Glasslip – Primeiras Impressões

Eu gosto bastante de animes slice of life onde o grande foco está nos personagens e em suas relações. Porém, reconheço que esse é um gênero muito difícil de se trabalhar com pois o roteiro tem um papel fundamental entre um sucesso e uma bomba. No caso de Glasslip, apesar de um potencial ser mostrado, o primeiro episódio deixou muito a desejar.

glasslip-4

Dirigido pelo P.A. Works, um estúdio que tem uma certa experiência no gênero (Hanasaku Iroha, Tari Tari, True Tears), Glasslip conta a história de um grupo de amigos que está entrando em seu último verão como estudantes do ensino médio. Ninguém sabe o que o futuro lhes guarda. Será que quando cada um for para um lado deixarão de ser amigos? Será que nunca mais terão férias de verão juntos? Dúvidas que muitos de nós já passamos por, principalmente nos últimos anos de escola. Agora imaginem que, nesse cenário, aparecesse um outro aluno que, por algum motivo, acabou se misturando ao grupo? Uma pessoa nova num grupo que está vivendo seu momento de maior intimidade.

A sinopse claramente me convenceu a assistir ao anime e eu realmente estava esperando uma boa história. Porém, o que eu recebi nesse primeiro episódio foi uma narrativa desnecessariamente lenta e chata.

glasslip-3

Quando começou o episódio e entrou aquela montagem onde os personagens foram aparecendo com seus nomes eu não recebi como um bom sinal. Afinal, de que me interessa saber o nome dos personagens a pena? E assim de uma tacada só? Me parece aquelas light novels que já jogam na cara do leitor os personagens do livro de uma só vez com uma breve descrição de sua personalidade. Um artifício usado para não ter que desenvolvê-los através da história, mas sim já entregá-los pré-prontos para o leitor. Não digo que esse foi exatamente o caso em Glasslip, mas pegou mal.

Outra coisa que me deixou um tanto confuso foi o essa temática meio mística e paranormal que envolvia alguns momentos do episódio. No que foi mostrado não dá pra saber se é só um recurso visual ou essa paranormalidade terá participação na história. Se tiver, eu espero que seja muito bem feita pois o anime não se vende através dessa característica.

glasslip-2Mas não achem que eu achei o episódio de todo ruim. Ele tem um potencial. Eu gostei dos personagens que apareceram até agora e o detalhe da aparente protagonista querer se tornar uma artesã de vidro é um diferencial que eu espero que tenha algum papel na história. O cenário para um bom slice of life está montado. Até o elemento “poderes paranormais” pode ficar bom se bem utilizado. O problema é que nesse primeiro episódio a imagem inicial não foi das melhores.

Glasslip é um anime que tem potencial. Sua animação está muito boa e seus personagens podem se mostrar interessantes, isso se o roteiro encontrar um bom rumo, algo que não aconteceu nesse primeiro episódio.

>> Apostas e Sugestões da Temporada de Verão 2014 – Anikenkai
>> Guia da Temporada de Verão 2014 – Gyabbo!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Eu gosto bastante de animes slice of life onde o […]

3 thoughts on “Glasslip – Primeiras Impressões”

  1. Eu adorei o primeiro episódio, pois ele é exatamente do jeito da P.A, um começo descompromissado, só mostrando os personagens, e é claro, seus interesses amorosos (Nagi no Asukara e True Tears feels), dando bandeira pro pentágono -q
    E eu acho que com certeza os personagens serão desenvolvidos, tendo como base outros animes do estúdio e do diretor.
    Aliás falando dele, ele tem alguma obsessão por galinhas, só pod se

  2. eu até gostei desse primeiro episodio, mas o ritimo realmente me incomodou um pouco, eu já esperava que fosse ser uma coisa lenta, mas foi lenta demais!

Deixe um comentário!