prova disso e agora podem acrescentar Space Dandy a essa lista. Com uma trilha sonora com claras inspirações na música pop dos anos 80, cheio de sons de sintetizadores e muito groove, dá pra ouvir o CD inteiro numa tacada só sem se cansar. Sempre me pego ouvindo alguma das músicas enquanto escrevo um post ou edito um vídeo. Estou fazendo isso agora mesmo por sinal.

Melhor Continuação

2014_continuacao

E aproveitando que Space Dandy ganhou a categoria anterior, é bom falarmos que Space Dandy 2 foi a melhor continuação do ano com toda certeza! Embora a primeira série tenha sido um tanto irregular, a segunda simplesmente não teve episódios ruins! Acompanhar as aventuras do caçador de alienígenas Dandy em suas estripulias pelo espaço ganhou um novo gás com a nova temporada e é isso que caracteriza uma boa continuação. Superando a série original então, melhor ainda!

Melhor Anime de Ação/Aventura

2014_acaoKill la Kill, sem dúvida, já entrou para a galeria dos clássicos modernos da animação japonesa, mas além disso, é um sensacional anime de ação. Tanto é que ganhou nessa mesma categoria ano passado (quando a regra de ter que ter terminado no ano da premiação ainda não existia). Repito o que disse naquela oportunidade: “Um exploitation no melhor sentido da palavra, com uma equipe de qualidade por trás dando toda sua personalidade a essa obra que não será esquecida tão cedo”. Equipe essa que simplesmente destruiu a concorrência no que diz respeito a cenas de ação.

Melhor Comédia

2014_comediaVocês podem discordar de mim, mas Barakamon me fez rir e me divertir como nenhuma outra série essa temporada. Ela não é perfeita, a falta de um antagonista ou de um problema real para o protagonista enfrentar é um de seus defeitos, mas a série consegue contornar isso trazendo uma história leve e divertida, com personagens agradáveis e fáceis de se identificar. No quesito diversão, não teve outra.

Melhor Anime Dramático

2014_drama

Ok… nessa vocês provavelmente vão discordar de mim, mas Wake Up, Gilrs! foi a série com a qual mais me envolvi esse ano. Muito mais do que eu achava que iria me envolver. Foi uma das poucas, inclusive, que fiz review ao final esse ano. É uma série curta, de apenas 12 episódios, que sofreu com sérios problemas orçamentários mas que, ainda assim, conseguiu passar uma história sólida, com personagens bons e com uma ideia por trás de tudo bem bacana.

E agora… a categoria que todos estavam esperando…

Melhor Anime de 2014

2014_anime

É, queridos leitores, se até a primeira metade do anime Kill la Kill era só um exploitation muito do AWESOME, a segunda metade sedimentou a série como um verdadeiro clássico. Kill la Kill é o épico pelo épico, ao mesmo tempo que é uma sátira da vida escolar japonesa, uma metáfora da passagem pela puberdade e a descoberta do seu corpo e muito mais. É toda essa enorme possibilidade de leituras, envolta em uma embalagem muito bem cuidada pela nata do estúdio Trigger fez com que não tivesse pra ninguém esse ano além de Kill la Kill.

Menções honrosas: Gundam Build Fighters, Haikyuu!, Space Dandy 2

—————————————————————————————

E assim terminamos o 5º Anikenkai Awards… ou melhor, terminamos o post pois a discussão pode continuar nos comentários! Diga o que vocês acharam! Concordam? Discordam? Quais foram os melhores (e quem sabe piores) do ano para vocês? Que comece a discussão…

Até o ano que vem!

Quer conferir os Anikenkai Awards anteriores?

1º Anikenkai Awards / 2º Anikenkai Awards / 3º Anikenkai Awards / 4º Anikenkai Awards

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E está para começar o mais importante prêmio animístico na […]

27 thoughts on “ANIKENKAI AWARDS 2014 – O Melhor dos Animes”

  1. Eu não assisti nem Kill la Kill, nem Space Dandy. Simplesmente não tive interesse, mas acho que vou dar uma chance aos dois depois de ver os resultados. Mas concordo com Pupa, decepcionou muito.

    1. Não sei se você já viu Gurren Lagann, que é dos mesmos produtores de Kill la Kill. Se viu, saiba que Kill la Kill é naquele mesmo estilo, usando do absurdo e excelente trilha sonora com algumas filosofias escondidas na trama para surpreender, fazer dar risadas, e chorar. Recomendadíssimo, e concordo plenamente que ele seja o melhor do ano. Space Dandy eu também não tinha visto e vou ver agora xD

      1. Eu já assisti Gurren Lagann e não é lá o anime que eu mais curto. Mas eu acho bacaninha, de qualquer forma, vou dar uma conferida em Kill la Kill.

  2. Barakamon, sem duvida, foi o anime mais divertido do ano, e Kill La Kill o melhor, tanto pela trilha sonora quanto pelo enredo absurdamente absurdo que te prende no universo daquele anime de uma forma incrível. Em quesito cenário, eu gostei do Fate/Stay Night – [UBW], achei mais interessante. Como não vi Space Dandy todo, colocaria Kingdom II como melhor continuação, já que este acabou ainda no comecinho do ano. O resto da lista não posso discordar de nada.

  3. Tenho que fazer uma observação e o melhor concordando contigo Diogo, para mim Wake Up, girls! foi um dos melhores animes da temporada passada, e olha que eu nem estava pensando em assisti-lo!!!

