Prophecy – Um comparativo de capas (BR/FRA/JAP)

A Editora JBC divulgou a capa de Prophecy, seu novo mangá, que será lançado na Fest Comix (Dia 1 a 4 de Maio, em São Paulo) e conseguiu chamar minha atenção. Acontece que a capa é exclusiva da edição brasileira, o que, convenhamos, é uma faca de dois gumes, vide 20th Century BoysPara nossa sorte, no entanto, a JBC acertou a mão e trouxe uma capa bem bonita que eu, pessoalmente, até prefiro à edição japonesa original.

Aproveitando a oportunidade, resolvi fazer mais um dos, agora tradicionais, comparativos de capas!  Confira abaixo e clique para ampliar.

prophecy_capasb

Como podemos perceber, a capa da JBC é meio que uma mistura entre a capa japonesa e a francesa. Pegamos o corte da arte da edição japonesa e o estilo mais “clean” da arte da edição francesa. A combinação ficou bem boa na minha humilde opinião e eles ainda fizeram um fundo bem melhor do que esse “fundo de poster de filme sci-fi dos anos 90” que colocaram na edição francesa.

Eu fico feliz quando as editoras japonesas dão a liberdade das outras editoras trabalharem o seu material da melhor maneira que julgarem para seu público e o trabalho final acaba ficando realmente bom. Porém, tenho também que confessar que ainda tenho um pouco de chatice purista em mim que diz que “mais próximo do original é melhor”, mas com o tempo vou aprendendo que nem sempre isso é o caso. Para mim, no caso de Prophecy, achei o trabalho bom o suficiente para eu evitar ficar dizendo que o original é melhor e isso pra mim é suficiente.

To louco para conferir essa edição o quanto antes! Manda uma cópia pra mim, por favor, JBC!

E para quem não sabe do que se trata Prophecy:

O mangá trabalha uma temática atual, mas ainda pouco explorada: o cyberterrorismo. Em Prophecy, ou Yokokuhan, título original japonês, os leitores são introduzidos a um novo sucesso do youtube: um usuário mascarado que anuncia “punições” em seus vídeos e, mesmo com todas as contramedidas tomadas pelas autoridades, consegue concretizá-las. O homem nos vídeos escolhe como vítimas pessoas que praticaram algum mal para sociedade, seja incitando o ódio, humilhando seus pares, ou tirando proveito das mazelas de outros. O foco da obra alterna entre o “justiceiro” e a equipe da polícia especializada em crimes cibernéticos.

Um Death Note onde a parte “divina” é substituída pela “internet”… hummm… curioso.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

A Editora JBC divulgou a capa de Prophecy, seu novo […]

9 thoughts on “Prophecy – Um comparativo de capas (BR/FRA/JAP)”

  1. Achei a capa horrível, principalmente com esse nome amarelo berrante em cima. A única coisa que ficou melhor mesmo foi o fundo em relação a francesa, de resto achei ela muuuito mais feia do que as outras duas. Sendo a japonesa a mais linda, apesar de a francesa tbm não ser muito legal, mas ainda assim bem melhor do que ficou a brasileira.

    1. Não diria que a capa ficou horrível por causa do nome em amarelo, mas sim, considero o único ponto fraco da capa.

  2. Não gostei nem um pouco da francesa. A tipografia de calculadora é muito brega e esse fundo de chuvisco é tanto quanto. E pior é que nada combina, nessa composição. Sangue na tela com fundo de capa de filme sci-fi B e o personagem principal… com os ícones da camisa mal posicionados no desenho…

    A da JBC ficou simples de mais… talvez não combine tanto com a obra e ficou parecendo muito mais uma comic do que um mangá (essa última parte não tem nada de reclamação, é só uma constatação).

    A japonesa é melhor pela sujeira, mesmo. E a predominância de cor amarela.

  3. Nossa, só agora parei pra reparar o quanto a capa francesa é clichê…rs Tem até sanguinho, caramba… mas ainda assim, acho o conjunto das cores legal, combina com a idéia de terrorismo, tá justo… levando então o 2º lugar!

    Entre as três, achei a japonesa de longe a mais interessante, leva o 1º lugar com certeza! Gostei mesmo de tudo nela, da predominância do amarelo ao zoom e o fundo de jornal, tudo muito bom. Já a nossa capa achei bem sem-gracinha mesmo, ficou tão “palpável”… Me faz imaginar um guri com jornal na cabeça na minha frente e ponto, não me desperta curiosidade nenhuma. Pelo menos a JBC optou pelo zoom, senão seria a capa mais “mais ou menos” de todas… Acho que esperava um pouco mais~

  4. Essa Capa japonesa não é boa. Quase monocromática e com um número gigante bem na fuça do personagem. Eu teria usado a imagem maior da francesa, com o fundo de jornal da japonesa, botado a numeração menor e do outro lado e claro, trocado esse amarelo marcador de texto.

Deixe um comentário!