Mangá é bom, mas HQ… é bom TAMBÉM!

Bat NANI

Olá amigos do Anikenkai!

Muito prazer! Meu nome é Marcella, com 2 L’s  (:    Sou amiga do Did, e do Fred também, e nesse período que o Did viajou, pedi, implorei e enchi a paciência dele pra eu escrever algo aqui no Aniken; não que eu sonhasse em escrever aqui, nem em qualquer lugar, pois escrever não é meu forte, é só que senti uma vontade muito grande de compartilhar um pouco da minha experiência atual com vocês:  HQs!

Assim como vocês, leitores do Anikenkai, eu sou uma apreciadora de mangás e animes e isso começou desde muito cedo, lá pelos meus 9 ou 10 anos com Cavaleiros do Zodíaco (assim como muitos aqui, creio eu) e esse gosto permanece até hoje. Não sei quanto a vocês, mas eu também curtia, quando mais velha, os desenhos da Marvel e da DC, tudo bem que eram a Liga da Justiça sem Limites, X-men Evolution, Super Choque, e qualquer um que passasse na televisão…

No entanto, apesar de saber da existência dos gibis (vulgo HQ’s) que eram sobre esse universo, eu nunca me interessei de fato por eles, não sei muito bem a razão, acho que se eu tentasse entender hoje o que era que me afastava, eu diria que provavelmente eram os desenhos diferentes demais dos mangás, eram sérios demais nas histórias e sempre os mesmos heróis, gerando assim, um certo pré-conceito de minha parte. Eu imaginava que, bom, o superman salva pessoas, então todas as histórias serão a mesma coisa, e o mesmo vale para todos os heróis, tudo é como nos desenhos, não há nada novo para ver aqui e fim de papo.

Manto & Adaga

Hoje em dia não há quem não conheça o Superman, o Wolverine, o capitão América, Hulk e outros heróis, principalmente com os filmes que fizeram, no entanto, eu nunca quis ler uma HQ. Até uns 2 meses atrás…. O que me levou a querer ler uma HQ eu não sei ao certo, mas talvez vocês me entendam um pouco e até se identifiquem;  lendo sempre mangás, você começa a sacar o que vai rolar desde o início, se compra um shoujo você sabe o que tá vindo por aí, assim como se você pega um shounen, um yaoi, ou hentai pra ler, e isso é regra, se tem robô, você espera combate, se tem menina kawaii, kaiwaiizices, e por aí vai…

Comecei a sentir um certo marasmo naquilo que sempre foi meu hobby, e isso além de ter me desagradado, me fez perder um pouco da vontade que eu tinha de ler e ver animes, eu sabia o que esperar e isso me deixava entediada. Era como ver o trailer de um filme e sacar toda a trama, o final, e quando você vê o filme de fato, vê que acertou tudo! Eu me senti assim diversas vezes e pensei: Bom, tem nada pra fazer, nada pra ler, nem ver… Quero tentar algo novo… Vou ler uma HQ!

images (3)

Tenho alguns amigos nerdys, e a maioria deles curte HQ, outros só mangá e anime, e outros HQ, anime e mangá. Pensei que talvez eles entendessem como eu me sentia em relação a isso e comecei a pedir alguns HQ’s emprestados, sugestões, etc… Convivendo mais com eles percebi que as tramas eram maiores do que eu imaginava, são realmente complexas, mas de uma maneira empolgante e isso me entusiasmou muito nas primeiras leituras. Me contaram que nos filmes existem mil ligações de uma trama na outra, referência do que vem por aí, e que só quem é fã consegue ver e perceber. Depois que eu comecei a conviver e entender um pouco mais disso e perceber as ligações, os filmes de heróis já não são a mesma coisa, eles ficaram melhores, mais emocionantes e comecei a sentir ansiedade pra que começasse logo a cena depois dos créditos! Aquele herói que você achava sem graça, você começa a achar o cara foda porque numa história ele mudou tudo!