      1. Assisti pelo Crunchyroll, por lá deu para ver que teve uma boa aceitação, mas acredito que no geral não foi o suficiente para uma segunda temporada, apesar que acredito que tinha muito mais a ser aproveitado! Esqueci de falar dos demais animes, concordo contigo em quase todos! rs, não dá para ser unanime, mas na grande maioria eu concordo em gênero, numero e grau!

  4. Bem, acho que, para mim, pelo menos três animes foram gratas surpresas e mereciam uma menção. Nozaki-kun, por ter personagens que alem de carismáticos são inesperados.

    Sanzoku no Musume pelos cenários lindos. E Danna Ga Nani Wo Itteiru Ka Wakaranai Ken por tratar de um tema adulto de uma forma divertida.

    1. Danna Ga tava na disputa pelo prêmio de Melhor Anime Curto, mas Tonari no Seki-kun eliminou a concorrência!

  5. Bem eu não concordo com varias escolhas de animes nesse tópico, mas eu entendo que não tem como agradar todo mundo

  6. Eu amei cada segundo de Barakamon, e é triste ver que na grande maioria das listas que eu vi, ele não se encontrava. Bom, eu discordo de algumas coisas na lista, principalmente as que tem Space Dandy, mas só por ter barakamon, já acho justo.

  7. Saudações

    Desculpe, nobre…
    Mas discordo em vários pontos de seu top…
    Claro, isto varia muito de gosto para gosto, tal como deixei bem claro em similar trabalho que fiz no meu blog (http://www.netoin.com/2015/01/o-netoin-e-seus-destaques-da-animacao-japonesa-em-2014-parte2-o-legado-de-cima.html ).

    Porém, de todas as relações, as que mais voto contra são para [melhor anime de 2014], o qual não vejo Kill la Kill como digno desta honraria (divertiu, me fez rir, teve reviravolta, mas também teve um segundo cour fraco e oscilou demais no próprio enredo), [OST do ano] (o qual tenho outros animes como destaque para tanto) e [melhor anime dramático] (sem muita chance de Wake Up! Girls, na minha opinião, bater de frente com Nagi no Asukara, Ao Haru Ride ou Mushi-Shi Zoku Shou neste quesito).

    As que mais concordo das listadas são Tonari no Seki-kun e Pupa, diretamente correspondente às menções citadas em seu post, nobre.

    Bom post, sem dúvidas.
    Mas, em trabalhos assim, sempre existirão ressalvas (não importando de onde provém e nem quem as faça, para o bem ou para o mal).

    Até mais!

  8. Concordo com quase todos … no melhor cenário eu colocaria Nagi no Asukara do mesmo estúdio começou no final de 2013 , mas terminou em 2014 é muito lindo perincipalmente de baixo da água .
    Não sei se Kill la kill merece ser o melhor do ano mas vai …
    Bom post 😀

  9. no geral concordo com tudo principalmente com Gundam como maior surpresa eu curto a franquia mais achava q esse só seria um caça-niqueis barato q bom q vi mesmo assim e queimei a lingua, só colocaria jojo como melhor continuação eu não curti Dandy nem um pouco

  10. Zankyou no Terror não entra em 2014? Não vi ninguém comentado sobre ele e sinceramente, esse animê foi do caralho.

  11. Só não concordo com a melhor comédia ser Barakamon. Longe de mim dizer que era ruim, na realidade é ótimo, adorei cada episódio desse anime mas, no quesito comédia, Gugure! Kokkuri-san foi superior. Pra mim, Uma comédia tem que ser divertida e arrancar boas gargalhadas, a ponto de esquecermos qualquer outro problema de nossas vidas, oque. na minha opinião fecal, Gugure! fez com mais Êxito que Barakamon.

  12. Só acho que Ping-Pong é mais competente que Kill la Kill, mas de resto concordo completamente com a lista o.O

  13. A maior surpresa para min esse ano foi o Shingeki no bahamut mesmo,quando eu soube que ia ser adaptação de um card game eu pensei que ia ser uma promoção irritante mas acaba que o anime se torna muito interessante,e de comedia cara eu fico com gekkan shoujo apesar de ter curtido barakamon não me deixou tão entretido quanto algo mais original
    mas eu concordo com bastante coisa da lista

  14. Eu não concordo com cenários. Nagi no Asukara, Fate Stay e NGNL são melhores. Maior decepção pra mim foi Mahouka, série foi a LN mais vendida do ano, o Hype lá em cima e veio aquela bosta. Melhor comédia Kokkuri-san. No Game No Life e Tokyo Ghoul foram as melhores surpresas, principalmente No Game No Life que eu pensei que seria só mais um ecchi mas se mostrou uma série muito inteligente e até o ecchi prestou pra alguma coisa. Deveria ter colocado pior continuação como Book of Circus, arco bem chato. Espero que cubram o dos zombies.

  15. Tenho que dizer que não consigo concordar com Barakamon sendo o mais engraçado. Gekkan shoujo Nozaki-kun me matou de rir, esperava toda semana ansiosa por mais um episódio. Mas também ainda tenho que assistir Gugure! Kokkuri-san pra comparar, todo mundo fala super bem.
    Ótimo post, como sempre. Ando acompanhando o canal do youtube assiduamente, agora vou ver mais do blog hahah
    Continue com o ótimo trabalho!! o/

  16. nao digo q ambiguous eh ruim , muito pelo contrario, mas segundo minhas preferencias musicais ficariam com stand proud de jojo ou tada hitori de ping pong, uma pergunta nagi no asakura foi desse ano ou do ano passado? pq se for desse ano , eh ele q deviria ganhar o melhor cenario .caaso esteja errado desconsidere

Deixe um comentário!