Avaliação: Grande Gatsby (L&PM)

 the-great-gatsby-book-cover-first-edition-534x467

O grande Gatsby é um livro escrito por F. Scott Fitzgerald e fala sobre amores não-correspondidos, traições, provações, apatia, degradação e umas merdas aí…

Esse livro se tornou tão famoso que gerou vários filmes. Alguns famosos, como um dos anos 70 estrelado por Robert Redford que não agradou o público por não ter uma figura forte como narrador e mais recentemente um filme estrelado por Leonardo Dicaprio e produzido pela mesma equipe de Moulin Rouge:

great_gatsby_ver7_xlgEsse filme já agradou mais os críticos, não só por sua retratação bem impressionante da américa da era de ouro como pela trilha sonora, além de ter Dicaprio em seu melhor papel de 2013 (chupa Lobo de Wall Street). O filme tem seus defeitos em relação ao livro, mas consegue triunfar pelo espetáculo visual que apresenta.

Eu já sei o que vocês estão pensando “Fred, não me importo com essas drogas. Eu quero saber de mangás. Me dê mangás,  seu redatorzinho de meia tigela” o que eu digo “Acalmem-se! E isso me magoou” mas estou chegando lá.

A mulher de F. Scott Fitzgerald se chamava Zelda:

imagesQue é feito por um japonês:

downloadO que me dá o direito de criticar aqui, certo? Não? Bem, então vamos falar do mangá de Grande Gatsby publicado pela L&PM

grande_gatsby_manga_m

O grande Gatsby  da L&PM custa 16 reais com a boa edição que lhe é costumaz e faz parte da coleção de clássicos literários transformados em mangá que saiu pela editora, onde temos versões incríveis de “Assim falou Zaratustra”, “Manifesto do partido comunista”, “Contrato Social” e outros títulos.

Essa edição não tem autor creditado. O único crédito vai para F. Scott e pra tradutora, a sempre competente Drik Sada. Como é a única figura que sei que teve alguma relação com o mangá, todas as minhas críticas irão pra ela.

Primeiro, os desenhos são bem fracos e não transmitem carisma algum. Gatsby, que devia ser um homem apaixonante parece só um americano loiro qualquer com uma cara emburrada. O Nick é tão genérico que devia deixar o livro mais barato e os outros personagens simplesmente somem. Os cenários também são pífios e não conseguem criar a atmosfera que o livro passa de decadência. Drik deu muito mole nessa questão.

A história é conduzida de forma competente, porém padece de erros primários como a ausência de mais caracterização aos personagens, o que novamente os deixa insossos e não nos faz querer torcer por eles. Inclusive, o filme de 2013 possui muitos dos defeitos que esse mangá tem, porém consegue passar bem a atmosfera do que está acontecendo naquele momento no país, além de que o Gatsby é interpretado de forma magistral, enquanto aqui ele é um protagonista sem sal algum. Que droga, heim, Drik! Esperava mais de você. Você me desaponta.

A edição está ótima, porém o alto preço é extremamente frustrante, já que com menos você pode comprar um dvd novo do filme ou até mesmo o livro original, que são bem melhores. Se a intenção da Drik era de auxiliar os leitores na prática da leitura, falhou, já que o que temos é um livro fraco que não consegue ressoar com o que o livro tinha de melhor e que sequer consegue alguma qualidade que o destaque das demais interpretações.

Se querem diversão rápida e barata com esse conto, assistam o filme. Desculpa Drik, mais sorte na próxima adaptação.

great_gatsby

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

  O grande Gatsby é um livro escrito por F. […]

3 thoughts on “Avaliação: Grande Gatsby (L&PM)”

  1. Coitada da Drik xD
    Segundo o que consta no artigo da Wikipédia inglesa sobre a série Manga de Dokuha ( http://en.wikipedia.org/wiki/Manga_de_Dokuha ), Kasuke Maruo é o responsável pela produção, narrativa e diálogos de cada mangá. A arte é do pessoal da companhia Variety Art Works.
    E a trilha sonora de Gatsby 2013 é muito boa.

  2. Curti o Grande Gatsby do DiCaprio, mas ele foi melhor em O Lobo de Wall Street, cuja adaptação só não superou O Aviador

Deixe um comentário!