batvaca

E isso acontece ao contrário também. Comecei a achar aquilo tudo fascinante. Descobri que haviam universos diferentes, que existe um herói que tem um buraco negro dentro dele e nesse buraco negro mora uma heróina, descobri que existem várias kryptonitas contra o superman e uma kryptonita rosa que faz ele ficar gay, descobri que existe uma bat-vaca, descobri que são vááááários heróis bacanas, universos paralelos onde nada tem haver com porra nenhuma! Olha só quanta coisa incrível e criativa que os caras criam todo dia durante anos que eu deixei de conhecer e acompanhar por conta de um preconceito bobo.

supergay

Mas como nem tudo são flores, me deparei com as mortes dos heróis, com o fim de uma trama onde o início da outra faz com que nada do que você leu seja aproveitado. Fiquei frustrada. Como assim ele morreu, mas volta 2 anos depois como se nada tivesse rolado???  Como assim voltou no tempo??? Não estava habituada a me despedir de um personagem assim, imagina só se o Goku morre e depois ele… hahaha Isso acontece sim em mangá, e anime, mas a história é a mesma sempre até o fim, na HQ não, se o cara morreu ele morreu, o mundo mudou muito até ele voltar e nada é como se conhecia.  Pra quem lê HQ isso é uma constante, HQ reseta, às vezes eles matam seu herói favorito, às vezes eles fazem com que ele vire um babaca, e na próxima edição ele pode ser uma mulher, ou gay, ou os dois, e você vai ter que conviver com isso porque pode ser que essa mudança torne a história mais emocionante, como também pode te dar vontade de socar quem fez isso.

A frustração que eu tinha em ler mangá e ver anime, deve se equiparar a de quando eu me esforcei pra entender toda uma história complexa, e ai resetarem tudo. Nesse momento, senti vontade de ler aquele shoujo clássico de sempre, onde apareciam personagens inusitados falando algo que me fizesse rir. Percebi que mesmo com o marasmo dos gêneros de mangá, as histórias serem independentes é ótimo, há uma diversidade gigantesca de personagens, gêneros, autores, histórias porque mesmo que você pense que se trata da clássica história da colegial que é apaixonada pelo menino inteligente e gatinho da sala, o modo que a trama se desenvolve é sempre diferente e mesmo que você saiba que ela e ele vão ficar juntos no final, a forma como isso vai acontecer é justamente o que vai te fazer ficar empolgado, nervoso, torcendo e é claro que sempre existe a possibilidade de você se enganar e eles não ficarem juntos e o final ser horrível.   😛

Não adianta querer que tudo seja diferente do que você já leu sempre, eles são gibis! E como todo gibi, existe um lado bom e ruim da coisa, eu consegui ver os dois, e gostei muito de ambos. Essa experiência me fez perceber que não devemos ter preconceito em relação a outros gêneros de gibis, que se você der uma chance, vai ver que a HQ é tão empolgante quanto um mangá, que pode ser tão fascinante quanto uma HQ. E agora eu sou fã dos dois! Se você ainda não leu uma HQ, sugiro que tente, você não vai se arrepender.   <3     E devo ressaltar que das HQ’s que li, achei que a Marvel é melhor que a DC, mas isso já é outro assunto…

fim

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Olá amigos do Anikenkai! Muito prazer! Meu nome é Marcella, […]

10 thoughts on “Mangá é bom, mas HQ… é bom TAMBÉM!”

  1. Eu sempre tive curiosidade de ler HQs tbm, mas eu sempre fico confuso pra achar scans e saber por onde começa as histórias de cada herói. As scans de mangás são bem mais organizadas, e isso facilita a leitura. Se alguém soubor uma scan onde eu possa ler HQs eu aceito sugestões.

  2. Olá, Eduardo! Bom, alguns amigos me emprestaram as HQ’s, mas nas bancas tem alguns encadernados que me indicaram. Um ótimo é Surfista prateado Parábola e alguns ótimos que eu li foram Superman entre a foice e o martelo, O reino do amanhã e um que eu fiquei louca foi o Bem vindo de volta, Frank do Justiceiro. Sugiro esses porque foram os que me motivaram a entrar mais e mais no mundo das hqs, mas de scan infelizmente eu não manjo e fico devendo. Mas pesquisando deve ter algo pelas internetz

  3. Concordo,eu também sou do time dos que lia manga e resolveu experimentar as HQs, tambem não me arrependi.
    No entanto discordo exclusivamente sobre a qualidade das empresas, atualmente acho o produto da DC mais interessante que o da Marvel, tem uma temática mais adulta e mais séria, eu estou lendo regularmente apenas a cerca de dois meses e dos últimos lançamentos, os da DC tem me agradado mais.

