Wake Up Girls! – Review Final (sem spoilers)

Idols são histórias. 

Wake Up Girls terminou semana passada e deixou saudade, mais até do que eu achava que deixaria. O que, a princípio, pode parecer apenas mais um anime de idols comum se mostra algo muito maior e bem mais interessante de se acompanhar.

wug_07

Mas o que fez WUG se destacar dos demais? Essa é a pergunta que eu quero responder com esse review. Afinal, convenhamos que uma série sobre um grupo de meninas querendo se tornar idols não é a coisa mais original do mundo e tem tudo para ser mais um entre tantos.

Para começar, eu acho que um grande diferencial desse anime é a razão pela qual ele existe. O projeto Wake Up Girls não é só para criar um anime para contar a história dessas meninas, mas sim criar algo inspirador e divertido como uma forma de entreter e motivar os japoneses após o grande terremoto e o subsequente tsunami de Touhoku. Essa razão fica clara em diversos aspectos da série, desde o fato dela se passar em Sendai, uma das cidades mais atingidas pela tragédia, até à escolha das dubladoras. Todas vêm da região de Touhoku e tiveram suas vidas afetadas, de alguma forma, pelo terremoto. Além disso, assim como as personagens que dublam, e às quais emprestam seus primeiros nomes, são iniciantes na área, o que cria um paralelo muito legal entre realidade e ficção. Enquanto as meninas evoluem na série, suas dubladoras também o fazem no mundo real.

wug_live12

Esse é um outro aspecto a se observar em Wake Up Girls. O tom da série, apesar de ser focado em divertir quem está assistindo, não é todo colorido e feliz. O anime se propõe a mostrar também um pouco da realidade por trás desse meio. Isso fica claro desde o filme que serve como “episódio zero” da série em um diálogo em que as meninas dizem que vão “presentear”, com o não-uso de proteção para não mostrar as calcinhas, os fãs que vieram prestigiá-las mesmo com o frio que estava fazendo na ocasião. Não pense que isso é só fanservice sem sentido. Muito pelo contrário. Faz todo sentido dentro daquele contexto. Se quiserem outro exemplo, a presidente da agência faz questão de perguntar se todas ali são virgens antes de ouvir qualquer outra coisa que elas tenham a dizer, característica essa considerada fundamental para prosperar nesse meio.

Para embalar toda essa proposta, temos um roteiro muito bem executado e personagens bem desenvolvidos no decorrer de seus 12 episódios. Um grupo de meninas, cada uma com sua própria personalidade, mas sem ser exagerado, e agindo bem de acordo com suas idades (que variam de uns 13 a 18 anos, se não me engano). As personagens ali nos passam a impressão de que poderiam existir de verdade. São pessoas comuns, que tem suas peculiaridades e defeitos como todos nós.

wug_01

O efeito disso está no fato de que somos pegos torcendo para as personagens desde o começo. Ficamos desconfortáveis quando vemos situações como elas serem forçadas a fazer trabalhos vexatórios por causa de um produtor cretino ao mesmo tempo que ficamos felizes quando algo de bom acontece com elas, tal qual participarem de festivais e conseguirem cantar bem uma música que treinaram bastante.

E já que entramos nesse assunto, a música de Wake Up Girls também colaboram para a qualidade geral da série. Foram umas três ou quatro no total, incluindo abertura e encerramento, e todas podem ser consideradas bem boas e até com bastante personalidade.wug_03

Mas não, esse não é um anime perfeito. Infelizmente o baixo orçamento fica evidente em alguns momentos da produção onde a animação fica bem abaixo da média. Por sorte todos os outros elementos da série sustentam essa falha.

Wake Up Girls foi bem escrita e executada, além de conseguir passar sua mensagem de apoio e incentivo ao pessoal da região de Touhoku. A série consegue se destacar das demais de seu gênero trazendo boas personagens, uma boa história e todo esse paralelismo com a realidade que faz com que tudo aquilo ter um significado para nós que estamos assistindo.

Wake Up Girls está disponível para ser assistido no Crunchyroll com legendas em português.

wug_05

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Idols são histórias.  Wake Up Girls terminou semana passada e […]

2 thoughts on “Wake Up Girls! – Review Final (sem spoilers)”

  1. Interessante, depois do review acho que vale apena sim assistir. Mas não com urgência, então vai para minha lista de espera, haha. Gosto desse tipo de anime, a luta dentro desse gênero é em torno de ser muito repetitivo, mas quando algum se destaca gosto de assistir 😀



    Vo-você chegou a ver Nagi No Asukara? T-T

  2. Concordo com vc Diogo e gênero, número e grau, gostei bastante do desenvolvimento da obra e dos personagens e o que deixo a desejar em qualidade foi superado (para mim apagado) pelo complemento da obra, até mesmo me surpreendeu, pois não sou um “fã” deste tipo de anime, mas admito que valeu muito a pena (principalmente pela minha desconfiança no inicio”. Para mim mereceu uma nota 9! Abraço e at´´mais!

Deixe um comentário!