    *EDITADO. NÃO É PERMITIDO POSTAR LINKS DE SCANS NOS COMENTÁRIOS

    Se for pra recomendar alguma, indico fortemente a HQ do Aquaman e “Fim dos Futuros” , sao as duas que mais me cativaram ultimamente, tem muitas outras, curto muito as historias da vertigo e do batman também.

    1. Não concordo quanto ao que disse sobre a DC ser mais adulta, acho que os dois são iguais nesse sentido. Dei preferência pra Marvel porque as histórias me entusiasmaram bem mais.

  4. Só digo uma coisa: vá ler algo da Vertigo que aí sim você vai se surpreender.
    [recomendo MUITO que leia Sandman. É simplesmente a história mais FODA que você pode achar no formato de história em quadrinhos (por todo o sempre)]

    1. Já li algumas, achei muito bom e algumas ótimas! Sandman não curti não… Meio “Paulo Coelho” demais, se é que me entende rs

      1. Infelizmente não entendo. :/ A primeira e última vez que tentei ler algo dele parei na primeira página. É… besteirol demais pra mim. [nada contra quem gosta claro].

        Mudando de assunto, já leu Fables então? Esse eu acho que você vai gostar… 🙂

  5. Desde que eu me entendo por gente, sou fã de animes e mangas. Quando criança, eu adorava DBZ e consumia tudo que via pela frente, sobre a serie. Isso fez com que eu rapidamente conhecesse um manga, de fato, e tbm já soubesse sobre o mundo dos animes. Mas eu sempre gostei muito de super heróis. Assisti todos esses desenhos citados, além dos filmes, que naquela época, estavam começando a se popularizar.
    Ao contrário dos animes, entretanto, eu quase nunca ia atrás da versão em quadrinhos dos super heróis que eu gostava. Eu olhava as capas muito bem desenhadas e achava tudo bonito, e até cheguei a ler alguns comics, mas as coisas que mais me prendiam nos mangas não estava presente na imensa maioria deles: o fato de ser uma história fechada, contínua, com desenvolvimento de personagens, relações de causa e efeito de uma saga pra outra, etc. Isso sempre me fez enxergar os comics como algo parecido com Turma da Mônica; uma leve história para ler sem compromisso e apenas para se divertir. E como naquela época, onde eu já sabia diferenciar ambos, eu procurava histórias fechadas e bem construídas, para sentir alguma coisa lendo elas, acabei deixando os comics de lado.
    Recentemente, fui impulsionado pelos filmes e passei a procurar coisas de super heróis para ler. Por enquanto, vou focar apenas nas grandes sagas, como aquelas que vemos nos cinemas, apesar de saber que isso não vai dar muito certo, já que algumas das coisas presentes nelas tem relação com as series mensais. Até agora, li apenas Wolverine – Arma X e a 1ª edição da Coleção Histórica Marvel dedicada aos X-Men . Queria ler mais, mas há vários mangas e animes pendentes que preciso ver antes, então eles vão ter que esperar. Outra coisa que tbm me afasta dos comics americanos é que eles são muito compressos. Já estou acostumado a descompressão dos mangas, onde cada cena é minuciosamente detalhada, ao contrário dos comics, onde infinitas coisas acontecem em apenas um quadro e te forçam a imaginar o Homem Aranha, por ex, fazendo uma cambalhota e socando um inimigo enquanto uma caixa de texto descreve a cena. Isso atrapalha muito meu ritmo de leitura.
    Mas, independente de tudo isso, continuarei procurando mais comics, pois o importante é sempre conhecer boas histórias.

Deixe um comentário!